A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
Psicologia do Desenvolvimento ciclo vital   atividade tele aula e questionario unid I  II  III

Pré-visualização | Página 1 de 8

Curso
	Psicologia do Desenvolvimento: ciclo vital
	Teste
	QUESTIONÁRIO UNIDADE I
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	3 - Leia atentamente o texto abaixo.
Elisa estava no segundo mês de gravidez em seu primeiro exame pré-natal. Enquanto aguardava a consulta, começou a fazer uma lista de perguntas que queria fazer a seu obstetra: “Quando meu marido e eu chegamos em casa do trabalho, tomamos um copo de vinho para ajudar a relaxar. Tudo bem beber assim, moderadamente? Tenho 38 anos e sei que as mulheres mais velhas têm mais probabilidade de dar à luz bebês mentalmente retardados. Há alguma forma de saber se meu bebê terá retardo mental? Sou atleta e faço ginástica diariamente. Devo parar? Minhas atividades podem atrapalhar o desenvolvimento de meu bebê? É verdade que o cigarro pode fazer com que meu filho nasça com peso muito abaixo da média?” São feitas duas (I e II) afirmações a seguir. Analise-as e na sequência selecione a alternativa correta.
(I) As preocupações de Elisa têm fundamento PORQUE:
(II) Desde a concepção, os fatores ambientais (nutrição, idade da mãe, fatores teratogênicos, atividades físicas, uso do cigarro) influenciam o curso do desenvolvimento pré-natal.
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
A afirmativa I e a razão (apresentada na afirmativa II) estão corretas, mas a razão não justifica a afirmativa.
	
	b. 
A afirmativa I e a justificativa (II) estão corretas.
	
	c. 
A afirmativa I está correta e a razão (II) errada.
	
	d. 
A afirmativa I está errada e a razão (II) correta.
	
	e. 
A afirmativa I e a justificativa (II) estão incorretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa B. Comentário: As duas afirmativas estão corretas porque ambas abordam os efeitos dos fatores teratógenos (externos) durante a gestação, os quais prejudicam o desenvolvimento do bebê.
	
	
	
Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Durante a terceira infância (7-11 anos), a criança está em idade escolar e apresenta um tipo de desenvolvimento cognitivo e afetivo. De acordo com as teorias de Piaget e Freud, quais seriam esses períodos? Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Pré-operatório e fase fálica.
	
	b. 
Operatório formal e fase genital.
	
	c. 
Operatório concreto e período de latência.
	
	d. 
Sensório-motor e fase oral.
	
	e. 
Pré-operatório e fase anal.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa C. Comentário: De acordo com Jean Piaget, a criança de 7 a 11 anos desenvolve o pensamento operatório concreto, pensa antes de agir, possui uma discussão interiorizada, liberta-se do egocentrismo social e intelectual. Com isso ocorre o início da construção lógica, isto é, a capacidade de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes. Para Sigmund Freud, a criança está no período de latência (libido projetada para fora do corpo – atividades escolares e relacionamentos com colegas – Clube do Bolinha e Clube da Luluzinha).
	
	
	
Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Leia com atenção a situação abaixo e depois selecione a alternativa correta. Quando passamos perto de uma escola de Ensino Fundamental e os alunos estão no intervalo, podemos observar uma grande quantidade de crianças, de todas as formas e de diferentes tamanhos. Crianças altas, baixas, fortes e magras. É possível constatar que a criança nessa fase, também chamada de criança escolar, é muito diferente e muitas são as características de seu desenvolvimento físico-motor. A que período do ciclo vital está se referindo o fragmento de texto acima?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
À primeira infância.
	
	b. 
À segunda infância.
	
	c. 
À terceira infância.
	
	d. 
Ao primeiro ano de vida.
	
	e. 
À idade pré-escolar.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa C. Comentário: Trata-se da manifestação da criança de 7 a 11 anos (terceira infância). A criança de 7 a 11 anos, também chamada de criança escolar, em relação ao desenvolvimento físico continua a crescer durante os anos escolares e as habilidades motoras melhoram notavelmente, embora isso aconteça de forma menos rápida que nos períodos anteriores. As crianças ficam mais fortes, rápidas, bem coordenadas e se tornam mais autônomas nas tarefas diárias. Os processos biológicos ligados à puberdade (sobretudo o desenvolvimento das características sexuais secundárias) podem aparecer nas meninas a partir dos nove anos e nos meninos a partir dos onze anos.
	
	
	
Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Leia com atenção a situação abaixo e responda a questão. Considerando todo o processo desenvolvimental da criança na terceira infância, é possível afirmar que ela se torna capaz de jogar o jogo _______________, ou seja, consegue compreender e respeitar as regras, como as de um jogo de futebol ou de um jogo de xadrez. A cooperação a leva a abandonar seu egocentrismo e, assim, as regras e as normas são concebidas como válidas e verdadeiras desde que sejam aceitas e respeitadas por todos. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Simbólico.
	
	b. 
de exercícios.
	
	c. 
de faz de conta.
	
	d. 
Dramático.
	
	e. 
de regra.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa E. Comentário: Considerando, portanto, todo esse processo desenvolvimental, a criança na terceira infância torna-se capaz de jogar os jogos de regra, consegue compreender e respeitar as regras, como as de um jogo de futebol ou de um jogo de xadrez. A cooperação a leva a abandonar seu egocentrismo e, assim, as regras e as normas são concebidas como válidas e verdadeiras desde que sejam aceitas e respeitadas por todos.
	
	
	
Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Leia com atenção a situação abaixo e responda a questão. Os ___________________ (brinquedo, cobertor, fralda, chupeta) são utilizados com frequência pela criança na segunda infância, eles substituem a figura materna nos momentos de sua ausência, dando-lhe segurança. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Objetos de apoio.
	
	b. 
Animais.
	
	c. 
Pais.
	
	d. 
Amigos da escola.
	
	e. 
Objetos em geral.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa A. Comentário: Os objetos de apoio (brinquedo, cobertor, fralda, chupeta) são utilizados com frequência pela criança na segunda infância. Eles substituem a figura materna nos momentos de sua ausência, dando-lhe segurança.
	
	
	
Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Leia com atenção a situação apresentada abaixo e assinale a alternativa correta.
Lucas tem quatro anos e brinca com seus amiguinhos no quintal de sua casa. Durante a brincadeira ele encontra uma vassoura e diz: “Meu cavalo está correndo e eu vou para São Paulo com ele”. Alex, seu amigo, encontra um rodinho e também sobe nele para brincar. A brincadeira de Lucas e Alex é indicativa de que aspecto do desenvolvimento?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Negativismo.
	
	b. 
Autonomia moral.
	
	c. 
 Jogo paralelo.
	
	d. 
Jogo simbólico.
	
	e. 
Jogo cooperativo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa D. Comentário: Alex e Lucas, de acordo com a teoria de Jean Piaget, encontram-se no estádio pré-operatório (2 a 6 anos). É característico desse período o jogo simbólico e a brincadeira de faz de conta.
	
	
	
Pergunta 7
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	O que significa animismo? Assinale a alternativa que contém a resposta correta.
	
	
	
	
		Respostas:
	a.
Devido ao seu egocentrismo, a criança estende suas vivências pessoais a brinquedos, animais ou objetos. É como se ela atribuísse uma alma humana a todas as coisas.
	
	b. 
Significa que a criança é incapaz de chegar a sínteses.
	
	c. 
Devido ao seu animismo, a criança entende

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.