Buscar

Perguntas sobre Filosofia e História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/3
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Tudo isso – que é vital para a política marxista: que a sociedade seja compreendida, e cada conjuntura histórica analisada, em toda a suacomplexidade – foi resumido por Althusser quando definiu a formação social como uma estrutura com dominante. Sua causalidade, por ele batizada de estrutural, governa o desenvolvimento histórico. Os seres humanos não são os autores ou os sujeitos desse processo que, descentrado, não tem sujeito que o acione. São apoios, efeitos, das estruturas e das relações da formação social. Marx, de acordo com Althusser, rejeitou a ideia de uma essência ou natureza humana universal, adotando, portanto, um anti-humanismoteórico.
 
BOTTOMORE, T.Dicionário do pensamento marxista. 2. ed. São Paulo: Jorge Zahar, 2012. (p. 14)
 
De acordo com o texto e com os conteúdos e livro-base da disciplina, responda: por que o pensamento de Louis Althusser é caracterizado como “anti-humanista”?
	A segunda linha, pretensamente científica e francamente anti-humanista, é representada principalmente pelo filósofo marxista francês Louis Althusser. Anti-humanista porque Althusser relega ao mínimo o papel dos sujeitos individuais no processo histórico. Nesse sentido, seu posicionamento parece semelhante ao do marxismo leninista-stalinista, também conhecido como marxismo vulgar, que parte de uma concepção cartesiana e mecanicista de causalidade histórica e, por isso, a metáfora “base-superestrutura” lhe cabe muito bem. Althusser também admite a relação base-superestrutura, mas, em vez de afirmar simplesmente que a primeira é causa da segunda, ele avança a tese de uma causalidade estrutural (Althusser; Balibar, 1980).  (p. 103)
Questão 2/3
Leiao fragmento de texto a seguir:
 
Bacon foi quem fez uma primeira boa observação sobre a divisão entre as duas correntes de pensamento moderno. Chamou os racionalistas de aranhas e os empiristas de formigas. Os primeiros lançam teias a partir de si e os empiristas coletam coisas para o seu uso.
 
GHIRALDELLI JR., P.História essencial da filosofia.São Paulo: Universo dos livros, 2010. (Vol 3. p. 54)
 
Com base no texto e nos conteúdos e livro da discplina, pode-se dizer que a filosofia moderna, em sua origem, apresenta-se em duas grandes correntes de pensamento: o racionalismo e o empirismo.
Quais as principais características do racionalismo? E qual foi o mais influente dos filósofos racionalistas?
	Para o racionalismo, todo conhecimento verdadeiro deriva da pura razão. Sendo assim, essa corrente privilegia o métododedutivo, no qual, com base em enunciados gerais, chegamos a conclusões de caráter particular, sem o auxílio da experiência. [...] (p. 34)
René Descartes, que viveu no século XVII, foi um dos mais influentes filósofos racionalistas. [...] (p. 35)
Questão 3/3
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Para Walter Pater, a Renascença foi um “movimento em que o amor pelas coisas do intelecto e da imaginação por elas mesmas” inspirou a busca dos “meios de fruição intelectual ou imaginativa” e, com isso, “dirigiu [as pessoas] não apenas para a descoberta das fontes antigas e esquecidas dessa fruição, como, a partir delas, à intuição de novas fontes”. Entre essas “fontes antigas e esquecidas” estavam os textos clássicos inacessíveis aos medievais. No sentido original, “humanismo” refere-se ao “interesse pelo estudo e pela imitação da Antiguidade clássica”, expresso pela preocupação com as “humanidades” oustudia humanitatis– que incluíam poética, retórica e história – em contraste com a curiosidade medievalpor geometria, lógica e teologia. O termo passou a indicar, em um sentido mais vago, um interesse genérico pela condição humana e pelo aumento da “fruição do intelecto e da imaginação” a que Pater alude, que excluía as esferas mais áridas da investigação científica e filosófica que Petrarca denunciou como “curiosidade fútil”.
 
COOPER, D. E.As filosofias do mundo: uma introdução histórica. São Paulo: Loyola, 2002. (p. 247)
 
A partir do texto e em relação ao conteúdo das aulas e livro da disciplina, é possível dizerque durante o período conhecido como Renascimento, valorizou-se, intensamente, o ser humano. Alguns aspectos da sociedade medieval, porém, ainda permaneceram. Quais foram esses aspectos? Descreva:
	Renascimento (séculos XIV a XVII), houve uma intensa valorização do ser humano, mas muitos aspectos da sociedade medieval ainda se mantinham, como a estrutura aristocrática da sociedade e o apego ao latim. Mesmo a Reforma Protestante, que abalou o domínio da Igreja Católica no mundo europeu do século XVI, não alterou o fato de que a fé cristã continuava exercendo um grande fascínio na mentalidade das pessoas da época. (p. 49)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes