Buscar

RESUMO FIOS DE SUTURA E BIOMATERIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FIOS DE SUTURA E BIOMATERIAIS
Deve ser de Fácil manuseio (ex: Nylon enrola muito e dificulta), Mínima reação tecidual (é um corpo estranho sendo que ocorre mais em catigute e algodão, dificultando a cicatrização), produzir Nós seguros, Boa resistência tênsil (não pode ser mais resistente que o tecido onde está inserido se não corta o mesmo), Permaneça nos tecidos até cicatrização (pacientes diabéticos cicatrizam mais lentamente, hipoproteicos absorvem mais rápido), ser de Baixo custo.
A escolha do fio depende do Objetivo da sutura, do Tipo de tecido/Contaminação e do Paciente, além da experiência do cirurgião.
A Classificação dos fios se dá pro Absorvível (em algum momento será degradado e não será mais necessário, usado em sutura interna), Inabsorvível (não é absorvido, pode perder a força tensil mas não sairá dali, usado em feridas que demoram muito a cicatrizar, pele ou onde você quer que ele fique pra sempre como em reparo de ligamento cruzado), Sintético, Natural: animal (seda), vegetal (algodão) ou mineral (aço), Monofilamentar (fibra única, Nylon), Multifilamentar: torcido, trançado ou trançado com revestimento (vários filamentos, é mais traumático porque causa arrasto por onde passa mas há um revestimento que tenta torna-lo mais liso)
O calibre do fio depende do animal que você vai suturar, de 0 a 4 usa mais em grandes animais, de 0 pra baixo (0,2-0,3-0) para pequenos animais, quanto maior o número de zeros mais fino é o fio sendo que os mais finos são para cirurgias vasculares e oftálmicas. Os fios sintéticos são mais resistentes, mesmo o fio mais fino tem maior força tensil 
As agulhas podem ser de várias formas, principalmente a ponta onde cada uma serve para um tecido, por exemplo, agulhas cilíndricas não servem para a pele, deve ser a triangular se não ela quebra, entorta e não consegue suturar a pele
Pode-se dizer que os fios possuem Propriedades, por exemplo de Capilaridade: captar líquido (encosta a ponta do fio e ele tem a capacidade de ir transferindo o líquido para as fibras seguintes), Absorção de fluidos: quando imerso (a capacidade de armazenar líquido está muito ligado a fios multifilamentares, podendo armazenar bactérias e perpetuar a infestação de células neoplásicas), Aderência bacteriana: multifilamentares (vicril tem poder bactericida mesmo sendo multifilamentar), Força tênsil: necessária para quebrar o fio (deve ser compatível com o tecido), Segurança do nó: capacidade do nós permanecer atado, Memória: retornar a forma original (Nylon tem alta memória), Memória alta (desata o nó com facilidade) sendo de difícil manuseio e os nós tendem a desatar, Pliabilidade: facilidade de manuseio (fios vicril alta e nylon tem baixa pliabilidade).
A Reação tecidual pode ocorrer pois o Fio cirúrgico é corpo estranho, porém depende muito do Diâmetro do fio (menor diâmetro possível, compatível com o animal, de como é feito o Início (passagem da agulha com fio) que deve ser feito com um movimento só, com uma pinçada e uma agulhada, caso faça de forma errada pode levar ao Corte do tecido (aperta demais, edemacia e corta), Aderências errada manipulação ou fio errado), Retardo da cicatrização (se tiver inflamação ou não juntou o suficiente as bordas), Infecções, Abscessos, Fístulas e Eliminação espontânea
Os fios de sutura podem ser Absorvíveis Orgânicos como o Categute simples e Categute cromado, ou podem ser Sintéticos Monofilamentar (Poliglecaprone, Poligliconato, Polidioxanona) ou Multifilamentar (Poliglactina910 e Ácido poliglicólico), já os Inabsorvíveis podem ser Orgânicos (Seda e Algodão), Sintéticos Monofilamento (Nylon, Polipropileno) e Multifilamento (Nylon, Polipropileno) ou mesmo Mistos (Poliéster, Algodão com poliéster) ou Minerais (Aço).
Fios absorvíveis
Categute (ORGANICO): pode ser simples e cromado. O Multifilamentar orgânico é rico em colágeno, derivado de intestino de ruminantes sendo de submucosa de carneiro ou serosa de ruminante, possui Alta capilaridade o que é ruim em locais com muito líquido pois ata o nó e o mesmo tende a desfazer por inchar com o líquido. O fio derivado de Sais de cromo tem alta resistência e longo tempo de absorção, sua pliabilidade é baixa, mas os nós são seguros. Tem Absorção prematura em estômago, infecção, vascularização e hipoproteinemia. O simples tem coloração amarelo palha e sua absorção ocorre em 9-14 dias com risco de reação tecidual usa pra ligadura de pequenos vasos superficiais, não podendo usar em parede abdominal mas pode usar em subcutâneo. O cromado tem coloração castanho tem absorção completa em 60 dias sendo que nesse tempo ocorre a cicatrização da maioria dos tecidos, mas não todos e não se deve usar em estomago e esôfago.
Poliglecaprone (SINTETICO): Monofilamento sintético com Absorção completa em 90 a 120 dias, tem Boa segurança dos nós e Alta pliabilidade, pode ser usado em cirurgias intestinais, oncológicas de esôfago e estômago.
 Poligliconato:  Monofilamento sintético, Absorção completa em 180 dias, Boa segurança dos nós, Manuseio mais difícil.
Polidioxanona:  Monofilamento sintético, Tendência a cortar os tecidos, Absorção completa em 180 dias, bom utilizar em diabético, hipoproteinêmico que precisa de mais tempo pra cicatrização.
Ácido poliglicólico:  Multifilamentar sintético, tem Tendência a cortar tecidos, podendo-se encontrar a forma Revestida ou não. Tem Absorção mais rápida em meio alcalino como na bexiga por exemplo, porém, normalmente sua absorção acontece totalmente aos 120 dias, tem baixa reação tecidual mas tem Menor força tênsil que Poliglactina.
Poliglactina910: é Multifilamentar sintético, Revestido com estearato de cálcio (desliza com maior facilidade mas também diminui a segurança do nó) podendo ser Roxo ou branco e tem Tendência a cortar tecidos, tem Absorção completa em 55 a 70 dias, Baixa reação tecidual, Estável em feridas contaminadas (não é bom devido ao fio ser multifilamentar, mesmo que o fabricante garanta é melhor não usar) e Ampla aplicação
Fios Inabsorvíveis 
Seda: Multifilamentar orgânico, originário do Bicho da seda, imerso em óleo, cera ou silicone, Boa segurança dos nós, alta Reação tecidual, pode ser causador de Urolitíase pois se o animal tem cristais na urina vai se depositando na sutura e gera o cálculo.
Algodão: Multifilamentar orgânico, Maior força tênsil quando molhado, ALTA Reação tecidual principalmente em ruminantes, Capilaridade ala, contraindicado em locais com infecção, pode albergar bactérias por muito tempo porque as mesmas se organizam no filamento, Boa segurança de nós quando o fio não está molhado, o mesmo não deixa atar os nós quando entra em contato com líquido, quando quer que forme filamentos de fibrina é bom usar o algodão, como em hérnias por exemplo
Poliéster: Sintético, multifilamentar, Capilaridade, Baixa segurança dos nós, Revestido (polibutilato) ou não, Pode fistular, Boa força tênsil, Tendão, muito resistente, se mantem a vida toda no paciente e tem grau de reação mediana.
Aço inoxidável:  Monofilamentar/Multifilamentar torcido, pode ser de Ferro, cromo, níquel e molibdênio, Sem reação tecidual, Boa força tênsil, Boa segurança de nós, tem Tendência a cortar tecidos, Difícil manuseio e causa Trauma aos tecidos, fio derivado do metal, muito usado em fratura oblíqua longa, deve ter cuidado com o ponto do nó pois causa trauma dos tecidos ao redor, é grosso o suficiente para aproximar as bordas.
Nylon:  Monofilamentar/Multifilamentar, Termoplástico, Inerte, Ampla aplicação, Manuseio difícil, Baixa segurança dos nós, Alta memória, é altamente versátil e de baixíssimo custo. Se for usar Nylon de pesca não deixa passar pela secagem na autoclave, porque se não ele fica borrachento, muito utilizado em pele, cirurgias oncológicas, peritonite, intestino e estômago.
Polipropileno: Sintético, monofilamentar, Polímero do propileno, Boa segurança dos nós, Mantém tensão: cardiovascular, Inerte, Escorregadio, mais maleável, menos reativo e com maior segurança de nós, usado muito em cirurgias cardíacas, por isso vem com duas agulhas, mas tem ALTO CUSTOAdesivo de cianoacrilato: Fácil aplicação, Baixa reatividade, Sem desconforto, Necessita superfície seca, Baixa força tênsil, Baixa capacidade de hemostasia, Uso em superfície 
Malha cirúrgica Polipropileno ou Poliéster, Poliglactinaou Polidioxanona, Fibrose, Implantação em áreas contaminas. São tramas compostas pelo mesmo material do fio, usado em áreas mais traumáticas como hérnia diafragmática ou perineal.
Grampos cirúrgicos: Praticidade, Rapidez, Custo elevado, Estético pois pode gerara corte de tecidos.

Outros materiais