A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
Psicologia do Desenvolvimento ciclo vital   atividade tele aula e questionario unid I  II  III

Pré-visualização | Página 2 de 8

que todas as coisas ou objetos são fabricados.
	
	d. 
É a capacidade de fazer uso de sistemas logicamente organizados.
	
	e. 
A reversibilidade própria dessa fase de desenvolvimento permite tal pensamento.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa A. Comentário: Devido ao seu egocentrismo, a criança estende suas vivências pessoais a brinquedos, animais ou objetos. É como se ela atribuísse uma alma humana a todas as coisas. Raciocínio animista é a tendência que as crianças têm de conceber as “coisas” como vivas e dotadas de intenção. Por exemplo, uma criança diz: “O sol se põe porque foi dormir” ou “Mãe, por que é que a vela sempre fica com medo quando eu sopro?”. Observe, nos dois exemplos, que a criança descreveu os fenômenos a partir do próprio referencial, usando atributos humanos para explicá-los: humanos dormem – sol dorme; humanos tremem quando têm medo – vela tem medo.
	
	
	
Pergunta 8
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Os autores discorrem sobre as influências pré-natais que ocorrem no desenvolvimento fetal. Analisando as afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta:
I- A ingestão de drogas na gravidez pode provocar no bebê deformações físicas e mentais diversas, variando em gravidade conforme o tempo de uso, o momento da gravidez e a quantidade ingerida pela mãe.
II- Uma dieta pobre da mãe durante a gravidez predispõe o bebê a maiores complicações no parto e a maior vulnerabilidade a certas doenças, bem como a atraso no desenvolvimento físico e mental.
III- Os efeitos das radiações na gravidez não provocam deformações cerebrais nem anomalias de qualquer tipo.
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Apenas a afirmativa I está correta.
	
	b. 
Apenas a afirmativa II está correta.
	
	c. 
Apenas a afirmativa III está correta.
	
	d. 
As afirmativas I e II estão corretas.
	
	e. 
As afirmativas I e III estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa D. Comentário: As afirmativas I e II estão corretas porque ambas abordam os efeitos dos fatores teratógenos (externos) durante a gestação, os quais prejudicam o desenvolvimento do bebê. Os efeitos das radiações na gravidez também podem provocar deformações cerebrais e anomalias de todos os tipos no bebê.
	
	
	
Pergunta 9
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	São feitas duas (I e II) afirmações abaixo. Analise-as e assinale a alternativa correta.
I- Resultados de pesquisas, baseados em procedimentos de observação e mensuração mais precisos, mostram que a visão tradicionalmente mantida pelo senso comum subestima o bebê recém-nascido. PORQUE:
II- Este demonstra estar preparado para a vinculação afetiva e a interação social, o que evidencia na imitação de expressões faciais. Pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
As duas afirmações são verdadeiras e que a segunda justifica a primeira.
	
	b. 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	c. 
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	d. 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	e. 
As duas afirmações são falsas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa A. Comentário: Resultados de pesquisas, baseados em procedimentos de observação e mensuração mais precisos, mostram que a visão tradicionalmente mantida pelo senso comum subestima o bebê recém-nascido. Este demonstra estar preparado para a vinculação afetiva e a interação social, o que evidencia ao imitar expressões faciais das pessoas que o cercam. Assim, as duas afirmações estão corretas e a segunda justifica a primeira.
	
	
	
Pergunta 10
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Um minuto após o nascimento e novamente cinco minutos após o parto, os bebês são avaliados usando-se a escala de ______________________. Ele é um exame rápido, barato e fácil e está dividido em cinco subtestes: ritmo cardíaco, ritmo respiratório, tônus muscular, reação à estimulação dos pés e cor. Os pontos avaliados recebem nota que vai de 0 a 10. Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença do enunciado.
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Exame do pezinho.
	
	b. 
Fenilcetonúria.
	
	c. 
Anoxia de parto.
	
	d. 
Apgar.
	
	e. 
Fenilalanina.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa D. Comentário: Virginia Apgar foi a primeira médica a criar um método padronizado de avaliação do recém-nascido, o qual se baseia em cinco critérios que recebem nota de 0 a 10.
	
	
	
Sábado, 10 de Março de 2018 23h06min21s BRT
	
	
	Curso
	Psicologia do Desenvolvimento: ciclo vital
	Teste
	QUESTIONÁRIO UNIDADE II
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A juventude e a vida adulta jovem estão divididas em três estágios. Assinale a alternativa abaixo que corresponde a essa classificação:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Saída do lar, ingresso no mundo adulto, transição para a quarta década.
	
	b. 
Período de conflito entre gerações, construção de projetos, época da plenitude.
	
	c. 
Idade jovem, média e madura.
	
	d. 
Maturidade jovem, maturidade avançada e velhice.
	
	e. 
Juventude, vida adulta jovem, vida adulta média.
	Feedback da resposta:
	Resposta: “a”. De acordo com nossos estudos, estes são os três estágios contínuos em que se dividem a juventude e a vida adulta jovem: saída do lar, ingresso no mundo adulto, transição para a quarta década.
	
	
	
Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A juventude ou vida adulta jovem costuma ser denominada de segunda adolescência, adolescência superior ou período de amadurecimento adolescente. É uma etapa de transição até o indivíduo chegar à autonomia e à responsabilidade plena. De acordo com isso, leia as afirmativas a seguir e responda a questão:
I. Do ponto de vista físico, é a época da plenitude, caracterizada pela junção de força, energia e resistência.
II. Nessa fase, o jovem começa a sentir o peso do passado e sente a lenta aproximação do declínio.
III. Durante esse período, as estruturas intelectuais e morais atingem o auge, diminuem as mudanças fisiológicas, há a estabilização afetiva, ingresso na vida social plena, início do trabalho ou estudos superiores e também da vida matrimonial.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Estão corretas I e II
	
	b. 
Estão corretas II e III
	
	c. 
Estão corretas I e III
	
	d. 
Apenas I
	
	e. 
Apenas III
	Feedback da resposta:
	Resposta: “c”. Na fase adulta jovem ou juventude, com relação aos aspectos físicos, a pessoa se encontra no auge das estruturas intelectuais e morais. Por volta dos 25 anos, há uma diminuição das mudanças fisiológicas, pois as funções do corpo já estão todas desenvolvidas. Na realidade, pode-se afirmar que as funções corporais se encontram plenas, a força muscular está no seu ponto máximo, bem como a agudeza sensorial. Quanto à estatura, os homens costumam atingir sua estatura máxima por volta dos 21 anos e as mulheres, em torno dos 18 anos. Como já foi afirmado anteriormente, esse período se caracteriza pelo auge das estruturas intelectuais. Além disso, geralmente se dá o início do trabalho e dos estudos superiores. Nesse momento, muitas pessoas começam a modelar seu projeto de vida, sua vocação, colocando suas decisões à prova ou alterando seu plano de vida.
	
	
	
Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Analise com atenção o relato abaixo e responda a questão: Amanda, 14 anos, relata que está muito infeliz: acha que nunca vai conseguir um namorado porque se percebe como a garota mais feia da escola. Diz que suas amigas não são perfeitas: “... sempre tem alguma coisa que está fora: ou é o peito, ou tem celulite, estrias." Mas o caso dela é diferente, afirma que não tem nada de bom: "o meu cabelo é ridículo, a pele cheia de espinhas, o meu corpo, nada de frente, nada de lado...” Amanda chora. Como compreender as

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.