Buscar

APOL NOTA 100 TEORIA E PRÁTICA EM SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Teoria e Prática em Sociologia Contemporânea
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A tese dá unidade a todo o pensamento do autor, desde aquele expresso nos primeiros textos, do início dos anos 50, até os textos mais conhecidos, do início dos anos 60. [...] O fio condutor que alinhavava todo o pensamento de Rangel encontra-se na sua teoria do desenvolvimento, baseado na ideia da dualidade da economia brasileira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BIELSCHOWSKY, Ricardo. Pensamento Econômico Brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2007, p.151.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas sobre as mudanças sociais das décadas de 1950 e 1960, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Nos anos 50, houve o advento da televisão e do rádio, nos anos 60, os movimentos sociais urbanos, contraculturais e estudantis.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Nos anos 50, a televisão e a rádio eram grandes difusoras de mensagens para a sociedade de massa. Nos anos 1960, os movimentos sociais urbanos, contraculturais e estudantis apunham-se ao cenário das guerras mundiais e pendiam mudanças nas universidades” (livro-base, p. 22,23).
	
	B
	Nos anos 50 iniciou-se a Revolução tecnológica e nos 60 houve o aprofundamento dela com a robótica.
	
	C
	Os anos 50 e 60 não houve grandes mudanças na sociedade agrária brasileira.
	
	D
	Os anos 50 foi responsável pelo surgimento da Universidade e os anos 60 pela formação dos primeiros pós-graduandos.
	
	E
	Os anos 50 representou a crise do capital no país, e os anos 60, a crise aprofundou com o declínio do ideal desenvolvimentista. 
Questão 2/5 - Teoria e Prática em Sociologia Contemporânea
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O sistema de Parsons é um conjunto de propostas terminológicas referentes ao mundo empírico; portanto, não é calculável, diferentemente do sistema cibernético”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOSANO, M.G. Sistema e estrutura no direito. Tradução Carlos Alberto Dástoli. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p.333.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas sobre a teoria de Talcott Parsons, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A sociologia de Talcott Parsons sofre influência direta do materialismo histórico de Karl Marx.
	
	B
	A sociologia de Talcott Parsons ficou conhecida principalmente nos estudos sobre greves e manifestações políticas.
	
	C
	A sociologia estrutural-funcionalista não possui nenhuma influência dos estudos sobre a personalidade do indivíduo e da psicanálise.
	
	D
	A sociologia de Talcott Parsons possui grande influência da sociologia desenvolvida por Émile Durkheim, em especial na ideia de divisão social do trabalho.
Você acertou!
Está correta a alternativa que sinaliza a influência de Émile Durkheim e do conceito de divisão social do trabalho sobre a Sociologia de Talccott Parsons. Por meio desta influência, Parsons foi capaz de elaborar sobre os processos integrativos da sociedade, ou seja, explicar o que faz a sociedade se manter estável e coesa; além disso, iluminou a complementariedade entre indivíduo e sociedade e solidificou as tentativas de superar dicotomias que atravessavam a sociologia, e com influência direta sobre estudos que se detiveram sobre a personalidade do indivíduo e psicanálise. Segundo o livro-base: “Já em seu livro A estrutura da ação social (1937), o sociólogo realiza uma análise teórica da sociologia, com base na obra de três autores: Alfred Marshall, Vilfredo Pareto e Émile Durkheim” (livro-base, p.110).
	
	E
	Os principais conceitos da sociologia estrutural-funcionalista são os de burguesia, operariado e partido revolucionário.
Questão 3/5 - Teoria e Prática em Sociologia Contemporânea
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A teoria dos campos de Pierre Bourdieu é a teoria de “sistemas que se reproduzem” a partir de relações sociais “que precedem os indivíduos”. Um campo consiste em um conjunto de normas e práticas específicas que orientam cada nova geração”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BURAWOY, Michael. O marxismo encontra Bourdieu. Campinas: Unicamp, 2010, p.34
De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas sobre a sociologia de Pierre Bourdieu, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Na sua teoria não relacionou indivíduo e sociedade.
	
