A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
Psicologia do Desenvolvimento ciclo vital   atividade tele aula e questionario unid I  II  III

Pré-visualização | Página 3 de 8

dúvidas e angústias de Amanda em relação ao seu corpo?
I – Na adolescência, as transformações físicas são marcantes, e a sua ocorrência interfere diretamente na estrutura emocional.
II – As mudanças deste período não têm um significado importante no desenvolvimento.
III – Na adolescência, há a redefinição da imagem corporal, consubstanciada pela perda do corpo infantil e da consequente aquisição do corpo adulto.
IV – A estrutura da imagem corporal é determinada pelo ingresso na universidade. É correto afirmar:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Apenas a assertiva I está correta.
	
	b. 
Apenas a assertiva II está correta.
	
	c. 
Estão corretas as assertivas I, III e IV.
	
	d. 
Estão corretas as assertivas I e III.
	
	e. 
Estão corretas as assertivas II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: “d”. Apenas a I e a III estão corretas, porque realmente, na adolescência, as transformações físicas são marcantes, e a sua ocorrência interfere diretamente na estrutura emocional. Um exemplo disso é a necessidade de se observar no espelho como forma de internalização da imagem (signo do espelho). Este processo leva a uma redefinição da imagem corporal, consubstanciada pela perda do corpo infantil e da consequente aquisição do corpo adulto, sendo de fundamental importância no desenvolvimento do sujeito. A estrutura da imagem corporal é determinada na adolescência, e não na juventude (ingresso na faculdade), período posterior a esta fase.
	
	
	
Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	De acordo com os autores estudados, por que o vestuário, os ornamentos, os calçados e outros itens que compõem a moda jovem apresentam-se como um meio de identificação para adolescentes?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Traduzem as necessidades relativas à terceira infância.
	
	b. 
São símbolos através dos quais os adolescentes se inserem numa cultura coletiva.
	
	c. 
Dificultam a inserção do adolescente na cultura.
	
	d. 
São aspectos que têm como única função agredir os pais.
	
	e. 
Denotam a necessidade de voltar a ser criança pela dificuldade de crescer.
	Feedback da resposta:
	Resposta: “b”. São símbolos através dos quais os adolescentes se inserem numa cultura coletiva, ou seja, será por meio de signos diferentes do mundo adulto (utilização de vestuário, ornamentos, calçados, corte de cabelo, linguagem etc.) que o adolescente se diferenciará e constituirá uma personalidade própria - como em um rito de passagem -, sair da infância e entrar no mundo adulto, com características próprias, favorecendo a sua inserção neste mundo. Mais do que agredir os pais, esta é uma importante maneira de constituir-se como adulto.
	
	
	
Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Em relação à adolescência, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Na adolescência, as transformações físicas não são marcantes e a sua ocorrência não interfere diretamente na estrutura emocional.
	
	b.
As mudanças deste período do desenvolvimento têm significado apenas para o amadurecimento físico, que é o único fator representativo da adolescência.
	
	c. 
Na adolescência, não há a redefinição da imagem corporal; esse processo ocorre somente na velhice.
	
	d. 
A estrutura da imagem corporal não é determinada por fatores psicológicos e sociológicos, apenas pelas transformações físicas.
	
	e.
Nesse período, há um processo de substituição do vínculo de dependência simbiótica com os pais pela construção de relações objetais de autonomia plena com o grupo de iguais.
	Feedback da resposta:
	Resposta: “e”. A adolescência é um período marcado pelas transformações físicas e emocionais, e isso irá determinar a construção da personalidade, com a substituição do vínculo de dependência simbiótica com os pais por relações objetais de autonomia plena. O grupo de amigos tem extrema importância neste processo de transição pelo qual o adolescente passa.
	
	
	
Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Em relação à juventude, pode-se afirmar:
I - Corresponde a uma época estável, sem grandes mudanças. O sujeito possui a capacidade generativa, ou seja, a preocupação de orientar as novas gerações.
II - É marcada por períodos de estabilidade. É um momento de avaliar as decisões tomadas na vida e de verificar se as decisões foram certas.
III. A intimidade significa a capacidade de intimidade sexual, pois agora nesta fase da vida, a genitalidade desenvolve-se com vista à maturidade genital (ou seja, íntima mutualidade sexual).
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Somente a afirmativa I está correta.
	
	b. 
Somente a afirmativa III está correta.
	
	c. 
Somente a afirmativa II está correta.
	
	d. 
Estão corretas as afirmativas I e II.
	
	e. 
Estão corretas as afirmativas II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta: “b”. A intimidade significa capacidade de intimidade sexual, pois agora, a genitalidade desenvolve-se com vista à maturidade genital (ou seja, a íntima mutualidade sexual), mas significa também “a capacidade para desenvolver uma autêntica e mútua intimidade psicossocial com outra pessoa, seja na amizade, em encontros eróticos ou em inspiração conjunta”. As afirmativas I e II correspondem à fase adulta, e não à juventude.
	
	
	
Pergunta 7
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Leia com atenção a situação abaixo e responda a questão: Dudu é goleiro e Nenão, zagueiro. Ambos jogam futebol em times rivais, mas têm um relacionamento bastante cordial fora do campo, saindo juntos mensalmente para tomar umas cervejas e trocar amenidades. Moacir, que é árbitro, às vezes se junta à dupla. Em campo, brigam, chutam um ao outro, falam mal. Moacir, contudo, mantém sua neutralidade e aplica aos dois as penalidades previstas. Conforme o estudo sobre as relações interpessoais na juventude, o relacionamento entre Dudu, Nenão e Moacir no jogo de futebol é característico de:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Nível 1, centrado na tarefa.
	
	b. 
Nível 2, centrado na tarefa.
	
	c. 
Nível 2, centrado no sistema de regras e normas.
	
	d. 
Nível 3, centrado na abertura pessoal.
	
	e. 
Nível 3, centrado na tarefa.
	Feedback da resposta:
	Resposta: “c”. Quando estão jogando bola, o relacionamento é de nível 1 – mediatizado pela tarefa; mas como estabelecem um relacionamento também fora do jogo, o relacionamento de ambos deixa de ser mediatizado pela tarefa e passa a ser regulado por um sistema de normas - desempenho de papéis para ser aceito no grupo.
	
	
	
Pergunta 8
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho abaixo e responda a questão: Quando estamos falando de adolescentes, na verdade apenas estamos considerando os jovens cuja preocupação com a sobrevivência imediata é secundária. Quem sabe incorrendo em certo exagero, poder-se-ia dizer que a adolescência é um privilégio de classes abastadas. De que forma podemos considerar a adolescência nas diferentes camadas sociais?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
As classes desfavorecidas socialmente não passam por uma crise de identidade.
	
	b.
O processo adolescente é universal e desenvolve-se da mesma maneira em todas as classes sociais, independentemente do ambiente onde vive o sujeito.
	
	c. 
Só algumas pessoas se destacam e podem viver a adolescência em sua plenitude, mesmo vivendo uma situação desfavorável.
	
	d.
Podemos considerar a adolescência como um fenômeno universal; o que ocorre é que, nas classes sociais desfavorecidas, sua vivência é diferente, porque a luta pela sobrevivência torna-se fundamental.
	
	e. 
A adolescência é um luxo das classes privilegiadas, luxo esse não permitido àqueles que lutam por sua sobrevivência.
	Feedback da resposta:
	Resposta: “d”. Podemos considerar a adolescência como um fenômeno universal; o que ocorre é que, nas classes sociais desfavorecidas, sua vivência é diferente, porque a luta pela sobrevivência torna-se fundamental. Em outras palavras, a adolescência

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.