Buscar

ATV 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1- Considerando a evolução do mercado de trabalho e o processo de desenvolvimento econômico e social da humanidade, observamos a importância da revolução industrial. Desse modo, a fase da revolução industrial representa um marco importante na história do trabalho e apresenta características específicas que a delimitam.
Quanto à revolução industrial, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para cada questão.
( ) A revolução industrial foi o processo produtivo que veio logo após a era do trabalhador do conhecimento.
( ) Foi a partir da revolução industrial que as pessoas começam a sair do campo em direção às cidades.
( ) Na revolução industrial, predominava o desempenho do trabalho pela força física dos trabalhadores.
( ) Uma das consequências da revolução industrial foi a concentração da riqueza nas mãos das populações menos favorecidas.
( ) Os trabalhadores na fase da industrialização tinham uma carga de trabalho bastante elevada e poucas garantias trabalhistas.
a. V, V, V, V, F.
b. F, F, F, V, V.
c. F, V, V, F, V. Correto
d. F, V, V, F, F.
A afirmação I é falsa, uma vez que a revolução industrial veio após a fase da agricultura. A alternativa II é verdadeira, pois foi a partir da industrialização que uma grande massa de pessoas migrou do campo para as cidades, em busca de mais oportunidades de trabalho. A alternativa III também é verdadeira, pois uma característica dessa fase era o trabalho ser desenvolvido manualmente, ou seja, predominava o esforço físico das pessoas. A alternativa IV é falsa, pois uma das consequências da revolução industrial foi a concentração da riqueza nas mãos das populações mais favorecidas, constituindo assim a classe burguesa. A alternativa V é verdadeira, pois, na implantação da industrialização, os trabalhadores passavam longos períodos trabalhando e não tinham garantias ou segurança no trabalho. 
A resposta correta é: F, V, V, F, V..
2- Desde pequeno, Márcio sempre sonhou em ser médico e dedicou-se muito aos estudos ao longo de sua vida. Fez a tão sonhada faculdade de medicina e, ao se formar nessa profissão, viu um futuro de prosperidade e reconhecimento social. Sua filha Roberta não quer seguir a profissão do pai e acha que será feliz ao trabalhar como gestora de lixo em uma empresa de celulose.
A partir dessas informações, sobre as escolhas profissionais de Márcio e de Roberta, é possível afirmar que:
I – a profissão de médico é regulamentada, isto é, existe um órgão que regula e controla as atividades desse profissional.
II – a profissão de gestor de lixo é uma profissão nova no mercado de trabalho.
III – um médico sempre terá uma remuneração maior do que um gestor de lixo.
IV – ambos podem ter sucesso em seus trabalhos, independentemente de a profissão ser regulamentada ou não.
Considerando essas afirmações, pode-se dizer que:
a. estão corretas as alternativas I, II e IV. Correto
b. estão corretas somente as alternativas I e IV.
c. somente a alternativa I é correta.
d. estão corretas somente as alternativas I e III.
A alternativa I está correta, a profissão de médico é regulamentada pelo conselho de medicina; a alternativa II é correta, pois a profissão de gestor de lixo é nova no mercado de trabalho e surge com as demandas do mercado, compreendendo a gestão ambiental das cidades; e a alternativa IV também é correta, pois ambos podem ter sucesso em suas carreiras. Desse modo, verifica-se pelo exemplo que as diferenças existentes entre as gerações demonstram também uma influência da necessidade do mercado por novas profissões, sendo que cada uma das profissões mencionadas tem o seu valor e merecem ser respeitadas pela sociedade.
A resposta correta é: estão corretas as alternativas I, II e IV..
3- “Quando você possui um conjunto integrado de habilidades passa a ter competência. Competência significa tudo aquilo que você consegue fazer e realizar, mesmo em condições inadequadas ou negativas. É a competência que vai diferenciá-lo das demais pessoas ao seu redor”. 
Ao conjunto de exigências feitas pelo mercado chamamos competência, as quais são formadas por:
a. conhecimento, habilidade e atitude. Correto
b. experiência de vida, habilidade e atitude.
c. boa aparência, ambição e conhecimento.
d. atitude, experiência na área e conhecimento.
A competência é formada pelo conjunto de conhecimento, habilidade e atitude. O conhecimento representa tudo o que o profissional aprende, seja pela teoria, seja pela prática. A habilidade é a forma com que o profissional aplica o conhecimento adquirido. Já a atitude é a forma com que o profissional se comporta e age no dia a dia. Portanto, a competência é uma característica fundamental para os profissionais se manterem ativos no mercado de trabalho.
A resposta correta é: conhecimento, habilidade e atitude..
4- “Toda a definição de trabalho passa por um certo componente de reflexão intelectual ou envolvimento efetivo do trabalhador que não seja apenas exercício de força física, ainda que esse trabalho possa ser o do escravo que lida na lavoura de café, do assalariado que carrega sacos de cimento ou do funcionário público que separa correspondências sem cessar”. 
No que se refere à evolução do mercado de trabalho, é correto afirmar que:
a. as pessoas sempre trabalharam usando somente a força física.
b. o trabalhador da era do conhecimento agrega valor às organizações nas quais está inserido. Correto
c. o trabalhador da era do conhecimento foi substituído pelo uso de computadores e robôs.
d. desde era industrial, as pessoas passaram a trabalhar apenas 6 horas ao dia.
Estudos comprovam que o maior valor de uma empresa são seus funcionários, pois esses compreendem o capital intelectual da organização. O trabalhador da era do conhecimento é aquele profissional que propicia foco, desenvolve a criatividade no trabalho, exercita as competências intraempreendedoras, de forma a contribuir com os resultados da organização. Portanto, independentemente da função desempenhada pelo trabalhador, haverá estímulo intelectual.
A resposta correta é: o trabalhador da era do conhecimento agrega valor às organizações nas quais está inserido..
5- Diversas mudanças no mercado de trabalho brasileiro estão em andamento, impactando diretamente nos modelos de gestão empregados pelas empresas, bem como no perfil dos profissionais, principalmente, com as novas formas de realização do trabalho, com a inovação tecnológica e com as demandas requeridas pelo mercado, em razão do cenário econômico.
Analise as opções a seguir e assinale uma das mudanças percebidas pela população.
a. Menor exigência por parte das empresas em relação ao perfil dos profissionais.
b. Diminuição do número de mulheres ativas no mercado de trabalho.
c. Os profissionais não se importam quanto às práticas de gestão de pessoas desempenhadas pelas empresas.
d. O home office é uma realidade no Brasil como uma alternativa para diminuir o dispêndio de tempo no deslocamento casa-trabalho. Correto
A modalidade “home office” vem sendo adotada por muitos profissionais autonômos e também pelas empresas que viram como alternativa para reduzir custos e beneficiar os profissionais que, por sua vez, sentem a necessidade de passar mais tempo em casa. Assim, o home office é uma das tendências de mudanças profissionais para os próximos anos.
A resposta correta é: O home office é uma realidade no Brasil como uma alternativa para diminuir o dispêndio de tempo no deslocamento casa-trabalho..

Outros materiais