	B
	Na teoria de Pierre Bourdieu, a antropologia cultural não é importante.
	
	C
	Em seus estudos, Pierre Bourdieu, relacionou indivíduo e sociedade, tendo em vista a antropologia cultural.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Em seus estudos procurou analisar a relação entre indivíduo e sociedade e as relações de poder estabelecidas entre esses elementos sob influência da antropologia cultural. Bourdieu inovou ao inserir os conceitos de habitus e campo, que explicam a atuação do indivíduo na estrutura social e a possibilidade de transformação” (livro-base, p.127).
	
	D
	Bourdieu não desenvolveu nenhum conceito importante, apenas foi um grande analista de Marx e Weber.
	
	E
	Bourdieu resgatou o conceito de campo e habitus de Durkheim para escrever sua tese de doutorado.
Questão 4/5 - Teoria e Prática em Sociologia Contemporânea
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A ação social significa uma ação que quanto ao sentido visado pelo agente ou os agentes, se refere ao comportamento de outros, orientando-se por este em seu curso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEBER; Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa: Editora Universidade de Brasília, 1991, p.3.
De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas sobre a sociologia compreensiva de Max Weber, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A sociologia compreensiva refere-se como apoio ao stalinismo russo.
	
	B
	A sociologia compreensiva juntamente com o positivismo, busca analisar questões qualitativas.
	
	C
	A sociologia compreensiva, em oposição ao positivismo, busca analisar questões qualitativas.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Nessa abordagem verifica-se a primazia dos valores culturais dos indivíduos ou instituições em face da estrutura social, havendo uma relação entre valores e atitudes. Os indivíduos não são agentes passivos, pois a todo o momento expressam e justificam suas escolhas e atitudes, de acordo com suas intenções e subjetividade. Trata-se do objeto da sociologia compreensiva que, em oposição ao positivismo, busca analisar a questão qualitativa. Propõe-se, segundo Minayo a compreensão da realidade humana vivida socialmente” (livro-base, p.64).
	
	D
	A sociologia compreensiva analisa os seres como passivos diante da sociedade.
	
	E
	A sociologia compreensiva não leva em consideração a passividade dos indivíduos, indo de encontro ao positivismo de Comte.
Questão 5/5 - Teoria e Prática em Sociologia Contemporânea
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O sociólogo Max Weber foi um homem preocupado com seu tempo, com a Era Moderna e as consequências advindas desse processo, debruçou-se sobre as relações existentes entre a racionalização das ações humanas nas diversas esferas da vida e o próprio desenvolvimento capitalista. Seu interesse era compreender os fenômenos humanos neste contexto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Everton. Sociologia: textos e contextos. Canoas: Ulbra, 1999, p. 107.
De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernase pós-modernas sobre a teoria de Max Weber, analise as afirmativas a seguir:
I. José Guilherme Merquior e Sérgio Buarque de Holanda foram os principais seguidores brasileiros da obra de Max Weber.
II. Weber rompeu com Durkheim ao afirmar que o homem não é reflexo da sociedade, mas age sobre ela.
III. Weber rejeita a racionalidade no seu método de análise da sociedade.
IV. Para Weber a estrutura social está acima das instituições e da cultura.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II
Você acertou!
As afirmativas I e II são corretas. Segundo o livro-base: “Max Weber tem muitos seguidores, entre eles o sociólogo francês Raymond Aron, o ensaísta brasileiro José Guilherme Merquior e o escritor Sérgio Buarque de Holanda. [...]. Em seus estudos, Max Weber inovou e rompeu com o pensamento de Durkheim ao defender que o homem não é mero reflexo da estrutura social, mas age sobre ela. A ação humana tem um sentido e um significado para quem a exerce, ou seja, há uma razão de ser, uma racionalidade, e a cultura é a base e fonte de inspiração. [...] Nessa abordagem, verifica-se a primazia dos valores culturais dos indivíduos ou instituições em face da estrutura social, havendo uma relação de valores e atitudes” (livro-base, p. 63-64).
	
	B
	I, II e III
	
	C
	III e IV
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	I e IV

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes