Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A escala de coma de Glasgow é um método confiável para avaliar o nível de consciência da pessoa, principalmente após um trauma encefálico. É composta da avaliação dos três parâmetros:
Qual é a composição correta da escala de coma de Glasgow?
resposta verbal, reflexo de Moro e resposta motora.
reflexo vagal, reflexo ciliar e resposta motora.
resposta motora, resposta verbal e abertura ocular.
reflexo pupilar, reflexo tendinoso e movimentos oculares.
reflexo palpebral, resposta reflexa e reação pupilar.

Nas emergências clínicas, a monitorização da oximetria de pulso é uma medida não invasiva que vem sendo considerada como o 'quinto sinal vital'.
A principal VANTAGEM dessa medida é:
permitir a avaliação direta da pressão parcial de oxigênio no sangue arterial (PaO2).
possibilitar a determinação do nível de saturação da hemoglobina com oxigênio (SaO2).
possibilitar uma medida direta da quantidade de oxigênio dissolvida no plasma.
permitir uma avaliação fidedigna do nível de ventilação.
possibilitar uma mensuração direta da pressão parcial de gás carbônico arterial (PaCO2).

Os medicamentos relacionados abaixo usados no tratamento do AVC isquêmico são:
Quais são os medicamentos utilizados no tratamento do AVC isquêmico?
Aas, heparina e furosemida.
Aas, heparina e metroprolol.
Aas, heparina e streptoquinase.
Aas, streptoquinase e furosemida.
Aas, tridil e metroprolol.

No edema agudo defini-se como uma síndrome clínica que caracteriza emergência médica, determinada pelo acúmulo anormal de fluidos no compartimento extravascular pulmonar, resultando em hipoxemia, aumento do trabalho respiratório, diminuição da complacência pulmonar e alteração da relação ventilação - perfusão.
Qual das alternativas descreve corretamente o edema agudo?
nenhuma das alternativas anteriores.
Falência das câmaras direitas→aumento da pressão diastólica final do VD→aumento da pressão hidrostática vascular→que se transmite para a pressão hidrostática capilar pulmonar, que se torna maior que a pressão intersticial normal→extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar.
Ocorre falência das duas câmaras direita e esquerda - extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar.
Falência das câmaras esquerdas→aumento da pressão diastólica final do VE→aumento da pressão hidrostática vascular→que se transmite para a pressão hidrostática capilar pulmonar, que se torna maior que a pressão intersticial normal→extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar.
É muito comum ocorrer ausculta pulmonar com sibilos nos pacientes com edema agudo de pulmão devido a bronconstricção.

Qual a justificativa para o emprego da hiperventilação em pacientes com aumento da pressão intracraniana?
Qual é a justificativa para o emprego da hiperventilação em pacientes com aumento da pressão intracraniana?
O emprego da hiperventilação faz com que haja aumento de oxigênio no sangue arterial fazendo com que a pressão existente nos vasos reduza, proporcionando assim, redução da PIC (pressão intracraniana).
A hiperventilação interfere nos mecanismos de troca da membrana celular no plexo coróideo, inibindo a função secretória das células epiteliais e com isso, proporcionando redução na produção de líquor.
A hiperventilação melhora a drenagem venosa, a reabsorção liquórica e a ventilação.
A redução da PaCO2 arterial pela hiperventilação determina alcalose, e o aumento do pH tem um efeito direto sobre as arteríolas, provocando vasoconstrição. A vasoconstrição impede o bombeamento de sangue para os vasos de paredes finas e conseqüente diminuição do volume sangüíneo intracraniano e queda da PIC.
A hiperventilação propicia a retirada de líquido do espaço extracelular para o intravascular.

A monitorização hemodinâmica permite o acompanhamento dos sinais fisiológicos de um paciente, possibilitando acompanhar e verificar possíveis alterações.
São considerados meios de monitorização INVASIVAS:
Eletrocardiografia
Capnografia
Oxímetro de pulso
Catéter de swan ganz
Esfigmomanômetro

Um paciente de 10 anos de idade foi encontrado pelo enfermeiro inconsciente e sem sinais de movimentos respiratórios em uma unidade de pediatria de um hospital geral.
Assinale a opção que apresenta a ordem correta os procedimentos a ser realizados:
2 - 4 - 3 - 1.
1 - 3 - 2 - 4.
1 - 3 - 4 - 2.
1 - 2 - 4 - 3.
4 - 3 - 1 - 2.

Uma paciente, de trinta e dois anos de idade, com diagnóstico de hepatite crônica foi atendida pelo SAMU em sua residência com relato de falta de ar progressiva havia quatro dias, desconforto torácico ventilatório-dependente e sonolência havia doze horas.
As recomendações de suporte básico de vida, com base nas diretrizes da Associação Americana do Coração (AHA, 2015) para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e de Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), recomendam nesse caso que os efetivos procedimentos de RCP iniciem-se por:
compressões torácicas.
verificação da resposta pupilar.
aplicação de soco precordial.
ventilações artificiais.
abertura das vias aéreas.

A interpretação eletrocardiográfica é muito importante para a prática do enfermeiro, principalmente quando a sua atuação se dá em setores de alta complexidade, como por exemplo a emergência e CTI.
Com relação às estruturas apresentadas em um traçado eletrocardiográfico, analise as afirmativas abaixo:
I. A onda P representa a despolarização ventricular e se caracteriza por ser uma deflexão pequena, normalmente para cima (positiva) e arredondada.
II. O complexo QRS representa a despolarização ventricular e normalmente as suas ondas apresentam as seguintes características: a deflexão inicial é a onda Q, a deflexão positiva é a onda R e após temos mais uma deflexão negativa que é a onda S.
III. A onda T é a deflexão que representa a repolarização ventricular e aparece após o complexo QRS.
I - II.
I - III.
II - III.
I- II - III.
I.

O infarto pulmonar em pacientes hospitalizados por longo período está relacionado ao seguinte processo patológico:
Qual é o processo patológico relacionado ao infarto pulmonar em pacientes hospitalizados?
N.D.A.
tromboembolismo.
complacência pulmonar diminuída.
derrame pleural.
broncopneumonia.

Cateter Arterial é um método invasivo para monitoração de pressão arterial média (PAM) em pacientes graves e para controle de drogas vasoativas e ou coleta de sangue arterial para gasometria arterial.
Marque a alternativa correta sobre os locais mais frequentes de punções deste procedimento.
Artérias: radial; ulnar e femural.
Artérias: radial; cefálica e braquial.
Artérias: radial; femural e braquial.
Artérias: radial; femural e poplítea.
Artérias: radial; femural e jugular.

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) ocorre quando o suprimento de sangue em uma área do cérebro se interrompe ou quando um vaso sanguíneo se rompe, extravasando sangue nos espaços que rodeiam as células cerebrais. Marque a alternativa correta sobre este tema:
O AVE Isquêmico acontece como consequência de uma redução crítica do débito sanguíneo devido à oclusão parcial ou total de uma artéria cerebral;
O AVE Isquêmico é o resultado de uma hemorragia dentro do crânio, no cérebro ou em volta dele;
O AVE Hemorrágico resulta da obstrução de vasos sanguíneos, normalmente artérias que suprem o cérebro, localizados nas proximidades ou dentro do crânio.
Trombose é a formação de um trombo ou coágulo sanguíneo nas cavidades do coração ou no interior dos vasos sanguíneos, podendo ser fator de risco para o AVE Hemorrágico.
O sangramento no tecido cerebral, causado por hipertensão ou anomalias nos vasos sanguíneos é caracterizado como Hemorragia Subaracnóidea.

Você encontra-se como enfermeiro no setor de emergência, quando dá entrada o senhor JKG de 60 anos de idade relatando um desconforto torácico há aproximadamente 30 minutos.
Com relação aos exames laboratoriais, analise as afirmativas abaixo:
I. A creatina cinase (CK) é uma enzima encontrada na corrente sanguínea e o seu aumento se dá exclusivamente quando o músculo cardíaco é comprometido.
II. A troponina é uma proteína que pode ser encontrada sob duas formas, a do tipo I e do tipo T, e altamente específica para o músculo cardíaco.
III. A mioglobina é extremamente específica para o diagnóstico de IAM, pois trata-se de uma proteína de ligação de oxigênio encontrada nos músculos cardíaco e esquelético.
II.
I - II.
I - III.
I.
III.

A dor torácica representa um dos mais frequentes quadros presentes na Emergência, podendo ser de características específicas, dependendo do sistema afetado.
A dor de origem cardíaca causada pela doença arterial coronariana (angina do peito ou infarto do miocárdio) é localizada na região central:
Subesternal e difusa.
Retroabdominal e difusa.
Retroesternal e centralizada.
Subclavicular e difusa.
Retroesternal e difusa.

Dor torácica que ocorre de forma repentina e contínua, acompanhada de dispneia, náuseas, vômitos, sudorese e palidez, são manifestações clínicas da seguinte doença:
Qual é a doença relacionada a essas manifestações clínicas?
Endocardite infecciosa.
Estenose mitral.
Estenose aórtica.
Insuficiência pulmonar.
Infarto Agudo do Miocárdio.

Paciente MJS, 26 anos, está no 2º dia de internação na UTI por trauma crânio encefálico (TCE) com fratura de base de crânio.
Com base no caso marque a alternativa correta.
A indicação de sondagem gástrica é preferencialmente feita pela narina.
As indicações preferenciais de fármacos são: atracúrio e furosemida.
A sedação ocorre para que diminua o metabolismo cerebral e consequentemente o edema ocasionado pelo trauma.
A avaliação das pupilas periodicamente é um cuidado importante e a anisocoria não indica emergência.
Dois cuidados importantes para o paciente com elevação da PIC são: intercalar procedimento de enfermagem e manter decúbito 90o.

Parada Cardiorespiratória (PCR) é ausência de atividade mecânica cardíaca, confirmada pela ausência de pulso detectada, ausência de responsividade e apneia ou respiração agônica.
De acordo com contexto acima marque a alternativa correta:
O primeiro elo da corrente de sobrevivência inclui o reconhecimento precoce da situação de emergência e o acionamento da equipe multiprofissional em terapia intensiva concomitante o posicionamento do carrinho de emergência com desfibrilador a beira do leito.
Após acesso de via aérea avançada manter a relação compressão cardíaca X ventilação artificial de 30:02.
As manobras de RCP consistem em compressões torácicas ventilações artificiais, uma para cada quinze compressões, quando não um acesso de via aérea avançada.
Ao utilizar desfibrilador bifásico em FV ou TV utiliza-se choque de 360j.

elos da corrente de sobrevivência. De acordo com contexto acima marque a alternativa correta:
As manobras de RCP consistem em compressões torácicas ventilações artificiais, uma para cada quinze compressões, quando não um acesso de via aérea avançada. Ao utilizar desfibrilador bifásico em FV ou TV utiliza-se choque de 360j. tes afirmativas estão corretas, EXCETO:
A equipe de enfermagem deve reconhecer que a necessidade universal de ajuda é identificada como a mais importante para as famílias, seguida da necessidade de informação adequada e da sensação de que a equipe está preocupada com o paciente.
O enfermeiro deve estar apto a reconhecer o momento em que paciente e família necessitam de intervenções psicológicas maiores e mais específicas e realizar o devido encaminhamento para avaliação e intervenção por um profissional da área da saúde mental.
Uma liderança centralizadora contribui para o desenvolvimento das equipes de saúde, uma vez que o processo de tomada de decisão requer rapidez e efetividade.
O desconforto com o uso de tubos e sondas no nariz ou boca, pode ser minimizado por meio de informação prévia ao paciente, quando possível.

Os três indicadores que classificam o nível de consciência na Escala de Coma de Glasgow são:
Exame pupilar, resposta verbal e estado emocional.
Abertura ocular, reatividade a dor e estímulo verbal.
Abertura ocular, resposta verbal e resposta motora.
Reatividade a dor, estímulos táteis e estado emocional.
Estímulo verbal, estímulo doloroso e resposta motora.

Foi admitido no setor de emergência um paciente com histórico de hipertensão arterial, apresentando dispnéia intensa em repouso que dificulta a fala, agitação, expectoração de coloração rósea, taquicardia e palidez.
Perante o quadro descrito, o possível diagnóstico médico é:
Edema Agudo Pulmonar.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
Embolia Pulmonar.
Angina Instável.
Infarto Agudo do Miocárdio.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A escala de coma de Glasgow é um método confiável para avaliar o nível de consciência da pessoa, principalmente após um trauma encefálico. É composta da avaliação dos três parâmetros:
Qual é a composição correta da escala de coma de Glasgow?
resposta verbal, reflexo de Moro e resposta motora.
reflexo vagal, reflexo ciliar e resposta motora.
resposta motora, resposta verbal e abertura ocular.
reflexo pupilar, reflexo tendinoso e movimentos oculares.
reflexo palpebral, resposta reflexa e reação pupilar.

Nas emergências clínicas, a monitorização da oximetria de pulso é uma medida não invasiva que vem sendo considerada como o 'quinto sinal vital'.
A principal VANTAGEM dessa medida é:
permitir a avaliação direta da pressão parcial de oxigênio no sangue arterial (PaO2).
possibilitar a determinação do nível de saturação da hemoglobina com oxigênio (SaO2).
possibilitar uma medida direta da quantidade de oxigênio dissolvida no plasma.
permitir uma avaliação fidedigna do nível de ventilação.
possibilitar uma mensuração direta da pressão parcial de gás carbônico arterial (PaCO2).

Os medicamentos relacionados abaixo usados no tratamento do AVC isquêmico são:
Quais são os medicamentos utilizados no tratamento do AVC isquêmico?
Aas, heparina e furosemida.
Aas, heparina e metroprolol.
Aas, heparina e streptoquinase.
Aas, streptoquinase e furosemida.
Aas, tridil e metroprolol.

No edema agudo defini-se como uma síndrome clínica que caracteriza emergência médica, determinada pelo acúmulo anormal de fluidos no compartimento extravascular pulmonar, resultando em hipoxemia, aumento do trabalho respiratório, diminuição da complacência pulmonar e alteração da relação ventilação - perfusão.
Qual das alternativas descreve corretamente o edema agudo?
nenhuma das alternativas anteriores.
Falência das câmaras direitas→aumento da pressão diastólica final do VD→aumento da pressão hidrostática vascular→que se transmite para a pressão hidrostática capilar pulmonar, que se torna maior que a pressão intersticial normal→extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar.
Ocorre falência das duas câmaras direita e esquerda - extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar.
Falência das câmaras esquerdas→aumento da pressão diastólica final do VE→aumento da pressão hidrostática vascular→que se transmite para a pressão hidrostática capilar pulmonar, que se torna maior que a pressão intersticial normal→extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar.
É muito comum ocorrer ausculta pulmonar com sibilos nos pacientes com edema agudo de pulmão devido a bronconstricção.

Qual a justificativa para o emprego da hiperventilação em pacientes com aumento da pressão intracraniana?
Qual é a justificativa para o emprego da hiperventilação em pacientes com aumento da pressão intracraniana?
O emprego da hiperventilação faz com que haja aumento de oxigênio no sangue arterial fazendo com que a pressão existente nos vasos reduza, proporcionando assim, redução da PIC (pressão intracraniana).
A hiperventilação interfere nos mecanismos de troca da membrana celular no plexo coróideo, inibindo a função secretória das células epiteliais e com isso, proporcionando redução na produção de líquor.
A hiperventilação melhora a drenagem venosa, a reabsorção liquórica e a ventilação.
A redução da PaCO2 arterial pela hiperventilação determina alcalose, e o aumento do pH tem um efeito direto sobre as arteríolas, provocando vasoconstrição. A vasoconstrição impede o bombeamento de sangue para os vasos de paredes finas e conseqüente diminuição do volume sangüíneo intracraniano e queda da PIC.
A hiperventilação propicia a retirada de líquido do espaço extracelular para o intravascular.

A monitorização hemodinâmica permite o acompanhamento dos sinais fisiológicos de um paciente, possibilitando acompanhar e verificar possíveis alterações.
São considerados meios de monitorização INVASIVAS:
Eletrocardiografia
Capnografia
Oxímetro de pulso
Catéter de swan ganz
Esfigmomanômetro

Um paciente de 10 anos de idade foi encontrado pelo enfermeiro inconsciente e sem sinais de movimentos respiratórios em uma unidade de pediatria de um hospital geral.
Assinale a opção que apresenta a ordem correta os procedimentos a ser realizados:
2 - 4 - 3 - 1.
1 - 3 - 2 - 4.
1 - 3 - 4 - 2.
1 - 2 - 4 - 3.
4 - 3 - 1 - 2.

Uma paciente, de trinta e dois anos de idade, com diagnóstico de hepatite crônica foi atendida pelo SAMU em sua residência com relato de falta de ar progressiva havia quatro dias, desconforto torácico ventilatório-dependente e sonolência havia doze horas.
As recomendações de suporte básico de vida, com base nas diretrizes da Associação Americana do Coração (AHA, 2015) para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e de Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), recomendam nesse caso que os efetivos procedimentos de RCP iniciem-se por:
compressões torácicas.
verificação da resposta pupilar.
aplicação de soco precordial.
ventilações artificiais.
abertura das vias aéreas.

A interpretação eletrocardiográfica é muito importante para a prática do enfermeiro, principalmente quando a sua atuação se dá em setores de alta complexidade, como por exemplo a emergência e CTI.
Com relação às estruturas apresentadas em um traçado eletrocardiográfico, analise as afirmativas abaixo:
I. A onda P representa a despolarização ventricular e se caracteriza por ser uma deflexão pequena, normalmente para cima (positiva) e arredondada.
II. O complexo QRS representa a despolarização ventricular e normalmente as suas ondas apresentam as seguintes características: a deflexão inicial é a onda Q, a deflexão positiva é a onda R e após temos mais uma deflexão negativa que é a onda S.
III. A onda T é a deflexão que representa a repolarização ventricular e aparece após o complexo QRS.
I - II.
I - III.
II - III.
I- II - III.
I.

O infarto pulmonar em pacientes hospitalizados por longo período está relacionado ao seguinte processo patológico:
Qual é o processo patológico relacionado ao infarto pulmonar em pacientes hospitalizados?
N.D.A.
tromboembolismo.
complacência pulmonar diminuída.
derrame pleural.
broncopneumonia.

Cateter Arterial é um método invasivo para monitoração de pressão arterial média (PAM) em pacientes graves e para controle de drogas vasoativas e ou coleta de sangue arterial para gasometria arterial.
Marque a alternativa correta sobre os locais mais frequentes de punções deste procedimento.
Artérias: radial; ulnar e femural.
Artérias: radial; cefálica e braquial.
Artérias: radial; femural e braquial.
Artérias: radial; femural e poplítea.
Artérias: radial; femural e jugular.

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) ocorre quando o suprimento de sangue em uma área do cérebro se interrompe ou quando um vaso sanguíneo se rompe, extravasando sangue nos espaços que rodeiam as células cerebrais. Marque a alternativa correta sobre este tema:
O AVE Isquêmico acontece como consequência de uma redução crítica do débito sanguíneo devido à oclusão parcial ou total de uma artéria cerebral;
O AVE Isquêmico é o resultado de uma hemorragia dentro do crânio, no cérebro ou em volta dele;
O AVE Hemorrágico resulta da obstrução de vasos sanguíneos, normalmente artérias que suprem o cérebro, localizados nas proximidades ou dentro do crânio.
Trombose é a formação de um trombo ou coágulo sanguíneo nas cavidades do coração ou no interior dos vasos sanguíneos, podendo ser fator de risco para o AVE Hemorrágico.
O sangramento no tecido cerebral, causado por hipertensão ou anomalias nos vasos sanguíneos é caracterizado como Hemorragia Subaracnóidea.

Você encontra-se como enfermeiro no setor de emergência, quando dá entrada o senhor JKG de 60 anos de idade relatando um desconforto torácico há aproximadamente 30 minutos.
Com relação aos exames laboratoriais, analise as afirmativas abaixo:
I. A creatina cinase (CK) é uma enzima encontrada na corrente sanguínea e o seu aumento se dá exclusivamente quando o músculo cardíaco é comprometido.
II. A troponina é uma proteína que pode ser encontrada sob duas formas, a do tipo I e do tipo T, e altamente específica para o músculo cardíaco.
III. A mioglobina é extremamente específica para o diagnóstico de IAM, pois trata-se de uma proteína de ligação de oxigênio encontrada nos músculos cardíaco e esquelético.
II.
I - II.
I - III.
I.
III.

A dor torácica representa um dos mais frequentes quadros presentes na Emergência, podendo ser de características específicas, dependendo do sistema afetado.
A dor de origem cardíaca causada pela doença arterial coronariana (angina do peito ou infarto do miocárdio) é localizada na região central:
Subesternal e difusa.
Retroabdominal e difusa.
Retroesternal e centralizada.
Subclavicular e difusa.
Retroesternal e difusa.

Dor torácica que ocorre de forma repentina e contínua, acompanhada de dispneia, náuseas, vômitos, sudorese e palidez, são manifestações clínicas da seguinte doença:
Qual é a doença relacionada a essas manifestações clínicas?
Endocardite infecciosa.
Estenose mitral.
Estenose aórtica.
Insuficiência pulmonar.
Infarto Agudo do Miocárdio.

Paciente MJS, 26 anos, está no 2º dia de internação na UTI por trauma crânio encefálico (TCE) com fratura de base de crânio.
Com base no caso marque a alternativa correta.
A indicação de sondagem gástrica é preferencialmente feita pela narina.
As indicações preferenciais de fármacos são: atracúrio e furosemida.
A sedação ocorre para que diminua o metabolismo cerebral e consequentemente o edema ocasionado pelo trauma.
A avaliação das pupilas periodicamente é um cuidado importante e a anisocoria não indica emergência.
Dois cuidados importantes para o paciente com elevação da PIC são: intercalar procedimento de enfermagem e manter decúbito 90o.

Parada Cardiorespiratória (PCR) é ausência de atividade mecânica cardíaca, confirmada pela ausência de pulso detectada, ausência de responsividade e apneia ou respiração agônica.
De acordo com contexto acima marque a alternativa correta:
O primeiro elo da corrente de sobrevivência inclui o reconhecimento precoce da situação de emergência e o acionamento da equipe multiprofissional em terapia intensiva concomitante o posicionamento do carrinho de emergência com desfibrilador a beira do leito.
Após acesso de via aérea avançada manter a relação compressão cardíaca X ventilação artificial de 30:02.
As manobras de RCP consistem em compressões torácicas ventilações artificiais, uma para cada quinze compressões, quando não um acesso de via aérea avançada.
Ao utilizar desfibrilador bifásico em FV ou TV utiliza-se choque de 360j.

elos da corrente de sobrevivência. De acordo com contexto acima marque a alternativa correta:
As manobras de RCP consistem em compressões torácicas ventilações artificiais, uma para cada quinze compressões, quando não um acesso de via aérea avançada. Ao utilizar desfibrilador bifásico em FV ou TV utiliza-se choque de 360j. tes afirmativas estão corretas, EXCETO:
A equipe de enfermagem deve reconhecer que a necessidade universal de ajuda é identificada como a mais importante para as famílias, seguida da necessidade de informação adequada e da sensação de que a equipe está preocupada com o paciente.
O enfermeiro deve estar apto a reconhecer o momento em que paciente e família necessitam de intervenções psicológicas maiores e mais específicas e realizar o devido encaminhamento para avaliação e intervenção por um profissional da área da saúde mental.
Uma liderança centralizadora contribui para o desenvolvimento das equipes de saúde, uma vez que o processo de tomada de decisão requer rapidez e efetividade.
O desconforto com o uso de tubos e sondas no nariz ou boca, pode ser minimizado por meio de informação prévia ao paciente, quando possível.

Os três indicadores que classificam o nível de consciência na Escala de Coma de Glasgow são:
Exame pupilar, resposta verbal e estado emocional.
Abertura ocular, reatividade a dor e estímulo verbal.
Abertura ocular, resposta verbal e resposta motora.
Reatividade a dor, estímulos táteis e estado emocional.
Estímulo verbal, estímulo doloroso e resposta motora.

Foi admitido no setor de emergência um paciente com histórico de hipertensão arterial, apresentando dispnéia intensa em repouso que dificulta a fala, agitação, expectoração de coloração rósea, taquicardia e palidez.
Perante o quadro descrito, o possível diagnóstico médico é:
Edema Agudo Pulmonar.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
Embolia Pulmonar.
Angina Instável.
Infarto Agudo do Miocárdio.

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202184298)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(COPEVE-UFAL, 2016) A escala de coma de Glasgow é um método confiável para avaliar o nível de consciência da pessoa, principalmente após um trauma encefálico. É composta da avaliação dos três parâmetros:
		
	
	reflexo palpebral, resposta reflexa e reação pupilar.
	 
	resposta motora, resposta verbal e abertura ocular.
	
	reflexo vagal, reflexo ciliar e resposta motora.
	
	resposta verbal, reflexo de Moro e resposta motora.
	
	reflexo pupilar, reflexo tendinoso e movimentos oculares.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202184292)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(CESPE/UnB - SESA/ES/2013 - Adaptado por Talline Hang-Costa) Nas emergências clínicas, a monitorização da oximetria de pulso é uma medida não invasiva que vem sendo considerada como o ´quinto sinal vital´. A principal VANTAGEM dessa medida é:
		
	
	permitir a avaliação direta da pressão parcial de oxigênio no sangue arterial (PaO2).
	 
	possibilitar a determinação do nível de saturação da hemoglobina com oxigênio (SaO2).
	
	possibilitar uma medida direta da quantidade de oxigênio dissolvida no plasma.
	
	permitir uma avaliação fidedigna do nível de ventilação.
	
	possibilitar uma mensuração direta da pressão parcial de gás carbônico arterial (PaCO2).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202183878)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os medicamentos relacionados abaixo usados no tratamento do AVC isquêmico são:
		
	
	Aas, heparina e furosemida
	
	Aas, heparina e metroprolol
	 
	Aas, heparina e streptoquinase
	
	Aas, streptoquinase e furosemida
	
	Aas, tridil e metroprolol
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202184056)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No edema agudo defini-se como uma síndrome clínica que caracteriza emergência médica, determinada pelo acúmulo anormal de fluidos no compartimento extravascular pulmonar, resultando em hipoxemia, aumento do trabalho respiratório, diminuição da complacência pulmonar e alteração da relação ventilação- perfusão.
		
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	
	Falência das câmaras direitas→aumento da pressão diastólica final do VD→aumento da pressão hidrostática vascular→que se transmite para a pressão hidrostática capilar pulmonar, que se torna maior que a pressão intersticial normal→extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	
	Ocorre falência das duas câmaras direita e esquerda - extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	 
	Falência das câmaras esquerdas→aumento da pressão diastólica final do VE→aumento da pressão hidrostática vascular→que se transmite para a pressão hidrostática capilar pulmonar, que se torna maior que a pressão intersticial normal→extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	 
	É muito comum ocorrer ausculta pulmonar com sibilos nos pacientes com edema agudo de pulmão devido a bronconstricção.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202183823)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual a justificativa para o emprego da hiperventilação em pacientes com aumento da pressão intracraniana?
		
	
	O emprego da hiperventilação faz com que haja aumento de oxigênio no sangue arterial fazendo com que a pressão existente nos vasos reduza, proporcionando assim, redução da PIC (pressão intracraniana).
	
	A hiperventilação interfere nos mecanismos de troca da membrana celular no plexo coróideo, inibindo a função secretória das células epiteliais e com isso, proporcionando redução na produção de líquor.
	
	A hiperventilação melhora a drenagem venosa, a reabsorção liquórica e a ventilação
	 
	A redução da PaCO2 arterial pela hiperventilação determina alcalose, e o aumento do pH tem um efeito direto sobre as arteríolas,provocando vasoconstrição. A vasoconstrição impede o bombeamento de sangue para os vasos de paredes finas e conseqüente diminuição do volume sangüíneo intracraniano e queda da PIC.
	
	A hiperventilação propicia a retirada de líquido do espaço extracelular para o intravascular
		
	1a Questão (Ref.: 201202184109)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A monitorização hemodinâmica permite o acompanhamento dos sinais fisiológicos de um paciente, possibilitando acompanhar e verificar possíveis alterações. São considerados meios de monitorização INVASIVAS:
		
	
	Esfigmomanômetro
	
	Capnografia
	
	Eletrocardiografia
	 
	Catéter de swan ganz
	
	Oxímetro de pulso
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202183943)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente de 10 anos de idade foi encontrado pelo enfermeiro inconsciente e sem sinais de movimentos respiratórios em uma unidade de pediatria de um hospital geral. O enfermeiro tentou detectar o pulso carotídeo durante 10 segundos, mas não houve sucesso. O enfermeiro identificou que esse paciente estava em parada cardiorrespiratória e, assim, iniciou os procedimentos de assistência a seguir: 1. Solicitou chamada do médico. 2. Observou obstrução de vias aéreas. 3. Iniciou compressão torácica. 4. Iniciou ventilação. Assinale a opção que apresenta a ordem correta os procedimentos a ser realizados:
		
	
	2 - 4 - 3 - 1.
	 
	1 - 3 - 2 - 4.
	
	1 - 3 - 4 - 2
	
	1 - 2 - 4 - 3.
	
	4 - 3 - 1 - 2.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202184306)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(CESPE/UnB - SESA/ES/2013 - Adaptado por Talline Hang-Costa) Uma paciente, de trinta e dois anos de idade, com diagnóstico de hepatite crônica foi atendida pelo SAMU em sua residência com relato de falta de ar progressiva havia quatro dias, desconforto torácico ventilatório-dependente e sonolência havia doze horas. O exame físico, na admissão, mostrou pressão arterial de 65 mmHg × 45 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm e frequência respiratória de 30 irpm. Durante a realização desse exame, a paciente tornou-se arresponsiva, sem respiração espontânea e sem pulso arterial central. Como naquele momento inicial nem o desfibrilador/monitor cardíaco e nem o material de intubação orotraqueal estavam disponíveis (encontravam-se na ambulância), o enfermeiro iniciou os procedimentos de suporte básico de vida.
As recomendações de suporte básico de vida, com base nas diretrizes da Associação Americana do Coração (American Heart Association - AHA, 2015) para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e de Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), recomendam nesse caso que os efetivos procedimentos de RCP iniciem-se por:
		
	 
	compressões torácicas.
	
	verificação da resposta pupilar.
	
	aplicação de soco precordial.
	
	ventilações artificiais.
	
	abertura das vias aéreas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202183859)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A interpretação eletrocardiográfica é muito importante para a prática do enfermeiro, principalmente quando a sua atuação se dá em setores de alta complexidade, como por exemplo a emergência e CTI, pois muitas das vezes o enfermeiro será o primeiro a abordar o paciente portador de alguma alteração cardíaca importante, entre elas o infarto agudo do miocárdio. Com relação ás estruturas apresentadas em um traçado eletrocardiográfico, analise as afirmativas abaixo: I. A onda P representa a despolarização ventricular e se caracteriza por ser uma deflexão pequena, normalmente para cima (positiva) e arredondada. II. O complexo QRS representa a despolarização ventricular e normalmente as suas ondas apresentam as seguintes características: a deflexão inicial é a onda Q, a deflexão positiva é a onda R e após temos mais uma deflexão negativa que é a onda S. III. A onda T é a deflexão que representa a repolarização ventricular e aparece após o complexo QRS. Após a análise das afirmativas acima, marque a única opção correta:I - II
	
	I - III
	 
	II - III
	
	I- II - III
	
	I
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202184098)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O infarto pulmonar em pacientes hospitalizados por longo período está relacionado ao seguinte processo patológico:
		
	
	N.D.A
	 
	tromboembolismo.
	
	complacência pulmonar diminuida.
	
	derrame pleural.
	
	broncopneumonia.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201202184049)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Cateter Arterial é um método invasivo para monitoração de pressão arterial média (PAM) em pacientes graves e para controle de drogas vasoativas e ou coleta de sangue arterial para gasometria arterial. Uma das indicações é choque de qualquer causa. Marque a alternativa correta sobre os locais mais frequente de punções deste procedimento.
		
	
	Artérias: radial; ulnar e femural.
	
	Artérias: radial; cefálica e braquial.
	 
	Artérias: radial; femural e braquial.
	
	Artérias: radial; femural e poplítea
	
	Artérias: radial; femural e jugular
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202184114)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Acidente Vascular Encefálico (AVE) ocorre quando o suprimento de sangue em uma área do cérebro se interrompe ou quando um vaso sanguíneo se rompe, extravasando sangue nos espaços que rodeiam as células cerebrais. Marque a alternativa correta sobre este tema:
		
	 
	O AVE Isquêmico acontece como consequência de uma redução crítica do débito sanguíneo devido à oclusão parcial ou total de uma artéria cerebral;
	
	O AVE Hemorrágico resulta da obstrução de vasos sanguíneos, normalmente artérias que suprem o cérebro, localizados nas proximidades ou dentro do crânio.
	
	O sangramento no tecido cerebral, causado por hipertensão ou anomalias nos vasos sanguíneos é caracterizado como Hemorragia Subaracnóidea.
	
	O AVE Isquêmico é o resultado de uma hemorragia dentro do crânio, no cérebro ou em volta dele;
	
	Trombose é a formação de um trombo ou coágulo sanguíneo nas cavidades do coração ou no interior dos vasos sanguíneos, podendo ser fator de risco para o AVE Hemorrágico.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202183854)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Você encontra-se como enfermeiro no setor de emergência, quando dá entrada o senhor JKG de 60 anos de idade relatando um desconforto torácico há aproximadamente 30 minutos. Você avalia que o paciente também está pálido e sudoreico. Após a abordagem correta da equipe multidisciplinar, JKG encontra-se aguardando maiores resultados de exames para uma melhor conduta do serviço de cardiologia do hospital. Com relação aos exames laboratoriais, analise as afirmativas abaixo: I. A creatina cinase (CK) é uma enzima encontrada na corrente sanguínea e o seu aumento se dá exclusivamente quando o músculo cardíaco é comprometido. II. A troponina é uma proteína que pode ser encontrada sob duas formas, a do tipo I e do tipo T, e altamente específica para o músculo cardíaco. III. A mioglobina é extremamente específica para o diagnóstico de IAM, pois trata-se de uma proteína de ligação de oxigênio encontrada nos músculos cardíaco e esquelético. Após a leitura e análise das afirmativas acima, indique a única resposta correta:
		
	 
	II
	
	I - II
	
	I - III
	
	I
	
	III
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202184238)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A dor torácica representa um dos mais frequentes quadros presentes na Emergência, podendo ser de características específicas, dependendo do sistema afetado. A dor de origem cardíaca causada pela doença arterial coronariana (angina do peito ou infarto do miocárdio) é localizada na região central:
		
	
	Subesternal e difusa
	
	Retroabdominal e difusa
	
	Retroesternal e centralizada
	
	Subclavicular e difusa
	 
	Retroesternal e difusa
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202184074)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dor torácica que ocorre de forma repentina e contínua, acompanhada de dispneia, náuseas, vômitos, sudorese e palidez, são manifestações clínicas da seguinte doença:
		
	
	Endocardite infecciosa
	
	Estenose mitral
	
	Estenose aórtica
	
	Insuficiência pulmonar
	 
	Infarto Agudo do Miorcárdio
	1a Questão (Ref.: 201202184118)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente MJS, 26 anos, está no 2º dia de internação na UTI por trauma crânio encefálico (TCE) com fratura de base de crânio. Evolui sedado e sem respostas a estímulos, com saída de líquor pelas narinas. Evolui com hematoma periorbital importante. Com monitorização da pressão intracraniana (PIC) que se mantém elevada. Com base no caso marque a alternativa correta.
		
