Buscar

ATV 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
O trainee é um profissional que, ao ser admitido, terá interação com todas as áreas da empresa, podendo vivenciar diversos tipos de situação no ambiente organizacional e na cultura da organização, além de ter a oportunidade de aprender com a experiência prática as mais variadas rotinas empresariais.
Com base no enunciado, identifique a opção que melhor representa os requisitos mínimos necessários para um trainee.
Escolha uma:
a. Ser jovem e falar inglês.
b. Ser recém-formado, ter entre 22 e 30 anos e falar um idioma estrangeiro. Correto
c. Estar cursando uma graduação.
d. Ser formado e sem limite de idade.
Para o profissional participar dos processos seletivos de trainee, é necessário ser recém-formado e ter entre 22 e 30 anos, além de falar um idioma estrangeiro. O trainee é contratado em regime CLT e vivenciará experiências de trabalho em diversas áreas da empresa até os superiores o designarem para atuar numa área específica. Esta experiência contribuirá com o desenvolvimento das habilidades de liderança, além de compreender de forma abrangente o negócio da organização.
A resposta correta é: Ser recém-formado, ter entre 22 e 30 anos e falar um idioma estrangeiro..
Questão 2
Luciano e Paulo estão concorrendo a uma vaga de supervisor de logística. Ambos têm experiência profissional na área há mais de cinco anos, com habilidade de coordenação de equipes e um ótimo relacionamento interpessoal. Entretanto, Paulo não tem curso de formação superior.
Com base no enunciado, assinale a opção que apresenta o termo utilizado no mercado de trabalho para a característica de o profissional se manter competitivo.
a. Empregabilidade. Correto
b. Honestidade.
c. Engajamento.
d. Conhecimento técnico..
O termo utilizado no mercado de trabalho para o profissional que reúne todas as características desejadas é a empregabilidade. A empregabilidade pressupõe que o profissional tem competência técnica, habilidade e as atitudes requeridas, ou seja: tem a formação técnica necessária e a experiência profissional, além das atitudes e comportamentos desejados pela empresa.
A resposta correta é: Empregabilidade..
Questão 3
Lucila é bacharel em Administração e iniciou sua carreira em uma empresa de engenharia, na área de compras. O desempenho profissional de Lucila é extraordinário, pois ela se envolve em diversos assuntos e consegue resolver as situações com versatilidade. Lucila aprecia muito em transitar entre as diversas áreas dentro da empresa, em uma função técnica, pois não gosta de rotina.
Com base no enunciado, assinale a opção que evidencia uma característica presente nas novas formas carreira.
a. A atuação como gerente de projetos.
b. A atuação restrita dentro da mesma área.
c. A carreira em Y. Correto
d. A carreira linear, tradicional na maioria das empresas.
O exemplo demonstra a progressão da carreira em Y, direcionado a profissionais com perfil técnico, altamente especializados. A carreira em Y flexibiliza a gestão de pessoas, pois possibilita aos profissionais mais técnicos crescerem sem seguirem uma carreira gerencial, e também dando a eles a possibilidade de atuar em diversos projetos.
A resposta correta é: A carreira em Y..
Questão 4
 “A competência apresenta três dimensões: tomar iniciativa e assumir responsabilidade em situações profissionais, utilizar a inteligência prática nas situações apoiada em conhecimentos adquiridos e a capacidade de mobilizar pessoas e compartilhar desafios”.
Com base no enunciado, analise as afirmativas e identifique aquelas que exemplificam as competências, habilidades e atitudes essenciais ao profissional que deseja ser competitivo no mercado de trabalho.
I – Ana tem uma capacidade extraordinária de aprender, porém, por conta das dificuldades apresentadas ao colocar em prática o seu aprendizado, e por ter atitudes muito indisciplinadas, acabou não passando no período de experiência.
II – João tem iniciativa de estar sempre aprendendo novas técnicas para enriquecer o seu trabalho.
III – Karina tem muita facilidade para colocar em prática novos recursos tecnológicos e acaba orientando os demais colegas sobre como utilizá-los.
IV – Pedro é um profissional que expressa em suas atitudes um comportamento exemplar, de forma sempre honesta, sincero e respeitoso com todos ao seu redor.
 Agora, assinale a opção que contenha as afirmativas corretas.
a. As afirmativas II, III e IV estão corretas. Correto
b. As afirmativas I e III estão corretas.
c. As afirmativas II e III estão corretas.
d. As afirmativas II e IV estão corretas.
A segunda afirmativa apresenta o exemplo de um profissional que tem iniciativa e disposição para aprender sempre, representando o elemento da competência. A terceira afirmativa apresenta um exemplo de uma profissional com habilidade prática e capacidade de transmitir o conhecimento aos colegas, representando o elemento da habilidade. Por fim, a quarta afirmativa apresenta um exemplo de um profissional com atitude e comportamento exemplares, representando o elemento da atitude.
A resposta correta é: As afirmativas II, III e IV estão corretas..
Questão 5
 “Desenvolvemos a autoconfiança quando tomamos decisões, realizamos ações bem-sucedidas e reconhecemos nossa responsabilidade total tanto por nossos sucessos quanto por nossos fracassos. No entanto, nada dá mais resultado que o sucesso. É da maior importância que a pessoa em coaching produza os resultados desejados a partir da sessão de coaching, sem falhar”.
WHITMORE, John Sir. Coaching para aprimorar o desempenho: os princípios e a prática do coaching e da liderança. São Paulo: Clio Editora, 2012, p. 27.
 Com base no enunciado, assinale a opção que melhor represente o elemento fundamental esperado pela pessoa ao fazer um processo de coaching.
Escolha uma:
a. Sair de uma crise de doença psicossomática.
b. Alcançar um objetivo pela realização de ações e metas estabelecidas. Correto
c. Tratar crises de ansiedade.
d. Curar algum trauma.
O coaching trabalha com foco definido, ou seja, ajuda o profissional a identificar aquilo que o impede de alcançar seu objetivo e, por meio de ações e metas definidas, colabora para que ele trabalhe para vença os obstáculos até alcançar o objetivo proposto.
A resposta correta é: Alcançar um objetivo pela realização de ações e metas estabelecidas..

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas Recentes