Buscar

ATV 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1- A automotivação é uma competência que merece destaque no planejamento de carreira, devido a sua importância e a necessidade de foco contínuo. Mas ela apenas conseguirá ser aprimorada a partir do momento em que for desenvolvida outra competência comportamental.
Identifique a seguir qual seria essa competência.
a. Comprometimento.
b. Feedback.
c. Autoconhecimento. Correto
d. Adaptabilidade.
Autoconhecimento é uma competência que nos incentiva a refletir sobre nós e a utilizarmos a introspecção como ferramenta de desenvolvimento, nos motivando a evoluir continuamente. Somente por meio do autoconhecimento saberemos o que nos motiva. 
A resposta correta é: Autoconhecimento..
2- O cenário mercadológico, além de estar em constante transformação, vive a era do avanço tecnológico e do conhecimento. Devido a isso, as empresas estão inovando cada vez mais e também estão mais competitivas.
Entre as opções a seguir, qual é a mais adequada para ser utilizada nesse cenário de alta competitividade.
Escolha uma:
a. Foco em resultados. Correto
b. Foco em pessoas.
c. Resiliência.
d. Comunicação.
O foco em resultados é a competência que auxilia no acompanhamento de indicadores e alcance de objetivos. Ele é necessária para identificar se as ações estão sendo efetivas e, caso não esteja sendo alcançado o resultado esperado, ele pode indicar o que pode ser feito para alcançar o objetivo proposto. 
A resposta correta é: Foco em resultados..
3- Dentre os desafios para os profissionais atuantes no mercado, estudamos sobre as diferenças entre as empresas e a necessidade de identificar qual é a mais adequada, de acordo com o seu perfil. Mas, além disso, há outro fator fundamental que aponta que devemos estar atentos e preparados para o mercado de trabalho atual. Identifique entre as opções a seguir qual seria esse fator. 
Escolha uma:
a. Estar aberto a oportunidades.
b. Ser adaptável.
c. Identificar as profissões que estão em transformação. Correto
d. Manter-se focado.
É fundamental identificar quais profissões estão em transformação para não ficar desatualizado ou deixar de tornar-se empregável. O avanço tecnológico e o volume de conhecimento auxiliam na evolução dessas mudanças. 
A resposta correta é: Identificar as profissões que estão em transformação..
4- A empregabilidade é composta por diferentes fatores, nesse sentido, podemos dizer que o indivíduo é empregável quando consegue novas oportunidades de trabalho, mantém-se atualizado no mercado de trabalho e na sua área de atuação e também quando preserva um desenvolvimento constante das suas competências. Para alcançar isso, é necessário ampliar o seu autoconhecimento.
Entre as opções a seguir, identifique a que apresenta a forma como o processo de autodesenvolvimento mantém-se sustentável e contínuo.
Escolha uma:
a. Conhecer características da sua personalidade que podem impactar no seu dia a dia profissional e desenvolver-se quanto a elas. Correto
b. Não realizar críticas construtivas de forma contínua, para não gerar desgaste entre os colegas de trabalho.
c. Resiliência é uma característica comportamental que pode ser aplicada somente em situações específicas.
d. Realizar cursos em diferentes áreas, quanto mais diferenciadas melhor para ampliar seu conhecimento.
Para mantermos um desenvolvimento pessoal e profissional de forma contínua é necessário identificar quais são suas características que podem impactar diretamente no seu dia a dia. Essa atitude é fundamental para a manutenção e desenvolvimento das suas atividades e competências. Dessa forma, ampliamos a possibilidade de ações de melhoria contínua e de forma preventiva, buscando desenvolver as competências com maior efetividade e foco. 
A resposta correta é: Conhecer características da sua personalidade que podem impactar no seu dia a dia profissional e desenvolver-se quanto a elas..
5- O planejamento de carreira é composto por diferentes elementos, entre eles, a compreensão da empregabilidade, os componentes que a compõem e os desafios profissionais existentes nessa área.
Como foi possível ampliar seu conhecimento sobre o tema e de acordo com as informações sobre empregabilidade no século XXI, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
Empregabilidade. 
Competências. 
 Desafio profissional. 
 Componentes da empregabilidade
( ) O fato de estarmos preparados para o mercado de trabalho, nos mantendo atualizados na nossa área e em constante desenvolvimento, é representado por esse conceito.
( ) Compreender as principais diferenças entre os grupos de empresa e adequar-se à que mais está de acordo com seu perfil profissional.
 ( ) Identificar a necessidade de qualificação, verificando como está o cenário mercadológico, econômico, entre outros.
( ) Conhecimento + Habilidade + Atitude.
a.1 - 3 - 4 - 2. Correto
b.2 - 4 - 3 - 1.
c.3 - 2 - 4 - 1.
d.2 - 3 - 1 - 4.
A empregabilidade está diretamente associada ao desenvolvimento do indivíduo e ao quanto ele está preparado para o mercado de trabalho. Competências são o composto de conhecimento, habilidade e atitude. Um dos maiores desafios profissionais para o século XXI é identificar de maneira proativa qual é o tipo de empresa que você gostaria de trabalhar e se o seu perfil se adequa a ela. Associado a isso possuímos alguns componentes de empregabilidade, que são a necessidade de qualificação e a identificação de como estão os fatores externos de forma contínua.
 A resposta correta é:
1 - 3 - 4 - 2..

Outros materiais