Buscar

APOL EJA

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Atente para a seguinte citação: 
“O resultado de todo esse processo [de utilização da Lei Rouanet como instrumento de marketing cultural das empresas patrocinadoras] foi o de uma enorme concentração na aplicação dos recursos. Um pequeno grupo de produtores e artistas renomados são os que mais conseguem obter patrocínio. Por outro lado, grande parte desse patrocínio se mantém concentrado nas capitais da região sudeste. As áreas que fornecem aos seus patrocinadores pouco retorno de marketing são preteridas, criando também um processo de investimento desigual entre as diversas áreas artístico-culturais, mesmo nos grandes centros urbanos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (orgs.). Políticas Culturais no Brasil. p. 87-107. Salvador: Edufba, 2007. p. 95. 
Tendo em vista a citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento sobre a distribuição dos investimentos realizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, analise as seguintes proposições:
I. Os recursos captados por meio do mecanismo de incentivo da Lei Rouanet, o mecenato, são distribuídos igualmente entre as 5 regiões brasileiras.
PORQUE
II. A Lei Rouanet contém um dispositivo que impede a concentração de investimentos de recursos públicos em determinado estado ou região. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Leia o excerto de texto a seguir: 
“A política de financiamento público da cultura, hoje, está estruturada por meio de três instrumentos: (1) no orçamento do Ministério da Cultura e suas instituições vinculadas; (2) na Lei nº 8.313/1991 (Lei Rouanet), que institui o Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Pronac), que por sua vez estabelece três mecanismos destinados ao fomento e incentivo a projetos culturais, quais sejam, o Fundo Nacional de Cultura (FNC), a renúncia fiscal (mecenato) e os Fundos de Investimento nas Artes (Ficarts); e (3) na Lei nº 11.437, que estabelece dois mecanismos destinados ao financiamento de programas e projetos voltados para o desenvolvimento das atividades audiovisuais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Cultura. Conselho Nacional de Política Cultural Secretaria de Articulação Institucional. Estruturação, Institucionalização e Implementação do Sistema Nacional de Cultura. Brasília: Ministério da Cultura, 2011. p. 57. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento sobre as diferenças e semelhanças entre dois dos mecanismos de aplicação da Lei Rouanet – o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e o Incentivo, também conhecido como mecenato –, analise as assertivas e, em seguida, marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os projetos enquadrados em ambas as modalidades – FNC e Incentivo (mecenato) – são avaliados apenas tecnicamente pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC).
( ) O FNC é um mecanismo direto de investimento de recursos públicos em projetos culturais, ou seja, sem a intermediação de empresas.
(  ) A modalidade Incentivo (mecenato) foi criada para fomentar os segmentos artísticos e culturais que tivessem maior dificuldade de receber investimentos.
( ) A fase de captação de recursos, ou seja, a busca por parceiros incentivadores, que sucede a análise realizada pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), aplica-se a projetos enquadrados em ambos os mecanismos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 3/5 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Para que serve uma política que tenta abolir a heterogeneidade cultural? Para suprimir algumas diferenças e marcar outras. Divulgar massivamente o que alguns entendem por ‘cultura’ nem sempre é a melhor maneira de fomentar a participação democrática e a sensibilização artística. Porque a divulgação massiva da arte ‘seleta’, ao mesmo tempo que uma ação socializadora, é um procedimento para assegurar a distinção dos que a conhecem, dos que são capazes de separar forma e função, dos que sabem usar o museu. Os mecanismos de reforço da distinção costumam ser recursos para produzir a hegemonia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011. p. 155. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento sobre as relações entre a iniciativa privada e os Poderes Públicos na gestão das políticas públicas para a cultura, segundo o antropólogo argentino Néstor García Canclini, analise as assertivas e, em seguida, marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
(  ) A ideia de que a “cultura é um bom negócio” deve pautar as ações dos Poderes Públicos, com o objetivo de atrair investimentos por parte da iniciativa privada.
(  ) O protagonista das políticas culturais que devem ser consideradas prioritárias é o cidadão.
( ) Numa política cultural formulada para atender os interesses públicos, os interesses comerciais estão subordinados aos significados das ações para a sociedade e para os grupos que a compõem.
( ) Construir uma política cultural orientada para os interesses públicos exige esforços para a privatização e a desnacionalização de instituições e programas de ação cultural.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 4/5 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Leia a seguinte citação: 
“Não se pode pensar a inauguração das políticas culturais nacionais no Segundo Império, muito menos no Brasil Colônia ou mesmo na chamada República Velha (1889-1930). Certas exigências interditam que o nascimento das políticas culturais no Brasil esteja situado no tempo colonial, caracterizado sempre pelo obscurantismo da monarquia portuguesa que negava as culturas indígena e africana e bloqueava a ocidental, pois a colônia sempre esteve submetida a controles muito rigorosos como: proibição da instalação de imprensas; censura a livros e jornais vindos de fora; interdição ao desenvolvimento da educação, em especial das universidades etc. [...]. A oligárquica república brasileira dos finais do século XIX até os anos 30 também não teve condições de forjar um cenário propício para o surgimento das políticas culturais nacionais. Apenas foram realizadas ações culturais pontuais, em especial, na área de patrimônio, preocupação presente em alguns estados. Nada que possa ser tomado como uma efetiva política cultural”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RUBIM, Antonio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (orgs.). Políticas Culturais no Brasil.p. 11-36. Salvador: Edufba, 2007. p. 13,14. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento referentes ao histórico das ações do governo brasileiro com vistas a implementar modelos de gestão pública para as artes e as culturas no plano federal, relacione corretamente os períodos às suas respectivas realizações:
1. Período inaugural das políticas públicas para a cultura no Brasil: os anos 1930
2. Período pós-Segunda Guerra: os anos 1940-1950
3. Ditadura militar: 1964-1985
4. Redemocratização e eleição indireta: a segunda metade dos anos 1980
5. Eleições diretas e o Programa Nacional de Desestatização: o início dos anos 1990
6. Período pós-impeachment: a primeira metade dos anos 1990
7. Estabelecimento do neoliberalismo cultural: 1995 a 2002
8. Políticas para a democratização da cultura: a partir de 2003
(  ) Foram criados a Superintendência de Educação Musical e Artística, o Instituto Nacional de Cinema Educativo, o Serviço de Radiodifusão Educativa, o Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Serviço Nacional de Teatro, o Instituto Nacional do Livro e o Conselho Nacional de Cultura.
(  ) Neste período, a ideia que a “cultura é um bom negócio” se fortaleceu e a gestão foi marcada pela forte aproximação entre o Estado e a iniciativa privada, através dos mecanismos de isenção fiscal.
(  ) Foram extintos o Ministério da Cultura (MinC), a Embrafilme, a Fundação Nacional de Artes Cênicas (Fundacen) e a Fundação do Cinema Brasileiro (FCB) e foi criada a Secretaria da Cultura da Presidência da República, além de sancionada a Lei Rouanet.
(  ) Nesse período, o Instituto Nacional do Cinema, o Ministério das Comunicações, a Empresa Brasileira de Filmes Sociedade Anônima (Embrafilme), a Fundação Nacional das Artes (Funarte), o Centro Nacional de referência Cultural (CNRC), o Conselho Nacional de Cinema (Concine), a Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobrás) e a Fundação Nacional Pró-Memória foram criados.
(  ) Nesse período, foram criados o Ministério da Educação e Cultura e a Companhia de Defesa do Folclore Brasileiro.
(  ) Período marcado pela manutenção dos mecanismos de isenções fiscais e incremento das ações diretas de financiamento, pela esforço em reestruturar a Lei Rouanet, pela criação da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) e pela constituição do Sistema Nacional de Cultura (SNC), transformado em política de Estado, por meio de Emenda Constitucional.
(  ) Criação do Ministério da Cultura (MinC), da primeira lei de incentivo fiscal para a cultura, a Lei Sarney, da Fundação Nacional Pró-Leitura, da Fundação Nacional de Artes Cênicas (Fundacen) e da Fundação do Cinema Brasileiro (FCB).
(  ) Nesse período, o Ministério da Cultura (MinC) foi recriado e a Lei do Audiovisual foi sancionada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 8 – 5 – 7 – 2 – 3 – 4 – 6
	
	B
	4 – 7 – 2 – 1 – 6 – 8 – 5 – 3
	
	C
	4 – 2 – 3 – 1 – 5 – 7 – 8 – 6
	
	D
	5 – 7 – 4 – 3 – 2 – 8 – 6 – 1
	
	E
	1 – 7 – 5 – 3 – 2 – 8 – 4 – 6
Questão 5/5 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Considere a seguinte citação: 
“Qualquer pessoa física que declara imposto de renda no modelo completo pode se tornar patrocinadora e/ou doadora de projetos culturais aprovados pelo MinC e abater o investimento do seu imposto devido. Para tanto, basta consultar quais são os projetos que estão habilitados a captar recursos de renúncia fiscal via Lei Rouanet [...]. Então, deverá contatar o proponente do projeto que quiser apoiar e efetuar um depósito identificado na conta oficial do projeto, solicitando um recibo do procedimento ao beneficiado. O valor doado poderá então ser informado na declaração de imposto de renda do ano seguinte, sendo necessário anexar o documento de comprovação da transação ”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MINISTÉRIO DA CULTURA. O incentivo fiscal e a Lei Rouanet. 2016. Disponível em:<http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/o-incentivo-fiscal-e-a-lei-rouanet/10883>. Acesso em 11 set. 2017. 
Conforme os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento referentes aos termos doação e patrocínio, da Lei Rouanet (Lei nº 8.313/1991), cujas especificações foram regulamentadas pelo Decreto nº 455, de 26 de fevereiro de 1992, relacione corretamente os referidos termos às suas respectivas características:
1. Doação
2. Patrocínio
(  ) Corresponde ao repasse de valores à pessoa física ou jurídica de natureza cultural com ou sem fins lucrativos, em caráter definitivo, para a realização de projetos culturais, cuja finalidade promocional e institucional é a publicidade.
(  ) Nessa modalidade, pessoas físicas podem deduzir 80% do valor repassado a projetos culturais e pessoas físicas tributadas com base no lucro real, 40%.
 (  ) Corresponde ao repasse de valores à pessoa física ou jurídica de natureza cultural sem fins lucrativos, em caráter definitivo, para a realização de projetos culturais, em que não há promoção ou publicidade do incentivador.
(  ) Nessa modalidade, pessoas físicas podem deduzir 60% do valor repassado a projetos culturais e pessoas físicas tributadas com base no lucro real, 30%.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	2 – 2 – 1 – 1
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 1 – 2 – 2
	
	E
	2 – 1 – 1 – 2
Questão 1/5 - Artes Integradas: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro
Leia a passagem de texto: 
“Na Inglaterra, a rainha Elizabeth I deu proteção ao teatro da época pois apreciava muito os espetáculos populares. Contava com a ajuda de alguns dramaturgos ingleses para contar a história de seus heróis reforçando o sentimento do nacionalismo. [...] Nos séculos XVIII e XIX a Europa teve várias revoluções. Nesse período, a burguesia tem uma ascensão e o teatro sofre influências, o drama substitui a tragédia e a comédia se desenvolve, o foco do teatro se torna muito mais individual e não é mais social. [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ. Breve história do teatro. <http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=179>. Acesso em 08 de nov. 2017. 
Considerando a passagem acima e os conteúdos do livro-base Artes Integradas sobre teatro moderno e teatro contemporâneo, relacione corretamente os elementos abaixo às suas respectivas explicações ou descrições:
1. Diálogo
2. Drama
3. Interpretação
4. Iluminação atmosférica
5. Sonoplastia
(  ) Fica entre a tragédia e a comédia.
(  ) Música e outros artifícios que dão sentidos e ilusões visuais.
(  ) Tornou-se o único componente dramatúrgico, após o desaparecimento do prólogo.
(  ) Tem preocupação com a expressão do corpo e com a fala.
(  ) Indica nuances de tempo ou estação do ano. 
Agora, marque a sequência certa:
	
	A
	2 – 5 – 1 – 3 – 4 IGUAL A DA LÉIA
	
	B
	5 – 2 – 3 – 1 – 4     
	
	C
	4 – 3 – 5 – 1 – 2    
	
	D
	4 – 2 – 1 – 3 – 5    
	
	E
	1 – 3 – 2 – 5 – 4
Questão 2/5 - Artes Integradas: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro
Leia a passagem a seguir: 
“Nas últimas décadas, as pesquisas em dança têm delineado diversos entendimentos e leituras a fim de problematizar os traços filosóficos, sociais e artísticos, entre outros aspectos, que constituem seu passado, presente e, por que não, futuro. A preocupação com os caminhos determinados pela sistematização artística da dança, no caso aqui abordado, as ligações e relações entre o balé, as danças modernas americana e alemã e a dança contemporânea, promoveram a reflexão acerca dos conceitos e propósitos de estruturas sistematizadas como o balé e sua abordagem clássica/tradicional”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, Rousejanny da Silva- Balé sob outros eixos: contextos e investigações do coreógrafo norte-americano William Forsythe (1949) entre 1984 e 1994. 2015. (Dissertação) Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. p. 16.  
De acordo com a passagem acima e os conteúdos do livro-base Artes Integradas sobre a dança e seus respectivos precursores, relacione corretamente os percursores abaixo às informações sobre eles:
1. Jean-Baptiste Lully
2. Marie-Anne Cupis de Camargo
3. Isadora Duncan
4. Marius Petipa
5. Luís XIV
(  ) Principal difusor do Balé Clássico.
(  ) Fundou a Academia Real de Dança.
(  ) O marco inicial da Dança Moderna se dá a partir de seu estilo de dança.
(  ) Primeira pessoa que ousou encurtar as vestimentas para dança.
(  ) Incluiu a figura feminina como bailarinas nas montagens de dança. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	3 – 1 – 4 – 5 – 2
	
	B
	4 – 1 – 3 – 2 – 5
	
	C
	2 – 1 – 3 – 2 – 5
	
	D
	5 – 4 – 1 – 3 – 2
	
	E
	4 – 5 – 3 – 2 – 1 IGUAL DA LÉIA
Questão 3/5 - Artes Integradas: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro
Leia o fragmento de texto: 
“[...] o balé clássico tem suas raízes no Renascimento italiano, período em que as danças camponesas subiram aos castelos para tornaram-se elaboradas e refinadas. Tais danças, bailes ou balés implicavam a educação do corpo e do gesto, tornando-se material diferenciador a ser dominado pelo homem discreto e, necessariamente, ignorado pelo vulgar. Era, portanto, elemento constitutivo de uma trama de relações hierárquicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Tatiana Mielczarski dos - Entre Pedaços de Algodão e Bailarinas de Porcelana: a performance artística do balé clássico como performance de gênero. 2009. (Dissertação em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Porto Alegre, 2009, p. 35. 
Com base no fragmento de texto e nos conteúdos do livro-base Artes Integradas sobre o Balé Clássico, é correto afirmar que:
	
	A
	o Balé Clássico surgiu na Alemanha e se desenvolveu na Itália, a partir da criação do espetáculo de dança Lago dos Cisnes.
	
	B
	as contribuições de Marius Petipa ao Balé Clássico foram mínimas, pois ele teve dificuldades de se alocar nas companhias de dança de sua época.
	
	C
	Marius Petipa, em suas montagens de Balé Clássico, ampliou o uso da mímica, o que possibilitou a evolução na dança.
	
	D
	para as montagens de Lago dos Cisnes e A Bela Adormecida, foi desnecessário o uso de músicas e composições.
	
	E
	Dom Quixote e Lago dos Cisnes foram obras que marcaram o Balé Clássico e foram produzidas por Marius Petipa.
Questão 4/5 - Artes Integradas: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro
Leia o excerto de texto: 
“O ballet clássico ou dança clássica tornou-se, no decorrer da história, o primeiro estilo de dança a alcançar reconhecimento popular, como forma de arte internacional [...] o ballet clássico foi criado a partir das danças de corte e, com interferências significativas, tornou-se uma arte teatral, pois o público já o assistia. O bailarino dança para uma plateia e consolida a arte do movimento do corpo. A linguagem do ballet clássico se subdivide em diferentes estilos, como clássico (abordavam os mitos, deuses e semideuses), romântico (suas visionárias paisagens de fadas, sílfides e delicadas donzelas) e neoclássico (com formas mais livres)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMARAL Jaime Das danças rituais ao ballet clássico. Revista Ensaio Geral, Belém, v.1, n.1, jan-jun|2009 p. 3. 
Observando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Artes Integradas referentes à história da dança, leia as afirmativas que seguem e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
(  ) Luís XIV, o chamado Rei Sol, fundou a Academia Real de Dança.
(  ) O balé é a primeira dança de espetáculo.
(  ) O rei Luís XIV ensinou o compositor Pierre Beauchamp a dançar balé.
(  ) Pierre Beauchamp ensinou dança durante vinte anos para o rei Luís XIV. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	F – V – V – V
	
	E
	V – V – F – V
Questão 5/5 - Artes Integradas: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro
Veja o excerto de texto: 
“Com a Revolução Francesa e as guerras napoleônicas inaugurou-se o movimento romântico. Na época, na Inglaterra, a Revolução Industrial ocasionou uma mudança radical na sociedade. Com isso, o Romantismo, um movimento revolucionário, instituiu novos conceitos de arte em relação aos existentes até então”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANCO, Neil; FERREIRA, Nilce Vieira Campos - Evolução da Dança no contexto histórico: aproximações iniciais com o tema - Repertório, Salvador, nº 26, p.266-272, 2016. p. 269. 
Com base no excerto de texto e nos conteúdos do livro-base Artes Integradas sobre temas abordados na dança após Revolução Francesa, é correto afirmar que:
	
	A
	com a religião católica em plana ascensão, após a Revolução Francesa, intensificaram-se as proibições de determinados temas na dança, por exemplo, o ocultismo.
	
	B
	com o fracasso de La Sylphide, representada em 1832, todas as obras que representaram temas relacionados ao sobrenatural também fracassaram.
	
	C
	com o insucesso de La Sylphide, muitas outras montagens com o mesmo tema (ligados ao sobrenatural) deixaram de serem representadas.
	
	D
	Giselle, obra apresentada em 1841, desencadeou a exclusão do uso cenográfico nas montagens em dança, por se tratar de um tema relacionado ao ocultismo.
	
	E
	após a Revolução Francesa e com o enfraquecimento do catolicismo, o ocultismo e o sobrenatural tornaram-se temas muito presentes nos balés desse período. IGUAL DA LÉIA

Outros materiais

Perguntas Recentes