Buscar

AT DIAGINOSTICA 2 EDUCAÇAO E TECNOLOGIA

Prévia do material em texto

1)
A comunicação é um processo precisamente porque se desenvolve num contínuo espaço-temporal em que coexistem e interagem permanentemente múltiplas variáveis. Os elementos do processo de comunicação podem entender-se como variáveis precisamente porque variam, porque apresentam contínuas mudanças no tempo, enquanto interagem uns com os outros.
SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. 2ª edição revista e ampliada, 2006. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2773543.... Acesso em: 01 Mar. 2018.
Com base no fragmento apresentado acima, assinale a alternativa que apresenta os três elementos básicos da comunicação.
Alternativas:
a)
Fala, interesse e mensagem.
b)
Diálogo, recepção e mensagem.
c)
Fala, audição e mensagem.
d)
Gestualidade, som e mensagem.
e)
Emissor, mensagem e receptor.
Alternativa assinalada
2)
O uso de mídias digitais se disseminou de tal forma na sociedade contemporânea que corremos o risco de naturalizá-lo partindo da experiência atual sem refletir sobre como ela rearticula meios de comunicação anteriores assim como formas relacionais pré-existentes.
MISKOLCI, Richard. Novas conexões: notas teórico-metodológicas para pesquisas sobre o uso de mídias digitais. Revista Cronos UFRN, Natal, v. 12, n.2, p. 09-22, jul./dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/316.... Acesso em: 01 Mar. 2018.
Analise as afirmativas a seguir:
I) Com exceção da internet, as mídias digitais não estão mais presentes nos dias de hoje.
II) Podem ser consideradas agentes socializadores já que propiciam a interação entre os usuários.
III) Permitem o acesso à internet em qualquer lugar do mundo com baixo custo de operação.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
Apenas I e II.
b)
Apenas II e III.
Alternativa assinalada
c)
Apenas I e III.
d)
Apenas II.
e)
Apenas III.
3)
O Ministério da Educação (MEC), em parceria com os governos estaduais e municipais, promove a utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) em nossas escolas por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado). Não é tarefa simples prover nossas escolas públicas com laboratórios de informática, banda larga e outros elementos de infraestrutura. Essa iniciativa não é suficiente para implementar uma cultura de TIC a serviço do processo de ensino e aprendizagem.
BIELSCHOWSKY, Carlos Eduardo. Tecnologia da informação e comunicação das escolas públicas brasileiras: o programa Proinfo Integrado. E-curriculum. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/766/76613025018/. Acesso em: 01 Mar. 2018.
Com base no fragmento acima, assinale a alternativa que defina corretamente o que são Tecnologias da Informação e da Comunicação:
Alternativas:
a)
São recursos tecnológicos que facilitam a comunicação entre as pessoas.
Alternativa assinalada
b)
São estudos realizados sobre a presença da tecnologia na comunicação.
c)
São estudo a respeito da relação entre tecnologia e educação.
d)
São recursos analógicos usados em sala de aula.
e)
São tecnologias empregadas em todas as salas de aula do Brasil.
4)
As tecnologias de informação e comunicação – TIC trazem contribuições à produção escrita e à leitura prazerosa apontando novos horizontes para a formação de uma sociedade de leitores e escritores. Por trata-se de uma nova forma de expressão do pensamento e interação, a incorporação desses recursos à educação é objeto de investigação não apenas como um meio para ensinar conteúdos específicos de disciplinas, mas principalmente pelos processos cognitivos, sociais e afetivos que suscitam.
ALMEIDA. Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia de informação e comunicação na escola: novos horizontes na produção escrita. Disponível em: http://maratavarespsictics.pbworks.com/w/file/fetch/85126780/TI%20e%20CM%20na%20escola.doc. Acesso em: 01 Mar. 2018.
Sobre os fatores que podem influenciar o acesso da população às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). analise as afirmativas a seguir:
I) Falta de habilidade.
II) Desigualdade de renda.
III) Infraestrutura.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
Apenas I. 
b)
Apenas II.
c)
Apenas III.
d)
Apenas I e III.
e)
I, II e III.
Alternativa assinalada

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes