Buscar

Expressões Artísticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Expressões Artísticas
Os parâmetros ou elementos forma is da música são: altura, duração, timbre e intensidade. 
Esses parâmetros podem ser chamados também de qualidades do som. Quando uma criança toca ora mais forte, ora mais suave, e ssa variação está relacionada à qual dos parâmetros sonoros? Resposta: D) Intensidade. 
Barbosa (2005) afi rma que não há uma sequência correta a ser seguida na abordagem da Proposta Triangular. A aula pode ter início tanto com uma atividade ligada ao eixo “Produzir/Fazer", quanto uma proposta relacionada ao eix o "Fruir/Apreciar" ou “Refletir/Contextualizar”. Leia as afirmativas abaixo e assinale a quela que apresentar uma afi rmação correta sobre a abordagem.
Resposta: O eixo "Refletir/Contextualizar" di z respeito às informações sobre determinado período histórico ou ainda, sobre as características do artista em questão. 
Richter (2014) afirma que ao manip ular tintas: cores, pincéi s, á gua, entre outros materiais, a criança explora não apenas o mundo material e cultural à sua volta, como também expressa e comunica sensações, sentimentos, fantasias, sonhos e ideias. Leia a s afirmativas com a tenção e a ssinale a alternativa que apresenta a afirmação correta sobre os elementos da linguagem visual
Resposta: A dimensão está relacionada às representações bidimensionais e tridimensionais
As garatujas aparecem inicialmente como traçados ainda sem formato, mas que começam a evidenciar alguns movimentos circulares que passam a ganhar outras formas gradualmente. Viktor Lowenfeld (1977) destaca três tipos de garatujas: a g aratuja desordenada, a garatuja controlada e a garatuja intencional. Enumere as características descritas de a cordo com o conceito correspondente e assinale a alternativa correta: 
I) Garatuja desordenada. 
II) Garatuja controlada.
III) Garatuja intencional. 
( ) Os traços começam a representar coisas da reali dade, como figuras humanas, mas ainda 
não há uma precisão quanto a posição correta dos membros. 
( ) Apresenta movimentos circulares sem intenção ou significado em diferentes direções. 
( ) Aparecem outros elementos além da figura humana e a criança começa a narrar o que 
está desenhando. A sequência correta é: B) II, I, III. 
Os jogos podem ser muito útei s para o trabalho teatral, pois enriquecem os momentos de improvisação, de exercícios corporais, brincadeiras e vivências lúdicas. Piaget (1971) classificou os jogos em três categorias: jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras. Qual das alternativas abaixo apresenta as informações corretas sobre os jogos de exercício? 
Resposta: A) Os jogos de exercício são i dentificados entr e 18 meses e 2 anos aproximadamente e possuem a repetição de movimentos corporais como uma de suas características . 
De acordo com Fonterrada (2005), as abordage ns do e ducador musical Cari Orff pa rtiam de cantinelas, rimas e parlendas, a ssim como dos mais diversos jog os infantis q ue faziam parte do vocabulário sonoro infantil. 
Qual das a lternativas a baixo a presenta as informações corretas sobre os princípios defendidos pelo educador musical Shinichi Suzuki? 
Resposta: D) Suzuki acreditava que a aprendizagem musical deveria ser iniciada do mesmo modo com que aprendemos um idioma, ou seja, por meio da escuta.
Capri, Proscêncio e Sborquia (2014, p. 54) afirmam que a dança pode expressar situações imaginárias ou a contecimentos reais por mei o de movimentos corporais ritmados e que os elementos formais da dança são constituídos pelo movimento corporal, o tempo e o espaço. Qual das afirmações abaixo apresenta a afirmativa correta sobre o movimento corporal?
Resposta: A)O movimento corporal refere-se ao deslocamento de um corpo ou parte dele pelo espaço.
O espaço, um dos e lementos formais da dança refere -se tanto ao espaço corporal interno, quanto com a relação do corpo com seu entorno. Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: 
Resposta: A) Os níveis referem-se à altura ou planos ocupados no espaço (baixo, médio ou alto).
De acordo com F ranzim (2015), o cade rno utilizado pelo aluno p ode ser uma ferramenta de avaliação. O professor pode observar seus ava nços e analisar a complexidade das propostas realizadas. Leia as afi rmações sobre outras possibilidades de avaliação, escreva V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa correta: 
( ) O Diári o de bordo é um caderno que contém anotações variadas, descrições de 
acontecimentos, pensamentos ou sentimentos a partir das práticas vivenciadas
( ) O Diário de bordo é um registro sobre a opinião dos pais sobre as metodologias e 
conteúdos abordados ao longo de uma disciplina ou período letivo. 
( ) O Portfólio é um tipo de gravador que oportuniza o registro dos pensamentos dos alunos sobre determinados conteúdos e vivências. 
( ) O Portfólio é um registro das a tividades realizadas pelos alunos com o objetivo de 
verificar as descobertas e aprendizagens vivenciadas pelos alunos. A sequência correta é: B) V, F, F, V.
Segundo Ferraz e Fusari (2009) é necessário refletir sobre novas metodologias nos cursos de formação inicial e contínua de professores de Arte. Leia as afirmações com atenção e assinale a alternativa correta sobre o que é metodologia. 
Resposta: D) A metodologia se refere ao modo como o professor irá tratar o conteúdo e conduzir as 
experiências e atividades realizadas.

Outros materiais