Buscar

ATV 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
Associe as duas colunas, ligando os temas à descrição relacionada.
Capacidade de promover crescimento humano, econômico e social, sem comprometer o direito das futuras gerações.
 – 4. Desenvolvimento sustentável
São classificadas como urbanas, rurais, internacionais, nacionais, estaduais, regionais, municipais, entre outras.
– 3. Políticas públicas.,
Pode ser pública ou privada, nacional, internacional, local, regional, entre outras.
– 2. Política de gestão ambiental.
Capacidade de um sistema humano se adaptar às mudanças por tempo indeterminado.
 – 1. Sustentabilidade..
Sustentabilidade é a capacidade de um sistema se adaptar continuamente às mudanças, enquanto que o desenvolvimento sustentável corresponde ao crescimento humano nos seus mais diversos expoentes de forma responsável. Territorialidade (nacional, internacional, local etc.) e setor da economia (público ou privado) são algumas das classificações possíveis para as políticas de gestão ambiental. Já as políticas públicas são classificadas como urbanas, rurais, internacionais, nacionais, estaduais, regionais, municipais, entre outras.
A resposta correta é: Capacidade de promover crescimento humano, econômico e social, sem comprometer o direito das futuras gerações. – 4. Desenvolvimento sustentável., 
São classificadas como urbanas, rurais, internacionais, nacionais, estaduais, regionais, municipais, entre outras. – 3. Políticas públicas., 
Pode ser pública ou privada, nacional, internacional, local, regional, entre outras. – 2. Política de gestão ambiental.,
 Capacidade de um sistema humano se adaptar às mudanças por tempo indeterminado. – 1. Sustentabilidade..
Questão 2
Quanto à sustentabilidade e às políticas de gestão ambiental, é correto afirmar que:
a. Políticas de gestão ambiental são conjuntos de ações que tentam garantir o desenvolvimento sustentável. Correto
b. Sob o ponto de vista público, gestão ambiental é um processo de mediação de interesses e de conflitos entre atores sociais que não agem sobre os meios físico-natural e construído.
c. Por se tratar de atribuição definida pela Constituição Federal, as políticas de gestão ambiental são sempre de ordem pública.
d. Políticas de gestão ambiental são apresentadas sob a forma de leis, ou conjuntos de leis, que definem os limites das ações de pessoas e organizações públicas e privadas.
Realmente, políticas de gestão ambiental buscam garantir o desenvolvimento sustentável. Sob o ponto de vista público, a gestão atua sobre atores sociais que agem, sim, sobre os meios físico-natural e construído. Políticas de gestão ambiental não são sempre de ordem pública e apenas as políticas públicas de gestão ambiental são apresentadas sob a forma de leis.
A resposta correta é: Políticas de gestão ambiental são conjuntos de ações que tentam garantir o desenvolvimento sustentável..
Questão 3
Tendo em vista seus estudos sobre políticas de gestão ambiental e sustentabilidade, assinale com V as opções que correspondem a conceitos válidos e F para as que não correspondem.
( )É a Constituição da República Federativa do Brasil que estabelece as diretrizes para o desenvolvimento das políticas ambientais públicas federais.
( ) De acordo com a Constituição Federal brasileira de 1988, meio ambiente diz respeito apenas às regiões naturais.
( )Nas políticas públicas de gestão ambiental os governos utilizam instrumentos que estimulam as iniciativas consideradas desejáveis e inibem as indesejáveis.
( ) Tributação sobre a poluição ou sobre o uso de recursos naturais são instrumentos de política pública de gestão ambiental, enquanto a criação de reservas ecológicas são instrumentos das políticas privadas quando feitas sobre terras particulares.
a. V, F, F, V
b. V, F, V, F Correto
c. F, F, V, F
d. V, V, V, F
De fato, é a Constituição que estabelece as diretrizes das políticas ambientais públicas federais, sendo que as políticas públicas de gestão ambiental utilizam instrumentos para estimular iniciativas desejáveis e inibir indesejáveis. A Constituição Federal brasileira de 1988 ampliou noção de meio ambiente para muito além das regiões naturais. A criação de reservas ecológicas é instrumento das políticas públicas. 
A resposta correta é: V, F, V, F.
Questão 4
No que diz respeito à sustentabilidade e às políticas de gestão ambiental, podemos afirmar que:
a. As diretrizes da política ambiental brasileira estão dispostas exclusivamente no artigo 225 da Constituição.
b. Políticas ambientais podem ser públicas, quando definidas pelos governos, ou privadas, quando não fazem parte das estratégias de ação das organizações particulares.
c. As políticas públicas brasileiras de gestão ambiental não incluem as cidades pois, para isso, a Constituição criou a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
d. Sustentabilidade ambiental é um objetivo de longo prazo que pode ser alcançado por meio do desenvolvimento sustentável. Correto
Desenvolvimento sustentável não se refere a ações isoladas, mas sim à concentração e coordenação de esforços, sendo que seu objetivo de longo prazo é a sustentabilidade.
A resposta correta é: Sustentabilidade ambiental é um objetivo de longo prazo que pode ser alcançado por meio do desenvolvimento sustentável..
Questão 5
Escolha a opção correta, tendo como referência os estudos sobre políticas de gestão ambiental e sustentabilidade.
a. Políticas ambientais privadas são expressas sob a forma de declarações de intenções, que procuram ocultar, por questões de segurança, as estratégias e princípios das organizações.
b. Conforme determinação constitucional, o objetivo das políticas públicas de gestão ambiental é garantir a exclusiva proteção do ambiente natural.
c. O desenvolvimento sustentável pode ser considerado como um caminho para se alcançar a sustentabilidade ambiental. Correto
d. Políticas privadas de gestão ambiental devem atender aos requisitos legais, visando a melhoria do desempenho governamental para atender às necessidades das partes interessadas.
Com efeito, o desenvolvimento sustentável busca a sustentabilidade ambiental. Declarações de intenções expõem as estratégias e princípios das organizações. O objetivo das políticas públicas de gestão ambiental não se restringe à proteção do ambiente natural, devendo também orientar a solução de conflitos sociais que envolvam questões e recursos ambientais. Políticas privadas de gestão ambiental não têm qualquer relação com a melhoria do desempenho governamental.
A resposta correta é: O desenvolvimento sustentável pode ser considerado como um caminho para se alcançar a sustentabilidade ambiental..

Outros materiais