Buscar

Didatica do Ensino Superior - Portfólio Ciclo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LUIS FELIPE GERIBELO LEITE - 1138520
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO CICLO 1
Centro Universitário Claretiano
Pós-Graduação: História e Cultura Afro Brasileira e Africana
Didática do Ensino Superior
Keiko Maly Garcia Davila Bacarji
BARRETOS-SP
2017
1 - Imagine você iniciando sua carreira docente. Apresente um exemplo de cada um dos saberes propostos por Pimenta e Anastasiou (2002) (apud Conte, Rivas e Silva, 2009, p. 44), que serão necessários para sua atuação enquanto futuro professor universitário: 
a) Saber da área do conhecimento. 
“Ninguém ensina o que não sabe” – Como professor é necessário que eu tenha um sólido conhecimento daquilo que estou ensinando para os alunos. Porque em caso de um ou mais alunos não compreenderam a forma em que o assunto foi tratado no material didático, gerando duvida e falta de entendimento a respeito do mesmo, faz-se necessário que eu tenha o entendimento e conhecimento necessário, que me possibilite explicar o assunto de outra maneira, se necessário criando exemplos, para facilitar o entendimento dos alunos. Sem esse conhecimento sobre o assunto, é impossível essa articulação.
b) Saber pedagógico 
Na pratica docente, o saber pedagógico é de extrema importância, pois é através dele que o professor vai conseguir articular o assunto tratado, simplificando, exemplificando, interagindo com os alunos, situando o assunto no contexto social, para com isso, possibilitar aos alunos, o melhor entendimento possível do assunto tratado. É através do saber pedagógico que o professor vai articular o conhecimento do assunto, com a experiência adquirida em sala de aula, para transmitir o assunto ao aluno da melhor maneira possível.
c) Saber didático 
O saber didático é o saber que vai unificar o saber da área do conhecimento e o saber pedagógico, criando diferentes estratégias de ensino, para diferentes ocasiões, com diferentes grupos de alunos, em diferentes contextos. Para assim ter condições de propiciar aos alunos a melhor maneira de captar esses conhecimentos.
d) Saber da experiência, considerando a passagem de ex-aluno universitário para professor universitário.
Quando uma pessoa passa de aluno para professor em uma universidade, ele vai usar a experiência que teve como aluno, aprendendo com diferentes professores, através de diferentes métodos, e usar como referencia, principalmente no começo de sua carreira docente. Pois se “espelhará” em um professor que dominava bem os três saberes anteriores para melhor ensinar seus alunos, até adquirir a própria experiência como professor no contexto universitário, para poder articular todos os saberes de acordo com a necessidade.
De acordo com (Conte, Rivas e Silva, 2009, p. 42), os docentes do Ensino Superior identificam-se com as suas profissões (físico, médico, advogado) e também como professor universitário, mas nunca a priori como professor, pois a palavra "professor" lembra o profissional do Ensino Básico, cuja atividade não é identificada como uma profissão que gera status social. A docência aparece como algo menor o que é uma problemática referente à identidade profissional do professor. 
A partir do fragmento de Conte, Rivas e Silva (2009, p. 42), escreva duas atitudes de como fazer com que a profissão professor seja considerada em primeiro lugar, como identidade de um profissional que atua como docente universitário, superando o preconceito e valorizando a profissão professor?
Primeiro é preciso mudar a mentalidade a respeito da pratica docente. Porque um físico, um advogado um médico etc. Tem um vasto conhecimento sobre os assuntos dessas profissões. Mas não é qualquer profissional que tem a capacidade de articular todo esse conhecimento adquirido de diferentes maneiras, de uma forma com que 20, 30, 40 pessoas diferentes, consigam aprender tais conteúdos, para que futuramente possam exercer essas profissões. Assim qualquer pessoa através de muita leitura e estudo, consegue se tornar um físico, um advogado, um médico etc. Mas não é qualquer pessoa que vai conseguir se tornar um professor, para auxiliar outras pessoas a se tornarem físicos, advogados, médicos etc. Segundo deve-se transmitir essa ideia, no meio profissional, para mostrar que ser professor está muito além de ser apenas um físico, advogado um médico etc.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes