Buscar

O Pensamento Filosófico - Atividade de Portfolio 1

Prévia do material em texto

LUIS FELIPE GERIBELO LEITE - 1138520
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Centro Universitário Claretiano
Pós-Graduação: História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Arte e Filosofia Africana e Afro-brasileira
Reginaldo de Oliveira Pereira
BARRETOS-SP
2017
ATIVIDADE – 4ª SEMANA
Aluno(a): Luís Felipe Geribelo Leite	
Polo: Barretos
Curso: Historia e Cultura Afro-brasileira e Africana
Disciplina: Arte e Filosofia Africana e Afro-brasileira
Tutor: Reginaldo de Oliveira Pereira
O Pensamento Filosófico
O pensamento filosófico não é apenas um padrão de perguntas que devem ser respondidas, como se fossem um sistema pré-moldado pronto para ser posto em pratica. Ele é em primeiro lugar, uma postura a ser tomada pelo pensador diante do mundo a sua volta. Por isso o pensamento filosófico é uma maneira de se colocar como observador do mundo, na qual o ser que adota essa postura passa a observar e analisar os acontecimentos como eles são em si, vendo-os como a realidade os mostra. É por esse motivo que o pensamento filosófico pode ser aplicado em qualquer ocasião, assunto, hora, ou lugar. Com isso, o papel daquele que adota a postura do pensamento filosófico deve ser sempre a busca pela compreensão da realidade a sua volta, analisando todos os aspectos do objeto na qual está sendo analisado.
Embora diversos estudos comprovem que a origem do pensamento filosófico se situa na África (estudos esses baseado em textos produzidos pelos grandes pensadores da Grécia antiga), possivelmente no antigo Egito, o senso comum a respeito desse assunto afirma que seu surgimento ocorreu na Grécia. E é essa a ideia que foi (e ainda é) amplamente propagada no ocidente, marcando o século 6 a.C. Como o inicio da filosofia ocidental. Porém, não é possível determinar com exatidão quando essa postura (o pensamento filosófico) passou a fazer parte do cotidiano ocidental. Por isso estipula-se que entre os séculos VIII e V a.C. A sociedade grega passa a buscar uma sociedade mais justa e racional, e é através dessa busca que surgiu a democracia, e foi com o advento da democracia que o pensamento filosófico ocidental começa a tomar maior espaço, pois buscava um modo de pensar que estivesse acima da visão mística e divina das coisas que era muito presente na cultura de então.
O maior divisor de aguas a respeito do pensamento filosófico ocidental está aliado ao pensador Sócrates (Não é precisa a sua data de nascimento, mas estipula-se que seja entre 469 e 470 a.C. Falecendo em 399 a.C.), isso de dá por esse pensador ter se tornado um ícone do pensamento filosófico. E por isso a filosofia passou a ser dividida entre pré-socrática e pós-socrática.
O pensamento filosófico na era pré-socrática (tido como o inicio do pensamento filosófico) era voltado para o entendimento do universo e os fenômenos naturais, tendo como os principais nomes do período: Tales de Mileto, Anaximandro e Heráclito. Posteriormente dessa época, é denominada de período clássico. Foi essa a época em que Sócrates viveu e disseminou seu modo de pensar. Essa época também deixou outros (entre tantos) dois grandes sábios: Platão (discípulo de Sócrates) e Aristóteles (discípulo de Platão). Depois temos mais quatro períodos do pensamento filosófico, que são: o já citado Pós-Socrático, Pensamento Medieval, Pensamento Filosófico Moderno e o Pensamento Filosófico Contemporâneo.
Essa ideia é a respeito do “inicio do pensamento filosófico” que está arraigado no senso comum, à prova disso é que em qualquer pesquisa rápida tanto em livros didáticos, como em mecanismos de pesquisa como o Google, são basicamente esses os resultados obtidos ao se pesquisar a origem do pensamento filosófico. Mas é aí que está o problema.
Problema porque ao analisar alguns dos escritos desses mesmos grandes nomes da filosofia ocidental, vamos encontrar vestígios e até citações diretas da herança africana para o pensamento e cultura ocidental.
Podemos usar como Exemplo Heródoto quando comenta a herança egípcia para a religiosidade grega:
“Foi, portanto, Melampo, quem instituiu a procissão do falo em honra a Baco e o primeiro a instruir os gregos sobre as cerimônias que ainda hoje se praticam. Melampo devia ter sido, na minha opinião, um sábio, hábil na arte da advinhação. Instruído pelos egípcios sobre um grande número de cerimônias, inclusive a que se relacionava com o culto de Baco, introduziu-as na Grécia com ligeiras modificações. Não atribuirei ao simples acaso a semelhança entre as cerimônias religiosas dos egípcios e dos gregos. Se essa semelhança não tivesse outras causas, as cerimônias não estariam tão afastadas dos usos e costumes dos gregos. (...) Quase todos os nomes dos deuses passaram do Egito para a Grécia. Não resta dúvida de que ele nos vieram dos bárbaros.” (Benedicto, s.a).
Aristóteles, outro grande nome da filosofia ocidental, comenta em sua obra Metafisica, como em partes do Egito, se organizaram as artes matemáticas:
“De modo que, constituídas todas as ciências deste gênero, outras se descobriram que não visam nem ao prazer nem à necessidade, e primeiramente naquelas regiões onde os homens viviam no ócio, É assim que, em várias partes do Egito, se organizaram pela primeira vez as artes matemáticas, porque aí se conseguiu que a casta sacerdotal vivesse no ócio.” (Benedicto, s.a).
Outro pensador ocidental muito conhecido é Montesquieu (1689-1755), que deixa claro o importante pensamento filosófico egípcio:
“Pode-se julgar da cor da pele pela dos cabelos, que, entre os egípcios que são os melhores filósofos do mundo...” (Benedicto, s.a).
E estes são apenas alguns exemplos, que ao fazer uma leitura atenta nas obras dos maiores pensadores ocidentais, podemos encontrar vestígios e citações da herança africana par ao pensamento ocidental. Com isso pode-se concluir que ao definir a origem do pensamento filosófico como está no senso comum (filosofia grega), sem reconhecer e mencionar a colaboração da África nesse processo se torna um grande equivoco e injustiça para com a mesma.
Referencias:
BENEDICTO, Ricardo Matheus. As Origens Africanas da Filosofia Grega. S.a.
MENDEZ, Angela Francisca. Os Pré-Socráticos: A História do Pensamento ou A Origem da Filosofia. 22/06/2011. Disponível em: <http://culturadetravesseiro.blogspot.com.br/2011/06/historia-do-pensamento-ou-origem-da.html> Acessado em: 31/08/2017.
OLIVIERI, Antônio Carlos. Pensamento Filosófico: Uma maneira de pensar o mundo. 28/08/2006. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/pensamento-filosofico-uma-maneira-de-pensar-o-mundo.htm” Acessado em: 31/08/2016.
S.a. Uma Breve Historia da Filosofia. 31/10/2016. Disponivel em: <https://super.abril.com.br/ideias/uma-breve-historia-da-filosofia/> Acessado em: 31/08/2016.

Outros materiais