Buscar

ATV 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1
Tendo em vista seus estudos sobre responsabilidade socioambiental, assinale com V as alternativas que correspondem a conceitos válidos e F as que não correspondem.
( ) a preocupação empresarial com o desenvolvimento sustentável é muitas vezes motivada por questões como fuga de capital, desempenho e valorização das ações.
( ) De acordo com a Constituição Federal brasileira de 1988, meio ambiente diz respeito apenas às regiões naturais.
( ) Responsabilidade social empresarial pode ser vista como a atitude ética de cidadãos e empresas em todas as suas relações pessoais e ambientais.
( ) Como sistema aberto, o ser humano se constrói independentemente de suas ligações com o ecossistema.
a. V, F, F, V.
b. F, F, V, F.
c. V, F, V, F. Correto
d. V, V, V, F.
São questões econômicas que levam os capitalistas a se preocuparem com o desenvolvimento sustentável. A Constituição Federal brasileira de 1988 ampliou noção de meio ambiente para muito além das regiões naturais. Sabemos que a responsabilidade social empresarial envolve atitudes éticas de cidadãos e empresas em todas as suas relações pessoais, profissionais e ambientais, ao passo que o ser humano é considerado o sistema aberto mais complexo e se constrói ampliando suas ligações com o ecossistema.
A resposta correta é: V, F, V, F..
Questão 2
No que diz respeito aos conceitos de responsabilidade ambiental, de responsabilidade social e de responsabilidade socioambiental, pode-se dizer que:
a. Não possuem em suas origens quaisquer preocupações de ordem ética.
b. Responsabilidade ambiental pode ser entendida como o comportamento preocupado com a preservação dos recursos naturais ou construídos de forma a preservá-los para as futuras gerações. Correto
c. Eles evoluíram de forma independente a partir de diferentes áreas do conhecimentos, de tal forma que não possuem qualquer relação entre si.
d. Responsabilidade ambiental está relacionada à noção de desenvolvimento sustentável, sendo, por isso, muito diferente dos demais conceitos.
Comportamentos ambientalmente responsáveis podem se referir a posturas individuais ou organizacionais.
A resposta correta é: Responsabilidade ambiental pode ser entendida como o comportamento preocupado com a preservação dos recursos naturais ou construídos de forma a preservá-los para as futuras gerações..
Questão 3
No contexto dos estudos da responsabilidade socioambiental, é correto afirmar que:
a. Responsabilidade social diz respeito aos compromissos da sociedade com o meio ambiente e responsabilidade social corporativa aos compromissos das organizações.
b. Responsabilidade ambiental tem a ver com a responsabilidade para com o meio ambiente por parte das empresas, enquanto responsabilidade social se dá por parte da sociedade.
c. A visão ecossistêmica da sociedade requer que se entenda o homem como um sistema aberto vivo, auto-organizador. Correto
d. Problemas de ordem moral e ética envolvem aspectos da nossa participação em um mundo no qual os seres humanos não compartilham um destino comum.
Na visão ecossistêmica, o homem é visto como um sistema aberto vivo. Enquanto que responsabilidade social não se restringe à sociedade, responsabilidade ambiental também não se limita às empresas. Sabemos que os seres humanos compartilham, de fato, um destino comum.
A resposta correta é: A visão ecossistêmica da sociedade requer que se entenda o homem como um sistema aberto vivo, auto-organizador..
Questão 4
Escolha a alternativa correta, tendo como referência os estudos sobre responsabilidade socioambiental, ecossistemas e conceitos relacionados.
a. Sob o aspecto ecossistêmico, a responsabilidade social exige menor comprometimento com aspectos éticos de proteção à vida planetária.
b. Dentro da visão ecossistêmica da sociedade, a noção de responsabilidade social exige envolvimento efetivo dos indivíduos e das organizações. Correto
c. Para Edgar Morin (1984), ecossistema sociourbano consiste na sociedade moderna entendida sob o ponto de vista econômico.
d. O desenvolvimento sustentável deixou de ser almejado pela sociedade, dando lugar apenas aos interesses da responsabilidade ambiental.
Na visão ecossistêmica da sociedade, responsabilidade social requer profundo comprometimento dos indivíduos e das organizações. Na visão moriniana o ecossistema sociourbano é visto como a dimensão ecológica da sociedade moderna, e não econômica. Sob o aspecto ecossistêmico, a responsabilidade social exige maior comprometimento com a vida planetária, e o desenvolvimento sustentável nunca deixou de ser almejado pela sociedade.
A resposta correta é: Dentro da visão ecossistêmica da sociedade, a noção de responsabilidade social exige envolvimento efetivo dos indivíduos e das organizações..
Questão 5
Associe as duas colunas, ligando os temas à descrição relacionada.
Compromisso assumido para que nossas ações sejam sempre voltadas para a melhoria das condições de vida das pessoas. -
– 3. Responsabilidade social
Pode compreender os conceitos de responsabilidade social e de responsabilidade ambiental, inclusive indo além deles.
– 4. Responsabilidade socioambiental
Capacidade de promover crescimento humano, econômico e social, sem comprometer o direito das futuras gerações.
– 1. Desenvolvimento sustentável
Declaração nascida após a conferência ECO-92 (Rio).
– 2. Agenda 21 brasileira
Desenvolvimento sustentável deve promover crescimento atual, sem impedir o alcance das necessidades das futuras gerações. A Agenda 21 brasileira nasceu após a Rio-92 e foi referendada na Conferência de Johanesburgo, em 2002. Responsabilidade social é o compromisso de que nossas ações não prejudicarão, mas sim procurarão ajudar o próximo. Responsabilidade socioambiental, por sua vez, pode ir além das responsabilidades social e ambiental. 
A resposta correta é: Compromisso assumido para que nossas ações sejam sempre voltadas para a melhoria das condições de vida das pessoas. – 3. Responsabilidade social, 
Pode compreender os conceitos de responsabilidade social e de responsabilidade ambiental, inclusive indo além deles. – 4. Responsabilidade socioambiental, 
Capacidade de promover crescimento humano, econômico e social, sem comprometer o direito das futuras gerações. – 1. Desenvolvimento sustentável,
 Declaração nascida após a conferência ECO-92 (Rio). – 2. Agenda 21 brasileira.

Outros materiais