Buscar

APOL NOTA 80 (COM CORREÇÕES) METODOLOGIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Sociologia
Atente para o fragmento de texto a seguir: 
“O professor, ao atuar indiretamente sobre o aluno pela via da influência no meio, estará exercendo seu papel, no sentido de respeitar a possibilidade, necessidade e liberdade de o aluno aprender, porque lhe oferece as melhores condições para assimilar e apropriar-se do conhecimento, tornando-o seu”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente verificar em: AMARAL, M; NAZARÉ DE C.P. Ninguém ensina ninguém: aprende-se. São Paulo: Editora USP/ Fapesp, 2008. p. 51. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base de Metodologia do ensino em ciências sociais sobre a presença da Sociologia no Ensino Médio, assinale a alternativa sobre a orientação metodológica mais adequada ao ensino da Sociologia:
Nota: 20.0
	
	A
	Repetição de modelos utilizados por longo período, pois já têm eficiência comprovada.
	
	B
	Oferta de atividades que permitam internalizar o conteúdo proposto, fim último do conhecimento.
	
	C
	Participação ativa e efetiva na elaboração da aprendizagem, sem necessidade de explanação de questões teóricas.
	
	D
	Experimentação, já que, com base em pesquisas educacionais, é possível afirmar que é o laboratório que garante a absorção de conhecimentos.
	
	E
	Ênfase no educando enquanto sujeito pensante no processo de consolidação de novos conhecimentos.
Você acertou!
Comentário: É necessário perceber “[...] tanto o professor quanto o estudante como sujeitos epistêmicos, ou seja, ambos podem empreender o processo de construção de novos conhecimentos. Logo, para que a relação ensino-aprendizagem seja realizada de forma satisfatória, dentro dessa perspectiva, ambos devem ser encarados como sujeitos ativos no processo” (livro-base, p. 112).
 
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de Sociologia
Atente para a seguinte afirmação: 
No entendimento sobre as competências do trabalho intelectual, encontramos as dimensões da leitura e da pesquisa como significativas para a organização e planejamento do profissional. Não são destoantes, portanto, da ação profissional na disciplina de Sociologia voltada para o Ensino Médio. 
FONTE: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base de Metodologia do ensino em ciências sociais sobre as habilidades de leitura e pesquisa no Ensino Médio, assinale a alternativa que define corretamente as “tecnologias do trabalho intelectual”:
 
Nota: 20.0
	
	A
	Dominar a linguagem da leitura e da escrita partilhada entre os pares, sem exigir outras competências mais complexas.
	
	B
	Dominar habilidades que incluem ler e escrever com desenvoltura, além de saber pesquisar e, acima de tudo, saber fazer anotações sobre as leituras feitas.
Você acertou!
Comentário: “Tecnologias do trabalho intelectual são entendidas conforme a proposta [...]: ‘habilidades que incluem ler e escrever com desenvoltura, além de saber pesquisar em bibliotecas, nos dicionários, livros de referência ou nos específicos, procurar artigos em revistas especializadas; e acima de tudo saber fazer anotações sobre as leituras feitas. [...] significa também a organização de um arquivo de anotações e fichamentos, bem como a leitura de quadros estatísticos e gráficos’ [...]” (livro-base, p. 39).
	
	C
	Ser capaz de elaborar propostas lúdicas, ressaltando essencialmente as novas tecnologias, que, atualmente, não dependem mais tanto da mediação do professor ou das velhas competências de leitura.
	
	E
	O conceito refere-se ao entendimento pormenorizado dos mecanismos biológicos que promovem o conhecimento, a fim de combater os casos de exclusão.
 
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de Sociologia
Leia o excerto de texto: 
“[...] é evidente a contribuição da sociologia no que tange à ‘compreensão das práticas sociais’, à ‘preparação básica para o trabalho’ e ao ‘exercício da cidadania’ ou, ainda, para o desenvolvimento de uma estética da sensibilidade, uma política da igualdade e uma ética da identidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SARANDY, F. Reflexões acerca do sentido da Sociologia no Ensino médio. Espaço Acadêmico – Revista Eletrônica Mensal, v. 1, n. 5. <http://www.espacoacademico.com.br>. Acesso em 16 mar. 2018. 
Considerando os conteúdos do livro-base de Metodologia do ensino em ciências sociais sobre a contribuição da Sociologia para a formação do educando de Ensino Médio, assinale a alternativa correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	A Sociologia é uma disciplina que incorpora valores e prerrogativas do meio social dentro e fora do espaço escolar.
	
	B
	A Sociologia é uma disciplina que interpreta a escola como lócus de conflitos que pouco interferem na vida do estudante considerando o curso período do estudante no ambiente escolar.
	
	C
	A Sociologia é uma disciplina que, entre outras coisas, permite que os educandos percebam que os fenômenos sociais não estão deslocados de seu contexto histórico.
Você acertou!
Comentário: “[...] a Sociologia é uma disciplina que, além de auxiliar os educandos a pensar nos processos históricos de produção desses conhecimentos, colabora para a problematização destes, levando em conta a experiência dos alunos na vida social, fazendo com que eles percebam que os fenômenos sociais não estão deslocados de seu contexto históricos” (livro-base, p. 18).
	
	D
	A Sociologia é uma disciplina que permite o entendimento da centralidade que as ciências naturais e exatas possuem na vida do sujeito.
	
	E
	A Sociologia é uma disciplina que possibilita ao estudante, primordialmente, relembrar o período vivido na educação infantil.
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Sociologia
Atente para o fragmento de texto a seguir:
 “Aprender a ensinar Sociologia como preparação para o pleno exercício da cidadania constitui um dos principais desafios atuais da formação dos profissionais que deverão ministrar aulas da disciplina, posto ser no processo da formação que eles irão adquirir bagagem de conhecimentos, atitudes e práticas que lhes permitam desempenhar a docência com responsabilidade”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: FERREIRA, Fabiana. A Sociologia no Ensino Médio: concepções de professores sobre formação crítica para a cidadania. <http://www.revista.ufpe.br/revsocio/index.php/revista/article/view/73/57>. Acesso em 23 fev. 2018.
 Levando em conta o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base de Metodologia do ensino em ciências sociais, pode-se afirmar que construir um cronograma de reflexões exige esforço, físico e intelectual, na definição de cada abordagem pretendida em diálogo com outras disciplinas. Nesse sentido, quanto ao enfrentamento das situações-problema pelo educador, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	relacionar com a realidade promove a ampliação de questionamentos e a desnaturalização da ação pedagógica, exceto na disciplina de Sociologia, que deve se circunscrever ao currículo formal.
	
	B
	O programa de estudo é um reflexo exato do contexto vivenciado na escola, favorecendo a reprodução de saberes e comportamentos, o que leva a emancipação dos indivíduos e demonstra que não há necessidade de vocabulário técnico.
	
	C
	Particularizar as formas de abordagem permite ao educador responder às individualidades e convergir com os conteúdos obrigatórios. Ação, reflexão e aprendizado formam uma tríade delimitando o foco da situação-problema.
Comentário: “Os conteúdos a serem trabalhados na disciplina de Sociologia, assim como os métodos para trabalhá-los no ensino médio, são vastos. Uma alternativa interessante e bastante produtiva é construir o programa com base em assuntos que sejam importantes e que façam sentido para os educandos. Os sujeitos sociais enfrentam cotidianamente situações-problema que devem resolver para garantir a continuidade da reprodução da vida biológica, social, política, econômicae cultural. Logo, faz parte da resolução dessas situações-problema, além da ação, a reflexão e o aprendizado de elementos que auxiliam nesse processo (livro-base, p. 102).
	
	D
	A perspectiva teórica deve se sobrepor imediatamente ao vivido e nele se conectar sem margem de diálogo.
	
	E
	O trabalho com as situações-problema é importante, desde que se tenha em mente que ele não faz parte do conteúdo, conectando-se a ele apenas por contiguidade.
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de Sociologia
Considere a citação abaixo: 
“Saber colocar questões, passando da intuição, da experiência pessoal, reconhecidas como válidas, para saberes e práticas sociais, para as experiências como ciências e artes. Isso é um processo difícil que demanda paciência, cuja simulação conduz rapidamente ao caricato a ao esvaziamento do significado do conhecimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAES, Amaury Cesar. Por que sociologia e filosofia no ensino médio?. Repositório UFSC. Florianópolis: UFSC, 2009. p. 7. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino em ciências sociais, assinale qual o autor que destaca a ruptura com o senso comum e a construção do objeto científico como elementos básicos do fazer sociológico:
Nota: 20.0
	
	A
	Émile Durkheim.
	
	B
	Pierre Bourdieu.
Você acertou!
Comentário: “Bourdieu [...] destaca a ruptura com o senso comum, no sentido de se ultrapassar as primeiras impressões em relação ao objeto, e a construção do objeto científico como elementos básicos do fazer sociológico” (livro-base, p. 15).
	
	C
	Paulo Freire.
	
	D
	Norbert Elias.
	
	E
	Florestan Fernandes.

Outros materiais