	
	A indicação de sondagem gástrica é preferencialmente feita pela narina.
	
	As indicações preferenciais de fármacos são: atracúrio e furosemida.
	 
	A sedação ocorre para que diminua o metabolismo cerebral e consequentemente o edema ocasionado pelo trauma.
	
	A avaliação das pupilas periodicamente é um cuidado importante e a anisocoria não indica emergência.
	
	Dois cuidados importantes para o paciente com elevação da PIC são: intercalar procedimento de enfermagem e manter decúbito 90o
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202184123)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Parada Cardiorespiratória (PCR) é ausência de atividade mecânica cardíaca, confirmada pela ausência de pulso detectada, ausência de responsividade e apnéia ou respiração agônica. A compreensão atual da melhor abordagem para o tratamento de pessoas em PCR súbita compreende os quatro elos da corrente de sobrevivência. De acordo com contexto acima marque a alternativa correta:
		
	 
	O primeiro elo da corrente de sobrevivência inclui o reconhecimento precoce da situação de emergência e o acionamento da equipe multiprofissional em terapia intensiva concomitante o posicionamento do carrinho de emergência com desfibrilador a beira do leito.
	
	Após acesso de via aérea avançada manter a relação compressão cardíaca X ventilação artificial de 30:02.
	
	As manobras de RCP consistem em compressões torácicas ventilações artificiais, uma para cada quinze compressões, quando não um acesso de via aérea avançada.
	
	Ao utilizar desfibrilador bifásico em FV ou TV utiliza-se choque de 360j.
	
	Após cinco minutos de acionamento da equipe multiprofissional inicia-se as manobras de acordo com as prioridades.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202184002)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente apresentando dor torácica constritiva que não melhora com repouso, realizou ECG de doze derivações que revelou supra ST em V1 e V4-V5R. Considerando que o paciente estava hipotenso qual medicamento não pode ser utilizado?
		
	
	Morfina
	 
	Nitroglicerina
	
	Clopidogrel
	
	Oxigênio
	
	Aspirina
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202184295)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(IF-PE 2016 - Enfermeiro - Adaptado por Talline Hang-Costa) As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde - IRAS - consistem em eventos adversos, ainda, persistentes nos serviços de saúde. Sabe-se que a infecção leva à considerável elevação dos custos no cuidado do paciente, aumentando o tempo de internação, a morbidade e a mortalidade nos serviços de saúde do país. De acordo com a ANVISA (2013), as pneumonias relacionadas à assistência à saúde são responsáveis por 15% dessas infecções e aproximadamente 25% de todas as infecções adquiridas nas unidades de terapia intensiva - UTI -, cabendo a implementação de medidas preventivas desses agravos. Assinale a alternativa em que encontramos medidas específicas, fortemente recomendadas para a prevenção dessas pneumonias.
		
	
	Higiene oral, com antissépticos (clorexidina veículo oral) e treinamento da equipe multiprofissional que presta assistência a pacientes em ventilação mecânica.
	
	Manter os pacientes com a cabeceiraelevada entre 30 e 45º e traqueostomia precoce, em substituição à intubação orotraqueal.
	 
	Manter os pacientes com a cabeceira elevada entre 30 e 45º, avaliando diariamente a sedação e diminuindo sempre que possível.
	
	Administração preventiva de antibióticos intravenosos e troca de inaladores a cada 72 horas.
	
	Higienização das mãos e aspiração da secreção acima do balonete (subglótica).
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202184128)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A instituição de Programas de Humanização nas Unidades de Terapia Intensiva, discutidos, implementados e monitorados por grupos multiprofissionais deve ser encorajada, pois a Humanização se faz por pessoas. (KNOBEL, 2005) A esse respeito, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO:
		
	
	A equipe de enfermagem deve reconhecer que a necessidade universal de ajuda é identificada como a mais importante para as famílias, seguida da necessidade de informação adequada e da sensação de que a equipe está preocupada com o paciente.
	
	O enfermeiro deve estar apto a reconhecer o momento em que paciente e família necessitam de intervenções psicológicas maiores e mais específicas e realizar o devido encaminhamento para avaliação e intervenção por um profissional da área da saúde mental.
	 
	Uma liderança centralizadora contribui para o desenvolvimento das equipes de saúde, uma vez que o processo de tomada de decisão requer rapidez e efetividade.
	
	O desconforto com o uso de tubos e sondas no nariz ou boca, pode ser minimizado por meio de informação prévia ao paciente, quando possível.
	1a Questão (Ref.: 201404066274)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(HUPAA SELEÇÃO À RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL) Os três indicadores que classificam o nível de consciência na Escala de Coma de Glasgow são:
		
	
	Exame pupilar, resposta verbal e estado emocional.
	
	Abertura ocular, reatividade a dor e estímulo verbal.
	 
	Abertura ocular, resposta verbal e resposta motora.
	
	Reatividade a dor, estímulos táteis e estado emocional.
	
	Estímulo verbal, estímulo doloroso e resposta motora.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404066281)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Foi admitido no setor de emergência um paciente com histórico de hipertensão arterial, apresentando dispnéia intensa em repouso que dificulta a fala, agitação, expectoração de coloração rósea, taquicardia e palidez. Perante o quadro descrito, o possível diagnóstico médico é:
		
	
	Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
	
	Infarto Agudo do Miocárdio.
	
	Embolia Pulmonar.
	
	Angina Instável.
	 
	Edema Agudo Pulmonar.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404066060)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No Brasil, a implantação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) teve início na década de 1970. Atualmente, é uma unidade presente no contexto hospitalar. O surgimento da prática em UTI representou um marco dentro dos progressos obtidos pelos hospitais em nosso século, visto que, antes dela, os pacientes graves eram tratados nas próprias enfermarias, faltando assim, área física adequada, além de recursos materiais e humanos para uma melhor qualidade desse cuidado.(CINTRA E.A., NISHIDE V.M., NUNES W.A. Assistência de Enfermagem ao Paciente Gravemente Enfermo - 2° edição) Considerando que o enfermeiro atuante em setores de alta complexidade, entre eles a Unidade de Terapia Intensiva, analise as afirmativas abaixo: I. Para a confecção de um projeto de construção de uma UTI, é necessária a presença de um grupo multidisciplinar, ou seja, não apenas engenheiros e/ou arquitetos. II. A localização da UTI, deve permitir acesso direto e estar próximo a elevadores, serviços de emergência, centro cirúrgico, laboratórios entre outros setores. III. As paredes e tetos devem ser construídos com materiais com alta capacidade de absorção de sons. Após a análise das afirmativas abaixo, marque a única opção correta:
		
	
	III
	
	II - III
	 
	I - II - III
	
	I
	 
	I - II
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404066439)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao assumir o plantão na Emergência, o enfermeiro recebe um paciente vítima de TCE após queda de 7 metros. Durante sua avaliação neurológica, o mesmo utiliza a escala de coma de Glasgow após identificar que o paciente só responde a estímulos dolorosos com abertura ocular e palavras inapropriadas, além de por resposta motora, apresentar retirada inespecífica. Com isso, podemos pontuar segundo a escala:
		
	 
	9
	
	8
	
	5
	
	7
	
	6
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404066099)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Escala de Coma de Glascow (ECG) relaciona três áreas de funcionamento neurológico, oferece uma visão geral do nível de resposta do paciente e é usada para avaliar o estado neurológico de pacientes que sofreram lesão cerebral. Ao aplicar a ECG em um paciente, foi identificado que o mesmo apresentava: abertura ocular espontÂnea ao ser chamado, falava alavras inapropriadas e retirava o membros ao estímulo doloroso. Qual a pontuação de acordo com a ECG para este paciente?
		
	
	9
	 
	10
	
	8
	 
	11
	
	15
	1a Questão (Ref.: 201404066098)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação a Segurança do paciente internado em uma unidade de Terapia intensiva leia os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
		
	
	A iatrogenia de omissão se caracteriza por imperícia e imprudência do profissional de saúde.
	
	Os fatores organizacionais, características do pacientes, condições de trabalho e resultados de morbidade e mortalidade de uma UTI não tem relação entre si.
	
	Fatores pessoais como falta de atenção, distração, preocupação, esquecimento e fadiga podem predispor a erro e eventos adversos. Portanto os fatores pessoais/individuais são de responsabilidade da instituição de saúde uma vez poderão afetar a segurança do paciente no perído de internação.
	 
	A iatrogenia de omissão caracteriza-se por ato negligente, pela falta de ação do profissional de saúde no diagnóstico ou tratamento.
	
	Cada Profissional de saude deve obrigatoriamente se capacitar, participando de capacitações. A capacitação profissional é responsabilidade da Instituição através do Setor de Treinamento ou Educação Continuada. A falta de conhecimento, habilidade e competência, além de atitude, motivação e capacidade de seguir um protocolo são fatores importantes para predispor a eventos adversos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404066284)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O Trauma de Tórax é frequente em politraumatizados e apresenta risco à vida se não identificado rapidamente durante a avaliação inicial. Sobre o Taruma de Tórax leia atentamente as assertivas que se seguem:
I. Características da ventilação como um todo devem ser avaliadas através da inspeção, percussão, palpação e ausculta.
II. As principais lesões torácicas que afetam a ventilação: pneumotórax hipertensivo, pneumotórax aberto (ferida torácica aspirativa), tórax instável (retalho costal móvel) com contusão pulmonar e hemotórax maciço.
III. As lesões traumáticas da parte superior do tórax podem criar um defeito palpável na região da articulação esternoclavicular com luxação posterior na cabeça da clavícula , causando obstrução da via aérea superior.
IV. O tratamento do pneumotórax hipertensivo é cllínico e reflete ar sob pressão no espaço pleural.
V. Após a intubação, uma das causas mais comuns de perda do murmúrio vesicular do hemitórax esquerdo é a intubação seletiva do brônquio principal esquerdo.
São assertivas CORRETAS:
		
	
	I, II, III, IV, V
	 
	I, II. III. IV
	 
	II, III, V
	
	III, IV
	
	III, IV, V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404066490)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Analise os itens abaixo em relação aos modos ventilatórios: I Na modalidade controlada o paciente recebe suporte ventilatóriototal, sendo obrigatórios os ajustes da FR e a definição do volume ou da pressão que será mantido a insuflação, sendo que o ventilador permanece sensível ao drive respiratório do paciente. II Na ventilação assistida o paciente pode receber suporte ventilatório total ou parcial, sendo obrigatório o ajuste da FR mínima, da sensibilidade e da definição do volume ou pressão com a qual será mantida a insuflação. III Na ventilação mandatória intermitente sincronizada o paciente recebe uma forma parcial de suporte ventilatório, pois esta modalidade possibilita ciclos controlados, assistidos e espontâneos, não sendo recomendada para desmame. IV Na ventilação assistida-controlada o paciente recebe suporte ventilatório parcial, sendo necessário o ajuste de uma FR mínima e a definição do volume ou da pressão com a qual será mantida a insuflação. V - Na modalidade controlada o paciente recebe suporte ventilatório total, sendo obrigatórios os ajustes da FR e a definição do volume ou da pressão que será mantido a insuflação, sendo que o paciente está impossibilitado de disparar o ventilador, que será ¿insensível¿. Agora, marque somente a alternativa correta em relação aos itens acima:
		
	 
	Apenas os itens I, II e V estão corretos.
	
	Somente o item III está correto.
	 
	Somente o item V está correto.
	
	Apenas os itens II, III e V estão corretos.
	
	Apenas os itens III, IV e V estão corretos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404066440)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A dor torácica representa um dos mais frequentes quadros presentes na Emergência, podendo ser de características específicas, dependendo do sistema afetado. A dor de origem cardíaca causada pela doença arterial coronariana (angina do peito ou infarto do miocárdio) é localizada na região central:
		
	 
	Retroesternal e difusa
	
	Subclavicular e difusa
	
	Retroabdominal e difusa
	
	Retroesternal e centralizada
	
	Subesternal e difusa
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404066308)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Referente ao estudo da Eletrocardiografia, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Possibilita a identificação de distúrbios do ritmo, alterações da condução e desequilíbrios eletrolíticos.
	 
	Auxilia na análise de atividades cerebrais, facilitando o diagnóstico de morte encefálica
	
	Auxilia no diagnóstico e monitoração de alguns distúrbios: Infarto do Miocárdio e Pericardite.
	 
	O Eletrocardiograma registra as atividades elétricas do coração em forma de ondas, que mostram a despolarização(contração) e a repolarização(relaxamento).
	
	É o registro dos fenômenos elétricos que se originam durante a atividade cardíaca, auxiliam no diagnóstico das cardiopatias e outras condições patológicas (ex.distúrbios metabólicos), porém algumas anomalias cardíacas não alteram o ECG.
		
	1a Questão (Ref.: 201404065989)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A ALIMENTAÇÃO POR VIA NASOENTERAL OU POR OSTOMIAS NÃO É ISENTA DE COMPLICAÇÕES QUE, UMA VEZ CONHECIDAS, PODEM SER TRATADAS OU PREVINIDAS MONITORIZANDO-SE DE FORMA ADEQUADA OS CLIENTES. AS DE MAIORES OCORRÊNCIAS EM UNIDADE DE CLIENTE GRAVE SÃO ENCONTRADAS EM QUAL OPÇÃO?
		
	
	PSICOLOGICA, METABÓLICA E PULMONAR
	 
	PULMONAR, DÉRMICA E INFECCIOSA
	
	DÉRMICA, FISIOLÓGICA E EXCRETORA
	 
	METABÓLICA, MECÂNICA E INFECCIOSA
	
	METABÓLICA, DÉRMICA E INFECCIOSA
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404066037)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Droga adminsitrada durante a parada cardiorrespiratória, que pode ser feita através do tubo orotraqueal, cujo objetivo é restaurar a pressão arterial através de vasoconstrição e aumento do fluxo sanguíneo acima do diafragma:
		
	
	amiodarona
	 
	lidocaína
	
	atropina
	
	gluconato de cálcio
	 
	adrenalina
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404066013)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O PACIENTE QUE APRESENTA AS SEGUINTES COMPLICAÇÕES GÁSTRICAS - VÔMITOS CRÔNICOS E DOENÇA INTESTINAL INFECCIOSA, DIARRÉIA, COLITE ULCERATIVA - DEVE-SE INDICAR QUE TIPO DE NUTRIÇÃO?
		
	
	DIETA ZERO POR 72 HORAS
	 
	NUTRIÇÃO PARENTERAL
	
	NUTRIR COM SONDA ENTERAL EM JEJUNO
	 
	MANTER A ENTERAL E TRATAR O QUADRO CLÍNICO
	
	MANTER A DIETA POR VIA ORAL COM SUPLEMETOS ALIMENTAR
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404066020)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Constitui um cuidado que não pode ser aplicado em clientes com apendicite:
		
	
	Preparo para cirurgia
	
	Administração de antibióticos
	
	Controle da dor
	 
	Administração de enemas
	
	Instalação de acesso venoso periférico
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404066022)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	MARQUE O PADRÃO OURO PARA CONFIRMAÇAO DO POSICIONAMENTO DO CATETER ENTERAL APÓS SUA INTRODUÇÃO NO TRATO DIGESTÓRIO:
		
	
	AUSCULTA GÁTRICA E AUSCULTA EM FLANCO DIREITO
	
	ASPIRAÇÃO DO LÍQUIDO GÁSTRICO
	
	pH GÁSTRICO
	
	AUSCULTA GÁSTRICA
	 
	RX DE ABDOME
	1a Questão (Ref.: 201404066164)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Animais peçonhentos são aqueles que produzem substância tóxica e apresentam um aparelho especializado para inoculação desta substância que é o veneno. São considerados animais peçonhentos:
		
	
	Aranhas, abelhas e lagartas
	
	Cobras, abelhas e moscas
	
	Caramujos, abelhas e escorpiões
	
	Caramujos, escorpiões e cobras
	 
	Escorpião, cobras e aranhas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404066034)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	AS EXTRAS-SÍSTOLES PODEM SER CLASSIFICADAS EM:
		
	
	VENTRICULARES ATRIAIS
	
	SUPRAVENTRICULARES E JUNCIONAIS
	
	ATRIAS
	
	JUNCIONAIS
	 
	SUPRAVENTRICULARES E VENTRICULARES
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404066062)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As Monitorações consideradas invasivas permitem avaliar a função de diferentes órgãos. Com Cateter de PIC é possível monitorar:
		
	 
	A pressão dentro do crânio
	
	A pressão dentro das veias
	
	O ritmo do coração.
	
	A pressão dentro das câmaras cardíacas
	
	A pressão arterial
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404066163)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os pacientes habitualmente são encaminhados pelo serviço Movel de Urgência ou então procuram o serviçoo de emergência com sintomatologia de desconforto torácico e apresentam arritmias tais como taquicardia paroxistica, bradicardias ou extra-sístoles ventriculares bigeminadas. Estas arritmias requerem intervenção medicamentosa. Outrossim, a desfibrilação de emergência deve ser o tratamento de escolha utilizado quando o paciente apresenta a seguinte alteração cardíaca:
		
	 
	Fibrilação ventricular
	
	Tasquicardia Sinusal
	
	Fibrilação Atrial
	
	Flutter atrial.
	
	Taquicardia atrial
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404066335)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A crise convulsiva é resultante de:
		
	 
	Uma descarga neural paroxística.
	
	Um surto bipolar.
	
	Um surto esquizofrênico.
	
	Uma vertigem.
	
	Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	1a Questão (Ref.:201409099341)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São cuidados neurointensivos prestados a um paciente em terapia intensiva, EXCETO:
		
	 
	Induzir hipotensão arterial
	
	Monitorização da PIC quando indicada, mantendo entre 0 a 20mmHg
	
	Via aérea definitiva para proteção de vias aéreas e oxigenação adequada
	
	Reposição volêmica com cristalóides e vasopressores para garantir aumento da PAM
	
	Garantir pressão de perfusão cerebral acima 60MMhg
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409099170)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Foi admitido no setor de emergência um paciente com histórico de hipertensão arterial, apresentando dispnéia intensa em repouso que dificulta a fala, agitação, expectoraçãode coloração rósea, taquicardia e palidez. Perante o quadro descrito, o possível diagnóstico médico é:
		
	 
	Edema Agudo Pulmonar.
	
	Infarto Agudo do Miocárdio.
	
	Embolia Pulmonar.
	
	Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
	
	Angina Instável.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409099332)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Entende-se como fisiopatologia do Acidente Vascular Encefálico Isquêmico:
		
	
	O Rompimento de um vaso cerebral importante, ocasionando diminuição da oferta de oxigênio e nutrientes.
	
	A Formação de um Hematoma, devido provável trauma cerebral.
	
	Fração de oxigênio inspirada em uma mistura de gás.
	 
	A Diminuição da circulação cerebral, ocasionando diminuição da oferta de oxigênio e nutrientes.
	
	Processos degenerativos, como o Mal de Alzheimer foi o desencadeador desse AVE.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409099208)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Escolha a alternativa que apresenta a variação dos valores normais da Pressão Intra Craniana em um adulto.
		
	
	de 15 a 20 mmhg.
	
	de 10 a 15 mmhg.
	 
	de 5 a 10 mmhg.
	
	de 30 a 40 mmgh
	
	de 20 a 25 mmhg
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409099219)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A instituição de Programas de Humanização nas Unidades de Terapia Intensiva, discutidos, implementados e monitorados por grupos multiprofissionais deve ser encorajada, pois a Humanização se faz por pessoas. (KNOBEL, 2005) A esse respeito, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO:
		
	
	O desconforto com o uso de tubos e sondas no nariz ou boca, pode ser minimizado por meio de informação prévia ao paciente, quando possível.
	
	O enfermeiro deve estar apto a reconhecer o momento em que paciente e família necessitam de intervenções psicológicas maiores e mais específicas e realizar o devido encaminhamento para avaliação e intervenção por um profissional da área da saúde mental.
	
	A equipe de enfermagem deve reconhecer que a necessidade universal de ajuda é identificada como a mais importante para as famílias, seguida da necessidade de informação adequada e da sensação de que a equipe está preocupada com o paciente.
	 
	Uma liderança centralizadora contribui para o desenvolvimento das equipes de saúde, uma vez que o processo de tomada de decisão requer rapidez e efetividade.
	1a Questão (Ref.:201409099214)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Parada Cardiorespiratória (PCR) é ausência de atividade mecânica cardíaca, confirmada pela ausência de pulso detectada, ausência de responsividade e apnéia ou respiração agônica. A compreensão atual da melhor abordagem para o tratamento de pessoas em PCR súbita compreende os quatro elos da corrente de sobrevivência. De acordo com contexto acima marque a alternativa correta:
		
	 
	O primeiro elo da corrente de sobrevivência inclui o reconhecimento precoce da situação de emergência e o acionamento da equipe multiprofissional em terapia intensiva concomitante o posicionamento do carrinho de emergência com desfibrilador a beira do leito.
	
	Após cinco minutos de acionamento da equipe multiprofissional inicia-se as manobras de acordo com as prioridades.
	
	Ao utilizar desfibrilador bifásico em FV ou TV utiliza-se choque de 360j.
	
	As manobras de RCP consistem em compressões torácicas ventilações artificiais, uma para cada quinze compressões, quando não um acesso de via aérea avançada.
	
	Após acesso de via aérea avançada manter a relação compressão cardíaca X ventilação artificial de 30:02.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409099160)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Choque cardiogênico é uma forma severa de falência ventricular esquerda, hipoperfusão tecidual e falência de bomba cardíaca (Ratton, 2005). Pode-se afirmar que é uma patologia desencadeada geralmente por:
		
	
	ICC.
	
	EAP.
	
	Hipóxia cerebral.
	
	Hipertensão arterial severa.
	 
	Isquemia miocárdica.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409099054)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A análise do pH sanguíneo, "p" - alemão potenz - poder de concentração e "H" - íon de hidrogênio (H+), indica o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade do organismo. Sobre esta informação, marque a alternativa CORRETA:
		
	
	Quando a concentração dos íons hidrogênio se eleva, acima dos valores normais, temos instalado um quadro de Acidose.
	 
	Possibilita avaliar o equilíbrio químico entre os ácidos e as bases existentes no organismo para a manutenção da quantidade ideal de íons hidrogênio nos líquidos intracelular e extracelular.
	
	Quando a concentração dos íons hidrogênio diminui, abaixo dos valores normais, temos instalado um quadro de alcalose.
	
	Normalmente, o sangue é discretamente alcalino, com um pH situado na faixa de 7,25 a 7,45.
	
	O equilíbrio ácido-básico pode ser avaliado com precisão, onde os erros na leitura independem do tipo sanguíneo (arterial ou venoso) ou habilidade na interpretação.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409099397)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE/UnB - SESA/ES/2013 - Adaptado por Talline Hang-Costa) Uma paciente, de trinta e dois anos de idade, com diagnóstico de hepatite crônica foi atendida pelo SAMU em sua residência com relato de falta de ar progressiva havia quatro dias, desconforto torácico ventilatório-dependente e sonolência havia doze horas. O exame físico, na admissão, mostrou pressão arterial de 65 mmHg × 45 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm e frequência respiratória de 30 irpm. Durante a realização desse exame, a paciente tornou-se arresponsiva, sem respiração espontânea e sem pulso arterial central. Como naquele momento inicial nem o desfibrilador/monitor cardíaco e nem o material de intubação orotraqueal estavam disponíveis (encontravam-se na ambulância), o enfermeiro iniciou os procedimentos de suporte básico de vida.
As recomendações de suporte básico de vida, com base nas diretrizes da Associação Americana do Coração (American Heart Association - AHA, 2015) para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e de Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), recomendam nesse caso que os efetivos procedimentos de RCP iniciem-se por:
		
	
	ventilações artificiais.
	
	abertura das vias aéreas.
	
	verificação da resposta pupilar.
	
	aplicação de soco precordial.
	 
	compressões torácicas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409099093)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente apresentando dor torácica constritiva que não melhora com repouso, realizou ECG de doze derivações que revelou supra ST em V1 e V4-V5R. Considerando que o paciente estava hipotenso qual medicamento não pode ser utilizado?
		
	
	Oxigênio
	
	Aspirina
	 
	Nitroglicerina
	
	Clopidogrel
	
	Morfina
	1a Questão (Ref.:201409098943)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A utilização da ventilação mecânica da maneira e indicação corretas, muitas das vezes é o diferencial entre a vida e a morte do paciente. Sendo assim, ao enfermeiro são atribuídas funções quando no atendimento ao paciente crítico (alta complexidade), entre elas, o manuseio deste equipamento e as suas indicações, para que desta forma possa auxiliar os demais componentes da equipe multiprofissional de saúde em prol do paciente. Considerando a importância da utilização do ventilador mecânico em setores que normalmente encontram-se pacientes que necessitam de cuidados de alta complexidade, entre eles a emergência e o CTI, analise as afirmativas abaixo: I. Podemos citar como alguns objetivos da ventilação mecânica: aumentar o volume pulmonar, reduzir o trabalho do músculo respiratório, prevenir ou reverter atelectasias, entre outros. II. Nos ventiladores ciclados, a inspiração termina após um tempo inspiratório pré-determinado e a quantidade de gás ofertada varia a cada respiração, pois depende da mecânica ventilatória. III. Em casos de pacientes que não conseguem realizar esforço respiratório,poderemos utilizar a ventilação controlada, pois nesse modo ventilatório o volume-minuto é totalmente dependente do ventilador. Após a análise das afirmativas acima, assinale a alternativa correta:
		
	
	I - II
	 
	I - II - III
	
	II
	
	I - III
	
	I
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409099100)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando o paciente apresenta um quadro de Meningite, uma das principais condutas a serem realizadas é a redução da febre. Isso deve-se ao fato de:
		
	
	Diminuir a ingesta hídrica.
	
	Evitar a diminuição das demandas metabólicas que podem aumentar a PIC.
	 
	Evitar o aumento das demandas metabólicas que podem aumentar a PIC.
	
	Aumentar o consumo de corticosteroides.
	
	Aumentar a ingesta hídrica.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409099405)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	J.M.J, 30 anos, chega na emergência com relato de palpitações e falta de ar. Ao ECG: taquicardia Supra-Ventricular, com frequência cardíaca em torno de 180 bpm. Foram realizadas manobras vagais com massagem do seio carotídeo sem sucesso. Qual a próxima intervenção mais apropriada?
		
	
	Adrenalina IV
	 
	Adenosina IV
	
	Amiodarona IV
	
	Atropina IV
	
	Diltiazem IV
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409099267)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Infarto do miocárdio - é a necrose da célula miocárdica resultante da oferta inadequada de oxigênio ao músculo cardíaco. Dor sub-esternal constritiva ou compressiva podendo persistir por 12 horas ou mais, pode radiar para o braço esquerdo, para o maxilar, para o pescoço e para as omoplatas. É intensa. Entretanto, alguns clientes, principalmente idosos e diabéticos, não há dor ou pode ser branda. Na intervenção de enfermagem são descritos prioridades na assistência:
		
	 
	menhuma das alternativas anteriores
	
	Realizar o ABCD- A - Abertura das Vias aéreas, B - ventilação e suporte respiratório, C ¿ Monitorização cardíaca, Oxímetro de pulso /PNI Pressão não invasiva - P.A Punção venosa com jelco 16 ou 18 para reposição volêmica D - deficit neurológico - Observar nível de consciência - Escala de glasgow Suporte avançado,
	
	Realizar o CABD- Suporte avançado, C ¿ Monitorização cardíaca Oxímetro de pulso /PNI Pressão não invasiva - P.A Punção venosa com jelco 16 ou 18 para reposição volêmica A - Abertura das Vias aéreas, B - ventilação e suporte respiratório, D - deficit neurológico - Observar nível de consciência - Escala de Bradem,
	 
	Realizar o CABD- Suporte avançado, C ¿ Monitorização cardíaca Oxímetro de pulso /PNI Pressão não invasiva - P.A Punção venosa com jelco 16 ou 18 para reposição volêmica A - Abertura das Vias aéreas, B - ventilação e suporte respiratório, D - deficit neurológico - Observar nível de consciência - Escala de glasgow
	
	Realizar o ABCD- A - Abertura das Vias aéreas, B - ventilação e suporte respiratório, C ¿ Monitorização cardíaca, Oxímetro de pressão /PNI Pressão não invasiva - P.A Punção venosa com jelco 16 ou 18 para reposição volêmica D - deficit neurológico - Observar nível de consciência - Escala de Bradem Suporte avançado,
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409099142)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A frequência e a profundidade das compressões torácicas aplicadas durante a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é um fator determinante da sobrevivência em parada cardiorrespiratória (PCR). Sobre as atualizações das Diretrizes de 2015 da American Heart Association para RCP, assinale o item correto:
		
	
	d) Para efetividade das compressões torácicas não é recomendada o retorno total da parede do tórax após cada compressão.
	
	a) Socorristas leigos e profissionais de saúde devem realizar compressões torácicas a uma frequência mínima de 100 compressões por minuto.
	
	e) Os socorristas devem aplicar compressões torácicas a uma frequência superior a 120/minuto. Nessas situações é permitida a interrupção das compressões por mais de 10 segundos.
	 
	b) Em vítimas adultas de PCR, o correto é aplicar compressões torácicas a uma frequência de 100 a 120 por minuto, com as duas mãos sobre a metade inferior do esterno.
	
	c) Durante a RCP manual, deve-se realizar compressões torácicas a uma profundidade de pelo menos 2 polegadas (5 cm) ou superior a 2,4 polegadas (6 cm).
	
	1a Questão (Ref.:201409099389)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(COPEVE-UFAL, 2016) A escala de coma de Glasgow é um método confiável para avaliar o nível de consciência da pessoa, principalmente após um trauma encefálico. É composta da avaliação dos três parâmetros:
		
	 
	resposta motora, resposta verbal e abertura ocular.
	
	reflexo palpebral, resposta reflexa e reação pupilar.
	
	reflexo pupilar, reflexo tendinoso e movimentos oculares.
	
	resposta verbal, reflexo de Moro e resposta motora.
	
	reflexo vagal, reflexo ciliar e resposta motora.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409099172)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente apresenta dor retroesternal, que irradia para o braço esquerdo, mandíbula e dorso, com náuseas e vômitos, epigastralgia, agitação, sudorese e palidez. Foi encaminhado para o serviço de Pronto-socorro. O mesmo apresenta quadro clínico sugestivo de:
		
	
	Hipertensão Arterial Sistêmica.
	
	Acidente Vascular Cerebral.
	 
	Infarto Agudo do Miocárdio.
	
	Derrame pleural.
	
	Insuficiência Cardíaca Congestiva.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409099285)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca das indicações e manejos das vias aéreas artificiais, marque a assertiva correta:
		
	 
	Uma indicação para a traqueostomia é a proteção contra a broncoaspiração
	
	Paciente com via aérea artificial não poder fazer mudança de decúbito
	
	Uma máscara laríngea fica localizada na via aérea inferior
	
	Um Cuff muito insuflado pode causar obstrução das vias aéreas
	
	O sistema de aspiração fechada é um tipo de aspiração contínua
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409099267)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Infarto do miocárdio - é a necrose da célula miocárdica resultante da oferta inadequada de oxigênio ao músculo cardíaco. Dor sub-esternal constritiva ou compressiva podendo persistir por 12 horas ou mais, pode radiar para o braço esquerdo, para o maxilar, para o pescoço e para as omoplatas. É intensa. Entretanto, alguns clientes, principalmente idosos e diabéticos, não há dor ou pode ser branda. Na intervenção de enfermagem são descritos prioridades na assistência:
		
	
	Realizar o ABCD- A - Abertura das Vias aéreas, B - ventilação e suporte respiratório, C ¿ Monitorização cardíaca, Oxímetro de pulso /PNI Pressão não invasiva - P.A Punção venosa com jelco 16 ou 18 para reposição volêmica D - deficit neurológico - Observar nível de consciência - Escala de glasgow Suporte avançado,
	
	menhuma das alternativas anteriores
	 
	Realizar o CABD- Suporte avançado, C ¿ Monitorização cardíaca Oxímetro de pulso /PNI Pressão não invasiva - P.A Punção venosa com jelco 16 ou 18 para reposição volêmica A - Abertura das Vias aéreas, B - ventilação e suporte respiratório, D - deficit neurológico - Observar nível de consciência - Escala de glasgow
	
	Realizar o ABCD- A - Abertura das Vias aéreas, B - ventilação e suporte respiratório, C ¿ Monitorização cardíaca, Oxímetro de pressão /PNI Pressão não invasiva - P.A Punção venosa com jelco 16 ou 18 para reposição volêmica D - deficit neurológico - Observar nível de consciência - Escala de Bradem Suporte avançado,
	
	Realizar o CABD- Suporte avançado, C ¿ Monitorização cardíaca Oxímetro de pulso /PNI Pressão não invasiva - P.A Punção venosa com jelco 16 ou 18 para reposição volêmica A - Abertura das Vias aéreas, B - ventilação e suporte respiratório, D - deficit neurológico - Observar nível de consciência - Escala de Bradem,
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409099191)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A principal característicada queimadura de terceiro grau é o fato de o local atingido não apresentar:
		
	
	Necrose.
	
	Tecido desvitalizado.
	
	Aparecimento de estruturas internas.
	
	N.D.A
	 
	Dor.
	
	1a Questão (Ref.:201410195543)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A crise convulsiva é resultante de:
		
	
	Uma vertigem.
	
	Um surto bipolar.
	
	Um surto esquizofrênico.
	 
	Uma descarga neural paroxística.
	
	Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201410195717)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	CESPE/UnB - SESA/ES/2013 - Adaptado por Talline Hang-Costa) Acerca do traumatismo craniano, classificado como leve e de baixo risco, define-se, pela Escala de Coma de Glasgow, entre os níveis de pontos:
		
	
	10 e 11.
	 
	14 e 15.
	
	8 e 9.
	
	12 e 13.
	
	6 e 7.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201410195780)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(ENADE 2016) Um homem com 54 anos de idade, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), apresentou dispneia súbita em sua residência. Levado por familiares à emergência de um Hospital Geral, foi entubado e acoplado à ventilação mecânica invasiva e transferido para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com diagnóstico de síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).
O paciente foi submetido a ventilação controlada a pressão (PCV), com pressão inspiratória = 15 cm H2 O; tempo inspiratório = 0,9 s; frequência respiratória = 15 irpm; pressão positiva expiratória final (PEEP) = 5 cm H2 O; pressão de pico = 36 cm H2 O; fração inspirada de oxigênio = 70%.
Para atender às recomendações brasileiras de ventilação mecânica, os parâmetros que DEVEM SER ADOTADOS nesse caso são:
		
	
	ventilação com suporte de pressão de 20 cm H2O e PEEP de 7 cm H2O.
	 
	volume corrente baixo, ≤ 6 ml/kg da massa corpórea, e manutenção da pressão de platô ≤ 30 cm H2O.
	
	alto volume corrente, > 8 ml/kg da massa corpórea, associado a pressão de platô média ≥ 30 cm H2O nas vias aéreas.
	
	alto volume corrente, > 8 ml/kg da massa corpórea, associado a frequência respiratória de 20 irpm.
	
	pressão controlada de 20 cm H2O, tempo inspiratório de 0,70 s e PEEP fisiológica, 5 cm H2O.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201410195462)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Hospital Madre Teresa Residência Multiprofissional Edital 02/2015 adaptada) A Síndrome da Angústia Respiratória do Adulto (SARA) é uma das importantes causas de insuficiência respiratória aguda em pacientes graves internados em Unidades de Terapia Intensiva. Analise as afirmativas e assinale a CORRETA:
		
	
	Os pulmões tornam-se muito complacentes devido ao aumento do edema e do exsudato alveolar.
	
	As causas são sempre secundárias a patologias pulmonares.
	
	Ocorre sobrecarga ventricular esquerda por aumento da pós-carga, além do aumento da resistência vascular pulmonar.
	
	Em resposta à fisiopatologia, o parênquima pulmonar torna-se ressecado, com diminuição do muco.
	 
	Caracteriza-se pela hipoxemia refratária a altas concentrações de oxigênio, presença de infiltrados pulmonares bilaterais e diminuição da complacência pulmonar.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201410195704)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FUNRIO, 2016 - IF-PA Enfermeiro) J.M.S., 38 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, sofreu traumatismo craniano contuso em acidente automobilístico, sendo atendido em uma unidade de emergência onde realizou tomografia craniana. Foi submetido a procedimento cirúrgico para inserção de cateter intraventricular e encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva. Assinale dentre as ações a seguir aquelas referentes à assistência de enfermagem necessária ao paciente.
		
	
	Mensurar a PPC (Pressão de Perfusão Cerebral) e comunicar à equipe médica quando esse valor estiver menor que 100mmHg; Avaliar a dor e medicar conforme a prescrição médica.
	
	Registrar a PIC (Pressão Intracraniana) com intervalo mínimo de 4 em 4 horas; Realizar mudança de decúbito a cada 2 horas durante toda a permanência do cateter de PIC para evitar o surgimento de úlceras de decúbito.
	
	Avaliar a PIC (Pressão Intracraniana) e acompanhar os valores em intervalo mínimo de 2 em 2 horas, principalmente diante de elevação súbita de valor; Manter leito zerado para favorecer o retorno venoso; Comunicar à equipe médica quando a PIC estiver maior ou igual a 30mmHg.
	
	Mensurar a PPC (Pressão de Perfusão Cerebral), comunicar qualquer alteração à equipe médica; Avaliar a sedação empregando Escala de Glasgow.
	 
	Mensurar a PIC (Pressão Intracraniana) e acompanhar os valores de forma contínua, preferencialmente de 1 em 1 hora e quando houver alguma elevação súbita de valor; Registrar sinais vitais de 2 em 2 horas e aumentar a frequência do registro se o paciente evoluir com instabilidade; Comunicar à equipe médica quando a PIC estiver maior ou igual a 15mmHg.
	
	1a Questão (Ref.:201410195321)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O que você faria se identificasse que um paciente ficou inconsciente, não atende ao ser chamado pelo nome nem ao balanço dos ombros e está respirando com muita dificuldade?
		
	 
	Solicitaria ajuda e iniciaria as compressões torácicas.
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	
	Daria um soco no tórax do paciente.
	
	Puxaria o carrinho de parada para realizar um choque no tórax do paciente.
	
	Aspiraria as medicações de emergência.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201410195490)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) envolve a instituição de medidas para fornecimento de ventilação e circulação eficazes, quando a respiração e o coração do paciente pararem de funcionar. Com relação a parada cardiorespiratória, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	As Diretrizes da AHA 2015 para RCP recomendam que a sequência de procedimentos de suporte básico de vida seja C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração) em adultos, crianças e bebês.
	 
	Os carrinhos de emergência devem estar posicionados em locais estratégicos no hospital e verificados somente quando forem utilizados.
	
	Assistolia, via aérea obstruída e depressão do sistema nervoso central podem ser algumas das causas de parada cardiorrespiratória.
	
	São sinais de parada cardiorespiratória a ausência de batimento cardíaco, ausência dos pulsos carotídeo e femural, apnéia e cianose.
	
	O profissional de enfermagem deve prever e auxiliar com os procedimentos de emergência e medicamentos, ajudar com a intubação, monitoração, punção venosa, administração de líquidos EV, desfibrilação e outras medidas definitivas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201410195632)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Angina de Prinzmetal tem como principal origem fisiopatológica:
		
	 
	Vasoespasmo Coronariano
	
	Progressão da placa de ateroma
	
	Progressão da placa de ateroma e aglutinação de plaquetas
	
	Vasodilatação Coronariana
	
	Progressão da placa de ateroma
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201410195508)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O infarto pulmonar em pacientes hospitalizados por longo período está relacionado ao seguinte processo patológico:
		
	
	complacência pulmonar diminuida.
	
	derrame pleural.
	 
	tromboembolismo.
	
	broncopneumonia.
	
	N.D.A
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201410195256)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Não constitui um cuidado de enfermagem a ser destinado a um cliente com diagnostico médico de Edema Agudo de Pulmão:
		
	
	Colocar o cliente em posição sentada com o MMII pendentes.
	
	Instalar acesso vensoso
	 
	Manter garroteamento de MMSS e MMII.
	
	Administração de dorgas prescritas como diuréticos, por exemplo.
	
	Instalar oxigenioterapia
	
	1a Questão (Ref.:201410195349)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"A.H.S, 70 anos chega ao setor de emergência com relatode dor precordial, com irradiação, de forte intensidade que não melhora com o repouso." A situação apresentada é uma característica de angina:
		
	
	Variante
	
	Refratária
	
	Atípica
	
	Estável
	 
	Instável
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201410195466)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No edema agudo defini-se como uma síndrome clínica que caracteriza emergência médica, determinada pelo acúmulo anormal de fluidos no compartimento extravascular pulmonar, resultando em hipoxemia, aumento do trabalho respiratório, diminuição da complacência pulmonar e alteração da relação ventilação- perfusão.
		
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	 
	Falência das câmaras esquerdas→aumento da pressão diastólica final do VE→aumento da pressão hidrostática vascular→que se transmite para a pressão hidrostática capilar pulmonar, que se torna maior que a pressão intersticial normal→extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	 
	É muito comum ocorrer ausculta pulmonar com sibilos nos pacientes com edema agudo de pulmão devido a bronconstricção.
	
	Falência das câmaras direitas→aumento da pressão diastólica final do VD→aumento da pressão hidrostática vascular→que se transmite para a pressão hidrostática capilar pulmonar, que se torna maior que a pressão intersticial normal→extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	
	Ocorre falência das duas câmaras direita e esquerda - extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201410195213)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	João é um dos cliente internados no CTI liderados por você. O diagnóstico médico do cliente é de insufuciência respiratória e em virtude deste quadro, evoluiu para prótese ventilatória. Um dos cuidados dispensados a este cliente é a coleta de gasometria arterial. Ao realizar este procedimento e obter o resultado, você observou os seguintes valores: ph: 7,45; HCO3: 20 mEq/l; PaO2 : 90 mmHg; PaCo2: 30 mmHg; SatO2: 90%. Diante deste quadro, é possível afirmar que o cliente apresenta o distúrbio ácido-básico denominado:
		
	
	acidose respiratória
	
	alcalose respiratória
	
	acidose metabólica
	 
	acidose metabólica compensada
	 
	acidose respiratória compensada
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201410195628)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A célula cardíaca em repouso (polarizada) tem como característica principal:
		
	
	A célula é pobre em Potássio, e apresenta-se Negativa em relação ao meio externo que é Positivo e rico em Sódio.
	 
	A célula é rica em Potássio, e apresenta-se Positiva em relação ao meio externo que é Negativo e rico em Sódio.
	
	Rica em Sódio, e apresenta-se Negativa em relação ao meio externo que é Positivo e pobre em Sódio.
	
	A célula é rica em Potássio, e apresenta-se Negativa em relação ao meio externo que é Positivo e rico em Potássio.
	 
	A célula é rica em Potássio, e apresenta-se Negativa em relação ao meio externo que é Positivo e rico em Sódio.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201410195604)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Acerca das indicações e manejos das vias aéreas artificiais, marque a assertiva correta:
		
	
	Paciente com via aérea artificial não poder fazer mudança de decúbito
	 
	Uma indicação para a traqueostomia é a proteção contra a broncoaspiração
	
	Uma máscara laríngea fica localizada na via aérea inferior
	 
	Um Cuff muito insuflado pode causar obstrução das vias aéreas
	
	O sistema de aspiração fechada é um tipo de aspiração contínua
	
	
	1a Questão (Ref.:201309218804)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Na assistência de enfermagem ao paciente em situação de urgência e emergência, o enfermeiro deve realizar a avaliação neurológica, utilizando a Escala de Glasgow. Acerca dessa escala, é correto afirmar:
		
	
	Avalia os movimentos musculoesqueléticos do paciente.
	
	Avalia o estado neurológico do paciente, considerando a abertura ocular, resposta motora e resposta verbal.
	
	São avaliados estímulos verbais, dolorosos e hídricos para avaliação.
	
	Avalia o estado neurológico do paciente, considerando a abertura ocular, resposta do MMSS e resposta não verbal.
	
	Sua pontuação varia de 0 a 15, sendo grave de 0 a 5, moderado e 6 a 10 e leve de 11 a 15.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309218385)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A AVALIAÇÃO DA ESCALA DE GLASGOW ESTA DIVIDIDA EM TRÊS CONDIÇÕES E O ESCORE DAS NORMALIDADES CHEGA A UM VALOR ESPECIFICO. MARQUE A RESPOSTA QUE CONFIRMA AS TRÊS CONDIÇÕES DA ESCALA E O ESCORE MÁXIMO DE NORMALIDADE
		
	
	RESPOSTA MOTORA COM O ESCORE DE 21
	
	ABERTURA DOS OLHOS DIVIDIDO EM A SEGMENTOS DE ESCORE QUE SÃO 10
	
	ABERTURA OCULAR, RESPOTAS VERBAIS, RESPOSTAS MOTORAS E O ESCORE 15
	
	FALA, CONFUSA E FLEXÃO COM ESCORE DE 16
	
	ESPONTÂNEA 4, CONFUSA 5 E OBEDECE A COMANDOS 3 , ESCORE 11
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309218824)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Uma gestante diagnosticada com eclâmpsia, a caminho para UTI Obstétrica, apresenta um episódio de crise convulsiva. Para prestar atendimento a uma vítima durante a crise convulsiva, deve-se: I- Segurar firmemente pernas e braços da paciente para impedir os movimentos convulsivos a fim de reduzir danos em virtude dos espasmos musculares. II - Proteger via aérea, lateralizando a cabeça da paciente para evitar broncoaspiração. III - Afastar objetos e condições que representem riscos para a paciente. IV- Não inserir objetos na cavidade da boca da paciente. As ações que devem ser tomadas frente a esta situação estão descritas corretamente em:
		
	
	I, II, III e IV.
	
	II, III e IV, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309218432)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	É função do corpo de enfermagem supervisionado pelo enfermeiro, verificar o correto funcionamento do sistema de gases e vácuo de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), uma vez que esses suprimentos devem estar disponibilizados durantes ás 24 horas do dia. Analise as afirmativas abaixo e marque a única opção correta:
		
	
	Não há a necessidade de pontos de vácuo nos leitos de UTI, a não ser naqueles em que o paciente necessite ser aspirado.
	
	São necessárias no mínimo duas saídas de oxigênio por leito, independente de estar sendo ou não utilizado pelo paciente.
	
	Não há necessidade de manter sempre uma saída de oxigênio por leito, pois nem sempre os pacientes necessitarão deste tipo de suprimento.
	
	O sistema de alarme para a detecção das pressões alta e baixa dos gases é facultativo, pois a equipe de enfermagem deve estar sempre vigilante com relação á verificação dos níveis dos suprimentos de oxigênio.
	
	Não há necessidade de sistema de alarmes para o controle de pressão do vácuo, pois só utilizamos essa ferramenta para o controle do oxigênio.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309218434)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Segundo estudos realizados, as populações dos países subdesenvolvidos estão mais expostas aos riscos de desenvolvimento de episódios de convulsão ou epilepsia, devido ás condições precárias de higiene e nutrição. Ainda segundo o estudo, cerca de 3% a 5% da população apresenta epilepsia. Considerando que o profissional enfermeiro deve ser detentor de conhecimentos acerca da fisiopatologia, manifestações clínicas e abordagem inicial nos casos de convulsão e epilepsia, analise as afirmações abaixo: I. Algumas etiologias como álcool, tumores, febre, podem desencadear o processo de convulsão. II. Após o primeiro episódio de convulsão, o eletroencefalograma (EEG) deve ser realizado com o objetivo de verificar possíveis alterações estruturais. III. E de suma importânciaque o enfermeiro colha a história do paciente com eficácia, pois é componente importante para o diagnóstico e tratamento da epilepsia. É correto apenas o que se afirma em: 
		
	
	I - II
	
	I
	
	I - III
	
	II
	
	II - III
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201309218869)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(CESPE/UnB - SESA/ES/2013 - Adaptado por Talline Hang-Costa) Nas emergências clínicas, a monitorização da oximetria de pulso é uma medida não invasiva que vem sendo considerada como o ´quinto sinal vital´. A principal VANTAGEM dessa medida é:
		
	
	possibilitar uma mensuração direta da pressão parcial de gás carbônico arterial (PaCO2).
	
	possibilitar uma medida direta da quantidade de oxigênio dissolvida no plasma. 
	
	possibilitar a determinação do nível de saturação da hemoglobina com oxigênio (SaO2). 
	
	permitir a avaliação direta da pressão parcial de oxigênio no sangue arterial (PaO2). 
	
	permitir uma avaliação fidedigna do nível de ventilação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309218757)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Antes da realização da punção é necessário a realização do teste de ALLEN: 
 Isso envolve a compressão simultânea das artérias ulnar e radial e pede ao paciente para realizar movimentos sucessivos rápido abrir e fechar a mão; se descomprime a artéria ulnar e em menos de 15 segundos deve ser restabelecida o movimento e a cor da mão; utilizado para qual tipo de procedimento: 
		
	
	gasometria venosa e Punção arterial para cateter de PAM
	
	punção de acesso venoso profundo da subclávia e jugular para soroterapia 
	
	gasometria arterial e Punção arterial para cateter de PAM
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	
	punção venosa periférica do terço médio do antebraço direito para soroterapia
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309218682)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	A pressão de perfusão cerebral é estimada pela seguinte formula:
		
	
	PAM - PIC
	
	PIC / PAM
	
	PAM + PIC
	
	PAM / PIC
	
	PIC X PAM
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309218729)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A oferta de oxigênio (FiO2) na ventilação mecânica corresponde a:
		
	
	21%.
	
	0 a 21%.
	
	21 a 100%.
	
	0 a 100%.
	
	20 a 80%.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309218827)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	São cuidados neurointensivos prestados a um paciente em terapia intensiva, EXCETO:
		
	
	Garantir pressão de perfusão cerebral acima 60MMhg
	
	Via aérea definitiva para proteção de vias aéreas e oxigenação adequada
	
	Induzir hipotensão arterial
	
	Monitorização da PIC quando indicada, mantendo entre 0 a 20mmHg
	
	Reposição volêmica com cristalóides e vasopressores para garantir aumento da PAM
	
	
	1a Questão (Ref.:201309218839)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	A Escala de Coma de Glasgow é usada para descrever e avaliar o estado neurológico do paciente, detectar e interpretar alterações em seu nível de consciência. Analise as seguintes afirmativas e assinale a INCORRETA. 
		
	
	No teste relativo a ¿resposta de abertura dos olhos¿ o(a) enfermeiro(a) deve observar se a pessoa abre os olhos espontaneamente; em resposta a estímulo verbal, estímulo doloroso ou não abre os olhos em resposta a qualquer estímulo. 
	
	Uma pontuação total igual ou menor que sete indica lesão neurológica grave.
	
	Um paciente alerta, que obedece a comando simples e está orientado em relação a tempo, espaço e as pessoas recebe 15 pontos na Escala de Coma de Glasgow. 
	
	No teste relativo à ¿resposta verbal¿, o enfermeiro (a) deve observar se a pessoa encontra-se orientada, confusa, articula palavras impróprias e incompreensíveis, obedece a comandos simples. 
	
	Histórico de enfermagem, exame físico, diagnóstico de enfermagem, planejamento da assistência, prescrição da assistência de enfermagem, implementação da assistência evolução da assistência de enfermagem e relatório de enfermagem. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309218868)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Paciente vitima de trauma cranioencefálico, evoluiu na Unidade de Terapia Intensiva com hipertensão intracraniana, sendo submetido a procedimento para implantação da Pressão Intra Craniana (PIC) para monitorização. Qual o valor normal da PIC?
		
	
	20 a 40mmHg
	
	15 a 40mmHg
	
	0 a 15mmHg
	
	30 a 50mmHg
	
	0 a 30mmHg
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309218385)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A AVALIAÇÃO DA ESCALA DE GLASGOW ESTA DIVIDIDA EM TRÊS CONDIÇÕES E O ESCORE DAS NORMALIDADES CHEGA A UM VALOR ESPECIFICO. MARQUE A RESPOSTA QUE CONFIRMA AS TRÊS CONDIÇÕES DA ESCALA E O ESCORE MÁXIMO DE NORMALIDADE
		
	
	ESPONTÂNEA 4, CONFUSA 5 E OBEDECE A COMANDOS 3 , ESCORE 11
	
	RESPOSTA MOTORA COM O ESCORE DE 21
	
	FALA, CONFUSA E FLEXÃO COM ESCORE DE 16
	
	ABERTURA OCULAR, RESPOTAS VERBAIS, RESPOSTAS MOTORAS E O ESCORE 15
	
	ABERTURA DOS OLHOS DIVIDIDO EM A SEGMENTOS DE ESCORE QUE SÃO 10
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309218695)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Paciente MJS, 26 anos, está no 2º dia de internação na UTI por trauma crânio encefálico (TCE) com fratura de base de crânio. Evolui sedado e sem respostas a estímulos, com saída de líquor pelas narinas. Evolui com hematoma periorbital importante. Com monitorização da pressão intracraniana (PIC) que se mantém elevada. Com base no caso marque a alternativa correta.
		
	
	Dois cuidados importantes para o paciente com elevação da PIC são: intercalar procedimento de enfermagem e manter decúbito 90o
	
	As indicações preferenciais de fármacos são: atracúrio e furosemida.
	
	A indicação de sondagem gástrica é preferencialmente feita pela narina.
	
	A avaliação das pupilas periodicamente é um cuidado importante e a anisocoria não indica emergência.
	
	A sedação ocorre para que diminua o metabolismo cerebral e consequentemente o edema ocasionado pelo trauma.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309218390)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	QUAL ITEM NÃO ESTÁ RELACIONADO A AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA DO PACIENTE COMATOSO NO PARÂMETRO DA MELHOR RESPOSTA VERBAL?
		
	
	TRANQUILO E CALMO
	
	ORIENTADO
	
	INAPROPRIADO
	
	INCOMPREENSÍVEL
	
	CONFUSO
	
	
	1a Questão (Ref.:201309218565)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	JMJ, 80 kg, queimou 45% do corpo quando estava consertando o fio de iluminação da sua rua. Com base na fórmula de Parkland, qual o volume total de soro deverá ser administrado para realizar a hidratação venosa de JMJ? 
		
	
	15.620 ml
	
	14.440 ml
	
	8460 ml
	
	4.440 ml
	
	3860 ml
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309218481)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Paciente jovem, vítima de acidente automobilístico, ao exame clínico apresenta abertura ocular ao estímulo, comatoso com localização da dor. A conduta imediata recomendada é:
		
	
	Estabilização cervical, intubação endotraqueal e manutenção da pressão arterial. 
	
	Intubação endotraqueal, estabilização cervical e corticoide. 
	
	Cânula orofaríngea, Hidantalização e dissecção venosa de urgência. 
	
	Intubação endotraqueal, ventilação mecânica e punção venosa central. 
	
	Manutenção da pressão arterial, estabilização da cervical e corticoide. 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309218879)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(INSTITUTO AOCP - EBSERH, 2015 Adaptado por Talline Hang-Costa) Assinale a alternativa que apresenta os valores normais da PVC:
		
	
	2 - 8 mmHg. 
	
	2 - 10 mmHg. 
	
	5 - 8 mmHg. 
	
	4 - 8 mmHg. 
	
	2 - 6 mmHg. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309218963)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Em paciente que esteja apresentando processo infeccioso sistêmico, para que a ocorrência de choque séptico seja confirmada,o paciente necessita apresentar: 
		
	
	Hemograma com leucocitose (acima de 12.000/mL).
	
	Perfusão tissular periférica inadequada.
	
	Glicemia acima de 200 mg/dL. 
	
	Edema significativo com balanço hídrico positivo.
	
	Frequência cardíaca acima de 90 batimentos/minutos. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309218361)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	No atendimento a uma gestante que apresenta eclâmpsia, a primeira conduta a ser realizada no atendimento emergencial é, segundo o algoritmo de trauma:
		
	
	Adminsitrar sulfato de magnésio
	
	Elevar a cabeceira em posição de fowler
	
	Aplicar a avaliação da escala de coma de glasgow
	
	Puncionar acesso venoso
	
	Ofertar oxigenioterapia
	
	
	1a Questão (Ref.:201409166144)
	(CESPE 2013 SESA ES ENFERMEIRO) O tubo de traqueostomia possui vantagens em relação ao tubo endotraqueal, como o melhor conforto, a capacidade do paciente de comunicar e de se alimentar por via oral; porém, o enfermeiro deve atentar para algumas complicações que podem ocorrer no paciente traqueostomizado, tais como: I. Enfisema subcutâneo e mediastinal; II. Decanulação acidental com perda da via respiratória; III. Estenose traqueal; IV. Edema de laringe, resultando em estridor com extubação. Dos itens acima, verifica-se que estão CORRETAS apenas:
		
	
	I e IV
	
	II e III
	
	I, III, IV
	
	II, III e IV
	
	I, II e III
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409166072)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	CESPE/UnB - SESA/ES/2013 - Adaptado por Talline Hang-Costa) Acerca do traumatismo craniano, classificado como leve e de baixo risco, define-se, pela Escala de Coma de Glasgow, entre os níveis de pontos:
		
	
	6 e 7.
	
	10 e 11. 
	
	8 e 9. 
	
	12 e 13.
	
	14 e 15.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409165842)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O edema agudo pulmonar (EAP) é uma complicação comum das doenças cardíacas com disfunção miocárdica, que se caracteriza pelo acúmulo de líquido no pulmão. Diante desse quadro o enfermeiro deve estar atento para as manifestações clínicas que são caracterizadas por:
		
	
	Ansiedade, dispneia, cianose central, sudorese profusa acompanhada de vômitos em jato, bradicardia e hipotensão. 
	
	Cefaleia pulsátil, hiperglicemia, hipertensão arterial, broncoespasmo severo com cianose labial, tosse com expectoração. 
	
	Ansiedade, agitação, hipertensão arterial, dispnéia, tosse com expectoração espumosa, cianose. 
	
	Agitação psicomotora súbita, cianose central, sudorese, taquipneia e saída de secreção amarelada pelas narinas.
	
	Dispneia, hipotensão arterial, poliúria, turgência de jugulares, edema de membros inferiores, cianose.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409165615)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O profissional enfermeiro quando na atuação no setor de emergência, se depara com vários pacientes apresentando distúrbios respiratórios, em alguns casos podendo ser fatais quando não abordados da maneira rápida e correta. Muitas dessas afecções respiratórias se apresentam de forma bastante similar, porém com etiologias diferentes, necessitando assim de um conhecimento prévio por parte do enfermeiro, das apresentações, fisiopatologias e abordagens. Analise as afirmativas abaixo: I. No caso da pneumonia, o enfermeiro deve avaliar sinais de hipoxemia e dispnéia . Os pacientes podem apresentar ainda tosse, produção de escarro e também murmúrio vesicular diminuído. II. Nos casos de asma aguda, o broncoespasmo é fator importante para a variação dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, dentre eles a falta de ar associada aos estertores que são verificados quando o enfermeiro realiza a ausculta pulmonar. III. Nos casos de insuficiência respiratória aguda, os pacientes podem apresentar sinais e sintomas como: cianose, inquietação, alteração do nível de consciência entre outros. É correto apenas o que se afirma na apção: 
		
	
	I
	
	I - III
	
	I - II
	
	I - II - III
	
	II - III
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409166069)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(FCC, 2011 - TRE Analista Judiciário - Enfermagem - Adaptado por Talline Hang-Costa) A avaliação neurológica que indica o nível de consciência do paciente de acordo com as respostas de abertura ocular, verbal e motora é chamada de:
		
	
	escala de Cincinnati. 
	
	escala de coma de Babinski. 
	
	escala de coma de Glasgow. 
	
	escala de coma de Braden. 
	
	avaliação dos nervos cranianos.
	
	
	1a Questão (Ref.:201409165940)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	As troponinas T e I são proteínas normalmente não encontradas na circulação sangüínea a não ser que ocorra uma destruição de fibras miocárdícas, por isso são marcadores de injúria miocárdica e podem detectar necroses miocardicas pequenas (não percebidas pela CK-MB). Estão presentes e aumentadas nesta síndrome - ex: troponina 0,6 ¿ 1,5mg, CK-MB maior que 25 u/l 
		
	
	nenhuma das anteriores
	
	síndrome coronariana - angina instável
	
	síndrome coronariana - Infarto do miocárdio
	
	síndrome coronariana - angina estável e instável
	
	síndrome coronariana - angina estável
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409166108)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A Eletrocardiografia possibilita o registro das atividades elétricas do coração em forma de ondas, que mostram a despolarização (contração) e a repolarização (relaxamento) do miocárdio, auxiliando no diagnóstico das cardiopatias e outras condições patológicas. Marque a alternativa INCORRETA, nas afirmativas que tratam sobre a análise eletrocardiográfica do coração:
		
	
	As derivações de aVL, aVF e aVR são unipolares e fornecem uma visão do plano horizontal do coração;
	
	As derivações de V1 a V6 são unipolares e fornecem uma visão do plano horizontal do coração;
	
	Os eletrodos para avaliação do plano horizontal do coração devem ser posicionados da seguinte forma: V1- 4ºEID borda D esterno, V2- 4ºEIE borda E esterno, V3- Entre V2 e V4 , V4- 5ºEIE linha hemiclavicular, V5- 5ºEIE linha axilar anterior, V6- 5ºEIE linha axilar média.
	
	As derivações fornecem uma visão da atividade elétrica do coração entre um pólo positivo e outro negativo. Cada derivação produz formas de onda características com base na direção do fluxo da corrente elétrica; 
	
	As derivações do plano frontal são divididas em Unipolares (DI, DII e DIII) e Bipolares (aVL, aVF e aVR);
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409165880)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	No paciente com edema agudo de pulmão na emergência, várias condutas iniciais são tomadas, entre elas mantê-lo sentado com os MMII pendentes. São objetivos dessa conduta, exceto:
		
	
	Melhorar o desconforto respiratório
	
	Usar diuréticos
	
	Favorecer a musculatura respiratória
	
	Reduzir a pré-carga
	
	Aumentar o retorno venoso
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409165780)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Um rapaz de 28 anos, com HIV/AIDS, vítima de acidente automobilístico, encontra-se sob observação na unidade de emergência após avaliação e intervenção médica para fratura de fêmur direito (aparelho gessado), acompanhado de sua esposa. No registro de enfermagem consta: ¿10:00 - Pressão arterial 150 x 100mmHg, freqüência respiratória 36 i.p.m., freqüência cardíaca 90 b.p.m.; apresenta-se lúcido, orientado no tempo e no espaço; suor profuso; rigidez corporal; pupilas dilatadas e esforço respiratório. Foi administrada a medicação prescrita (analgésico do tipo antiinflamatório não-esteroidal e opióide). Relata dor persistente¿. Diante do caso, devem ser consideradas as seguintes intervenções: I - solicitar reavaliação médica, pois apresenta midríase e aumento da tensão muscular, um sinal de dor aguda; II - reposicionar o paciente no leito em Posição de Fowler modificada, pois apresenta dispnéia, um sintoma de descompensaçãocardiorrespiratória; III - investigar a temperatura e coloração da extremidade do membro inferior direito, pois sinaliza compressão nervosa pelo aparelho gessado. A seqüência correta das intervenções a serem adotadas é:
		
	
	III, I e II.
	
	II, III e I.
	
	II, I e III.
	
	I, III e II.
	
	I, II e III.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409166006)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Entende-se como fisiopatologia do Acidente Vascular Encefálico Isquêmico:
		
	
	O Rompimento de um vaso cerebral importante, ocasionando diminuição da oferta de oxigênio e nutrientes.
	
	A Diminuição da circulação cerebral, ocasionando diminuição da oferta de oxigênio e nutrientes.
	
	A Formação de um Hematoma, devido provável trauma cerebral.
	
	Fração de oxigênio inspirada em uma mistura de gás.
	
	Processos degenerativos, como o Mal de Alzheimer foi o desencadeador desse AVE.
	1a Questão (Ref.:201409165597)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	AS EXTRAS-SÍSTOLES PODEM SER CLASSIFICADAS EM:
		
	
	JUNCIONAIS
	
	VENTRICULARES ATRIAIS
	
	SUPRAVENTRICULARES E JUNCIONAIS
	
	SUPRAVENTRICULARES E VENTRICULARES
	
	ATRIAS
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409165818)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O choque é uma condição em que a pressão arterial sistêmica é inadequada para fornecer oxigênio e nutrientes para sustentar os órgãos vitais e a função celular. O estado de choque que resulta do volume intravascular diminuído, decorrente da perda de líquidos, é denominado: 
		
	
	Circulatório
	
	Cardiogênico
	
	Séptico
	
	Elétrico
	
	Hipovolêmico 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409165845)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) envolve a instituição de medidas para fornecimento de ventilação e circulação eficazes, quando a respiração e o coração do paciente pararem de funcionar. Com relação a parada cardiorespiratória, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Os carrinhos de emergência devem estar posicionados em locais estratégicos no hospital e verificados somente quando forem utilizados. 
	
	O profissional de enfermagem deve prever e auxiliar com os procedimentos de emergência e medicamentos, ajudar com a intubação, monitoração, punção venosa, administração de líquidos EV, desfibrilação e outras medidas definitivas.
	
	São sinais de parada cardiorespiratória a ausência de batimento cardíaco, ausência dos pulsos carotídeo e femural, apnéia e cianose.
	
	Assistolia, via aérea obstruída e depressão do sistema nervoso central podem ser algumas das causas de parada cardiorrespiratória.
	
	As Diretrizes da AHA 2015 para RCP recomendam que a sequência de procedimentos de suporte básico de vida seja C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração) em adultos, crianças e bebês.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409165715)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O Eletrocardiograma registra as atividades elétricas do coração em forma de ondas, que mostram a despolarização (contração) e a repolarização (relaxamento) do miocárdio. É o registro dos fenômenos elétricos que se originam durante a atividade cardíaca, auxiliam no diagnóstico das cardiopatias e outras condições patológicas. Marque a alternativa INCORRETA, nas afirmativas que tratam sobre a análise eletrocardiográfica do coração:
		
	
	Todos os Acidentes Vasculares Encefálicos são resultados de uma hemorragia dentro do crânio, no cérebro ou em volta dele;
	
	As derivações de V1 a V6 são bipolares e fornecem uma visão do plano horizontal do coração;
	
	Os eletrodos para avaliação do plano horizontal do coração devem ser posicionados da seguinte forma: V1- 4ºEID borda D esterno, V2- 4ºEIE borda E esterno, V3- Entre V2 e V4 , V4- 5ºEIE linha hemiclavicular, V5- 5ºEIE linha axilar anterior, V6- 5ºEIE linha axilar média;
	
	As derivações fornecem uma visão da atividade elétrica do coração entre um pólo positivo e outro negativo. Cada derivação produz formas de onda características com base na direção do fluxo da corrente elétrica;
	
	As derivações do plano frontal são divididas em Unipolares (aVL, aVF e aVR) e Bipolares (DI, DII e DIII);
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409165824)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Para que um traumatismo crânio-encefálico (TCE) seja classificado como moderado, pelos parâmetros da Escala de Coma de Glasgow, ele deve ter a seguinte pontuação: 
		
	
	b) 9 a 12 pontos
	
	c) 13 a 15 pontos
	
	e) 17 a 20 pontos. 
	
	d)15 a 17 pontos 
	
	a) 3 a 8 pontos
	1a Questão (Ref.:201409165585)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	MARQUE O PADRÃO OURO PARA CONFIRMAÇAO DO POSICIONAMENTO DO CATETER ENTERAL APÓS SUA INTRODUÇÃO NO TRATO DIGESTÓRIO:
		
	
	pH GÁSTRICO
	
	AUSCULTA GÁSTRICA
	
	RX DE ABDOME
	
	AUSCULTA GÁTRICA E AUSCULTA EM FLANCO DIREITO
	
	ASPIRAÇÃO DO LÍQUIDO GÁSTRICO
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409165682)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Doenças como a insuficiência renal causam: edema, acidose, anemia e níveis elevados de ureia, creatinina e potássio. A partir desta informação podemos afirmar que: 
		
	
	os níveis elevados de ureia podem levar a parada cardíaca
	
	o edema quando presente é causado por excreção de água e sal.
	
	a insuficiência renal, caracterizada pelo aumento da filtração glomerular, leva ao aumento dos níveis de ureia e creatinina.
	
	a anemia se desenvolve por causas multifatoriais como inibição da eritropoiese e presença de hemólise.
	
	o potássio sérico eleva-se em pacientes oligúricos, resultando no aumento da capacidade de sua excreção.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409165840)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A monitoração cardíaca, usada tradicionalmente nas Unidades de Tratamento Intensivo e salas de cirurgia, é empregada nos dias de hoje em outras unidades hospitalares com o objetivo de acompanhar possíveis mudanças da frequência e ritmo cardíacos. Reconhecer o ritmo sinusal ou a ausência de arritmias pode mudar o prognóstico do paciente. Considerando as evidências de um ritmo cardíaco sinusal, marque a alternativa CORRETA:
		
	
	A frequência cardíaca (FC) está entre 60 e 100 batimentos por minuto e, quando obtida através do monitor ou fita do eletrocardiograma, não substitui a determinação da FC por meio da palpação do pulso. 
	
	N.D.A.
	
	A onda P é uma deflexão pequena que representa a repolarização atrial. Aparece antes do complexo QRS na proporção de 2:1.
	
	A onda T é a deflexão que representa a despolarização ou a recuperação ventricular. Aparece depois do complexo QRS e é sempre uma deflexão positiva.
	
	O complexo QRS é uma grande forma de onda que representa a repolarização ventricular. As ondas ¿R¿ são as primeiras deflexões positivas e a distância entre elas é variável.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409165703)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	L.G.F, 80 anos, chega ao setor de emergência apresentando os seguintes sintomas: Desidratação, torpor, respiração profunda seguida de pausa inspiratória e aumento da frequência respiratória, hálito cetônico. Solicitado Gasometria Arterial: pH= 7,10; PaCO2= 20 mmhg; HCO3= 5 mEq/L; BE= -18. Qual o distúrbio ácido-básico que L.G.F apresenta?
		
	
	Alcalose respiratória compensada
	
	Alcalose metabólica compensada
	
	Acidose metabólica descompensada
	
	Acidose respiratória descompensada
	
	Acidose metabólica compensada
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409165717)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Um paciente foi admitido na emergência geral com o nível de consciência rebaixado, cianose e dispnéia. Durante os procedimentos de admissão, o médico do plantão pede ao enfermeiro que colete uma amostra de sangue para gasometria arterial afim de melhor compreender as causas clínicas do paciente. Após emissão do relatório gasométrico, foi observadoos seguintes valores: pH=7,29; PCO2= 55mmHg; PO2= 120mmHg e HCO3= 29meq. Com base nesses parâmetros, o paciente se encontra em quadro de distúrbio Ácido-base do tipo:
		
	
	Alcalose mista 
	
	Acidose Respiratória
	
	Alcalose Respitatória
	
	Acidose Metabólica
	
	Alcalose Metabólica
	
	
	1a Questão (Ref.:201404458543)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2016 - Adaptado por Talline Hang-Costa) Paciente feminina, 40 anos de idade, é trazida à emergência pelo marido com relato de ingestão de 50 comprimidos de amitriptilina há cerca de quatro horas. À admissão, a paciente apresenta-se com escala de coma de Glasgow: 8/15, acianótica, sem sinais de desconforto respiratório, PA: 150/90 mmHg, FC: 110 bpm, ausculta cardíaca e pulmonar sem particularidades. O ECG evidencia intervalo QT corrigido de 0,48. A gasometria arterial é: pH: 7.31, pCO2: 48, pO2: 92 e HCO3: 20 . A conduta mais adequada ao caso é combinar:
		
	
	sondagem nasogástrica e administração de carvão ativado; administração de bicarbonato endovenoso para alcalinização do pH sérico; e hemoperfusão.
	 
	IOT; sondagem nasogástrica, administração de carvão ativado; e administração de bicarbonato endovenoso para alcalinização do pH sérico.
	
	sondagem nasogástrica e administração de carvão ativado; IOT, administração de bicarbonato endovenoso para alcalinização do pH sérico; e hemotransfusão.
	
	sondagem nasogástrica, administração de carvão ativado; administração de bicarbonato endovenoso para alcalinização do pH sérico.
	
	IOT; sondagem nasogástrica, e administração de carvão ativado.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201404458298)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No edema agudo defini-se como uma síndrome clínica que caracteriza emergência médica, determinada pelo acúmulo anormal de fluidos no compartimento extravascular pulmonar, resultando em hipoxemia, aumento do trabalho respiratório, diminuição da complacência pulmonar e alteração da relação ventilação- perfusão.
		
	 
	Falência das câmaras esquerdas→aumento da pressão diastólica final do VE→aumento da pressão hidrostática vascular→que se transmite para a pressão hidrostática capilar pulmonar, que se torna maior que a pressão intersticial normal→extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	
	Ocorre falência das duas câmaras direita e esquerda - extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	
	Falência das câmaras direitas→aumento da pressão diastólica final do VD→aumento da pressão hidrostática vascular→que se transmite para a pressão hidrostática capilar pulmonar, que se torna maior que a pressão intersticial normal→extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	 
	nenhuma das alternativas anteriores
	
	É muito comum ocorrer ausculta pulmonar com sibilos nos pacientes com edema agudo de pulmão devido a bronconstricção.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201404458324)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Trauma de Tórax é frequente em politraumatizados e apresenta risco à vida se não identificado rapidamente durante a avaliação inicial. Sobre o Taruma de Tórax leia atentamente as assertivas que se seguem:
I. Características da ventilação como um todo devem ser avaliadas através da inspeção, percussão, palpação e ausculta.
II. As principais lesões torácicas que afetam a ventilação: pneumotórax hipertensivo, pneumotórax aberto (ferida torácica aspirativa), tórax instável (retalho costal móvel) com contusão pulmonar e hemotórax maciço.
III. As lesões traumáticas da parte superior do tórax podem criar um defeito palpável na região da articulação esternoclavicular com luxação posterior na cabeça da clavícula , causando obstrução da via aérea superior.
IV. O tratamento do pneumotórax hipertensivo é cllínico e reflete ar sob pressão no espaço pleural.
V. Após a intubação, uma das causas mais comuns de perda do murmúrio vesicular do hemitórax esquerdo é a intubação seletiva do brônquio principal esquerdo.
São assertivas CORRETAS:
		
	
	III, IV
	
	III, IV, V
	 
	I, II. III. IV
	
	II, III, V
	
	I, II, III, IV, V
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201404458139)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Escala de Coma de Glascow (ECG) relaciona três áreas de funcionamento neurológico, oferece uma visão geral do nível de resposta do paciente e é usada para avaliar o estado neurológico de pacientes que sofreram lesão cerebral. Ao aplicar a ECG em um paciente, foi identificado que o mesmo apresentava: abertura ocular espontÂnea ao ser chamado, falava alavras inapropriadas e retirava o membros ao estímulo doloroso. Qual a pontuação de acordo com a ECG para este paciente?
		
	
	11
	 
	10
	
	8
	
	9
	
	15
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201404458299)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(EBSERH 2013 Área Assistencial) O enfisema subcutâneo ocorre geralmente após uma perfuração do pulmão, ou em pós-operatório de cirurgias de tórax e se caracteriza por ar:
		
	
	que extravasa das pleuras para os tecidos adjacentes.
	
	que extravasa do pulmão para a pleura visceral.
	
	entre as pleuras.
	 
	que extravasa do pulmão para os tecidos subcutâneos.
	
	que extravasa do pulmão para a pleura parietal.
	
	1a Questão (Ref.:201404458551)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa correta em relação a Pressão Intracraniana.
		
	
	É caracterizada pela diminuição da frequência circulatória.
	
	É caracterizada pelo aumento da viscosidade do sangue.
	 
	É caracterizada pelo aumento do fluxo sanguíneo.
	
	É caracterizada pelo aumento da pressão no interior dos alvéolos.
	
	É caracterizada pelo aumento da frequência circulatória.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201404458249)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente está internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo devido a um quadro de insuficiência respiratória, onde foi submetido a entubação orotraqueal e permaneceu em VM (ventilação mecânica), evoluiu com PCR de 30min. Suspenso sedativos e após 24 horas não apresentou despertar e reflexo fotomotor ausente. A fisioterapeuta, na aspiração, observou que não havia estímulo, e comunicou a enfermeira e o médico. Diante desse caso, qual é a conduta a ser realizada?
		
	
	Extubação
	
	Iniciar sedação
	 
	Comunicar a família e iniciar o protocolo de Morte Encefálica
	
	Aguardar 12 horas, e observar se o paciente apresenta estímulo
	
	Iniciar protocolo de Morte Encefálica.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201404458038)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para um cliente, internado no CTI há 6 dias, está sedado e possui diagnóstico médico de Sepse. Ao avaliar o cliente, o enfermeiro pode perceber que o cliente apresentou resposta lentificada ao toque da glabela. Com isso, pode-se afimar que segundo a Escala de Ramsay, o valor obtido após estas observações é de:
		
	 
	5
	
	2
	
	1
	
	4
	
	3
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201404458099)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo estudos realizados, as populações dos países subdesenvolvidos estão mais expostas aos riscos de desenvolvimento de episódios de convulsão ou epilepsia, devido ás condições precárias de higiene e nutrição. Ainda segundo o estudo, cerca de 3% a 5% da população apresenta epilepsia. Considerando que o profissional enfermeiro deve ser detentor de conhecimentos acerca da fisiopatologia, manifestações clínicas e abordagem inicial nos casos de convulsão e epilepsia, analise as afirmações abaixo: I. Algumas etiologias como álcool, tumores, febre, podem desencadear o processo de convulsão. II. Após o primeiro episódio de convulsão, o eletroencefalograma (EEG) deve ser realizado com o objetivo de verificar possíveis alterações estruturais. III. Ede suma importância que o enfermeiro colha a história do paciente com eficácia, pois é componente importante para o diagnóstico e tratamento da epilepsia. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I
	
	II - III
	 
	I - III
	
	I - II
	
	II
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201404458543)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2016 - Adaptado por Talline Hang-Costa) Paciente feminina, 40 anos de idade, é trazida à emergência pelo marido com relato de ingestão de 50 comprimidos de amitriptilina há cerca de quatro horas. À admissão, a paciente apresenta-se com escala de coma de Glasgow: 8/15, acianótica, sem sinais de desconforto respiratório, PA: 150/90 mmHg, FC: 110 bpm, ausculta cardíaca e pulmonar sem particularidades. O ECG evidencia intervalo QT corrigido de 0,48. A gasometria arterial é: pH: 7.31, pCO2: 48, pO2: 92 e HCO3: 20 . A conduta mais adequada ao caso é combinar:
		
	
	sondagem nasogástrica e administração de carvão ativado; IOT, administração de bicarbonato endovenoso para alcalinização do pH sérico; e hemotransfusão.
	
	sondagem nasogástrica e administração de carvão ativado; administração de bicarbonato endovenoso para alcalinização do pH sérico; e hemoperfusão.
	 
	IOT; sondagem nasogástrica, administração de carvão ativado; e administração de bicarbonato endovenoso para alcalinização do pH sérico.
	
	IOT; sondagem nasogástrica, e administração de carvão ativado.
	
	sondagem nasogástrica, administração de carvão ativado; administração de bicarbonato endovenoso para alcalinização do pH sérico.
	
	
	1a Questão (Ref.:201404458023)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao encontrar um cliente que está acordado, ventilando em ar ambiente espontâneamente, desorientado e localizando o estímulo doloroso, pode-se afirmar que sua pontuação em GLASGOW é:
		
	
	15
	
	9
	
	10
	 
	13
	
	12
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201404458323)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente apresenta dor retroesternal, que irradia para o braço esquerdo, mandíbula e dorso, com náuseas e vômitos, epigastralgia, agitação, sudorese e palidez. Foi encaminhado para o serviço de Pronto-socorro. O mesmo apresenta quadro clínico sugestivo de:
		
	
	Derrame pleural.
	
	Hipertensão Arterial Sistêmica.
	 
	Infarto Agudo do Miocárdio.
	
	Acidente Vascular Cerebral.
	
	Insuficiência Cardíaca Congestiva.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201404458489)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma gestante diagnosticada com eclâmpsia, a caminho para UTI Obstétrica, apresenta um episódio de crise convulsiva. Para prestar atendimento a uma vítima durante a crise convulsiva, deve-se: I- Segurar firmemente pernas e braços da paciente para impedir os movimentos convulsivos a fim de reduzir danos em virtude dos espasmos musculares. II - Proteger via aérea, lateralizando a cabeça da paciente para evitar broncoaspiração. III - Afastar objetos e condições que representem riscos para a paciente. IV- Não inserir objetos na cavidade da boca da paciente. As ações que devem ser tomadas frente a esta situação estão descritas corretamente em:
		
	
	II e III, apenas.
	 
	II, III e IV, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201404458251)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando o paciente apresenta um quadro de Meningite, uma das principais condutas a serem realizadas é a redução da febre. Isso deve-se ao fato de:
		
	
	Aumentar o consumo de corticosteroides.
	
	Evitar a diminuição das demandas metabólicas que podem aumentar a PIC.
	
	Aumentar a ingesta hídrica.
	
	Diminuir a ingesta hídrica.
	 
	Evitar o aumento das demandas metabólicas que podem aumentar a PIC.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201404458560)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	De acordo com a fisiopatologia da Insuficiência Respiratória Aguda, marque a alternativa que corresponde a um dos fatores que interferem na difusão alveolar:
		
	 
	Hiperventilação.
	
	Produção do surfactante pelos pneumócitos tipo I.
	
	Espessamento da membrana alvéolo capilar.
	 
	As alternativas c e d estão corretas.
	
	Produção do surfactante pelos pneumócitos tipo II.
	
	
	1a Questão (Ref.:201404458297)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em uma Acidose Respiratória, podemos afirmar que o paciente apresentará os seguintes parâmetros, na gasometria:
		
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	HCO3 diminuído, pH aumentado,pCO2 diminuído e Excesso de Base aumentado.
	
	HCO3 diminuído,pH aumentado,pCO2 diminuído e Excesso de Base aumentado.
	 
	HCO3 diminuído, pH diminuído,pCO2 diminuído e Excesso de Base diminuído.
	
	HCO3 aumentado,pH aumentado,pCO2 aumentado e Excesso de Base aumentado.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201404458509)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O EAP (Edema Agudo de Pulmão) é considerado uma emergência clínica que se manifesta por um quadro de insuficiência respiratória de rápido início e evolução. Diante desse quadro, o enfermeiro deve estar atento para as manifestações clínicas, que são caracterizadas por:
		
	 
	inquietação, ansiedade, dispnéia, sibilos, tosse, expectoração de aspecto róseo, cianose e hipoperfusão periférica.
	
	cefaléia pulsátil, hiperglicemia, hipertensão arterial, broncoespasmo severo com cianose labial e expectoração de aspecto róseo.
	
	agitação psicomotora súbita, cianose central, sudorese, taquipneia e saída de secreção amarelada pelas narinas.
	
	dispnéia, hipotensão arterial, poliúria, turgência de jugulares, edema de membros inferiores e cianose.
	
	ansiedade, dispnéia, cianose central, sudorese, vômitos em jato, bradicardia e hipotensão.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201404458321)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Foi admitido no setor de emergência um paciente com histórico de hipertensão arterial, apresentando dispnéia intensa em repouso que dificulta a fala, agitação, expectoração de coloração rósea, taquicardia e palidez. Perante o quadro descrito, o possível diagnóstico médico é:
		
	
	Embolia Pulmonar.
	
	Angina Instável.
	
	Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
	 
	Edema Agudo Pulmonar.
	
	Infarto Agudo do Miocárdio.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201404458096)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Você encontra-se como enfermeiro no setor de emergência, quando dá entrada o senhor JKG de 60 anos de idade relatando um desconforto torácico há aproximadamente 30 minutos. Você avalia que o paciente também está pálido e sudoreico. Após a abordagem correta da equipe multidisciplinar, JKG encontra-se aguardando maiores resultados de exames para uma melhor conduta do serviço de cardiologia do hospital. Com relação aos exames laboratoriais, analise as afirmativas abaixo: I. A creatina cinase (CK) é uma enzima encontrada na corrente sanguínea e o seu aumento se dá exclusivamente quando o músculo cardíaco é comprometido. II. A troponina é uma proteína que pode ser encontrada sob duas formas, a do tipo I e do tipo T, e altamente específica para o músculo cardíaco. III. A mioglobina é extremamente específica para o diagnóstico de IAM, pois trata-se de uma proteína de ligação de oxigênio encontrada nos músculos cardíaco e esquelético. Após a leitura e análise das afirmativas acima, indique a única resposta correta:
		
	
	I
	
	I - II
	
	III
	 
	II
	
	I - III
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201404458533)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente vitima de trauma cranioencefálico, evoluiu na Unidade de Terapia Intensiva com hipertensão intracraniana, sendo submetido a procedimento para implantação da Pressão Intra Craniana (PIC) para monitorização. Qual o valor normal da PIC?
		
	 
	0 a 15mmHg
	
	20 a 40mmHg
	
	15 a 40mmHg
	
	30 a 50mmHg0 a 30mmHg
	1a Questão (Ref.:201409217992)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente vitima de trauma cranioencefálico, evoluiu na Unidade de Terapia Intensiva com hipertensão intracraniana, sendo submetido a procedimento para implantação da Pressão Intra Craniana (PIC) para monitorização. Qual o valor normal da PIC?
		
	
	20 a 40mmHg
	
	30 a 50mmHg
	
	15 a 40mmHg
	 
	0 a 15mmHg
	
	0 a 30mmHg
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409218001)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(INSTITUTO AOCP, 2015 - EBSERH Adaptado por Talline Hang-Costa) Ao realizar Escala de Coma de Glasgow em uma paciente, foi identificado que ela apresentava abertura ocular ao ser chamada, falava palavras inapropriadas e não movimentava os membros, porém apontava o local da dor. Qual é a pontuação, de acordo com a ECG, para este paciente?
		
	
	9.
	
	8.
	 
	11.
	
	12.
	
	10.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409218091)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pergunta: (Hospital Madre Teresa Residência Multiprofissional 2015 adaptada) Em relação à insuficiência respiratória aguda (IRpA), é CORRETO afirmar:
		
	
	Na IRpA o paciente apresenta-se bradipneico
	
	A cianose é um achado clínico presente em todos os quadros de IRpA.
	
	A etiopatogenia da IRpA inclui somente patologias que envolvem diretamente o parênquima pulmonar.
	
	A gasometria arterial é um exame complementar importante nos quadros de IRpA, principalmente para a avaliação do bicarbonato.
	 
	A IRpA é uma síndrome caracterizada pelo aparecimento de disfunção súbita de qualquer setor do sistema fisiológico responsável pela troca gasosa entre o meio ambiente e a intimidade tissular.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409217789)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Paciente A.A., 45 anos, sexo masculino, sofre um acidente automobilístico e apresenta traumatismo crânio encefálico (TCE). Durante a avaliação do paciente pelo enfermeiro, este percebe que o paciente apresenta abertura ocular à dor, murmura sons incompreensíveis e apresenta movimentos de flexão inespecífica à dor. A partir dessa avaliação, determine a pontuação desse paciente na escala de Glasgow.
		
	
	10
	
	9
	
	6
	 
	8
	 
	7
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409217524)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual a justificativa para o emprego da hiperventilação em pacientes com aumento da pressão intracraniana?
		
	
	A hiperventilação propicia a retirada de líquido do espaço extracelular para o intravascular
	
	A hiperventilação melhora a drenagem venosa, a reabsorção liquórica e a ventilação
	
	O emprego da hiperventilação faz com que haja aumento de oxigênio no sangue arterial fazendo com que a pressão existente nos vasos reduza, proporcionando assim, redução da PIC (pressão intracraniana).
	 
	A redução da PaCO2 arterial pela hiperventilação determina alcalose, e o aumento do pH tem um efeito direto sobre as arteríolas,provocando vasoconstrição. A vasoconstrição impede o bombeamento de sangue para os vasos de paredes finas e conseqüente diminuição do volume sangüíneo intracraniano e queda da PIC.
	
	A hiperventilação interfere nos mecanismos de troca da membrana celular no plexo coróideo, inibindo a função secretória das células epiteliais e com isso, proporcionando redução na produção de líquor.
	1a Questão (Ref.:201402486825)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao encontrar um cliente que está acordado, ventilando em ar ambiente espontâneamente, desorientado e localizando o estímulo doloroso, pode-se afirmar que sua pontuação em GLASGOW é:
		
	
	9
	
	15
	
	10
	 
	13
	
	12
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201402487048)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A convulsão pode ocorrer de forma parcial ou generalizada. Diante disso, entende-se por crise convulsiva:
		
	 
	Um evento paroxístico causado por uma descarga elétrica anormal de alguns neurônios.
	
	Um evento paroxístico causado por uma descarga elétrica normal de alguns neurônios.
	
	Um evento contínuo desencadeado exclusivamente pelos ventrículos cerebrais.
	
	NDA
	
	Um evento contínuo desencadeado somente pelos ventrículos cerebrais aumentando a sobrecarga cardíaca.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201402487092)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Hospital Madre Teresa Residência Multiprofissional Edital 02/2015 adaptada) Em relação à insuficiência respiratória aguda (IRpA), é CORRETO afirmar:
		
	
	A manifestação clínica mais comumente encontrada na IRpA é a síncope.
	
	A etiopatogenia da IRpA inclui somente patologias que envolvem diretamente o parênquima pulmonar.
	 
	A IRpA é uma síndrome caracterizada pelo aparecimento de disfunção súbita de qualquer setor do sistema fisiológico responsável pela troca gasosa entre o meio ambiente e a intimidade tissular.
	
	A gasometria arterial é um exame complementar importante nos quadros de IRpA, principalmente para a avaliação do bicarbonato.
	
	A cianose é um achado clínico presente em todos os quadros de IRpA.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201402487423)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE 2013 SESA ES ENFERMEIRO) O tubo de traqueostomia possui vantagens em relação ao tubo endotraqueal, como o melhor conforto, a capacidade do paciente de comunicar e de se alimentar por via oral; porém, o enfermeiro deve atentar para algumas complicações que podem ocorrer no paciente traqueostomizado, tais como: I. Enfisema subcutâneo e mediastinal; II. Decanulação acidental com perda da via respiratória; III. Estenose traqueal; IV. Edema de laringe, resultando em estridor com extubação. Dos itens acima, verifica-se que estão CORRETAS apenas:
		
	
	I, III, IV
	
	II, III e IV
	
	I e IV
	
	II e III
	 
	I, II e III
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201402487053)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando o paciente apresenta um quadro de Meningite, uma das principais condutas a serem realizadas é a redução da febre. Isso deve-se ao fato de:
		
	 
	Evitar o aumento das demandas metabólicas que podem aumentar a PIC.
	
	Aumentar o consumo de corticosteroides.
	
	Evitar a diminuição das demandas metabólicas que podem aumentar a PIC.
	
	Diminuir a ingesta hídrica.
	
	Aumentar a ingesta hídrica.
	1a Questão (Ref.:201402487413)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O paciente J.S.S., 55 anos, recebeu alta hospitalar após tratamento do estado de mal epilético (EME). Ao ler o seu prontuário, o enfermeiro identificou várias condutas direcionadas para a melhora dessa enfermidade. Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	As vias aéreas devem ser mantidas desobstruídas, de modo a garantir uma ventilação adequada. Sempre que necessário deve-se proceder a intubação orotraqueal e oxigenação para prevenir a ocorrência de hipóxia.
	 
	Interromper abruptamente as drogas antiepilépticas.
	
	Na ocorrência de febre, evidência de otite, mastoidite, ou infecção em quaisquer outras estruturas da face ou rigidez de nuca, está indicada a realização de uma punção liquórica.
	
	Para tratamento farmacológico podem ser usadas tiamina, glicose, piridoxina, midazolan, diazepan e fenitoína.
	
	Procurar infecções sistêmicas, exame neurológico, realizar a avaliação do fundo de olho e de exames laboratoriais.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201402486895)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A DPOC é uma causa importante de morbidade crônica e mortalidade em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMC). Ainda de acordo com a Entidade, a DPOC estará em 5° lugar como sendo causa de morbidade e mortalidade no ano de 2020, visto que em 1990 estava em 12°. Com relação á DPOC, é correto afirmar que:
		
	 
	O aconselhamento nutricional é de suma importância para este tipo de paciente, uma vez que de acordo com grau de anormalidade da difusão gasosa, existe um consumo maior dos músculosresponsáveis pela respiração.
	
	Os glicorticóides constituem a mais importante terapia farmacológica nos tratamentos sintomáticos dos pacientes com DPOC.
	
	Durante o tratamento inicial, não podem ser realizadas terapias conjuntas envolvendo oxigenioterapia e broncodilatadores, pois existe o risco de agravamento do quadro de DPOC.
	
	A oxigenação deve ser realizada em todos os pacientes com DPOC, independente dos valores da saturação de oxigênio.
	
	Devido á difusão gasosa estar deficitária, este tipo de paciente não deve ser estimulado á prática de exercícios físicos, sob o risco de ser acometido por um colapso respiratório.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201402487293)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	M.M.C., 40 anos, sexo feminino, casada, há 3 dias da internação apresentou formigamento nas mãos associado à cefaleia. Foi encaminhada para o hospital por alteração subta na fala e hemiparesia a direita. Na admissão hospitalar apresentou Glasgow=13, pupilas isocóricas e reflexo fotomotor presente bilateral, hemiparesia a direita, pressão artéria de 130X70, FC= 78bpm, FR= 11 ipm, SatO2 = 99%, Temperatura= 350 C, HGT= 105 mg/dL. Na Tomografia foi verificado ausência de hemorragia, porém com oclusão de artéria cerebral média esquerda. Paciente evolui com rebaixamento do nível de consciência, sendo sedado com Fentanila e Midazolam e entubado com tubo orotraqueal em ventilação mecânica no modo Pressão controlada, peep=8, PC=12, FiO2 =30%, ETCO2= 35, com gasometria arterial: pH= 7,20, PaO2 = 50, PaCO2 = 58, HCO2 =23. Permanecer instável e em uso de drogas vasoativas para manutenção da pressão de perfusão cerebral, através de cateter venoso central em VJD. Após 5 dias evoluiu com melhora do quadro, sendo extubado e iniciado desmame de drogas e acompanhamento de reabilitação com fisioterapia e fonoaudiologia. Baseado nos índices gasométricos da paciente acima, qual o tipo de distúrbio que ela poderia estar desenvolvendo?
		
	
	Distúrbio Misto
	 
	Acidose Respiratória
	
	Acidose Metabólica
	
	Alcalose Respiratória
	
	Alcalose Metabólica
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201402487105)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A cessação súbita da atividade cardíaca e respiratória, incapaz de produzir débito cardíaco para a vida, em indivíduo sem doença terminal e ausência de pulso central caracteriza-se como Parada Cardio-Respiratória (PCR). Marque a alternativa que não contém orientações referentes as novas diretrizes para reanimação cardio-pulmonar (AHA, 2015):
		
	
	O acesso vascular, a administração de fármacos e a colocação de via aérea avançada, ainda são recomendadas, mas não devem causar interrupções significativas nas compressões e choques;
	 
	Frequência de compressões torácicas deve ser superior a 100 Batimentos/min;
	
	A lidocaína e a amiodarona são drogas fundamentais para reverter a PCR nas taquiarritmias;
	
	O número de Compressões ventilatórias no adulto deve ser de 30:2, independente do número de socorristas;
	
	Em crianças de 1 a 8 anos, usar o DEA com um sistema atenuador de carga pediátrico;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201402487332)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise os itens abaixo em relação aos modos ventilatórios: I Na modalidade controlada o paciente recebe suporte ventilatório total, sendo obrigatórios os ajustes da FR e a definição do volume ou da pressão que será mantido a insuflação, sendo que o ventilador permanece sensível ao drive respiratório do paciente. II Na ventilação assistida o paciente pode receber suporte ventilatório total ou parcial, sendo obrigatório o ajuste da FR mínima, da sensibilidade e da definição do volume ou pressão com a qual será mantida a insuflação. III Na ventilação mandatória intermitente sincronizada o paciente recebe uma forma parcial de suporte ventilatório, pois esta modalidade possibilita ciclos controlados, assistidos e espontâneos, não sendo recomendada para desmame. IV Na ventilação assistida-controlada o paciente recebe suporte ventilatório parcial, sendo necessário o ajuste de uma FR mínima e a definição do volume ou da pressão com a qual será mantida a insuflação. V - Na modalidade controlada o paciente recebe suporte ventilatório total, sendo obrigatórios os ajustes da FR e a definição do volume ou da pressão que será mantido a insuflação, sendo que o paciente está impossibilitado de disparar o ventilador, que será ¿insensível¿. Agora, marque somente a alternativa correta em relação aos itens acima:
		
	
	Somente o item III está correto.
	
	Apenas os itens I, II e V estão corretos.
	
	Apenas os itens III, IV e V estão corretos.
	
	Apenas os itens II, III e V estão corretos.
	 
	Somente o item V está correto.
	1a Questão (Ref.:201402487073)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente de 59 anos, apresentou mal súbito no ponto de ônibus ao sair do trabalho. Levou a mão ao peito e desfaleceu. Ações devem ser desenvolvidas com a intenção de salvar a vida desse paciente:
I . Verificar se a vítima responde e na ausência de resposta pedir ajuda (ligar para o SAMU 192 e solicitar um DEA).
II . Utilizar o DEA assim que disponível, ligando-o e seguindo suas instruções.
III . Verificar se a vítima respira e se tem pulso.
IV . Verificar a segurança da cena e sinalizar/isolar o local se for necessário.
V . Comprimir o tórax com força e rapidez e ventilar se tiver máscara facial.
A sequência CORRETA das ações deve ser:
		
	
	IV, III, I, II, V.
	
	III, IV, II, V, I.
	 
	IV, I, III, V, II.
	
	IV, II, III, V, IV.
	
	V, I, III, IV, II.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201402487385)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A Classificação de Risco é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. Considerando esta afirmação, assinale a alternativa que não se enquadra no nível I de emergência, de acordo com a Escala Canadense de Triagem.
		
	
	Politraumatizado grave.
	
	Parada cardio-respiratória.
	 
	Reações alérgicas.
	
	Perfurações no peito, abdômen e cabeça.
	 
	Perda de consciência momentânea, após acidente.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201402487071)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um paciente vítima de emergência vítima de queimadura de 2º e 3º graus por queimadura térmica - água fervente. Foi trazido para emergência pelo bombeiro e estabilizado segundo o protocolo do ATLS. A prioridade é o ABCD da vida. Descreva este protocolo:
		
	
	C - monitorização cardíaca, oxímetro de pulso, acesso venoso periférico com jelco 16 ou aceso venoso profundo para Ringer lactato ou SF 0,9% para controlar o choque hipovolêmico;A - aberturas das vias aéres, B - respiração e suporte avançado de O2 - máscara de venturi ou TOT 100% de O2; D - déficit neurológico - escala de glasgow - E - exposição do paciente
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	 
	A - aberturas das vias aéres, B - respiração e suporte avançado de O2 - máscara de venturi ou TOT 100% de O2; C - monitorização cardíaca, oxímetro de pulso, acesso venoso periférico com jelco 16 ou aceso venoso profundo para Ringer lactato ou SF 0,9% para controlar o choque hipovolêmico; D - déficit neurológico - escala de glasgow - E - exposição do paciente
	
	C - monitorização cardíaca, oxímetro de pulso, acesso venoso periférico com jelco 16 ou acesso venoso profundo para Ringer lactato ou SF 0,9% para controlar o choque séptico;A - aberturas das vias aéres, B - respiração e suporte avançado de O2 - máscara de venturi ou TOT 80% de O2; D - déficit neurológico - escala de glasgow - E - exposição do paciente
	
	A - aberturas das vias aéres, B - respiração e suporte avançado de O2 - máscara de venturi ou TOT 50% de O2; C - monitorização cardíaca, oxímetro de pulso, acesso venoso periférico com jelco 16 ou aceso venoso profundo para Ringer lactato ou SF 0,9% para controlar o choque obstrutivo;D - déficit neurológico - escala de glasgow - E - exposição do paciente
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201402487083)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente JJJ, 45 anos deu entrada na unidade de terapia intensiva, apresentando dor torácica e dificuldade respiratória. Após sua estabilização, o enfermeiro precisa reorganizar box do paciente. O que não pode faltar de tecnologia para o atendimento desse paciente.
		
	
	Kit de drenagem torácica
	
	Materiais para sutura
	
	Roupas do hospital
	 
	Materiais para parada cardiorespiratória
	
	Capote cirúrgico
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201402486899)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É função do corpo de enfermagem supervisionado pelo enfermeiro, verificar o correto funcionamento do sistema de gases e vácuo de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), uma vez que esses suprimentos devem estar disponibilizados durantes ás 24 horas do dia. Analise as afirmativas abaixo e marque a única opção correta:
		
	
	Não há necessidade de sistema de alarmes para o controle de pressão do vácuo, pois só utilizamos essa ferramenta para o controle do oxigênio.
	
	Não há a necessidade de pontos de vácuo nos leitos de UTI, a não ser naqueles em que o paciente necessite ser aspirado.
	
	O sistema de alarme para a detecção das pressões alta e baixa dos gases é facultativo, pois a equipe de enfermagem deve estar sempre vigilante com relação á verificação dos níveis dos suprimentos de oxigênio.
	 
	São necessárias no mínimo duas saídas de oxigênio por leito, independente de estar sendo ou não utilizado pelo paciente.
	
	Não há necessidade de manter sempre uma saída de oxigênio por leito, pois nem sempre os pacientes necessitarão deste tipo de suprimento.
	1a Questão (Ref.:201409217876)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As troponinas T e I são proteínas normalmente não encontradas na circulação sangüínea a não ser que ocorra uma destruição de fibras miocárdícas, por isso são marcadores de injúria miocárdica e podem detectar necroses miocardicas pequenas (não percebidas pela CK-MB). Estão presentes e aumentadas nesta síndrome - ex: troponina 0,6 ¿ 1,5mg, CK-MB maior que 25 u/l
		
	
	síndrome coronariana - angina estável e instável
	
	nenhuma das anteriores
	
	síndrome coronariana - angina estável
	
	síndrome coronariana - angina instável
	 
	síndrome coronariana - Infarto do miocárdio
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409217744)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	AO CAMINHAR PELA RUA, VOCÊ SE DEPARA COM UMA PESSOA CAÍDA NO CHÃO, INCOSCIENTE. DESSE MODO, VOCÊ INICIA A SUA AVALIAÇÃO CLÍNICA A FIM DE DETECAR SE ESSE PACIENTE SE ENCONTRA EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA (PCR) OU NÃO. SEGUNDO O ACLS 2015,PARA QUE O DIAGNÓSTICO DE PCR SEJÁ FEITO, 3 SINAIS CLÍNICOS DEVEM COEXISTIR. SÃO ELES:
		
	
	SOMENTE A IRRESPONSIVIDADE
	
	SOMENTE A AUSÊNCIA DE PULSO IRRESPONSIVIDADE, AUSÊNCIA DE PULSO EM GRANDES ARTÉRIAS E AUSÊNCIA DE RESPIRAÇÃO OU RESPIRAÇÃO AGÔNICA.
	
	IRRESPONSIVIDADE, HIPOTERMIA E BRADIPNEIA
	 
	IRRESPONSIVIDADE, AUSÊNCIA DE PULSO EM GRANDES ARTÉRIAS E AUSÊNCIA DE RESPIRAÇÃO OU RESPIRAÇÃO AGÔNICA.
	
	MOVIMENTO DE FLEXÃO INESPECÍFICA À DOR, AUSÊNCIA DE PULSO EM GRANDES ARTÉRIAS E AUSÊNCIA DE RESPIRAÇÃO.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409217869)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A angina de peito ou angor pectoris é uma dor no peito devida ao baixo abastecimento de oxigênio (isquemia) ao músculo cardíaco; geralmente é devida à obstrução ou espasmos (contrações involuntária de um músculo, grupo de músculos ou órgão) das artérias coronárias (os vasos sanguíneos do coração). As doenças nas artérias coronárias, principal causa de angina, são devidas a aterosclerose nas artérias cardíacas (coronárias). dor em queimação ou constrição, dor induzida por esforço ou estresse emocional, dor de duração inferior a 20 minutos, dor que remite com o repouso ou o uso de nitratos, equivalentes anginosos: cansaço, dispnéia. Defina qual o tipo de síndrome coronariana no caso acima:
		
	
	Angina estável e angina instável
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	
	Síndrome coronariana - angina instável
	
	Infarto do miocárdio - supra-desnivelamento S-T
	 
	Síndrome coronariana - angina estável
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409217951)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	São cuidados neurointensivos prestados a um paciente em terapia intensiva, EXCETO:
		
	
	Garantir pressão de perfusão cerebral acima 60MMhg
	
	Monitorização da PIC quando indicada, mantendo entre 0 a 20mmHg
	 
	Induzir hipotensão arterial
	
	Reposição volêmica com cristalóides e vasopressores para garantir aumento da PAM
	 
	Via aérea definitiva para proteção de vias aéreas e oxigenação adequada
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409217881)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Antes da realização da punção é necessário a realização do teste de ALLEN: 
 Isso envolve a compressão simultânea das artérias ulnar e radial e pede ao paciente para realizar movimentos sucessivos rápido abrir e fechar a mão; se descomprime a artéria ulnar e em menos de 15 segundos deve ser restabelecida o movimento e a cor da mão; utilizado para qual tipo de procedimento:
		
	
	punção de acesso venoso profundo da subclávia e jugular para soroterapia
	
	gasometria venosa e Punção arterial para cateter de PAM
	
	punção venosa periférica do terço médio do antebraço direito para soroterapia
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	 
	gasometria arterial e Punção arterial para cateter de PAM
	A arritmia em que o nódulo Sino Atrial é substituído por um foco ectópico altamente irritável da parede do átrio e apresenta como características onda P em padrão serrilhado e ritmo regular é:
		
	
	Fibrilação atrial
	 
	Flutter atrial
	
	Taquicardia Supra atrial
	
	Taquicardia Ventricular com pulso
	
	Bradicardia Sinusal
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409217810)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A monitorização hemodinâmica permite o acompanhamento dos sinais fisiológicos de um paciente, possibilitando acompanhar e verificar possíveis alterações. São considerados meios de monitorização INVASIVAS:
		
	
	Capnografia
	
	Esfigmomanômetro
	
	Oxímetro de pulso
	 
	Catéter de swan ganz
	
	Eletrocardiografia
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409217509)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A AVALIAÇÃO DA ESCALA DE GLASGOW ESTA DIVIDIDA EM TRÊS CONDIÇÕES E O ESCORE DAS NORMALIDADES CHEGA A UM VALOR ESPECIFICO. MARQUE A RESPOSTA QUE CONFIRMA AS TRÊS CONDIÇÕES DA ESCALA E O ESCORE MÁXIMO DE NORMALIDADE
		
	
	RESPOSTA MOTORA COM O ESCORE DE 21
	
	ESPONTÂNEA 4, CONFUSA 5 E OBEDECE A COMANDOS 3 , ESCORE 11
	
	ABERTURA DOS OLHOS DIVIDIDO EM A SEGMENTOS DE ESCORE QUE SÃO 10
	 
	ABERTURA OCULAR, RESPOTAS VERBAIS, RESPOSTAS MOTORAS E O ESCORE 15
	
	FALA, CONFUSA E FLEXÃO COM ESCORE DE 16
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409218091)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pergunta: (Hospital Madre Teresa Residência Multiprofissional 2015 adaptada) Em relação à insuficiência respiratória aguda (IRpA), é CORRETO afirmar:
		
	
	A gasometria arterial é um exame complementar importante nos quadros de IRpA, principalmente para a avaliação do bicarbonato.
	
	Na IRpA o paciente apresenta-se bradipneico
	 
	A IRpA é uma síndrome caracterizada pelo aparecimento de disfunção súbita de qualquer setor do sistema fisiológico responsável pela troca gasosa entre o meio ambiente e a intimidade tissular.
	
	A cianose é um achado clínico presente em todos os quadros de IRpA.
	
	A etiopatogenia da IRpA inclui somente patologias que envolvem diretamente o parênquima pulmonar.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409217915)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentro da avaliação do paciente com suspeita de meningite, está incluída averificação de alguns sinais tais como: Brudzinski e Kerning que correspondem, respectivamente a:
		
	
	Resistência e dor quando o joelho é estendido com o quadril totalmente flexionado e levantamento involuntário das pernas em irritação meníngea quando levantada a cabeça do paciente
	
	Levantamento voluntário das pernas em irritação meníngea quando levantada a cabeça do paciente e resistência e dor quando o joelho é estendido com o quadril parcialmente flexionado.
	
	Resistência e dor quando o joelho é estendido com o quadril totalmente flexionado e levantamento voluntário das pernas em irritação meníngea quando levantada a cabeça do paciente
	
	Levantamento voluntário das pernas em irritação meníngea quando levantada a cabeça do paciente e resistência e dor quando o joelho é estendido com o quadril totalmente estendido.
	 
	Levantamento involuntário das pernas em irritação meníngea quando levantada a cabeça do paciente e resistência e dor quando o joelho é estendido com o quadril totalmente flexionado.
	1a Questão (Ref.:201409217988)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A ventilação mecânica apresenta diversas fases que tentam simular o trabalho respiratório fisiológico. De acordo com o exposto, a alternativa que corresponde às fases do ciclo respiratórios no ventilador, são respectivamente:
		
	
	NDA
	 
	Inspiratória, ciclagem, expiratória e disparo.
	
	Ciclagem, expiratória, disparo, inspiratória.
	
	Ciclagem, inspiratória, disparo e expiratória.
	
	Expiratória, ciclagem, inspiratória e disparo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409217666)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando a importância da interpretação da gasometria arterial realizada pelo enfermeiro para identificação precoce de distúrbios hidroeletrolíticos em paciente em estado grave, o distúrbio apresentado neste resultado evidencia: pH = 7,29; paO2 = 55; paCO2 = 60; HCO3- = 22; SatO2 = 95%.
		
	
	Alcalose respiratória
	 
	Acidose respiratória
	
	Acidose metabólica
	
	Cetoacidose Metabólica.
	
	Alcalose metabólica
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409217758)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(EBSERH 2013 Área Assistencial) O enfisema subcutâneo ocorre geralmente após uma perfuração do pulmão, ou em pós-operatório de cirurgias de tórax e se caracteriza por ar:
		
	 
	que extravasa do pulmão para os tecidos subcutâneos.
	
	entre as pleuras.
	
	que extravasa do pulmão para a pleura parietal.
	
	que extravasa das pleuras para os tecidos adjacentes.
	
	que extravasa do pulmão para a pleura visceral.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409217790)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE DE ALTA COMPLEXIDADE, ANALISE AS AFIRMATIVAS A SEGUIR, COLOCANDO (V) PARA VERDADEIRAS E (F) PARA FALSAS. I - PARA OBTER-SE UMA ASSISTÊNCIA LIVRE DE DANOS, O GUIA DA UTI SEGURA, PUBLICADO PELA ASSOCIAÇÃO DE MEDICINA INTENSIVA DO BRASIL (AMIB), ESTABELECE QUE ESTE SETOR DEVE CONTAR COM UMA EQUIPE QUANTITATIVAMENTE E QUALITATIVAMENTE ADEQUADAS; II - QUANDO AFIRMAMOS QUE O PACIENTE PRECISA TER UMA GARANTIA DE CONTINUIDADE DA ASSISTÊNCIA 24/7, SIGNIFICA DIZER QUE O PACIENTE NECESSITA RECEBER A MESMA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA 24 HORAS POR DIA, DURANTE OS 7 DIAS DA SEMANA; III - O PRINCÍPIO DA NÃO MALEFICÊNCIA DETERMINA QUE DEVEMOS TRATAR O PACIENTE SEM LESAR; IV - NO QUE SE REFERE AO QUANTITATIVO DE PACIENTES DE UTI POR ENFERMEIRO A RDC 26 DETERMINA QUE CADA ENFERMEIRO ASSISTA 10 PACIENTES
		
	 
	V V V V
	
	V F V V
	
	V V F V
	
	V F F F
	
	V F F V
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409217582)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Anormalidade do sistema circulatório que resulta em perfusão orgânica inadequada para suprir às necessidades tissulares de oxigênio e nutrientes, resultante de perda maciça de sangue ou desidratação severa. A esta situação patológica denominamos:
		
	
	Aneurisma Arterial
	
	Hemorragia Digestiva
	 
	Choque Hipovolêmico
	
	Infarto Agudo do Miocardio
	
	Choque cardiogênico
	
	1a Questão (Ref.:201402487369)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a alternativa que corresponde ao conceito de Meningite.
		
	 
	Inflamação das meninges do cérebro e da medula espinhal, em geral resultante de infeção bacteriana.
	
	NDA
	
	Inflamação das meninges do cérebro e da medula espinhal, em geral resultante de infeção fúngica e por protozoários.
	
	Inflamação das meninges do cérebro e da medula espinhal, em geral resultante de infeção fúngica.
	
	Inflamação das meninges do cérebro e da medula espinhal, em geral resultante de infeção por protozoário.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201402487380)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Arritmia supra ventricular que tem como característica: ausência da onda P ou onda P fibrilatória, ritmo geralmente irregular, frequência atrial de aproximadamente 300 bpm.
		
	
	BAV 2º grau - mobitz 1
	
	Flutter Atrial
	
	Fibrilação ventricular
	
	Wolf Parkinson White
	 
	Fibrilação atrial
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201402487148)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando as ondas do eletrocardiograma (ECG) e suas correlações com cada fase do ciclo cardíaco, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Onda P - despolarização muscular atrial; complexo QRS - repolarização ventricular; onda T - despolarização da musculatura ventricular; onda U - repolarização das fibras de Purkinje.
	
	Onda P - despolarização muscular atrial; complexo QRS - despolarização da musculatura ventricular; onda T - repolarização das fibras de Purkinje; onda U - repolarização ventricular.
	
	Onda P - despolarização da musculatura ventricular; complexo QRS - despolarização muscular atrial; onda T - repolarização ventricular; onda U - repolarização das fibras de Purkinje.
	 
	Onda P - despolarização muscular atrial; complexo QRS - despolarização da musculatura ventricular; onda T - repolarização ventricular; onda U - repolarização das fibras de Purkinje.
	
	Onda P - repolarização das fibras de Purkinje; complexo QRS - despolarização da musculatura ventricular; onda T - repolarização ventricular; onda U - despolarização muscular atrial.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201402486989)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Enade,2010) Um paciente de 23 anos de idade foi internado na unidade de terapia intensiva (UTI), em período pós-operatório imediato de cirurgia de craniotomia para exérese tumoral. O paciente encontra-se em ventilação mecânica por tubo orotraqueal, com monitorização pressórica arterial, cardíaca e da pressão intracraniana (PIC), além de oximetria de pulso. Mantém acesso venoso central em subclávia direita com curativo oclusivo. Apresenta anisocoria e sinais de hipertensão intracraniana como complicações pós-operatórias. Nessa situação, qual a intervenção de enfermagem indicada para o posicionamento do paciente no leito?
		
	
	Manter o paciente em decúbito lateral, com elevação da cabeceira do leito acima de 30° de inclinação, e com membros flexionados.
	 
	Manter o paciente em decúbito dorsal, com elevação da cabeceira do leito de 15° a 30° de inclinação, e com a cabeça e o pescoço alinhados em posição anatômica.
	
	Manter o paciente em decúbito dorsal, com elevação da cabeceira do leito acima de 30° de inclinação, e a cabeça e o pescoço alinhados.
	
	Manter o paciente em decúbito lateral, com elevação da cabeceira do leito de 15° a 30° de inclinação, e com membros flexionados
	
	Manter o paciente em posição de Trendelenburg, com a cabeça e o pescoço alinhados em posição anatômica.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201402487229)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Diante da pressão intracraniana (PIC), o paciente deverá permanecer em posição de num ângulo de:
		
	 
	Semi-fowler, num ângulo de 30º
	 
	Decúbito dorsal. num ângulo de 30ºDecúbito ventral, num ângulo de 30º
	
	SIMS, num ângulo de 30º
	
	Fowler, num ângulo de 90º
	1a Questão (Ref.:201309395698)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	S.P 42 anos, foi submetida à craniotomia para clipagem de aneurisma em hemisfério cerebral esquerdo. Após a cirurgia, os sinais vitais estavam estáveis e ela se recuperava bem da anestesia geral. No quarto dia, S.P apresentou um quadro de cefaléia, confusão e perda de força em mão direita. Seu nível de consciência deteriorou de forma acentuada e ela foi intubada e encaminhada à unidade de cuidados intensivos. No momento encontra-se em ventilação mecânica, em jejum, SNG aberta, sonda vesical e cateter central. Dentre as intervenções de enfermagem, qual é a indicada para S.P?
		
	
	Manter decúbito lateral com flexão de quadril superior a 90°;
	
	Fechar SNG, se apresentar desequilíbrio hidroeletrolítico;
	
	Promover aspiração endotraqueal em horários fixos.
	
	Realizar limpeza da incisão cirúrgica com clorexidina alcoólica a 4%;
	 
	Manter a cabeceira elevada a 30° e alinhamento mento-esternal, com monitorização dos sinais vitais e manutenção das vias aéreas;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309396124)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(ENADE 2016) Um homem com 54 anos de idade, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), apresentou dispneia súbita em sua residência. Levado por familiares à emergência de um Hospital Geral, foi entubado e acoplado à ventilação mecânica invasiva e transferido para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com diagnóstico de síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).
O paciente foi submetido a ventilação controlada a pressão (PCV), com pressão inspiratória = 15 cm H2 O; tempo inspiratório = 0,9 s; frequência respiratória = 15 irpm; pressão positiva expiratória final (PEEP) = 5 cm H2 O; pressão de pico = 36 cm H2 O; fração inspirada de oxigênio = 70%.
Para atender às recomendações brasileiras de ventilação mecânica, os parâmetros que DEVEM SER ADOTADOS nesse caso são:
		
	
	alto volume corrente, > 8 ml/kg da massa corpórea, associado a frequência respiratória de 20 irpm.
	 
	pressão controlada de 20 cm H2O, tempo inspiratório de 0,70 s e PEEP fisiológica, 5 cm H2O.
	 
	volume corrente baixo, ≤ 6 ml/kg da massa corpórea, e manutenção da pressão de platô ≤ 30 cm H2O.
	
	alto volume corrente, > 8 ml/kg da massa corpórea, associado a pressão de platô média ≥ 30 cm H2O nas vias aéreas.
	
	ventilação com suporte de pressão de 20 cm H2O e PEEP de 7 cm H2O.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309395702)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Acidente Vascular Encefálico (AVE) ocorre quando o suprimento de sangue em uma área do cérebro se interrompe ou quando um vaso sanguíneo se rompe, extravasando sangue nos espaços que rodeiam as células cerebrais. Sobre este tema, marque a afirmativa correta:
		
	
	O Acidente Isquêmico Transitório (AIT) é caracterizado por déficit generalizado, por consequência Hemorrágica, onde sua regressão pode ocorrer em aproximadamente 24h;
	
	Todos os Acidentes Vasculares Encefálicos são resultados de uma hemorragia dentro do crânio, no cérebro ou em volta dele;
	 
	Quando ocorre uma uma redução crítica do débito sanguíneo devido à oclusão parcial ou total de uma artéria cerebral, com sequelas motoras, temos instalado um possível quadro de AVE isquêmico;
	
	O AVE Hemorrágico resulta da obstrução de vasos sanguíneos, normalmente artérias que suprem o cérebro, localizados nas proximidades ou dentro do crânio;
	
	Dentre as principais sequelas ocasionadas pelo AVE, as úlceras por pressão são as lesões mais incidentes em todos os pacientes;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309395749)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Meningite é uma inflamação das meninges do cérebro e medula espinhal. De acordo com sua etiologia, pode ser causada por: I - Fungos e protozoários; II - Somente por bactérias; III - Bactérias e vírus; IV - Somente vírus e algumas bactérias tais como: Neisseria meningitidis. Marque a opção correta:
		
	
	Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
	
	Todos os itens estão corretos.
	
	Apenas os itens I e II estão corretos.
	 
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309396052)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(COPEVE-UFAL, 2016) A escala de coma de Glasgow é um método confiável para avaliar o nível de consciência da pessoa, principalmente após um trauma encefálico. É composta da avaliação dos três parâmetros:
		
	
	reflexo vagal, reflexo ciliar e resposta motora.
	
	resposta verbal, reflexo de Moro e resposta motora.
	
	reflexo pupilar, reflexo tendinoso e movimentos oculares.
	 
	resposta motora, resposta verbal e abertura ocular.
	
	reflexo palpebral, resposta reflexa e reação pupilar.
	1a Questão (Ref.:201309395746)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Insuficiência Respiratória Aguda pode apresentar-se de 2 formas:
		
	
	Hipoxêmica e tipo I.
	
	Hipoxêmica e Hiperxêmica.
	
	Ventilatória e Hiperxêmica.
	
	Ventilatória e tipo II.
	 
	Hipoxêmica e Ventilatória.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309395860)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Referente ao estudo da Eletrocardiografia, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	O Eletrocardiograma registra as atividades elétricas do coração em forma de ondas, que mostram a despolarização(contração) e a repolarização(relaxamento).
	
	Possibilita a identificação de distúrbios do ritmo, alterações da condução e desequilíbrios eletrolíticos.
	
	É o registro dos fenômenos elétricos que se originam durante a atividade cardíaca, auxiliam no diagnóstico das cardiopatias e outras condições patológicas (ex.distúrbios metabólicos), porém algumas anomalias cardíacas não alteram o ECG.
	 
	Auxilia na análise de atividades cerebrais, facilitando o diagnóstico de morte encefálica
	
	Auxilia no diagnóstico e monitoração de alguns distúrbios: Infarto do Miocárdio e Pericardite.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309395833)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Foi admitido no setor de emergência um paciente com histórico de hipertensão arterial, apresentando dispnéia intensa em repouso que dificulta a fala, agitação, expectoração de coloração rósea, taquicardia e palidez. Perante o quadro descrito, o possível diagnóstico médico é:
		
	
	Embolia Pulmonar.
	
	Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
	
	Infarto Agudo do Miocárdio.
	
	Angina Instável.
	 
	Edema Agudo Pulmonar.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309395715)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os pacientes habitualmente são encaminhados pelo serviço Movel de Urgência ou então procuram o serviçoo de emergência com sintomatologia de desconforto torácico e apresentam arritmias tais como taquicardia paroxistica, bradicardias ou extra-sístoles ventriculares bigeminadas. Estas arritmias requerem intervenção medicamentosa. Outrossim, a desfibrilação de emergência deve ser o tratamento de escolha utilizado quando o paciente apresenta a seguinte alteração cardíaca:
		
	
	Tasquicardia Sinusal
	
	Fibrilação Atrial
	 
	Fibrilação ventricular
	
	Taquicardia atrial
	
	Flutter atrial.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309395848)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No atendimento a vítima politraumatizada com Traumatismo Cranioencefálico (TCE) e a vítima apresentar rinorreia, significa:
		
	 
	N.D.A
	 
	Sangramento orofaringea.
	
	Sangramento auricular.
	
	Perda rápida da consciência.
	
	Diâmetro desigual das pupilas.
	1a Questão (Ref.:201309395922)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A angina de peito ou angor pectoris é uma dor no peito devida ao baixo abastecimento de oxigênio (isquemia) ao músculo cardíaco; geralmente é devida à obstrução ou espasmos (contrações involuntária de um músculo, grupode músculos ou órgão) das artérias coronárias (os vasos sanguíneos do coração). As doenças nas artérias coronárias, principal causa de angina, são devidas a aterosclerose nas artérias cardíacas (coronárias). dor em queimação ou constrição, dor induzida por esforço ou estresse emocional, dor de duração inferior a 20 minutos, dor que remite com o repouso ou o uso de nitratos, equivalentes anginosos: cansaço, dispnéia. Defina qual o tipo de síndrome coronariana no caso acima:
		
	 
	Síndrome coronariana - angina estável
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	
	Infarto do miocárdio - supra-desnivelamento S-T
	
	Síndrome coronariana - angina instável
	
	Angina estável e angina instável
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309395939)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Diante da pressão intracraniana (PIC), o paciente deverá permanecer em posição de num ângulo de:
		
	
	Decúbito dorsal. num ângulo de 30º
	
	SIMS, num ângulo de 30º
	
	Fowler, num ângulo de 90º
	 
	Semi-fowler, num ângulo de 30º
	
	Decúbito ventral, num ângulo de 30º
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309395971)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A arritmia que apresenta as ondas P em forma de F(serrote) são representadas por:
		
	 
	A-( ) Arritmia supraventricular denominada Flutter atrial
	
	B-( ) Arritmia ventricular denominada Flutter atrial
	
	D-( ) Arritmia ventricular denominada Fibrilação atrial
	
	E- ( ) Fibrilação Ventricular
	
	C-( ) Arritmia supraventricular denominada Fibrilação Atrial
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309395992)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A dor torácica representa um dos mais frequentes quadros presentes na Emergência, podendo ser de características específicas, dependendo do sistema afetado. A dor de origem cardíaca causada pela doença arterial coronariana (angina do peito ou infarto do miocárdio) é localizada na região central:
		
	
	Subesternal e difusa
	
	Subclavicular e difusa
	
	Retroesternal e centralizada
	
	Retroabdominal e difusa
	 
	Retroesternal e difusa
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309396090)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Arritmia supra ventricular que tem como característica: ausência da onda P ou onda P fibrilatória, ritmo geralmente irregular, frequência atrial de aproximadamente 300 bpm.
		
	
	Flutter Atrial
	 
	Fibrilação atrial
	
	BAV 2º grau - mobitz 1
	
	Fibrilação ventricular
	
	Wolf Parkinson White
	1a Questão (Ref.:201309395873)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A monitorização da Pressão Venosa Central (PVC) está indicada quando um paciente tem uma alteração na volemia. Baseado neste enunciado é correto afirmar:
		
	 
	Para obter medições exatas da PVC, o eixo flebostático deve ser usado como ponto de referência com o eixo da linha axilar média, deve ser nivelado com esse ponto.
	
	As medidas para prevenir uma embolia gasosa numa linha de pvc incluem a utilização exclusiva de conexões de silicone, evitar sistema intra-venoso muito curto e usar tampas de rosca nas torneiras de três vias.
	
	Uma redução da pvc é comum no doente com sobrecarga hídrica e sugere que o volume diastólico do ventrículo é insuficiente para produzir um volume de ejeção adequado.
	
	A PVC é usada para medir as pressões de enchimento do coração esquerdo.
	
	Não há necessidade de zerar a PVC após mudança de decúbito no leito.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309395700)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O choque é um distúrbio caracterizado pelo insuficiente suprimento sanguíneo para os tecidos e células do corpo. Como tipos de choque podemos citar:
		
	
	Anafilático, hipovolêmico e elétrico
	
	Hipovolêmico, elétrico e séptico.
	 
	Hipovolêmico, distributivo e cardiogênico.
	
	Neurológico, elétrico e hipovolêmico
	
	Anafilático, compensado e progressivo
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309396051)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(IBFC, 2016 - EBSERH - Enfermeiro - HUAP/UFF Adaptado por Talline Hang-Costa) Considerando que a pressão venosa central (PVC) é muito utilizada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa CORRETA.
I. A PVC consiste na pressão de enchimento do lado esquerdo do coração, ou na pré-carga do ventrículo esquerdo, e reflete a pressão diastólica final do ventrículo esquerdo na ausência de lesão valvar tricúspide.
II. A PVC deve ser mensurada nos casos de hipotensão sem resposta ao tratamento clínico, hipovolemia e necessidade de drogas inotrópicas.
III. A PVC é um parâmetro que indica a função cardíaca esquerda na ausência de disfunção cardiopulmonar, o tônus vascular do paciente e sua resposta ao tratamento e o estado de hidratação.
IV. A PVC é monitorizada continuamente por meio de um cateter venoso central inserido comumente pela veia subclávia, jugular interna ou jugular externa, que desemboca na veia cava superior, sendo conectado a um sistema transdutor de pressão.
		
	
	As frases I e IV estão corretas.
	 
	As frases II e IV estão corretas.
	
	Apenas a frase II está correta.
	
	As frases I, II, III e IV estão corretas.
	
	As frases I e III estão corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309396128)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As técnicas de imobilização e remoção de vítimas de trauma tem relevante importância para manter ou melhorar o seu estado após a chegada das equipes de socorro. Sobre imobilização é CORRETO afirmar:
		
	 
	A imobilização manual da cabeça é importante para manter a região cervical alinhada numa posição neutra até que a vítima esteja completamente imobilizada.
	
	Uma vez que, a partir do mecanismo de trauma, existe a suspeita de lesão vertebro-medular, o primeiro passo é imobilizar fraturas expostas e controlar hemorragias.
	
	Ao imobilizar uma fratura exposta nos membros inferiores, deve-se cobrir com a atadura toda a extensão do membro (incluindo os pés e dedos) prevenindo o risco de hipotermia.
	
	Na abordagem de vitimas em pé, o socorrista deve aproximar-se por trás, se identificar, e colocar as suas mãos de ambos os lados da cabeça da vítima sobre os pavilhões auriculares, sem movimentar a cabeça.
	
	A técnica de retirada do capacete, minimizando o risco de causar lesões adicionais, poderá ser realizada por um único socorrista, desde que primeiro ele aplique o colar cervical na vítima.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309395737)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação aos cuidados que o Enfermeiro deve ter com o membro amputado, assinale a afirmativa correta:
		
	
	Imergir o membro amputado em recipiente com gelo, para que dessa forma a temperatura baixa possa conservar o membro e evitar necrose.
	
	Lavá-lo para que o enfermeiro possa avaliar quanto a viabilidade do reimplante após a inspeção.
	
	Posicionar o membro amputado junto ao corpo, para que seja mantida a temperatura corpórea ideal.
	
	Enfaixá-lo para que se mantenha uma temperatura adequada com a finalidade do reimplante.
	 
	Deverá colocar o membro amputado dentro de um saco plástico e após colocá-lo dentro de um recipiente com gelo.
	
	1a Questão (Ref.:201506136003)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O acidente vascular encefálico é clinicamente definido como uma síndrome de início abrupto de sinais e sintomas de perda focal da função cerebral ocasionada por diminuição do suprimento sanguíneo com menor oferta de oxigênio e glicose para determinada região do encéfalo. Com base no exposto marque a alternativa que corresponde ao AVEI e ao AVEH, respectivamente.
		
	 
	Ocorre em virtude da oclusão total ou parcial de um vaso sanguíneo cerebral que irriga determinada região encefálica, resultante de trombose cerebral ou embolia. Já o segundo ocorre devido à ruptura de um vaso sanguíneo com consequente sangramento para a superfície do encéfalo (hemorragia subdural)ou para dentro do parênquima encefálico (hemorragia parenquimatosa).
	
	Ocorre devido à ruptura de um vaso sanguíneo com consequente sangramento para a superfície do encéfalo (hemorragia subaracnóide) ou para dentro do parênquima encefálico (hemorragia parenquimatosa). Já o segundo Ocorre em virtude da oclusão total ou parcial de um vaso sanguíneo cerebral que irriga determinada região encefálica, resultante de trombose cerebral ou embolia.
	 
	Ocorre em virtude da oclusão total ou parcial de um vaso sanguíneo cerebral que irriga determinada região encefálica, resultante de trombose cerebral ou embolia. Já o segundo ocorre devido à ruptura de um vaso sanguíneo com consequente sangramento para a superfície do encéfalo (hemorragia subaracnóide) ou para dentro do parênquima encefálico (hemorragia parenquimatosa).
	
	Ocorre em virtude da oclusão total ou parcial de um vaso sanguíneo cerebral que irriga determinada região encefálica, resultante de trombose cerebral ou embolia. Já o segundo ocorre devido à ruptura de um vaso sanguíneo com consequente sangramento para a superfície do encéfalo (hemorragia subaracnóide) ou para dentro do parênquima encefálico (hemorragia subdural).
	
	Ocorre devido à ruptura de um vaso sanguíneo com consequente sangramento para a superfície do encéfalo (hemorragia subaracnóide) ou para dentro do parênquima encefálico (hemorragia parenquimatosa). Já o segundo Ocorre em virtude da oclusão, exclusivamente parcial, de um vaso sanguíneo cerebral que irriga determinada região encefálica, resultante de trombose cerebral ou embolia.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201506135985)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FCC, 2011 - TRE Analista Judiciário - Enfermagem - Adaptado por Talline Hang-Costa) A avaliação neurológica que indica o nível de consciência do paciente de acordo com as respostas de abertura ocular, verbal e motora é chamada de:
		
	
	escala de coma de Babinski.
	
	avaliação dos nervos cranianos.
	 
	escala de coma de Glasgow.
	
	escala de Cincinnati.
	
	escala de coma de Braden.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506136074)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A cardioversão e a desfibrilação elétricas são procedimentos rotineiros utilizados no manejo de pacientes com arritmias cardíacas. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
		
	
	Os cardioversores/desfibriladores mais modernos trabalham com formato de onda tipo monofásico, liberando níveis mais baixos e efetivos de energia.
	
	Na cardioversão elétrica, a energia liberada para tratamento da arritmia não é sincronizada com o complexo QRS do eletrocardiograma (ECG).
	 
	Os cardioversores/desfibriladores têm funcionamento exclusivamente baseado em corrente elétrica. Neles uma dose pré-determinada de corrente elétrica é liberada para fins de tratamento de diversas arritmias cardíacas.
	
	A dificuldade nos procedimentos de cardioversão/desfibrilação elétrica tem como exemplos de fatores determinantes o nível de energia liberada, a distância intereletrodos, a fase da ventilação e
	
	Durante a desfibrilação elétrica, o choque liberado é sincronizado com uma fase específica do ciclo cardíaco, geralmente durante o período eletrofisiológico de supernormalidade (final da onda T do ECG).
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201506135873)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A desfibrilação cardíaca consiste na aplicação de corrente elétrica sobre o músculo do miocárdio que provoca:
		
	
	Taquicardia ventricular e difusa do coração é permitido o retorno ao ritmo sinusal
	
	Arritmias difusas do coração é permitido o retorno ao ritmo sinusal
	
	Repolarização difusa do coração é permitido o retorno ao ritmo sinusal
	 
	A despolarização difusa do coração é permitido o retorno ao ritmo sinusal
	
	Despolarização e repolarização difusa do coração é permitido o retorno ao ritmo sinusal
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201506135601)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente D.D, 29 anos, branco, sexo masculino, conhecido como hipocondríaco, com numerosas queixas, FC 70 bat/m; ritmo sinusal regular, com hipertrofia auricular e ventricular ausentes, ondas q patologicas ausentes, segmentos S-T sem supradesnivelamento, ondas T geralmente para cima. Este traçado ECG pode ser compatível com:
		
	
	a.Flutter auricular
	
	c.Infarto lateral agudo
	
	e) a anemia se desenvolve por causas multifatoriais como inibição da eritropoiese e presença de hemólise.
	 
	b.Ritmo sinusal normal
	
	d.Choque hipovolêmico
	
1a Questão (Ref.:201506135876)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Paciente de 70 anos, admitida na Unidade de Internação com queixa de falta de ar, sensação de cabeça vazia, sensório visivelmente alterado, apresenta-se pálida, sudorética, pulsos periféricos finos. Frequência cardíaca: 35 bpm. Pressão Arterial de 80X40 mmhg, Frequência respiratória: 35 irpm. Saturação de O2: 90%. Diante desse cenário, junto à equipe, as condutas estão corretas, EXCETO EM.
		
	
	Posicionar vias aéreas, oferecer oxigênio, através de Máscara de não- reeinalação e monitorizar sinais vitais a intervalos regulares
	
	Manter Marca-Passo-Transcutaneo acessível e com cabo. Manter carrinho de Emergência à beira do leito.
	 
	Preparar o desfibrilador para uma cardioversão de urgência
	
	Diante do quadro há possibilidade de uso de drogas como atropina, epinefrina e dopamina
	 
	Monitorizar a paciente. Obter um ECG. Estabelecer um acesso venoso. Manter material de assistência ventilatória à beira do leito
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201506135892)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao atendimento inicial do politraumatizado e à avaliação de consciência no paciente em estado de coma, de acordo com a escala de Glasgow, todos os pacientes cujo somatório de pontos seja igual ou menor que cinco são considerados em coma:
		
	
	Intencional.
	 
	Grave.
	
	Moderado.
	
	Satisfatório.
	
	Induzido.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506135970)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Relacionado as urgências, envolvendo acidentes com animais peçonhentos, destacamos no Estado do Amapá uma alta incidência, principalmente nos meses de chuvas. Referente aos Primeiros socorros é recomendado:
		
	
	Realizar imediatamente um curativo oclusivo e compressivo devido o risco de hemorragia.
	
	Não realizar qualquer tipo de limpeza no local da picada.
	
	Incentivar a deambulação.
	
	Realizar curativo com Povidine Tópico e cobrir com hidrogel.
	 
	De forma alguma não fazer cortes, perfurações e torniquetes.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201506135886)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A classificação de risco é a estratificação de risco dos usuários que procuram atendimento nos serviços de saúde. Ao dar entrada em uma unidade de saúde o paciente é classificado, recebendo uma prioridade que determina o tempo alvo para o primeiro atendimento médico, essa prioridade é baseada na situação clínica apresentada e não na ordem de chegada. De acordo com o supracitado Marque a alternativa correta:
		
	 
	Azul - Não Urgente
	
	Amarelo - Muito Urgente.
	
	Verde - Não Urgente.
	
	Vermelho - Muito Urgente
	
	Laranja -Emergência.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201506136012)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O desequilíbrio ácido-básico causa várias repercussões hemodinâmicas, sendo uma das alterações mais comum dentro dos serviços de saúde de alta complexidade. Nesse contexto, assinale o item correto:
		
	
	e) Na alcalose metabólica, como mecanismo compensatório, os rins aumentam a reabsorção de HCO3 e aumentam a excreção de íons de hidrogênio.
	
	Quando há acúmulo de bases no organismo, em relação à quantidade de ácidos a serem neutralizados, configura-se o quadro de acidose metabólica.
	 
	c) A diminuição do ácido clorídrico por vômito prolongado e persistente ou aspiração gástrica predispõeo paciente a um quadro de alcalose metabólica.
	
	b) Os sistemas respiratório e metabólico atuam juntos para manter o equilíbrio do estado ácido-básico. Se houver acidose metabólica, os pulmões compensarão diminuindo a frequência e profundidade respiratória para conservar o dióxido de carbono.
	 
	a) Na alcalose respiratória, um valor de PaCO2 menor que 35 mmHg indica estado de hipoventilação.
	1a Questão (Ref.:201506135977)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(IBFC - EBSERH, 2016 - Enfermeiro - HUAP-UFF - Adaptado por Talline Hang-Costa) É uma das estratégias recomendadas para redução de Pneumonias Associadas à Ventilação Mecânica (PAV):
		
	
	Periodicamente monitorar a frequência de testes diagnósticos positivos para Leishmaniose em pacientes de alto risco.
	
	Avaliação da realização de Hemocultura, com resultado negativo ou positivo.
	
	Continuidade da sedação, com o objetivo de evitar lesão e proceder a extubação precoce.
	
	Monitorar a porcentagem de aderência à vacina Anti-Pneumocócica entre profissionais de saúde.
	 
	Manutenção do decúbito elevado (acima de 30ºC).
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201506135974)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE/UnB - SESA/ES/2013 - Adaptado por Talline Hang-Costa) Assinale a opção que apresenta O PRINCIPAL ritmo cardíaco inicial observado em atendimento de parada cardíaca em adultos, testemunhada fora de um ambiente hospitalar.
		
	 
	fibrilação ventricular.
	
	taquicardia helicoidal (tipo Torsades des pointes).
	
	assistolia.
	
	taquicardia ventricular.
	
	atividade elétrica cardíaca sem pulso arterial.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506135532)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A DPOC é uma causa importante de morbidade crônica e mortalidade em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMC). Ainda de acordo com a Entidade, a DPOC estará em 5° lugar como sendo causa de morbidade e mortalidade no ano de 2020, visto que em 1990 estava em 12°. Com relação á DPOC, é correto afirmar que:
		
	
	Os glicorticóides constituem a mais importante terapia farmacológica nos tratamentos sintomáticos dos pacientes com DPOC.
	 
	O aconselhamento nutricional é de suma importância para este tipo de paciente, uma vez que de acordo com grau de anormalidade da difusão gasosa, existe um consumo maior dos músculos responsáveis pela respiração.
	
	A oxigenação deve ser realizada em todos os pacientes com DPOC, independente dos valores da saturação de oxigênio.
	 
	Devido á difusão gasosa estar deficitária, este tipo de paciente não deve ser estimulado á prática de exercícios físicos, sob o risco de ser acometido por um colapso respiratório.
	
	Durante o tratamento inicial, não podem ser realizadas terapias conjuntas envolvendo oxigenioterapia e broncodilatadores, pois existe o risco de agravamento do quadro de DPOC.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201506136050)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O paciente J.S.S., 55 anos, recebeu alta hospitalar após tratamento do estado de mal epilético (EME). Ao ler o seu prontuário, o enfermeiro identificou várias condutas direcionadas para a melhora dessa enfermidade. Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Procurar infecções sistêmicas, exame neurológico, realizar a avaliação do fundo de olho e de exames laboratoriais.
	
	As vias aéreas devem ser mantidas desobstruídas, de modo a garantir uma ventilação adequada. Sempre que necessário deve-se proceder a intubação orotraqueal e oxigenação para prevenir a ocorrência de hipóxia.
	
	Na ocorrência de febre, evidência de otite, mastoidite, ou infecção em quaisquer outras estruturas da face ou rigidez de nuca, está indicada a realização de uma punção liquórica.
	 
	Interromper abruptamente as drogas antiepilépticas.
	
	Para tratamento farmacológico podem ser usadas tiamina, glicose, piridoxina, midazolan, diazepan e fenitoína.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201506135680)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As células cardíacas que possuem propriedades de automaticidade superior às demais células cardíacas, e agem como um marca- passo forma o nódulo:
		
	
	De His
	 
	Sinoatrial
	
	Atrioventricular
	
	Aórtico
	
	De Purkinje
	1a Questão (Ref.:201506135969)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise os itens abaixo em relação aos modos ventilatórios: I Na modalidade controlada o paciente recebe suporte ventilatório total, sendo obrigatórios os ajustes da FR e a definição do volume ou da pressão que será mantido a insuflação, sendo que o ventilador permanece sensível ao drive respiratório do paciente. II Na ventilação assistida o paciente pode receber suporte ventilatório total ou parcial, sendo obrigatório o ajuste da FR mínima, da sensibilidade e da definição do volume ou pressão com a qual será mantida a insuflação. III Na ventilação mandatória intermitente sincronizada o paciente recebe uma forma parcial de suporte ventilatório, pois esta modalidade possibilita ciclos controlados, assistidos e espontâneos, não sendo recomendada para desmame. IV Na ventilação assistida-controlada o paciente recebe suporte ventilatório parcial, sendo necessário o ajuste de uma FR mínima e a definição do volume ou da pressão com a qual será mantida a insuflação. V - Na modalidade controlada o paciente recebe suporte ventilatório total, sendo obrigatórios os ajustes da FR e a definição do volume ou da pressão que será mantido a insuflação, sendo que o paciente está impossibilitado de disparar o ventilador, que será ¿insensível¿. Agora, marque somente a alternativa correta em relação aos itens acima:
		
	
	Apenas os itens I, II e V estão corretos.
	 
	Somente o item V está correto.
	
	Apenas os itens III, IV e V estão corretos.
	
	Apenas os itens II, III e V estão corretos.
	
	Somente o item III está correto.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201506135822)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Conceitue hipercalemia:
		
	
	É uma concentração de sódio sérico superior a 5,0 mEq/L.
	
	É uma concentração de lítio sérico superior a 5,0 mEq/L.
	
	É uma concentração de magnésio sérico superior a 5,0 mEq/L.
	 
	É uma concentração de potássio sérico superior a 5,0 mEq/L.
	
	É uma concentração de cálcio sérico superior a 5,0 mEq/L.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506135462)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Ao encontrar um cliente que está acordado, ventilando em ar ambiente espontâneamente, desorientado e localizando o estímulo doloroso, pode-se afirmar que sua pontuação em GLASGOW é:
		
	 
	12
	 
	13
	
	15
	
	9
	
	10
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201506135625)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	S.P 42 anos, foi submetida à craniotomia para clipagem de aneurisma em hemisfério cerebral esquerdo. Após a cirurgia, os sinais vitais estavam estáveis e ela se recuperava bem da anestesia geral. No quarto dia, S.P apresentou um quadro de cefaléia, confusão e perda de força em mão direita. Seu nível de consciência deteriorou de forma acentuada e ela foi intubada e encaminhada à unidade de cuidados intensivos. No momento encontra-se em ventilação mecânica, em jejum, SNG aberta, sonda vesical e cateter central. Dentre as intervenções de enfermagem, qual é a indicada para S.P?
		
	
	Fechar SNG, se apresentar desequilíbrio hidroeletrolítico;
	 
	Manter a cabeceira elevada a 30° e alinhamento mento-esternal, com monitorização dos sinais vitais e manutenção das vias aéreas;
	
	Manter decúbito lateral com flexão de quadril superior a 90°;
	
	Realizar limpeza da incisão cirúrgica com clorexidina alcoólica a 4%;
	
	Promover aspiração endotraqueal em horários fixos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201506135985)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FCC, 2011 - TRE Analista Judiciário - Enfermagem - Adaptado por Talline Hang-Costa) A avaliação neurológica que indica o nível de consciência do paciente de acordo com asrespostas de abertura ocular, verbal e motora é chamada de:
		
	
	escala de coma de Babinski.
	 
	escala de coma de Glasgow.
	
	escala de Cincinnati.
	
	escala de coma de Braden.
	
	avaliação dos nervos cranianos.
	
1a Questão (Ref.:201403365177)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A instituição de Programas de Humanização nas Unidades de Terapia Intensiva, discutidos, implementados e monitorados por grupos multiprofissionais deve ser encorajada, pois a Humanização se faz por pessoas. (KNOBEL, 2005) A esse respeito, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO:
		
	 
	Uma liderança centralizadora contribui para o desenvolvimento das equipes de saúde, uma vez que o processo de tomada de decisão requer rapidez e efetividade.
	
	O enfermeiro deve estar apto a reconhecer o momento em que paciente e família necessitam de intervenções psicológicas maiores e mais específicas e realizar o devido encaminhamento para avaliação e intervenção por um profissional da área da saúde mental.
	
	A equipe de enfermagem deve reconhecer que a necessidade universal de ajuda é identificada como a mais importante para as famílias, seguida da necessidade de informação adequada e da sensação de que a equipe está preocupada com o paciente.
	
	O desconforto com o uso de tubos e sondas no nariz ou boca, pode ser minimizado por meio de informação prévia ao paciente, quando possível.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403364893)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	QUAL ITEM NÃO SE CORRELACIONA COM A INDICAÇÃO DE UMA DERIVAÇÃO VENTRICULAR EXTERNA?
		
	
	HIDROCEFALIA ASSOCIADA A SANGRAMENTO INTRAVENTRICULAR
	
	HIDROCEFALIA ASSOCIADA A MENINGITE INFECCIOSA
	 
	ESTADO DE MAL EPILÉTICO
	
	PÓS-OPERATÓRIO DE NEUROCIRURGIA
	
	HIDROCEFALIA ASSOCIADA A MENINGITE INFLAMATÓRIA
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403365144)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Luíza, 25 anos, vitima de colisão automobilística, é levada ao serviço de urgência e emergência. Suas pupilas reagem lentamente a luz e ele abre os olhos a estímulos dolorosos. Não obedece a ordens simples, mas geme periodicamente. O braço direito tem uma deformidade e não responde ao estimulo doloroso, no entanto, a mão esquerda movimenta-se em direção ao local do estimulo doloroso, quando você o provoca. Ambas as pernas estão estendidas. Qual é o seu escore na escala de coma de Glasgow?
		
	 
	9
	
	3
	
	6
	 
	12
	
	4
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201403364946)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Escala de Coma de Glascow (ECG) relaciona três áreas de funcionamento neurológico, oferece uma visão geral do nível de resposta do paciente e é usada para avaliar o estado neurológico de pacientes que sofreram lesão cerebral. Ao aplicar a ECG em um paciente, foi identificado que o mesmo apresentava: abertura ocular espontÂnea ao ser chamado, falava alavras inapropriadas e retirava o membros ao estímulo doloroso. Qual a pontuação de acordo com a ECG para este paciente?
		
	 
	10
	
	8
	
	15
	
	9
	
	11
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201403365005)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Durante a execução do exame físico realizado em pacientes graves, a função neurológica pode ser mensura através da avaliação de alguns sinais sugestivos de lesão cerebral. Um paciente que apresenta posição de adução e flexão dos membros superiores, rotação interna dos membros inferiores e flexão plantar dos pés, caracteriza-se com sinais de:
		
	
	Edema cerebral
	
	Anisocoria
	
	Sedação profunda
	 
	Decorticação
	 
	Descerebração
	1a Questão (Ref.:201403365355)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(CESPE/UnB - SESA/ES/2013 - Adaptado por Talline Hang-Costa) Uma paciente, de trinta e dois anos de idade, com diagnóstico de hepatite crônica foi atendida pelo SAMU em sua residência com relato de falta de ar progressiva havia quatro dias, desconforto torácico ventilatório-dependente e sonolência havia doze horas. O exame físico, na admissão, mostrou pressão arterial de 65 mmHg × 45 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm e frequência respiratória de 30 irpm. Durante a realização desse exame, a paciente tornou-se arresponsiva, sem respiração espontânea e sem pulso arterial central. Como naquele momento inicial nem o desfibrilador/monitor cardíaco e nem o material de intubação orotraqueal estavam disponíveis (encontravam-se na ambulância), o enfermeiro iniciou os procedimentos de suporte básico de vida.
As recomendações de suporte básico de vida, com base nas diretrizes da Associação Americana do Coração (American Heart Association - AHA, 2015) para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e de Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), recomendam nesse caso que os efetivos procedimentos de RCP iniciem-se por:
		
	 
	abertura das vias aéreas.
	
	verificação da resposta pupilar.
	
	ventilações artificiais.
	 
	compressões torácicas.
	
	aplicação de soco precordial.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403365012)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A análise do pH sanguíneo, "p" - alemão potenz - poder de concentração e "H" - íon de hidrogênio (H+), indica o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade do organismo. Sobre esta informação, marque a alternativa CORRETA:
		
	
	Normalmente, o sangue é discretamente alcalino, com um pH situado na faixa de 7,25 a 7,45.
	 
	Possibilita avaliar o equilíbrio químico entre os ácidos e as bases existentes no organismo para a manutenção da quantidade ideal de íons hidrogênio nos líquidos intracelular e extracelular.
	 
	Quando a concentração dos íons hidrogênio diminui, abaixo dos valores normais, temos instalado um quadro de alcalose.
	
	O equilíbrio ácido-básico pode ser avaliado com precisão, onde os erros na leitura independem do tipo sanguíneo (arterial ou venoso) ou habilidade na interpretação.
	
	Quando a concentração dos íons hidrogênio se eleva, acima dos valores normais, temos instalado um quadro de Acidose.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403364992)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um paciente de 10 anos de idade foi encontrado pelo enfermeiro inconsciente e sem sinais de movimentos respiratórios em uma unidade de pediatria de um hospital geral. O enfermeiro tentou detectar o pulso carotídeo durante 10 segundos, mas não houve sucesso. O enfermeiro identificou que esse paciente estava em parada cardiorrespiratória e, assim, iniciou os procedimentos de assistência a seguir: 1. Solicitou chamada do médico. 2. Observou obstrução de vias aéreas. 3. Iniciou compressão torácica. 4. Iniciou ventilação. Assinale a opção que apresenta a ordem correta os procedimentos a ser realizados:
		
	
	2 - 4 - 3 - 1.
	 
	1 - 3 - 2 - 4.
	
	1 - 3 - 4 - 2
	
	1 - 2 - 4 - 3.
	
	4 - 3 - 1 - 2.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201403365277)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Um paciente com hemiparesia à Direita, proveniente de um Acidente Vascular Encefálico, apresenta complicações motoras relacionadas à interrupção da transmissão de impulsos nervosos. A medida que o quadro do paciente avança, podemos afirmar que as seguintes alterações locomotoras podem acontecer:
		
	
	Formação de calos ósseos no membro afetado
	
	Edema e hipersensibilidade no membro comprometido
	 
	Dor intensa e perda muscular no membro com a paresia
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	 
	Perda de massa muscular e atrofia de articulações
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201403365129)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) envolve a instituição de medidas para fornecimento de ventilação e circulação eficazes, quando a respiração e o coração do paciente pararem de funcionar. Com relação a parada cardiorespiratória, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Assistolia, via aérea obstruída e depressão do sistema nervoso central podem ser algumas das causasde parada cardiorrespiratória.
	 
	Os carrinhos de emergência devem estar posicionados em locais estratégicos no hospital e verificados somente quando forem utilizados.
	
	O profissional de enfermagem deve prever e auxiliar com os procedimentos de emergência e medicamentos, ajudar com a intubação, monitoração, punção venosa, administração de líquidos EV, desfibrilação e outras medidas definitivas.
	
	As Diretrizes da AHA 2015 para RCP recomendam que a sequência de procedimentos de suporte básico de vida seja C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração) em adultos, crianças e bebês.
	
	São sinais de parada cardiorespiratória a ausência de batimento cardíaco, ausência dos pulsos carotídeo e femural, apnéia e cianose.
	
	1a Questão (Ref.:201403364860)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O PACIENTE QUE APRESENTA AS SEGUINTES COMPLICAÇÕES GÁSTRICAS - VÔMITOS CRÔNICOS E DOENÇA INTESTINAL INFECCIOSA, DIARRÉIA, COLITE ULCERATIVA - DEVE-SE INDICAR QUE TIPO DE NUTRIÇÃO?
		
	 
	NUTRIÇÃO PARENTERAL
	
	DIETA ZERO POR 72 HORAS
	
	NUTRIR COM SONDA ENTERAL EM JEJUNO
	
	MANTER A DIETA POR VIA ORAL COM SUPLEMETOS ALIMENTAR
	
	MANTER A ENTERAL E TRATAR O QUADRO CLÍNICO
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403365443)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um jovem, com vinte e cinco anos de idade, encontra-se em crise aguda e grave de asma brônquica. Nessa condição emergencial, a intubação orotraqueal e a ventilação mecânica estarão indicadas quando o paciente apresentar:
		
	 
	Significativo rebaixamento do nível de consciência.
	
	Frequência cardíaca maior do que 100 bpm.
	
	Pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg.
	
	Frequência respiratória igual a 25 irpm.
	
	Saturação de O2 entre 87% e 93% do valor previsto para a idade.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403365100)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A frequência e a profundidade das compressões torácicas aplicadas durante a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é um fator determinante da sobrevivência em parada cardiorrespiratória (PCR). Sobre as atualizações das Diretrizes de 2015 da American Heart Association para RCP, assinale o item correto:
		
	
	e) Os socorristas devem aplicar compressões torácicas a uma frequência superior a 120/minuto. Nessas situações é permitida a interrupção das compressões por mais de 10 segundos.
	
	d) Para efetividade das compressões torácicas não é recomendada o retorno total da parede do tórax após cada compressão.
	
	a) Socorristas leigos e profissionais de saúde devem realizar compressões torácicas a uma frequência mínima de 100 compressões por minuto.
	 
	b) Em vítimas adultas de PCR, o correto é aplicar compressões torácicas a uma frequência de 100 a 120 por minuto, com as duas mãos sobre a metade inferior do esterno.
	
	c) Durante a RCP manual, deve-se realizar compressões torácicas a uma profundidade de pelo menos 2 polegadas (5 cm) ou superior a 2,4 polegadas (6 cm).
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201403365071)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O Senhor Mário, 40 anos, solteiro, sem familiares próximos, trabalhador da construção civil, sofreu um acidente de trabalho que o levou a um quadro hemorrágico. Está internado em uma unidade de cuidados intermediários, com diagnóstico de choque hipovolêmico. Na prescrição de medicamento consta infusão contínua de noradrenalina. Diante do caso, devem ser consideradas as seguintes intervenções: I - controlar a infusão da droga, avaliar o acesso venoso e contatar o serviço social; II - monitorizar o padrão respiratório e o débito urinário e notificar o acidente de trabalho; III - monitorizar a freqüência cardíaca e a pressão arterial e desenvolver a escuta terapêutica; IV - avaliar o nível de consciência e o padrão respiratório e solicitar reavaliação periódica.
		
	
	I e II.
	
	I e IV.
	 
	I e III.
	 
	II e III.
	
	III e IV.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201403365366)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre monitorização invasiva da Pressão Venosa Central (PVC) e Pressão da Artéria Pulmonar (PAP), assinale o item INCORRETO:
		
	 
	a) Pneumotórax e Embolia gasosa são uma das complicações do cateter de PVC, assim para identificar precocemente um pneumotórax é importante a realização do Raio X de tórax após inserção do cateter, e em casos de embolia gasosa deve-se posicionar o paciente em decúbito lateral esquerdo em Trendelenburg e ofertar oxigênio.
	 
	d) O lúmen proximal do cateter de Swan-Ganz permite mensurar valores de PVC, uma vez que este lúmen esta situado no átrio direito ou na veia cava superior.
	 
	b) Para prevenir infecção, mantenha o local de punção do cateter de PVC e PAP com curativo estéril seco e utilize técnica asséptica para o manuseio do sistema.
	 
	c) O cateter de Swan-Ganz permite monitorizar a PAP através de seu lúmen distal.
	 
	e) O lúmen do balão do cateter de Swan-Ganz permite mensurar a temperatura sanguínea na artéria pulmonar, ou seja, a temperatura central.
	1a Questão (Ref.:201403365195)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Marque a alternativa correta referente a tipologia do choque.
		
	 
	Choque Obstrutivo:ocorre devido à falência do coração como bomba devido disfunção do músculo cardíaco
	
	Hipotensor
	
	Choque distributivo: perda de sangue, plasma ou líquidos extracelulares
	
	Choque hipovolêmico:se dá em função da obstrução mecânica do fluxo sanguíneo
	 
	Choque hipovolêmico: ocorre quando o volume intravascular é depletado em razão de hemorragia, vômitos, diarréia, desidratação e perdas para o terceiro espaço
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403365111)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O Traumatismo Cranioencefálico representa a principal causa de óbitos e sequelas no Brasil, em especial nos pacientes politraumatizados. Entre as principais causas estão: acidentes com veículos de duas e quatro rodas (50%), desaceleração vertical - queda (21%), Causas externas - assaltos e agressões (12%), Traumas esportivos e recreação (10%). No Brasil, anualmente meio milhão de pessoas requerem hospitalização devido a traumatismos cranianos, destas, 75 a 100 mil pessoas morrem no decorrer de horas enquanto outras 70 a 90 mil desenvolvem perda irreversível de alguma função neurológica. Em função de sua alta ocorrência e malignidade, os distúrbios respiratórios são causas frequente no atendimento de Pronto Socorro. Relacionado a assistência de enfermagem a pacientes com disfunção respiratória, marque a alternativa correta:
		
	 
	NRA
	
	Na ausculta do tórax, os ruídos estertores indicam ausência de infecção e/ou inflamação.
	 
	A hiperextensão da cabeça é a forma mais simples de deixar as vias aéreas superiores pérvias, causada pela queda da língua.
	
	A inspiração causa retração do externo, dos arcos costais e mandíbula.
	
	Na avaliação dos volumes pulmonares, entende-se que o paciente está ventilado adequadamente quando o volume corrente está programado de acordo com a altura do paciente.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403364952)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Um paciente adulto apresenta queimadura de 2o grau comprometendo toda face anterior do tronco e todo membro inferior esquerdo . A superfície corporal envolvida é de:
		
	 
	36%
	
	18%
	 
	73%
	
	83%
	
	9%
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201403364847)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Um dos cuidados de enfermagem destinados aocliente que possui Hipertensão Intracraniana é:
		
	
	Aumentar a Hidratação o cliente.
	
	Não administrar sedativos tipo barbitúricos.
	 
	Manter o cliente em decúbito dorsal.
	
	Estimular o manuseio do cliente para avaliar constante o nível de cosnciência
	 
	Manter a cabeceira a 30 graus.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201403365011)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Animais peçonhentos são aqueles que produzem substância tóxicae apresentam um aparelho especializado para inoculação desta substância que é o veneno. São considerados animais peçonhentos:
		
	
	Aranhas, abelhas e lagartas
	
	Caramujos, abelhas e escorpiões
	 
	Escorpião, cobras e aranhas
	
	Cobras, abelhas e moscas
	
	Caramujos, escorpiões e cobras
	
	
	1a Questão (Ref.:201408182391)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Assinale a alternativa correta em relação a Pressão Intracraniana.
		
	
	É caracterizada pelo aumento da frequência circulatória.
	
	É caracterizada pelo aumento da pressão no interior dos alvéolos.
	
	É caracterizada pelo aumento do fluxo sanguíneo. 
	
	É caracterizada pelo aumento da viscosidade do sangue. 
	
	É caracterizada pela diminuição da frequência circulatória.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408182428)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	(Nayara Ayub) Paciente internado na UTI devido quadro de queimadura de 2º grau em 60% do corpo em região facial, abdominal, membros superiores, genitália e coxas. Encontra-se sedado e em uso de drogas vasoativas. Foi solicitado a punção de PIA (pressão intra-arterial), Qual o local indicado para implante deste dispositivo? 
		
	
	Jugular 
	
	Braquial 
	
	Pediosa
	
	Radial 
	
	Femoral 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408182121)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Paciente JJJ, 45 anos deu entrada na unidade de terapia intensiva, apresentando dor torácica e dificuldade respiratória. Após sua estabilização, o enfermeiro precisa reorganizar box do paciente. O que não pode faltar de tecnologia para o atendimento desse paciente.
		
	
	Capote cirúrgico
	
	Roupas do hospital
	
	Materiais para parada cardiorespiratória
	
	Materiais para sutura
	
	Kit de drenagem torácica
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408182178)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	J.M.L chega a unidade de saúde com desvio de comissura labial, cefaleia súbita, perda da força em MSD e fala arrastada. Diante do quadro acima, o enfermeiro tem uma suspeita diagnóstica. De qual suspeita os sintomas acima podem corresponder? 
		
	
	Acidente Vascular Cerebral
	
	Edema Agudo Pulmonar
	
	Infarto Agudo do Miocárdio
	
	Estenose Aórtica
	
	Insuficiência Cardíaca 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408182159)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O edema agudo pulmonar (EAP) é uma complicação comum das doenças cardíacas com disfunção miocárdica, que se caracteriza pelo acúmulo de líquido no pulmão. Diante desse quadro o enfermeiro deve estar atento para as manifestações clínicas que são caracterizadas por:
		
	
	Agitação psicomotora súbita, cianose central, sudorese, taquipneia e saída de secreção amarelada pelas narinas.
	
	Cefaleia pulsátil, hiperglicemia, hipertensão arterial, broncoespasmo severo com cianose labial, tosse com expectoração. 
	
	Dispneia, hipotensão arterial, poliúria, turgência de jugulares, edema de membros inferiores, cianose.
	
	Ansiedade, dispneia, cianose central, sudorese profusa acompanhada de vômitos em jato, bradicardia e hipotensão. 
	
	Ansiedade, agitação, hipertensão arterial, dispnéia, tosse com expectoração espumosa, cianose. 
	
	
	1a Questão (Ref.:201408182025)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Um paciente de 10 anos de idade foi encontrado pelo enfermeiro inconsciente e sem sinais de movimentos respiratórios em uma unidade de pediatria de um hospital geral. O enfermeiro tentou detectar o pulso carotídeo durante 10 segundos, mas não houve sucesso. O enfermeiro identificou que esse paciente estava em parada cardiorrespiratória e, assim, iniciou os procedimentos de assistência a seguir: 1. Solicitou chamada do médico. 2. Observou obstrução de vias aéreas. 3. Iniciou compressão torácica. 4. Iniciou ventilação. Assinale a opção que apresenta a ordem correta os procedimentos a ser realizados:
		
	
	1 - 3 - 2 - 4.
	
	1 - 3 - 4 - 2
	
	4 - 3 - 1 - 2.
	
	1 - 2 - 4 - 3.
	
	2 - 4 - 3 - 1.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408182000)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Os ritmos cardíacos que podem ocorrer em uma Parada Cardiorrespiratória que não devem ser chocados (desfibrilados) são: 
		
	
	Fibrilação atrial e Atividade elétrica sem pulso
	
	Assitolia e Atividade elétrica sem pulso
	
	Assistolia e Taquicardia venticular
	
	Fibrilação Ventricular e Flutter Atrial
	
	Fibrilação ventricular e Assistolia
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408182011)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	L.M.S, de 70 anos em pós-operatório de cirurgia abdominal queixa-se cãimbras e prostração. Ao exame físico observa-se abalos musculares e drenagem elevada pela sonda nasogástrica. Solicitado Gasometria arterial: pH: 7.61; PaCO2= 40 mmhg; HCO3= 36 mEq/L; BE= - 6,5. Qual o distúrbio ácido-básico apresentado pelo cliente L.M.S? 
		
	
	Alcalose respiratória descompensada
	
	Acidose respiratória compensada
	
	Alcalose metabólica compensada
	
	Alcalose metabólica descompensada 
	
	Acidose metabólica em fase de compensação
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408182328)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	O Bloqueio átrio ventricular (BAV), ou prolongamento do intervalo PR, é uma doença do sistema de condução elétrica do coração na qual o intervalo PR fica prolongado. Qual o tipo de BAV que tem como características intervalos PR progressivamente mais longos, até que surge uma onda P não seguida de QRS?
		
	
	BAV de 3° grau (BAVT);
	
	Taquicardia Sinusal;
	
	BAV de 2° Grau tipo I (Wenckebach ou Mobitz tipo I); 
	
	BAV 1° grau;
	
	Bradicardia Sinusal;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408182045)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A análise do pH sanguíneo, "p" - alemão potenz - poder de concentração e "H" - íon de hidrogênio (H+), indica o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade do organismo. Sobre esta informação, marque a alternativa CORRETA: 
		
	
	Possibilita avaliar o equilíbrio químico entre os ácidos e as bases existentes no organismo para a manutenção da quantidade ideal de íons hidrogênio nos líquidos intracelular e extracelular. 
	
	O equilíbrio ácido-básico pode ser avaliado com precisão, onde os erros na leitura independem do tipo sanguíneo (arterial ou venoso) ou habilidade na interpretação.
	
	Quando a concentração dos íons hidrogênio diminui, abaixo dos valores normais, temos instalado um quadro de alcalose.
	
	Quando a concentração dos íons hidrogênio se eleva, acima dos valores normais, temos instalado um quadro de Acidose.
	
	Normalmente, o sangue é discretamente alcalino, com um pH situado na faixa de 7,25 a 7,45. 
	
	
	1a Questão (Ref.:201408182187)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A pressão de perfusão cerebral é estimada pela seguinte formula:
		
	
	PAM - PIC
	
	PIC / PAM
	
	PAM + PIC
	
	PIC X PAM
	
	PAM / PIC
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408181941)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A interpretação eletrocardiográfica é muito importante para a prática do enfermeiro, principalmente quando a sua atuação se dá em setores de alta complexidade, como por exemplo a emergência e CTI, pois muitas das vezes o enfermeiro será o primeiro a abordar o paciente portador de alguma alteração cardíaca importante, entre elas o infarto agudo do miocárdio. Com relação ás estruturas apresentadas em um traçado eletrocardiográfico, analise as afirmativas abaixo: I. A onda P representa a despolarização ventricular e se caracteriza por ser uma deflexão pequena, normalmente para cima (positiva) e arredondada. II. O complexo QRS representa a despolarização ventricular e normalmente as suas ondas apresentam as seguintes características: a deflexão inicial é a onda Q, a deflexão positiva é a onda R e após temos mais uma deflexão negativa que é a onda S. III. A onda T é a deflexão que representa a repolarização ventricular e apareceapós o complexo QRS. Após a análise das afirmativas acima, marque a única opção correta: 
		
	
	I - II
	
	I- II - III
	
	I - III
	
	I
	
	II - III
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408181938)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Segundo estudos realizados cerca de 750.000 pessoas são acometidas pelo acidente vascular cerebral (AVC) por ano nos EUA e sendo também uma das patologias que mais causam incapacidades na população. Com o objetivo de identificar mais precocemente os sinais e sintomas, tornou-se necessário um melhor treinamento e disseminação da patologia na mídia televisiva e conhecimento mais detalhado por parte dos profissionais de saúde. Considerando que o profissional enfermeiro deve ser conhecedor da fisiopatologia, sinais, sintomas e das primeiras providências a serem tomadas diante de um caso de AVC, avalie as afirmativas abaixo: I. Quando há a interrupção do fluxo sanguíneo para uma determinada área do cérebro, podemos afirmar que independente do tempo esses neurônios necessariamente necrosarão. II. As manifestações clínicas do acidente vascular cerebral podem sofrer variações, pois dependem da área afetada. III. A necessidade do rápido diagnóstico do AVC se dá por conta de todos os pacientes deverem ser submetidos o mais rapidamente a terapia trombolítica. IV. No caso do AVC isquêmico, podemos citar como alguns objetivos do tratamento clínico: restaurar o fluxo sanguíneo para a área cerebral lesada, prevenir para que não haja uma nova formação trombótica e também neuroproteção. É correto apenas o que se afirma em: 
		
	
	I - IV
	
	I - II
	
	III - IV
	
	II - IV
	
	II - III
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408182073)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Na leitura de um eletrocardiograma (ECG), o gráfico que representa a recomposição elétrica da contração ventricular é: 
		
	
	Onda U. 
	
	Onda T. 
	
	Segmento ST. 
	
	Acidose metabólica descompensada; alcalose respiratória compensatória
	
	Onda P. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408181870)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O objetivo da administração de amiodarona nas manobras de Reanimação Cardiorrespiratória é:
		
	
	Aumentar a pressão arterial
	
	Corrigir acidose metabólica
	
	Proporcionar desfibrilação química
	
	Estimular taquicardia
	
	Ser um cardiotônico
	
	
	1a Questão (Ref.:201408182335)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	O Acidente Vascular Encefálico (AVE), é um comprometimento súbito da circulação cerebral em um ou mais vasos sanguíneos. O AVE interrompe ou diminui a oferta de oxigênio e frequentemente causa lesão grave ou necrose nos tecidos encefálicos. Analise as seguintes afirmativas referentes ao AVE e assinale a INCORRETA. 
		
	
	Visão turva, fala logorréica, hemiparesia e dor abdominal intensa são alguns dos sintomas do AVE.
	
	É uma concentração plasmática de sódio inferior a 3,5 mEq/L.
	
	A trombose dos vasos intracranianos, ocluindo o fluxo sanguíneo ou das artérias cerebrais que suprem o encéfalo, é uma das causas do AVE. 
	
	O(a) enfermeiro(a) deve estar atento ao posicionamento do paciente para promover a drenagem pulmonar e evitar a obstrução das vias aéreas superiores. 
	
	São fatores de riscos que predispõem o paciente ao AVE: tabagismo, diabetes, hiperlipidemia familiar, hipertensão, aumento do consumo do álcool, obesidade, estilo de vida sedentário. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408182021)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	"A.H.S, 70 anos chega ao setor de emergência com relato de dor precordial, com irradiação, de forte intensidade que não melhora com o repouso." A situação apresentada é uma característica de angina:
		
	
	Estável
	
	Variante
	
	Instável
	
	Refratária
	
	Atípica
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408182396)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	J.M.J, 30 anos, chega na emergência com relato de palpitações e falta de ar. Ao ECG: taquicardia Supra-Ventricular, com frequência cardíaca em torno de 180 bpm. Foram realizadas manobras vagais com massagem do seio carotídeo sem sucesso. Qual a próxima intervenção mais apropriada?
		
	
	Adrenalina IV
	
	Amiodarona IV
	
	Adenosina IV
	
	Diltiazem IV
	
	Atropina IV
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408182033)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	A Parada Cardio Respiratória é caracterizada pela cessação súbita da atividade cardíaca e respiratória, incapaz de produzir débito cardíaco para a vida, em indivíduo sem doença terminal, sendo diagnosticada pela ausência de pulso central (carotídeo ou femural). Marque a alternativa que não contém orientações referentes as novas diretrizes para reanimação cardio-pulmonar (AHA, 2015):
		
	
	Compressão ventilação no adulto: 30:2 (01 socorrista) e 15:2 (02 socorristas);
	
	Frequência de compressão de 100/min;
	
	Em crianças de 1 a 8 anos, usar o DEA com um sistema atenuador de carga pediátrico;
	
	O acesso vascular, a administração de fármacos e a colocação de via aérea avançada, ainda são recomendadas, mas não devem causar interrupções significativas nas compressões e choques;
	
	A atropina não é mais recomendada para uso de rotina no tratamento de AESP e Assistolia;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408182042)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	NA realização do Eletrocardiograma, as derivações fornecem uma visão da atividade elétrica do coração entre um pólo positivo e outro negativo, facilitando a compreensão das características elétricas do miocárdio. Marque a alternativa INCORRETA referente as características das derivações do eletrocardiograma.
		
	
	Fornecem informações sobre o plano horizontal do coração: V1,V2,V3,V4,V5,V6 
	
	Fornecem informações sobre o plano frontal do coração: I, II, III (bipolares) e VR, aVL, aVF (unipolares). 
	
	Objetos metálicos podem causar interferência na captação do registro da corrente elétrica
	
	Cada derivação produz formas de onda características com base na direção do fluxo da corrente elétrica. 
	
	A colocação dos eletrodos não interfere no registro das informações
	
	Avaliando Aprend.: SDE3634_SM_201309009872 V.1  
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	09/04/2018 12:04:34 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201310061478)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A hipertensão intracraniana (HIC) é uma emergência e deve ser reconhecida e tratada o mais rapidamente possível. A elevação da pressão intracraniana (PIC) é uma complicação potencialmente devastadora da injúria neurológica primária. Ela pode estar associada a várias etiologias diferentes e frequentemente complica o trauma craniencefálico (TCE), tumores do sistema nervoso central, hidrocefalia, encefalopatia hepática, hemorragia ou infarto cerebral. O sucesso na abordagem da HIC requer o seu rápido reconhecimento, o uso correto da monitorização invasiva, o tratamento de redução da pressão intracraniana e a correção da causa subjacente. A TRIADE DE CUSHING é uma das manifestações clínicas observadas em casos de HIC e é composta por:
		
	
	hipertensão craniana, taquicardia e depressão respiratória.
	
	angústia respiratória, alteração de BRADEN e hipertensão.
	
	bradicardia, depressão respiratória e disfagia.
	
	hipertensão arterial, bradicardia e depressão respiratória.
	
	Hipotensão arterial, alteração pupilar e alteração de movimentos respiratórios.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201310061412)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Ao assumir o plantão na Emergência, o enfermeiro recebe um paciente vítima de TCE após queda de 7 metros. Durante sua avaliação neurológica, o mesmo utiliza a escala de coma de Glasgow após identificar que o paciente só responde a estímulos dolorosos com abertura ocular e palavras inapropriadas, além de por resposta motora, apresentar retirada inespecífica. Com isso, podemos pontuar segundo a escala:7
	
	6
	
	5
	
	8
	
	9
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201310061264)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE DE ALTA COMPLEXIDADE, ANALISE AS AFIRMATIVAS A SEGUIR, COLOCANDO (V) PARA VERDADEIRAS E (F) PARA FALSAS. I - PARA OBTER-SE UMA ASSISTÊNCIA LIVRE DE DANOS, O GUIA DA UTI SEGURA, PUBLICADO PELA ASSOCIAÇÃO DE MEDICINA INTENSIVA DO BRASIL (AMIB), ESTABELECE QUE ESTE SETOR DEVE CONTAR COM UMA EQUIPE QUANTITATIVAMENTE E QUALITATIVAMENTE ADEQUADAS; II - QUANDO AFIRMAMOS QUE O PACIENTE PRECISA TER UMA GARANTIA DE CONTINUIDADE DA ASSISTÊNCIA 24/7, SIGNIFICA DIZER QUE O PACIENTE NECESSITA RECEBER A MESMA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA 24 HORAS POR DIA, DURANTE OS 7 DIAS DA SEMANA; III - O PRINCÍPIO DA NÃO MALEFICÊNCIA DETERMINA QUE DEVEMOS TRATAR O PACIENTE SEM LESAR; IV - NO QUE SE REFERE AO QUANTITATIVO DE PACIENTES DE UTI POR ENFERMEIRO A RDC 26 DETERMINA QUE CADA ENFERMEIRO ASSISTA 10 PACIENTES
		
	
	V F V V
	
	V F F F
	
	V V V V
	
	V F F V
	
	V V F V
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201310061280)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A pressão de perfusão cerebral é estimada pela seguinte formula:
		
	
	PAM / PIC
	
	PIC / PAM
	
	PAM - PIC
	
	PIC X PAM
	
	PAM + PIC
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201310061230)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Em uma Acidose Respiratória, podemos afirmar que o paciente apresentará os seguintes parâmetros, na gasometria:
		
	
	HCO3 diminuído, pH diminuído,pCO2 diminuído e Excesso de Base diminuído.
	
	HCO3 diminuído,pH aumentado,pCO2 diminuído e Excesso de Base aumentado.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	HCO3 diminuído, pH aumentado,pCO2 diminuído e Excesso de Base aumentado.
	
	HCO3 aumentado,pH aumentado,pCO2 aumentado e Excesso de Base aumentado.
	
	1a Questão (Ref.:201310061190)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Um rapaz de 28 anos, com HIV/AIDS, vítima de acidente automobilístico, encontra-se sob observação na unidade de emergência após avaliação e intervenção médica para fratura de fêmur direito (aparelho gessado), acompanhado de sua esposa. No registro de enfermagem consta: ¿10:00 - Pressão arterial 150 x 100mmHg, freqüência respiratória 36 i.p.m., freqüência cardíaca 90 b.p.m.; apresenta-se lúcido, orientado no tempo e no espaço; suor profuso; rigidez corporal; pupilas dilatadas e esforço respiratório. Foi administrada a medicação prescrita (analgésico do tipo antiinflamatório não-esteroidal e opióide). Relata dor persistente¿. Diante do caso, devem ser consideradas as seguintes intervenções: I - solicitar reavaliação médica, pois apresenta midríase e aumento da tensão muscular, um sinal de dor aguda; II - reposicionar o paciente no leito em Posição de Fowler modificada, pois apresenta dispnéia, um sintoma de descompensação cardiorrespiratória; III - investigar a temperatura e coloração da extremidade do membro inferior direito, pois sinaliza compressão nervosa pelo aparelho gessado. A seqüência correta das intervenções a serem adotadas é:
		
	
	II, I e III.
	
	II, III e I.
	
	III, I e II.
	 
	I, II e III.
	 
	I, III e II.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201310061403)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Um paciente com hemiparesia à Direita, proveniente de um Acidente Vascular Encefálico, apresenta complicações motoras relacionadas à interrupção da transmissão de impulsos nervosos. A medida que o quadro do paciente avança, podemos afirmar que as seguintes alterações locomotoras podem acontecer:
		
	 
	Perda de massa muscular e atrofia de articulações
	
	Dor intensa e perda muscular no membro com a paresia
	
	Formação de calos ósseos no membro afetado
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Edema e hipersensibilidade no membro comprometido
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201310061360)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Diante da pressão intracraniana (PIC), o paciente deverá permanecer em posição de num ângulo de:
		
	
	Decúbito ventral, num ângulo de 30º
	
	Fowler, num ângulo de 90º
	 
	Semi-fowler, num ângulo de 30º
	 
	Decúbito dorsal. num ângulo de 30º
	
	SIMS, num ângulo de 30º
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201310061167)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Insuficiência Respiratória Aguda pode apresentar-se de 2 formas:
		
	 
	Hipoxêmica e Ventilatória.
	
	Ventilatória e Hiperxêmica.
	
	Hipoxêmica e tipo I.
	
	Ventilatória e tipo II.
	
	Hipoxêmica e Hiperxêmica.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201310061033)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No Brasil, a implantação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) teve início na década de 1970. Atualmente, é uma unidade presente no contexto hospitalar. O surgimento da prática em UTI representou um marco dentro dos progressos obtidos pelos hospitais em nosso século, visto que, antes dela, os pacientes graves eram tratados nas próprias enfermarias, faltando assim, área física adequada, além de recursos materiais e humanos para uma melhor qualidade desse cuidado.(CINTRA E.A., NISHIDE V.M., NUNES W.A. Assistência de Enfermagem ao Paciente Gravemente Enfermo - 2° edição) Considerando que o enfermeiro atuante em setores de alta complexidade, entre eles a Unidade de Terapia Intensiva, analise as afirmativas abaixo: I. Para a confecção de um projeto de construção de uma UTI, é necessária a presença de um grupo multidisciplinar, ou seja, não apenas engenheiros e/ou arquitetos. II. A localização da UTI, deve permitir acesso direto e estar próximo a elevadores, serviços de emergência, centro cirúrgico, laboratórios entre outros setores. III. As paredes e tetos devem ser construídos com materiais com alta capacidade de absorção de sons. Após a análise das afirmativas abaixo, marque a única opção correta:
		
	
	III
	
	I
	
	II - III
	 
	I - II - III
	
	I - II
	1a Questão (Ref.:201310060986)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O PACIENTE QUE APRESENTA AS SEGUINTES COMPLICAÇÕES GÁSTRICAS - VÔMITOS CRÔNICOS E DOENÇA INTESTINAL INFECCIOSA, DIARRÉIA, COLITE ULCERATIVA - DEVE-SE INDICAR QUE TIPO DE NUTRIÇÃO?
		
	
	MANTER A DIETA POR VIA ORAL COM SUPLEMETOS ALIMENTAR
	
	NUTRIR COM SONDA ENTERAL EM JEJUNO
	
	MANTER A ENTERAL E TRATAR O QUADRO CLÍNICO
	 
	DIETA ZERO POR 72 HORAS
	 
	NUTRIÇÃO PARENTERAL
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201310060984)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	DURANTE O EVENTO DE UMA FIBRILAÇÃO ATRIAL O MÉDICO PODE APLICAR DUAS FORMAS DE TRATAMENTO: O TRATAMENTO PARA BAIXO DÉBITO CARDÍACO ________________ E OU QUANDO NA AUSÊNCIA DE SINTOMATOLOGIA GRAVE PODE-SE TENTAR _________________________:
		
	 
	CARDIOVERSÃO ELÉTRICA; CARDIOVERSÃO MEDICAMENTOSA
	
	CARDIOVERSÃO ELÉTRICA; ADMINISTRAÇÃO DE VOLUME
	
	CONTROLE DA FREQUENCIA CARDÍACA; DESFIBRILAÇÃO
	
	ADMINISTRAÇÃO DE VOLUME; MOITORIZAÇÃO CARDÍACA CONTINUA
	
	CARDIOVERSÃO MEDICAMENTOSA E ADMINISTRAÇÃO DE VOLUME
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201310061081)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O procedimento utilizado para reverter arritmias mediante a utilização de corrente elétrica direta e sincronizada é chamado de:
		
	
	desfibrilação
	
	cardiodesfibrilação
	
	choque cardiodesfibrilatório
	 
	cardioversão
	
	nenhuma das anteriores
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201310061256)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente apresenta dor retroesternal, que irradia para o braço esquerdo, mandíbula e dorso, com náuseas e vômitos, epigastralgia, agitação, sudorese e palidez. Foi encaminhado para o serviço de Pronto-socorro. O mesmo apresenta quadro clínico sugestivo de:
		
	
	Acidente Vascular Cerebral.
	
	Derrame pleural.
	
	Hipertensão Arterial Sistêmica.
	 
	Infarto Agudo do Miocárdio.
	
	Insuficiência Cardíaca Congestiva.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201310061184)
	Pontos:0,0  / 0,1  
	Quando o paciente apresenta um quadro de Meningite, uma das principais condutas a serem realizadas é a redução da febre. Isso deve-se ao fato de:
		
	 
	Evitar a diminuição das demandas metabólicas que podem aumentar a PIC.
	
	Aumentar o consumo de corticosteroides.
	
	Aumentar a ingesta hídrica.
	 
	Evitar o aumento das demandas metabólicas que podem aumentar a PIC.
	
	Diminuir a ingesta hídrica.
	1a Questão (Ref.:201310061058)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Questão 3 I- Estatisticamente as as lesões por Aceleração e Desaceleração, são as causas mais comuns de trauma fechado. II- Podemos afirmar que Concussão, é o traumatismo craniano fechado sem lesão estrutural macroscópica do encéfalo, havendo alteração temporária da função cerebral, mais evidente logo após o traumatismo, tendendo a melhorar em 24 horas. III- A lesão traqueobrônquica grave apresenta uma elevada taxa de mortalidade, sendo que os brônquios rompidos estão freqüentemente presentes em associação com as fraturas das costelas superiores e pneumotórax.
		
	
	A- ( ) Está correta apenas a afirmativa I;
	
	C- ( ) Estão corretas as afirmativas I e II;
	
	B- ( ) Estão corretas as afirmativas I e III;
	
	D- ( ) Está correta apenas a afirmativa II;
	 
	E- ( ) Estão corretas todas afirmativas anteriores.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201310061133)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Edema Agudo de Pulmão (EAP) caracteriza-se como uma emergência clínica, que evolui de forma rápida e compromete significativamente a função respiratória. Avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Ocorre quando o movimento de líquido do sangue ao interstício e alvéolos excede o seu retorno e drenagem pelos linfáticos.
	
	A membrana alvéolo-capilar separa o espaço alveolar do interstício e é pouco permeável à passagem de fluidos.
	
	Caracteriza-se pelo acúmulo de líquido extravascular no parênquima pulmonar.
	
	Ocorre por um desequilíbrio entre a pressão hidrostática capilar elevada e a pressão intersticial normal, em proporções em que o líquido extravasado já não pode ser removido adequadamente.
	 
	Tem origem devido falência das câmaras direitas→aumento da pressão diastólica final do VD→aumento da pressão hidrostática vascular→que se transmite para a pressão hidrostática capilar pulmonar, que se torna maior que a pressão intersticial normal→extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201310061567)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A avaliação do abdome é um dos componentes mais críticos na abordagem inicial do traumatizado. A lesão intra-abdominal não diagnosticada é causa frequente de mortes evitáveis. Leia atentamente as alternativas abaixo: I. O paciente com trauma abdominal que se encontra hemodinamicamente estável após ABC (PA sistólica < 90 mmHg, pulso > 100 bpm e má perfusão tecidual) deverá ser submetido a ultrassonografia na sala de politraumatizados (FAST - Focused Assessment Sonographic in Trauma), sempre que possível. II. O Trauma Abdominal pode ser classificado como: aberto ou fechado. A condição hemodinâmica do paciente deve ser considerada e o caso ainda deve ser classificado em: estável ou instável. III. O abdome deve ser completamente inspecionado nas suas faces anterior e posterior como também as nádegas e a região perineal. A presença de escoriações, contusões, hematomas localizados e ferimentos abertos são sugestivos de trauma e devem ser bem caracterizados. IV. A ausculta do abdome permite confirmar a presença ou ausência de ruídos hidroaéreos. A presença de sangue ou conteúdo gastrintestinal pode resultar em diminuição dos ruídos hidroaéreos. V. A percussão do abdome pode demonstrar som timpânico devido à dilatação gástrica no quadrante superior esquerdo ou macicez difusa quando hemoperitônio está presente. São alternativas CORRETAS acerca do Trauma Abdominal:
		
	 
	II, III, IV, V
	 
	I, II, III, IV.
	
	III, IV, V.
	
	I, II, III, IV, V.
	
	I, III, V.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201310061486)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A Sepse tem alta morbimortalidade e elevados custos. A velocidade e a adequação do tratamento administrado nas horas iniciais após o desenvolvimento da sepse grave são essenciais para o desfecho favorável. Leia atentamente as afirmativas abaixo sobre sepse, sepse grave e choque séptico. I - Pacientes com sepse grave e choque séptico apresentam vasodilatação e grandes perdas hídricas para o espaço intersticial que podem somar-se à depressão miocárdica. II - O consequente comprometimento do fluxo sanguíneo pode resultar em isquemia de extensos territórios que, se não revertida precocemente, precipita o desenvolvimento de disfunção de múltiplos órgãos elevando a chance de óbito. III - São exemplos de títulos diagnósticos de enfermagem (NANDA-I 2015-2017) para o tratamento de pacientes com sepse: débito cardíaco diminuído; risco de perfusão renal ineficaz; ventilação espontânea prejudicada; confusão. IV - A escolha da opção terapêutica mais apropriada deve ser norteada por metas pré-determinadas, com ênfase nos marcadores de fluxo e de oxigenação tecidual. A atenção aos marcadores hemodinâmicos permite avaliar a resposta dos pacientes às medidas terapêuticas, ajustá-las de forma a obter o maior benefício, e evitar iatrogenias.
		
	
	II, III e IV.
	 
	I, II, III e IV.
	
	I, III, e IV.
	
	Nenhuma das alternativas.
	 
	I, II e IV.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201310061401)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A pressão venosa central (PVC) ou pressão do átrio direito refere-se à pré-carga do ventrículo direito (VD), ou seja, a capacidade de enchimento do ventrículo direito ao final da diástole. Em relação a PVC, podemos afirmar que:
		
	
	Todas as respostas anteriores estão corretas.
	
	Pode ser obtida tanto por cateter venoso como arterial;
	 
	É obtida por cateter venoso localizado na veia cava superior;
	
	Utiliza-se dispositivo venoso periférico para a sua mensuração;
	
	Pode ser obtido por cateter venoso localizado na veia pulmonar;
	1a Questão (Ref.:201409228860)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual a justificativa para o emprego da hiperventilação em pacientes com aumento da pressão intracraniana?
		
	
	A hiperventilação propicia a retirada de líquido do espaço extracelular para o intravascular
	
	O emprego da hiperventilação faz com que haja aumento de oxigênio no sangue arterial fazendo com que a pressão existente nos vasos reduza, proporcionando assim, redução da PIC (pressão intracraniana).
	
	A hiperventilação interfere nos mecanismos de troca da membrana celular no plexo coróideo, inibindo a função secretória das células epiteliais e com isso, proporcionando redução na produção de líquor.
	 
	A redução da PaCO2 arterial pela hiperventilação determina alcalose, e o aumento do pH tem um efeito direto sobre as arteríolas,provocando vasoconstrição. A vasoconstrição impede o bombeamento de sangue para os vasos de paredes finas e conseqüente diminuição do volume sangüíneo intracraniano e queda da PIC.
	
	A hiperventilação melhora a drenagem venosa, a reabsorção liquórica e a ventilação
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409229125)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente A.A., 45 anos, sexo masculino, sofre um acidente automobilístico e apresenta traumatismo crânio encefálico (TCE). Durante a avaliação do paciente pelo enfermeiro, este percebe que o paciente apresenta abertura ocular à dor, murmura sons incompreensíveis e apresenta movimentos de flexão inespecífica à dor. A partir dessa avaliação, determine a pontuação desse paciente na escala de Glasgow.
		
	
	10
	
	7
	
	9
	
	6
	 
	8
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409229427)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Pergunta: (Hospital Madre Teresa ResidênciaMultiprofissional 2015 adaptada) Em relação à insuficiência respiratória aguda (IRpA), é CORRETO afirmar:
		
	
	A cianose é um achado clínico presente em todos os quadros de IRpA.
	
	Na IRpA o paciente apresenta-se bradipneico
	 
	A IRpA é uma síndrome caracterizada pelo aparecimento de disfunção súbita de qualquer setor do sistema fisiológico responsável pela troca gasosa entre o meio ambiente e a intimidade tissular.
	
	A etiopatogenia da IRpA inclui somente patologias que envolvem diretamente o parênquima pulmonar.
	 
	A gasometria arterial é um exame complementar importante nos quadros de IRpA, principalmente para a avaliação do bicarbonato.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409229274)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao assumir o plantão na Emergência, o enfermeiro recebe um paciente vítima de TCE após queda de 7 metros. Durante sua avaliação neurológica, o mesmo utiliza a escala de coma de Glasgow após identificar que o paciente só responde a estímulos dolorosos com abertura ocular e palavras inapropriadas, além de por resposta motora, apresentar retirada inespecífica. Com isso, podemos pontuar segundo a escala:
		
	
	7
	
	8
	
	6
	 
	9
	
	5
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409229265)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Um paciente com hemiparesia à Direita, proveniente de um Acidente Vascular Encefálico, apresenta complicações motoras relacionadas à interrupção da transmissão de impulsos nervosos. A medida que o quadro do paciente avança, podemos afirmar que as seguintes alterações locomotoras podem acontecer:
		
	
	Formação de calos ósseos no membro afetado
	
	Dor intensa e perda muscular no membro com a paresia
	 
	Perda de massa muscular e atrofia de articulações
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Edema e hipersensibilidade no membro comprometido
	A crise convulsiva é resultante de:
		
	
	Um surto bipolar.
	
	Um surto esquizofrênico.
	 
	Uma descarga neural paroxística.
	
	Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	
	Uma vertigem.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409229036)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As células cardíacas que possuem propriedades de automaticidade superior às demais células cardíacas, e agem como um marca- passo forma o nódulo:
		
	 
	Sinoatrial
	
	Atrioventricular
	
	Aórtico
	
	De His
	
	De Purkinje
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409229278)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Entende-se como fisiopatologia do Acidente Vascular Encefálico Isquêmico:
		
	
	A Formação de um Hematoma, devido provável trauma cerebral.
	 
	A Diminuição da circulação cerebral, ocasionando diminuição da oferta de oxigênio e nutrientes.
	
	O Rompimento de um vaso cerebral importante, ocasionando diminuição da oferta de oxigênio e nutrientes.
	
	Processos degenerativos, como o Mal de Alzheimer foi o desencadeador desse AVE.
	
	Fração de oxigênio inspirada em uma mistura de gás.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409229344)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	CESPE/UnB - SESA/ES/2013 - Adaptado por Talline Hang-Costa) Acerca do traumatismo craniano, classificado como leve e de baixo risco, define-se, pela Escala de Coma de Glasgow, entre os níveis de pontos:
		
	
	10 e 11.
	
	8 e 9.
	
	6 e 7.
	 
	12 e 13.
	 
	14 e 15.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409229325)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Analise os itens abaixo em relação aos modos ventilatórios: I Na modalidade controlada o paciente recebe suporte ventilatório total, sendo obrigatórios os ajustes da FR e a definição do volume ou da pressão que será mantido a insuflação, sendo que o ventilador permanece sensível ao drive respiratório do paciente. II Na ventilação assistida o paciente pode receber suporte ventilatório total ou parcial, sendo obrigatório o ajuste da FR mínima, da sensibilidade e da definição do volume ou pressão com a qual será mantida a insuflação. III Na ventilação mandatória intermitente sincronizada o paciente recebe uma forma parcial de suporte ventilatório, pois esta modalidade possibilita ciclos controlados, assistidos e espontâneos, não sendo recomendada para desmame. IV Na ventilação assistida-controlada o paciente recebe suporte ventilatório parcial, sendo necessário o ajuste de uma FR mínima e a definição do volume ou da pressão com a qual será mantida a insuflação. V - Na modalidade controlada o paciente recebe suporte ventilatório total, sendo obrigatórios os ajustes da FR e a definição do volume ou da pressão que será mantido a insuflação, sendo que o paciente está impossibilitado de disparar o ventilador, que será ¿insensível¿. Agora, marque somente a alternativa correta em relação aos itens acima:
		
	
	Apenas os itens I, II e V estão corretos.
	 
	Apenas os itens III, IV e V estão corretos.
	 
	Somente o item V está correto.
	
	Apenas os itens II, III e V estão corretos.
	
	Somente o item III está correto.
	1a Questão (Ref.:201409229133)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	J.M.L chega a unidade de saúde com desvio de comissura labial, cefaleia súbita, perda da força em MSD e fala arrastada. Diante do quadro acima, o enfermeiro tem uma suspeita diagnóstica. De qual suspeita os sintomas acima podem corresponder?
		
	
	Edema Agudo Pulmonar
	
	Insuficiência Cardíaca
	 
	Acidente Vascular Cerebral
	
	Estenose Aórtica
	
	Infarto Agudo do Miocárdio
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409229154)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Escolha a alternativa que apresenta a variação dos valores normais da Pressão Intra Craniana em um adulto.
		
	
	de 20 a 25 mmhg
	 
	de 10 a 15 mmhg.
	
	de 15 a 20 mmhg.
	
	de 30 a 40 mmgh
	 
	de 5 a 10 mmhg.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409228887)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O profissional enfermeiro quando na atuação no setor de emergência, se depara com vários pacientes apresentando distúrbios respiratórios, em alguns casos podendo ser fatais quando não abordados da maneira rápida e correta. Muitas dessas afecções respiratórias se apresentam de forma bastante similar, porém com etiologias diferentes, necessitando assim de um conhecimento prévio por parte do enfermeiro, das apresentações, fisiopatologias e abordagens. Analise as afirmativas abaixo: I. No caso da pneumonia, o enfermeiro deve avaliar sinais de hipoxemia e dispnéia . Os pacientes podem apresentar ainda tosse, produção de escarro e também murmúrio vesicular diminuído. II. Nos casos de asma aguda, o broncoespasmo é fator importante para a variação dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, dentre eles a falta de ar associada aos estertores que são verificados quando o enfermeiro realiza a ausculta pulmonar. III. Nos casos de insuficiência respiratória aguda, os pacientes podem apresentar sinais e sintomas como: cianose, inquietação, alteração do nível de consciência entre outros. É correto apenas o que se afirma na apção:
		
	
	II - III
	
	I - II - III
	
	I
	
	I - II
	 
	I - III
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409229255)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A célula cardíaca em repouso (polarizada) tem como característica principal:
		
	
	A célula é rica em Potássio, e apresenta-se Negativa em relação ao meio externo que é Positivo e rico em Potássio.
	 
	A célula é rica em Potássio, e apresenta-se Negativa em relação ao meio externo que é Positivo e rico em Sódio.
	
	Rica em Sódio, e apresenta-se Negativa em relação ao meio externo que é Positivo e pobre em Sódio.
	
	A célula é rica em Potássio, e apresenta-se Positiva em relação ao meio externo que é Negativo e rico em Sódio.
	 
	A célula é pobre em Potássio, e apresenta-se Negativa em relação ao meio externo que é Positivo e rico em Sódio.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409229290)
	Pontos: 0,1  / 0,1O Acidente Vascular Encefálico (AVE), é um comprometimento súbito da circulação cerebral em um ou mais vasos sanguíneos. O AVE interrompe ou diminui a oferta de oxigênio e frequentemente causa lesão grave ou necrose nos tecidos encefálicos. Analise as seguintes afirmativas referentes ao AVE e assinale a INCORRETA.
		
	 
	Visão turva, fala logorréica, hemiparesia e dor abdominal intensa são alguns dos sintomas do AVE.
	
	São fatores de riscos que predispõem o paciente ao AVE: tabagismo, diabetes, hiperlipidemia familiar, hipertensão, aumento do consumo do álcool, obesidade, estilo de vida sedentário.
	
	O(a) enfermeiro(a) deve estar atento ao posicionamento do paciente para promover a drenagem pulmonar e evitar a obstrução das vias aéreas superiores.
	
	É uma concentração plasmática de sódio inferior a 3,5 mEq/L.
	
	A trombose dos vasos intracranianos, ocluindo o fluxo sanguíneo ou das artérias cerebrais que suprem o encéfalo, é uma das causas do AVE.
	1a Questão (Ref.:201409228997)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	NA realização do Eletrocardiograma, as derivações fornecem uma visão da atividade elétrica do coração entre um pólo positivo e outro negativo, facilitando a compreensão das características elétricas do miocárdio. Marque a alternativa INCORRETA referente as características das derivações do eletrocardiograma.
		
	 
	A colocação dos eletrodos não interfere no registro das informações
	
	Cada derivação produz formas de onda características com base na direção do fluxo da corrente elétrica.
	
	Fornecem informações sobre o plano frontal do coração: I, II, III (bipolares) e VR, aVL, aVF (unipolares).
	
	Fornecem informações sobre o plano horizontal do coração: V1,V2,V3,V4,V5,V6
	
	Objetos metálicos podem causar interferência na captação do registro da corrente elétrica
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409228976)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"A.H.S, 70 anos chega ao setor de emergência com relato de dor precordial, com irradiação, de forte intensidade que não melhora com o repouso." A situação apresentada é uma característica de angina:
		
	
	Refratária
	
	Atípica
	
	Estável
	 
	Instável
	
	Variante
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409229351)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	J.M.J, 30 anos, chega na emergência com relato de palpitações e falta de ar. Ao ECG: taquicardia Supra-Ventricular, com frequência cardíaca em torno de 180 bpm. Foram realizadas manobras vagais com massagem do seio carotídeo sem sucesso. Qual a próxima intervenção mais apropriada?
		
	
	Atropina IV
	 
	Amiodarona IV
	 
	Adenosina IV
	
	Diltiazem IV
	
	Adrenalina IV
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409228988)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Parada Cardio Respiratória é caracterizada pela cessação súbita da atividade cardíaca e respiratória, incapaz de produzir débito cardíaco para a vida, em indivíduo sem doença terminal, sendo diagnosticada pela ausência de pulso central (carotídeo ou femural). Marque a alternativa que não contém orientações referentes as novas diretrizes para reanimação cardio-pulmonar (AHA, 2015):
		
	
	O acesso vascular, a administração de fármacos e a colocação de via aérea avançada, ainda são recomendadas, mas não devem causar interrupções significativas nas compressões e choques;
	 
	Compressão ventilação no adulto: 30:2 (01 socorrista) e 15:2 (02 socorristas);
	
	Frequência de compressão de 100/min;
	
	A atropina não é mais recomendada para uso de rotina no tratamento de AESP e Assistolia;
	
	Em crianças de 1 a 8 anos, usar o DEA com um sistema atenuador de carga pediátrico;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409228868)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No exame primário a vítima, o socorrista deve observar os seguintes aspectos:
		
	 
	proximidade do local do acidente, presença de hemorragia e fraturas.
	 
	presença de corpo estranho em via áerea superior, presença de movimentos respiratórios e pulso arterial
	
	Nível de consciência, proximidade do local do acidente e presença de movimentos respiratórios
	
	nivel de consciência, presença de queimaduras, e ausência de movimentos respirátórios
	
	presença de movimentos respiratórios, coloração da pele, perfuração por projétil de arma de fogo.
	1a Questão (Ref.:201309321329)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente MJS, 26 anos, está no 2º dia de internação na UTI por trauma crânio encefálico (TCE) com fratura de base de crânio. Evolui sedado e sem respostas a estímulos, com saída de líquor pelas narinas. Evolui com hematoma periorbital importante. Com monitorização da pressão intracraniana (PIC) que se mantém elevada. Com base no caso marque a alternativa correta.
		
	 
	A sedação ocorre para que diminua o metabolismo cerebral e consequentemente o edema ocasionado pelo trauma.
	
	Dois cuidados importantes para o paciente com elevação da PIC são: intercalar procedimento de enfermagem e manter decúbito 90o
	
	A indicação de sondagem gástrica é preferencialmente feita pela narina.
	
	A avaliação das pupilas periodicamente é um cuidado importante e a anisocoria não indica emergência.
	
	As indicações preferenciais de fármacos são: atracúrio e furosemida.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309321510)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(UPENET - 2008 - PM-PE - Oficial de Saúde - Adaptado por Talline Hang-Costa) Em relação ao traumatismo craniano, qual das afirmações abaixo está CORRETA?
		
	 
	A realização de tomografia computadorizada no atendimento inicial ao traumatizado de crânio vem sendo gradativamente substituída pela ressonância magnética, porque esta última apresenta melhor definição das lesões traumáticas intracranianas.
	
	Piora do nível de consciência, avaliada pela escala de coma de Glasgow(ECG), em paciente alcoolizado não indica a necessidade de realizar exame de imagem, como a tomografia computadorizada.
	
	Paciente que apresenta, ao exame hospitalar inicial, 13 pontos na ECG, equimose retroauricular e relato de perda de consciência no local do acidente, ainda assim deve ser considerado como de baixo risco, sem a necessidade de se realizarem exames de imagem.
	 
	Piora do nível de consciência, avaliada pela escala de coma de Glasgow, (ECG) em paciente que apresentou tomografia de crânio normal algumas horas antes: indica a necessidade de realizar novo exame.
	
	Todos os pacientes com diagnóstico de traumatismo craniano, independentemente da gravidade do trauma ou da evolução, devem realizar uma tomografia computadorizada por motivo de segurança quanto à evolução.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309321067)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Segundo estudos realizados cerca de 750.000 pessoas são acometidas pelo acidente vascular cerebral (AVC) por ano nos EUA e sendo também uma das patologias que mais causam incapacidades na população. Com o objetivo de identificar mais precocemente os sinais e sintomas, tornou-se necessário um melhor treinamento e disseminação da patologia na mídia televisiva e conhecimento mais detalhado por parte dos profissionais de saúde. Considerando que o profissional enfermeiro deve ser conhecedor da fisiopatologia, sinais, sintomas e das primeiras providências a serem tomadas diante de um caso de AVC, avalie as afirmativas abaixo: I. Quando há a interrupção do fluxo sanguíneo para uma determinada área do cérebro, podemos afirmar que independente do tempo esses neurônios necessariamente necrosarão. II. As manifestações clínicas do acidente vascular cerebral podem sofrer variações, pois dependem da área afetada. III. A necessidade do rápido diagnóstico do AVC se dá por conta de todos os pacientes deverem ser submetidos o mais rapidamente a terapia trombolítica. IV. No caso do AVC isquêmico, podemos citar como alguns objetivos do tratamento clínico: restaurar o fluxo sanguíneo para a área cerebral lesada, prevenir para que nãohaja uma nova formação trombótica e também neuroproteção. É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	III - IV
	 
	II - IV
	
	I - II
	
	I - IV
	
	II - III
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309321461)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São cuidados neurointensivos prestados a um paciente em terapia intensiva, EXCETO:
		
	 
	Induzir hipotensão arterial
	
	Monitorização da PIC quando indicada, mantendo entre 0 a 20mmHg
	
	Reposição volêmica com cristalóides e vasopressores para garantir aumento da PAM
	
	Via aérea definitiva para proteção de vias aéreas e oxigenação adequada
	
	Garantir pressão de perfusão cerebral acima 60MMhg
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309321316)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A pressão de perfusão cerebral é estimada pela seguinte formula:
		
	 
	PAM - PIC
	
	PIC X PAM
	
	PAM / PIC
	
	PAM + PIC
	
	PIC / PAM
	1a Questão (Ref.:201309321286)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A monitoração cardíaca, usada tradicionalmente nas Unidades de Tratamento Intensivo e salas de cirurgia, é empregada nos dias de hoje em outras unidades hospitalares com o objetivo de acompanhar possíveis mudanças da frequência e ritmo cardíacos. Reconhecer o ritmo sinusal ou a ausência de arritmias pode mudar o prognóstico do paciente. Considerando as evidências de um ritmo cardíaco sinusal, marque a alternativa CORRETA:
		
	
	A onda P é uma deflexão pequena que representa a repolarização atrial. Aparece antes do complexo QRS na proporção de 2:1.
	
	A onda T é a deflexão que representa a despolarização ou a recuperação ventricular. Aparece depois do complexo QRS e é sempre uma deflexão positiva.
	
	A frequência cardíaca (FC) está entre 60 e 100 batimentos por minuto e, quando obtida através do monitor ou fita do eletrocardiograma, não substitui a determinação da FC por meio da palpação do pulso.
	 
	N.D.A.
	 
	O complexo QRS é uma grande forma de onda que representa a repolarização ventricular. As ondas ¿R¿ são as primeiras deflexões positivas e a distância entre elas é variável.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309321301)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A anormalidade da condução elétrica do miocárdio é definida como arritmia cardíaca e pode interferir diretamente na frequência cardíaca, na regularidade do ritmo cardíaco na origem ou na condução do impulso cardíaco. Analise as proposições abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	A Fibrilação Atrial é caracterizada pela cessação parcial de movimentos miocárdicos e atividade elétrica, onde sua reversão se dá através de Massagem cardíaca, utilização de drogas e desfibrilação.
	
	A fibrilação ventricular ocorre pela despolarização incoordenada dos ventrículos, resultando na interrupção do DC = Ritmo de PCR e com FC> 400bpm.
	
	A taquicardia ventricular se dá devido a uma sucessão rápida de batimentos ventriculares, levando à deterioração hemodinâmica.
	 
	A assistolia é caracterizada pela cessação total de movimentos miocárdicos e atividade elétrica, onde sua reversão se dá através de massagem cardíaca, utilização de drogas e desfibrilação.
	 
	A ausência de pulso detectável na presença de algum tipo de atividade elétrica, com exclusão da taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular, é denominada de AESP (atividade elétrica sem pulso).
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309321480)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	É uma inflamação ou infecção do parênquima pulmonar, sendo causada por um agente microbiano que pode ser: bactéria, micobactéria, clamídia, micoplasma, fungo, parasita e vírus. Descreva a patologia associada:
		
	 
	Pneumonia - observado manifestações clínicas - dispnéia, febre, tosse, taquipneia - freqüência respiratória superior a 30 movimentos por minuto, na internação.
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	
	Enfisema pulmonar -observado manifestaões clínicas - dispnéia; tosse crônica, sibilos, taquipnéia, infecções respiratórias, tórax em barril
	
	Tuberculose - observado manifestações clínicas - dispnéia, febre, taquipneia freqüência respiratória superior a 30 movimentos por minuto, na internação.
	 
	Enfisema pulmonar -observado manifestaões clínicas - dispnéia; tosse crônica, estertores, taquipnéia, infecções respiratórias, tórax em barril
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309321336)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O paciente que apresenta PCR, pode evoluir para quatro tipos de arritmias que são consideradas fatais. A arritmia em que apresenta como tratamento a desfibrilação é:
		
	
	Taquicardia Sinusal
	
	Fibrilação atrial
	 
	Fibrilação Ventricular
	
	Bloqueio Átrio Ventricular Total
	
	Taquicardia Supra Ventricular
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309321202)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Na leitura de um eletrocardiograma (ECG), o gráfico que representa a recomposição elétrica da contração ventricular é:
		
	 
	Segmento ST.
	
	Acidose metabólica descompensada; alcalose respiratória compensatória
	 
	Onda T.
	
	Onda U.
	
	Onda P.
	
	1a Questão (Ref.:201309321325)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O Acidente Vascular Encefálico (AVE) ocorre quando o suprimento de sangue em uma área do cérebro se interrompe ou quando um vaso sanguíneo se rompe, extravasando sangue nos espaços que rodeiam as células cerebrais. Marque a alternativa correta sobre este tema:
		
	 
	Trombose é a formação de um trombo ou coágulo sanguíneo nas cavidades do coração ou no interior dos vasos sanguíneos, podendo ser fator de risco para o AVE Hemorrágico.
	
	O sangramento no tecido cerebral, causado por hipertensão ou anomalias nos vasos sanguíneos é caracterizado como Hemorragia Subaracnóidea.
	 
	O AVE Isquêmico acontece como consequência de uma redução crítica do débito sanguíneo devido à oclusão parcial ou total de uma artéria cerebral;
	
	O AVE Hemorrágico resulta da obstrução de vasos sanguíneos, normalmente artérias que suprem o cérebro, localizados nas proximidades ou dentro do crânio.
	
	O AVE Isquêmico é o resultado de uma hemorragia dentro do crânio, no cérebro ou em volta dele;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309321264)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O choque é uma condição em que a pressão arterial sistêmica é inadequada para fornecer oxigênio e nutrientes para sustentar os órgãos vitais e a função celular. O estado de choque que resulta do volume intravascular diminuído, decorrente da perda de líquidos, é denominado:
		
	
	Circulatório
	
	Séptico
	
	Elétrico
	
	Cardiogênico
	 
	Hipovolêmico
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309321113)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respiração paradoxal é manifestação relacionada a:
		
	
	Pneumotórax hipertensivo.
	
	Obstrução do brônquio fonte esquerdo.
	
	Tumor de esôfago.
	 
	Fratura de arcos costais.
	
	Uso de dreno torácico.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309321033)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com o Guidelines 2010, a relação compressão:ventilação a ser empregada em um vítima com 32 anos de parada cardiorrespiratória é de :
		
	
	3:1
	
	15:2
	
	10:1
	 
	30:2
	
	5:1
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309321578)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A equipe do SAMU é acionada para atendimento domiciliar de um paciente masculino de 65 anos que, após levantar para ir ao banheiro, caiu e não responde aos chamados nem ao ser tocado no ombro. Ao atendimento inicial, 10 minutos após, detecta-se parada cardiorrespiratória e se iniciam procedimentos de compressões torácicas e ventilação. O ECG é compatível de atividade elétrica sem pulso. A conduta inicial correta é:
		
	 
	Adrenalina
	
	Atropina via venosa
	
	Trombolítico via venosa
	
	Desfibrilação
	
	Amiodarona
	1a Questão (Ref.:201309321189)
	Pontos: 0,1  / 0,1A PAM (Pressão arterial média) é instalada em pacientes que necessitam de uma vigilância intensiva. Entre os equipamentos necessários está a bolsa pressórica, que deverá ser mantida em uma pressão adequada para que aconteça a irrigação contínua do sistema. Qual o valor da pressão que deverá ser mantida para que isso aconteça?
		
	
	5ml/h
	 
	300 mmHg
	
	200 mmHg
	
	259 mmHg
	
	24ml/h
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309321443)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para a realização das monitorizações invasivas como a PAM e PVC, utiliza-se a zeragem do sistema de monitorização para garantirmos a acurácia das medidas, que no caso, significa eliminar a influência da pressão atmosférica e da pressão hidrostática e ler somente a pressão do paciente. Essa zeragem é realizada no local conhecido como eixo flebostático. Onde está localizado o eixo flebostático?
		
	 
	Linha axilar média - 4° espaço intercostal.
	
	Ao lado do apêndice xifóide;
	
	Linha intermamilar, sobre o esterno;
	
	Linha intercostal à direita;
	
	Linha hemiclavicular
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309321184)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Assinale a alternativa incorreta relacionada à PIC (Pressão Intracraniana) e sua monitorização.
		
	
	A PIC varia de 5 a 15mmHg, sendo considerada hipertensão intracraniana (HIC) moderada quando atinge o valor de 30 a 40mmHg.
	
	Cefaléia, vômito, agitação, prostração, midríase, crise convulsiva, e alterações cardiorrespiratórias são considerados sinais e sintomas de HIC
	 
	A HIC é considerada uma lesão secundária e refere-se a um processo fisiopatológico contínuo da lesão inicial.
	 
	Paciente com HIC deve-se manter cabeceira inferior a 30° a fim de aumentar a oxigenação e evitar elevação da PIC.
	
	A PIC elevada diminui o FSC (fluxo sanguíneo cerebral) e PPC (pressão de perfusão cerebral) provocando isquemia focal ou global.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309321054)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo o algoritmo de trauma, a primeira etapa da avaliação de uma vítima que sofre este agravo deve ser:
		
	
	Contenção de hemorragia
	
	Punção de acesso venoso calibroso
	
	Oferta de oxigenioterapia
	 
	Avaliação da permeabilidade de via aérea
	
	Avaliação neurológica
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309321313)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No atendimento as vítimas de queimaduras, a primeira avaliação é sempre ponderar segurança da cena para a atuação da equipe. Em um segundo momento, é preciso determinar a profundidade das queimaduras e a porcentagem de superfície corporal queimada e agente causal. Uma regra básica e simples é a regra dos nove. Baseado nessa regra responda a pergunta a seguir: Paciente adulto, sexo masculino, é admitido no serviço de urgência e emergência com membros superiores, cabeça e pescoço queimados, qual o percentagem de área queimada?
		
	
	a)36%
	
	b) 18%
	
	e)42%
	 
	d)27%
	
	c) 9%
	
	1a Questão (Ref.:201410195582)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para o paciente estabilizado na emergência foi preparado vários Drippings com funções múltiplas; Para que serve o dripping de Noradrenalina utilizado no CTI
		
	
	aumentar a frequência cardíaca e aumentar a pressão arterial por vasoconstricção nas veias e artérias receptores alfa 1, alfa 2, beta 1 e beta 2 adrenérgicos; ; em pacientes hipertensos
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	
	diminuir a frequência cardíaca e aumentar a pressão arterial por vasoconstricção nas veias e artérias receptores alfa 1, alfa 2, beta 1 e beta 2 adrenérgicos; ; em pacientes hipotensos
	 
	aumentar a frequência cardíaca e aumentar a pressão arterial por vasoconstricção nas veias e artérias receptores alfa 1, alfa 2, beta 1 e beta 2 adrenérgicos; em pacientes hipotensos
	
	diminuir a frequência respiratória e aumentar a pressão arterial por vasodilatação nas veias e artérias receptores alfa 1, alfa 2, beta 1 e beta 2 adrenérgicos; ; em pacientes hipotensos
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201410195657)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma gestante diagnosticada com eclâmpsia, a caminho para UTI Obstétrica, apresenta um episódio de crise convulsiva. Para prestar atendimento a uma vítima durante a crise convulsiva, deve-se: I- Segurar firmemente pernas e braços da paciente para impedir os movimentos convulsivos a fim de reduzir danos em virtude dos espasmos musculares. II - Proteger via aérea, lateralizando a cabeça da paciente para evitar broncoaspiração. III - Afastar objetos e condições que representem riscos para a paciente. IV- Não inserir objetos na cavidade da boca da paciente. As ações que devem ser tomadas frente a esta situação estão descritas corretamente em:
		
	
	I, II e III, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	
	III e IV, apenas.
	 
	II, III e IV, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201410195494)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando um traçado normal de um eletrocardiograma (ECG), assinale a alternativa que aponta a correlação das ondas do ECG com as etapas do ciclo cardíaco. Considerando um traçado normal de um eletrocardiograma (ECG), assinale a alternativa que aponta a correlação das ondas do ECG com as etapas do ciclo cardíaco. Considerando as ondas do eletrocardiograma (ECG) e suas correlações com cada fase do ciclo cardíaco, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Onda P - despolarização muscular atrial; complexo QRS - repolarização ventricular; onda T - despolarização da musculatura ventricular; onda U - repolarização das fibras de Purkinje.
	
	Onda P - despolarização da musculatura ventricular; complexo QRS - despolarização muscular atrial; onda T - repolarização ventricular; onda U - repolarização das fibras de Purkinje.
	 
	Onda P - despolarização muscular atrial; complexo QRS - despolarização da musculatura ventricular; onda T - repolarização ventricular; onda U - repolarização das fibras de Purkinje.
	
	Onda P - despolarização muscular atrial; complexo QRS - despolarização da musculatura ventricular; onda T - repolarização das fibras de Purkinje; onda U - repolarização ventricular.
	
	Onda P - repolarização das fibras de Purkinje; complexo QRS - despolarização da musculatura ventricular; onda T - repolarização ventricular; onda U - despolarização muscular atrial.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201410195761)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Classificação de risco é uma forma de gerenciar o atendimento dos pacientes que buscam os serviços de urgência e emergência, pois prioriza os pacientes conforme a gravidade clínica com que se apresentam no serviço de saúde. O gerenciamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) baseia-se no Protocolo de Manchester de Classificação de Risco. Nesse protocolo, são atribuídos um número, uma cor e um nome, sendo cada uma delas definida em consoante o tempo-resposta ideal até a primeira avaliação médica de acordo com a condição clínica apresentada pelo paciente no momento da classificação. Nesse contexto, assinale o item correto:
		
	
	c) Cor amarela é uma condição urgente com tempo-resposta ideal de até 120 minutos.
	
	d) Cor verde é uma condição não urgente com tempo-resposta ideal de até 240 minutos.
	
	a) Cor vermelha representa uma condição urgente com tempo-resposta máximo de zero minuto (pronto atendimento).
	 
	b) Cor laranja representa uma condição muito urgente com tempo-resposta máximo ideal de até 10 minutos.
	
	e) Cor branca é uma condição pouco urgente com tempo-resposta máximo de 300 minutos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201410195295)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O coração recebe seu suprimento sanguíneo através de duas artérias coronárias: Direita e esquerda que se ramificam e percorrem a superfície externa dos ventrículos e dão origem a ramos menores que penetram em todas as partes do coração. Neste contexto,as causas do IAM são diversas, caracterizando um quadro clínico nem sempre específico. Os locais e os tipos de infarto também têm sua variedade. Considerando o exposto assinale a alternativa correta.
		
	
	Normalmente o infarto não desencadeia arritmias. A presença de leucocitose e temperatura não está associada ao IAM.
	
	24 hs após o início dos sintomas é possível identificar no traçado do ECG alterações tais como a ausência de onda P.
	
	A atividade das enzimas CPK e DHL são normais e somente se alteram tardiamente.
	
	O ECG demonstra ausência de onda P, QRS alargado e ou ausente e supra desnivelamento do segmento ST
	 
	A CPK esta elevada logo nas primeiras horas e com seu pico máximo em 24 hs retornando ao normal em 2-3 dias. Seu valor normal é de 65-75UI/l. Esta enzima pode ter sua atividade influenciada por lesões por injeção IM.
	
	a Questão (Ref.:201410259559)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual a justificativa para o emprego da hiperventilação em pacientes com aumento da pressão intracraniana?
		
	
	A hiperventilação propicia a retirada de líquido do espaço extracelular para o intravascular
	
	A hiperventilação melhora a drenagem venosa, a reabsorção liquórica e a ventilação
	
	A hiperventilação interfere nos mecanismos de troca da membrana celular no plexo coróideo, inibindo a função secretória das células epiteliais e com isso, proporcionando redução na produção de líquor.
	
	O emprego da hiperventilação faz com que haja aumento de oxigênio no sangue arterial fazendo com que a pressão existente nos vasos reduza, proporcionando assim, redução da PIC (pressão intracraniana).
	 
	A redução da PaCO2 arterial pela hiperventilação determina alcalose, e o aumento do pH tem um efeito direto sobre as arteríolas,provocando vasoconstrição. A vasoconstrição impede o bombeamento de sangue para os vasos de paredes finas e conseqüente diminuição do volume sangüíneo intracraniano e queda da PIC.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201410259815)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Foi admitido no setor de emergência um paciente com histórico de hipertensão arterial, apresentando dispnéia intensa em repouso que dificulta a fala, agitação, expectoração de coloração rósea, taquicardia e palidez. Perante o quadro descrito, o possível diagnóstico médico é:
		
	
	Angina Instável.
	
	Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
	
	Embolia Pulmonar.
	
	Infarto Agudo do Miocárdio.
	 
	Edema Agudo Pulmonar.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201410260106)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(ENADE 2016) Um homem com 54 anos de idade, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), apresentou dispneia súbita em sua residência. Levado por familiares à emergência de um Hospital Geral, foi entubado e acoplado à ventilação mecânica invasiva e transferido para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com diagnóstico de síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).
O paciente foi submetido a ventilação controlada a pressão (PCV), com pressão inspiratória = 15 cm H2 O; tempo inspiratório = 0,9 s; frequência respiratória = 15 irpm; pressão positiva expiratória final (PEEP) = 5 cm H2 O; pressão de pico = 36 cm H2 O; fração inspirada de oxigênio = 70%.
Para atender às recomendações brasileiras de ventilação mecânica, os parâmetros que DEVEM SER ADOTADOS nesse caso são:
		
	 
	volume corrente baixo, ≤ 6 ml/kg da massa corpórea, e manutenção da pressão de platô ≤ 30 cm H2O.
	
	alto volume corrente, > 8 ml/kg da massa corpórea, associado a pressão de platô média ≥ 30 cm H2O nas vias aéreas.
	 
	alto volume corrente, > 8 ml/kg da massa corpórea, associado a frequência respiratória de 20 irpm.
	
	ventilação com suporte de pressão de 20 cm H2O e PEEP de 7 cm H2O.
	
	pressão controlada de 20 cm H2O, tempo inspiratório de 0,70 s e PEEP fisiológica, 5 cm H2O.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201410259825)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE DE ALTA COMPLEXIDADE, ANALISE AS AFIRMATIVAS A SEGUIR, COLOCANDO (V) PARA VERDADEIRAS E (F) PARA FALSAS. I - PARA OBTER-SE UMA ASSISTÊNCIA LIVRE DE DANOS, O GUIA DA UTI SEGURA, PUBLICADO PELA ASSOCIAÇÃO DE MEDICINA INTENSIVA DO BRASIL (AMIB), ESTABELECE QUE ESTE SETOR DEVE CONTAR COM UMA EQUIPE QUANTITATIVAMENTE E QUALITATIVAMENTE ADEQUADAS; II - QUANDO AFIRMAMOS QUE O PACIENTE PRECISA TER UMA GARANTIA DE CONTINUIDADE DA ASSISTÊNCIA 24/7, SIGNIFICA DIZER QUE O PACIENTE NECESSITA RECEBER A MESMA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA 24 HORAS POR DIA, DURANTE OS 7 DIAS DA SEMANA; III - O PRINCÍPIO DA NÃO MALEFICÊNCIA DETERMINA QUE DEVEMOS TRATAR O PACIENTE SEM LESAR; IV - NO QUE SE REFERE AO QUANTITATIVO DE PACIENTES DE UTI POR ENFERMEIRO A RDC 26 DETERMINA QUE CADA ENFERMEIRO ASSISTA 10 PACIENTES
		
	
	V F F V
	 
	V V V V
	
	V F F F
	
	V V F V
	
	V F V V
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201410260026)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dadas as afirmativas seguintes, referentes ao desequilíbrio ácido-básico,
I. Que os elementos que nos protegem dos ácidos localizam-se nos líquidos intra celular e extra celular, no sangue e nos osso.
II. Que quanto mais alta a concentração de H+ não aglutinado, menor o pH. Inversamente quanto mais baixa a concentração de H+, mais elevado o pH.
III. Que os rins excretam ácidos metabólicos ou íons de hidrogênio sob forma de cloreto de amônia e fosfato diidrogênio de sódio.
IV. Os resultados laboratoriais característicos de acidose metabólica não compensada incluem  pH < 22mEq/L, DB <-2 e PaCO2 normal Verifica-se que estão corretos os itens
 
		
	
	I e II, apenas.
	 
	I, II, III e IV .
	
	II, III e IV, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	
	1a Questão (Ref.:201409364160)
	3a sem.: Enfermagem - Emergência
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Foi admitido no setor de emergência um paciente com histórico de hipertensão arterial, apresentando dispnéia intensa em repouso que dificulta a fala, agitação, expectoração de coloração rósea, taquicardia e palidez. Perante o quadro descrito, o possível diagnóstico médico é:
		
	
	Edema Agudo Pulmonar.
	
	Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
	
	Embolia Pulmonar.
	
	Angina Instável.
	
	Infarto Agudo do Miocárdio.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409364129)
	3a sem.: 2016_2 IRpA
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(Hospital Madre Teresa Residência Multiprofissional Edital 02/2015 adaptada) Em relação à insuficiência respiratória aguda (IRpA), é CORRETO afirmar: 
		
	
	A gasometria arterial é um exame complementar importante nos quadros de IRpA, principalmente para a avaliação do bicarbonato. 
	
	A cianose é um achado clínico presente em todos os quadros de IRpA. 
	
	A manifestação clínica mais comumente encontrada na IRpA é a síncope.
	
	A IRpA é uma síndrome caracterizada pelo aparecimento de disfunção súbita de qualquer setor do sistema fisiológico responsável pela troca gasosa entre o meio ambiente e a intimidade tissular. 
	
	A etiopatogenia da IRpA inclui somente patologias que envolvem diretamente o parênquima pulmonar. 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409364133)
	3a sem.: 2016_2 SARA
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(Hospital Madre Teresa Residência Multiprofissional Edital 02/2015 adaptada) A Síndrome da Angústia Respiratória do Adulto (SARA) é uma das importantes causas de insuficiência respiratória aguda em pacientes graves internados em Unidades de Terapia Intensiva. Analise as afirmativas e assinale a CORRETA: 
		
	
	Caracteriza-se pela hipoxemia refratária a altas concentrações de oxigênio, presença de infiltrados pulmonares bilaterais e diminuição da complacência pulmonar. 
	
	Em resposta à fisiopatologia, o parênquima pulmonar torna-se ressecado, com diminuição do muco.
	
	Os pulmões tornam-se muito complacentes devido ao aumento do edema e do exsudato alveolar.As causas são sempre secundárias a patologias pulmonares. 
	
	Ocorre sobrecarga ventricular esquerda por aumento da pós-carga, além do aumento da resistência vascular pulmonar. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409364214)
	2a sem.: COMPLICAÇÕES NEUROLÓGICAS
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A crise convulsiva é resultante de:
		
	
	Um surto bipolar.
	
	Um surto esquizofrênico.
	
	Uma descarga neural paroxística.
	
	Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	
	Uma vertigem.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409364071)
	3a sem.: DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A.B.M, 30 anos, diabética, apresentando sonolência, hálito cetótico, respiração de Kusmaull, poliúrica. Realizado gasometria arterial com o seguinte resultado: Ph=7,15; PO2= 80; PCO2= 24; HCO3- = 14. Nesse caso, A.B.M tem:
		
	
	Acidose metabólica descompensada; alcalose respiratória compensatória
	
	Acidose metabólica pura 
	
	Acidose respiratória
	
	Acidose metabólica compensatória com alcalose respiratória compensada
	
	Alcalose respiratória compensada 
	
	
	1a Questão (Ref.:201409364281)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Paciente JJJ, deu entrada na emergência de um hospital privado, apresentado rebaixamento do nível de consciência, após relatar uma forte dor de cabeça. Após realização tomografia do crânio, evidenciaram um extravasamento de sangue para fora dos vasos. Quais são os fatores de risco não modificáveis, que pode ter levado JJJ, ao quadro de AVC hemorrágico.
		
	
	Idade, sexo, raça, etnia e hereditariedade
	
	Hipertensão, fumo, fibrilação atrial e sedentarismo
	
	Hipertensão, fumo, fibrilação atrial e hereditariedade
	
	Hipertensão, fumo, etnia e hereditariedade
	
	fumo, etnia e Hipertensão
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409363869)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O objetivo da administração de amiodarona nas manobras de Reanimação Cardiorrespiratória é:
		
	
	Ser um cardiotônico
	
	Proporcionar desfibrilação química
	
	Aumentar a pressão arterial
	
	Corrigir acidose metabólica
	
	Estimular taquicardia
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409364334)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O Acidente Vascular Encefálico (AVE), é um comprometimento súbito da circulação cerebral em um ou mais vasos sanguíneos. O AVE interrompe ou diminui a oferta de oxigênio e frequentemente causa lesão grave ou necrose nos tecidos encefálicos. Analise as seguintes afirmativas referentes ao AVE e assinale a INCORRETA. 
		
	
	O(a) enfermeiro(a) deve estar atento ao posicionamento do paciente para promover a drenagem pulmonar e evitar a obstrução das vias aéreas superiores. 
	
	É uma concentração plasmática de sódio inferior a 3,5 mEq/L.
	
	São fatores de riscos que predispõem o paciente ao AVE: tabagismo, diabetes, hiperlipidemia familiar, hipertensão, aumento do consumo do álcool, obesidade, estilo de vida sedentário. 
	
	A trombose dos vasos intracranianos, ocluindo o fluxo sanguíneo ou das artérias cerebrais que suprem o encéfalo, é uma das causas do AVE. 
	
	Visão turva, fala logorréica, hemiparesia e dor abdominal intensa são alguns dos sintomas do AVE.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409363939)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	No Brasil, a implantação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) teve início na década de 1970. Atualmente, é uma unidade presente no contexto hospitalar. O surgimento da prática em UTI representou um marco dentro dos progressos obtidos pelos hospitais em nosso século, visto que, antes dela, os pacientes graves eram tratados nas próprias enfermarias, faltando assim, área física adequada, além de recursos materiais e humanos para uma melhor qualidade desse cuidado.(CINTRA E.A., NISHIDE V.M., NUNES W.A. Assistência de Enfermagem ao Paciente Gravemente Enfermo - 2° edição) Considerando que o enfermeiro atuante em setores de alta complexidade, entre eles a Unidade de Terapia Intensiva, analise as afirmativas abaixo: I. Para a confecção de um projeto de construção de uma UTI, é necessária a presença de um grupo multidisciplinar, ou seja, não apenas engenheiros e/ou arquitetos. II. A localização da UTI, deve permitir acesso direto e estar próximo a elevadores, serviços de emergência, centro cirúrgico, laboratórios entre outros setores. III. As paredes e tetos devem ser construídos com materiais com alta capacidade de absorção de sons. Após a análise das afirmativas abaixo, marque a única opção correta: 
		
	
	I - II – III
	
	I 
	
	II – III
	
	III
	
	I – II
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409364126)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A endocardite infecciosa pode ser prevenida, em muitos casos de internação na UTI, pela identificação de fatores de risco, tais como: 
		
	
	Multiparidade.
	
	Estenose artéria pulmonar. 
	
	Prolapso de válvula mitral.
	
	Pneumopatias secretivas.
	
	Coarctação dissecativa da aorta. 
	
		
	1a Questão (Ref.:201409364179)
	4a sem.: RESPIRATÓRIO
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O infarto pulmonar em pacientes hospitalizados por longo período está relacionado ao seguinte processo patológico:
		
	
	N.D.A
	
	derrame pleural. 
	
	broncopneumonia. 
	
	tromboembolismo. 
	
	complacência pulmonar diminuida. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409363978)
	2a sem.: Complicações Nurológicas
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A Escala de Coma de Glascow (ECG) relaciona três áreas de funcionamento neurológico, oferece uma visão geral do nível de resposta do paciente e é usada para avaliar o estado neurológico de pacientes que sofreram lesão cerebral. Ao aplicar a ECG em um paciente, foi identificado que o mesmo apresentava: abertura ocular espontÂnea ao ser chamado, falava alavras inapropriadas e retirava o membros ao estímulo doloroso. Qual a pontuação de acordo com a ECG para este paciente?
		
	
	8
	
	10
	
	11
	
	9
	
	15
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409364281)
	2a sem.: Acidente vascular cerebral
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Paciente JJJ, deu entrada na emergência de um hospital privado, apresentado rebaixamento do nível de consciência, após relatar uma forte dor de cabeça. Após realização tomografia do crânio, evidenciaram um extravasamento de sangue para fora dos vasos. Quais são os fatores de risco não modificáveis, que pode ter levado JJJ, ao quadro de AVC hemorrágico.
		
	
	fumo, etnia e Hipertensão
	
	Hipertensão, fumo, fibrilação atrial e hereditariedade
	
	Hipertensão, fumo, fibrilação atrial e sedentarismo
	
	Hipertensão, fumo, etnia e hereditariedade
	
	Idade, sexo, raça, etnia e hereditariedade
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409364031)
	4a sem.: Eletrocardiografia
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O Eletrocardiograma registra as atividades elétricas do coração em forma de ondas, que mostram a despolarização (contração) e a repolarização (relaxamento) do miocárdio. É o registro dos fenômenos elétricos que se originam durante a atividade cardíaca, auxiliam no diagnóstico das cardiopatias e outras condições patológicas. Marque a alternativa INCORRETA, nas afirmativas que tratam sobre a análise eletrocardiográfica do coração:
		
	
	Todos os Acidentes Vasculares Encefálicos são resultados de uma hemorragia dentro do crânio, no cérebro ou em volta dele;
	
	As derivações de V1 a V6 são bipolares e fornecem uma visão do plano horizontal do coração;
	
	As derivações fornecem uma visão da atividade elétrica do coração entre um pólo positivo e outro negativo. Cada derivação produz formas de onda características com base na direção do fluxo da corrente elétrica;
	
	Os eletrodos para avaliação do plano horizontal do coração devem ser posicionados da seguinte forma: V1- 4ºEID borda D esterno, V2- 4ºEIE borda E esterno, V3- Entre V2 eV4 , V4- 5ºEIE linha hemiclavicular, V5- 5ºEIE linha axilar anterior, V6- 5ºEIE linha axilar média;
	
	As derivações do plano frontal são divididas em Unipolares (aVL, aVF e aVR) e Bipolares (DI, DII e DIII);
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409363897)
	4a sem.: GASOMETRIA ARTERIAL
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O teste que deve preceder a realização da coleta de sangue arterial é:
		
	
	Teste de Cullen
	
	Teste de Allen
	
	Teste de Schiller
	
	Teste de vasorreatividade
	
	Teste de Schilling
	
	1a Questão (Ref.:201409364362)
	16a sem.: Atendimento primário do trauma
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Um rapaz de 28 anos, vítima de acidente automobilístico, encontra-se sob observação na unidade de emergência após avaliação e intervenção médica para fratura de fêmur direito (aparelho gessado), acompanhado da esposa. No registro de enfermagem consta: 10:00 horas pressão arterial 150x100mmHg, frequência respiratória 36irpm, frequência cardíaca 90bpm. Apresenta-se lúcido, orientado no tempo e no espaço; suor profuso; rigidez corporal, pupilas dilatadas e esforço respiratório. Foi administrado medicação prescrita (analgésico do tipo anti-inflamatório não esteroidal e opióide). Relata dor persistente. Diante desse caso devem ser consideradas as seguintes intervenções:
I - solicitar reavaliação médica, pois apresenta midríase e aumento da tensão muscular, um sinal de dor aguda;
II - reposicionar o paciente no leito em posição de Fowler modificada, pois apresenta dispneia, um sinal de descompensação cardiorrespiratória;
III - investigar a temperatura e color da extremidade do membro inferior direito, pois sinaliza compressão nervosa pelo aparelho gessado.
		
	
	II, I e III.
	
	I, III e II.
	
	III, I, II.
	
	II, III e I.
	
	I, II e III.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409364440)
	16a sem.: TRAUMA AMBIENTAL
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A cada ano, no Brasil, ocorrem morbidade e mortalidade significativas, em decorrência de uma variável de condições ambientais, como afogamento ou quase afogamento. Dessa forma é de extrema importância que o socorrista conheça os distúrbios associado com o agravo para prestar um atendimento eficiente. Diante supracitado marque a alternativa correta relacionada ao afogamento.
		
	
	NRA
	
	Afogamento é caracterizado pela morte dentro das primeiras 24h após o incidente de submersão
	
	Afogamento é caracterizado pela Morte após as 24h do incidente de submersão
	
	Quase Afogamento é Determinado pela sobrevivência da vítima nas 6h após a submersão
	
	Quase Afogamento é caracterizada pela sobrevivência pelo menos nas 12h após a submersão
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409363900)
	11a sem.: GASOMETRIA
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A INFECÇÃO DO SÍTIO DE INSERÇÃO DO CATETER EM UMA PUNÇÃO PROFUNDA É CARACTERIZADO PELA PRESENÇA DE ALGUNS SINAIS NO LOCAL DA INSERÇÃO DO DISPOSITIVO, ASSOCIADO A PRESENÇA DE SECREÇÃO. QUAIS SÃO OS SINAIS DE ALERTA NA INSERÇÃO DO DISPOSITIVO?
		
	
	CIANOSE, CALOR E DOR
	
	ARCO CIANÓTICO, DOR E EDEMA
	
	EDEMA, DOR E ERITEMA
	
	ERITEMA, CALOR, EDEMA E DOR
	
	CALOR E DOR AO TOQUE
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409363896)
	12a sem.: QUEIMADURAS
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A principal causa de óbito em um grande queimado na fase aguda é o choque hipovolêmico. Dessa forma, constitui um cuidado para a prevenção e /ou detecção precoce deste agravo na fase aguda do atendimento, exceto:
		
	
	Controle dos líquidos eliminados.
	
	Aquecimento do cliente
	
	Mensuração frequente dos sinais vitais
	
	Punção de acesso venoso para infusão de soluções coloidais
	
	Punção de acesso venoso periférico para infusão de ringer com lactato.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409364017)
	14a sem.: Controle de Infecção
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(Enade,2010) Um paciente de 35 anos de idade foi admitido no pronto-socorro (PS) de um hospital de pequeno porte em um município próximo a uma estrada federal. O paciente foi vítima de um acidente de trânsito envolvendo seu carro e dois caminhões, mas foi resgatado com vida. Segundo exame médico e análise de exames diagnósticos por imagem, não houve fratura ou acometimento de órgãos internos. Na coleta de dados feita pelo enfermeiro, verificou-se que o paciente estava consciente, mas com grande número de feridas sangrantes com sinais de presença de poeira, pedaços de vidro e terra, e sinais vitais fora dos parâmetros normais. Com base na situação apresentada e considerando que, para a adequada execução do Programa de Controle de Infecção Hospitalar (Portaria nº 2.616/1998), os hospitais públicos e privados devem constituir o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), o enfermeiro do PS deve, mediante a Resolução COFEN nº 358/2009, implementar como intervenção no caso: I. a realização imediata de higienização do paciente e o uso de curativos. II. a implantação de atividades para minimizar os fatores de risco de infecção devido a prejuízo na integridade da pele e procedimentos invasivos realizados. III. o monitoramento de sinais flogísticos nas feridas. IV. o monitoramento de temperatura, pois, se for identificada infecção nas primeiras 48 horas, o fato deverá ser notificado ao SCIH como infecção comunitária. É correto o que se afirma em:
		
	
	III e IV, apenas.
	
	I e II, apenas
	
	I, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
Elaborado por Davi Freitas com Ajuda de todos Acadêmicos de Alta Complexidade Sede Via Corps- Fortaleza-CE

Mais conteúdos dessa disciplina