Buscar

ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO - ACIDENTE DE TRABALHO 2

Prévia do material em texto

Ref.: 201503043466
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	São fatores importantes que colaboram para a ocorrência de acidentes de trabalho e que são definidos como causas de acidentes que residem exclusivamente no fator humano, isto é definido como sendo:
		
	
	prevenir e segurar.
	
	falha humana.
	 
	atos inseguros.
	
	ordem e limpeza.
	
	riscos iminentes.
	
Explicação:
Atos inseguros são atitudes, atos, ações ou comportamentos do trabalhador, contrárias às normas de segurança e que colocam em risco a sua saúde e/ou integridade física ou a de outros colegas de trabalho. Os atos inseguros estão relacionados, diretamente, ao comportamento humano, podendo ocorrer voluntária ou involuntariamente. Alguns exemplos: indiferença às normas de segurança, trabalhar sob o efeitos relacionados à ingestão de substâncias químicas (álcool e/ou drogas), não-utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI) fornecidos pelo empregador.
	
	 
	Ref.: 201503043465
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Podemos dizer que prevenção em engenharia de segurança do trabalho é:
		
	 
	a ação de levantar os riscos envolvidos em uma determinada atividade.
	
	a forma como o indivíduo trabalha no intuito de oferecer sempre os Primeiros Socorros.
	
	o fator preventivo no qual origina o programa de prevenção de riscos ambientais e de sustentabilidade apenas nas empresas com ISO 14001.
	
	a criação de fatores positivos e negativos no ambiente de trabalho.
	
	o valor da própria prevenção segundo o artigo 44 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
	
Explicação:
A identificação prévia dos riscos é primordial para que sejam tomadas as medidas preventivas visando evitar o acidente do trabalho. 
	
	 
	Ref.: 201502429940
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os acidentes do trabalho poderão ser classificados como: acidentes típicos, acidentes e trajeto e doenças ocupacionais. Relacione as colunas e assinale a alternativa correspondente que representa a sequência CORRETA.
1- Acidentes Típicos:
2- Acidentes de Trajeto:
3- Doenças ocupacionais:
( ) São os acidentes que ocorrem no trajeto entre a
residência e o trabalho ou vice-versa.
( ) São todos os acidentes que ocorrem no
desenvolvimento do trabalho na própria empresa
ou a serviço desta.
( ) São doenças causadas pelo tipo de trabalho ou
pelas condições do ambiente de trabalho.
		
	
	1-3-2
	
	1-2-3
	 
	2-1-3
	
	2-3-1
	
	3-1-2
	
Explicação:
O acidente do trabalho é a ocorrência inesperada e não programada que causa lesão e está sempre associada à atividade laborativa. Quando acontece no trajeto de ida ou volta ao trabalho, este evento é denominado de acidente de trajeto.
Por sua vez, a doença ocupacional decorre da exposição do trabalhador aos riscos relacionados à atividade laborativa.
	
	 
	Ref.: 201503043470
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	São aqueles que ocorrem com o trabalhador no próprio órgão ou em qualquer outro local, quando está prestando algum serviço ou benefício ao empregador. A esta afirmação, sugere:
		
	
	ergonomia multifatorial.
	
	riscos iminentes.
	
	ergonomia psicossomática.
	
	doenças ocupacionais.
	 
	acidentes típicos.
	
Explicação:
Os acidentes típicos possuem relação direta com as atividades laborativas desempenhadas pelo empregado em sua função.
	
	 
	Ref.: 201503046997
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa. Em relação à essa afirmativa assinale a opção FALSA:
		
	
	Acidente típico são acidentes que acontecem em viagens a serviço da empresa.
	
	Acidente típico é aquele que ocorre com o trabalhador no próprio órgão ou em qualquer outro local, quando está prestando algum serviço ou benefício ao empregador.
	
	Acidente de trajeto é aquele que ocorre com o trabalhador no trajeto da residência para o trabalho ou do trabalho para a residência, independente do modo de locomoção.
	
	Doença ocupacional é aquela que ocorre com o trabalhador no próprio órgão ou em qualquer outro local, quando se está prestando algum serviço ou benefício ao empregador.
	 
	Acidente de trajeto é qualquer acidente que ocorre na saída do trabalho.
	
Explicação:
Atenção especial deve ser dada à definição específica para acidente de trajeto, o qual se equipara ao acidente do trabalho do ponto de vista legal. Segundo o artigo 21 da Lei nº 8.213/91, o acidente de trajeto é o infortúnio possível de acontecer com o trabalhador no percurso de sua residência para o local de trabalho ou desta para aquela, antes ou após o término de sua jornada de trabalho , qualquer que seja o meio de locomoção por ele utilizado, inclusive veículo próprio.
	
	 
	Ref.: 201502429661
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	"Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados previdenciários, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho." Equiparam-se ao acidente do trabalho, EXCETO:
		
	 
	Doença inerente a grupo etário e degenerativa.
	
	Acidente sofrido pelo segurado no local e no horário de trabalho, em conseqüência de ato de pessoa privada do uso da razão.
	
	Acidente sofrido pelo segurado no local e no horário de trabalho, em conseqüência de ato de agressão praticado por terceiro.
	
	Doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade.
	
	Acidente sofrido pelo segurado no local e no horário de trabalho, em conseqüência de ato sabotagem praticado por companheiro de trabalho.
	
Explicação:
A doença degenerativa relacionada a determinado grupo etário não configura acidente do trabalho, o qual é uma ocorrência contingencial relacionada unicamente à realização da atividade laborativa.
	
	 
	Ref.: 201502432304
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Têm direito ao seguro acidentário (acidente de trabalho) da Previdencia Social:
		
	
	Os que optaram por este seguro no contrato de trabalho.
	
	Todas as categorias de trabalhadores.
	
	Os funcionários estatutários.
	 
	Os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	Os funcionários públicos
	
Explicação:
Em 1º de maio de 1943, através do Decreto-Lei nº 5452, o então Presidente da República Getúlio Vargas e o Ministro do Trabalho, Alexandre Marcondes Filho, aprovaram a Consolidação das Leis do Trabalho (C.L.T.), a qual definiu as bases para a legislação trabalhista no Brasil. Constam da C.L.T. as disposições gerais do trabalho (identificação profissional, salário-mínimo, férias, segurança e higiene do trabalho), bem como tópicos relacionados à proteção do trabalho da mulher e do menor e, também às questões da fiscalização do trabalho.
Desta forma, a legislação de Segurança e Saúde no Trabalho é aplicável para os trabalhadores que se encontram sob o regime da C.L.T..
	
	 
	Ref.: 201503046980
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	"Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades..." São considerados acidente de trabalho. EXCETO:
		
	 
	Acidentes que acontecem na saída do trabalho em direção à escola do filho.
	
	Doenças causadas pelas condições de trabalho.
	
	Acidentes que acontecem na prestação de serviços, por ordem da empresa, fora do local de trabalho.
	
	Acidentes que ocorram no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa.
	
	Doenças profissionaisprovocadas pelo trabalho.
.
	
Explicação:
O acidente do trabalho, em especial o acidente de trajeto, se baseia no trajeto habitual realizado pelo trabalhador. Assim, ocorrendo desvio de rota, o enquadramento da ocorrência como acidente do trabalho pode ser contestada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes