Buscar

O uso de substâncias psicotrópicas é tão antigo quanto a humanidade

Prévia do material em texto

O uso de substâncias psicotrópicas é tão antigo quanto a humanidade. Através dos séculos as pessoas usavam as bebidas destiladas , narcóticos e outras drogas naturais ou artificiais a procura de alivio para o tédio, ansiedade e depressão.Causas fisiológicas por exemplo podem ser responsáveis pelo consumo de álcool de algumas pessoas.
 Em se dizendo sobre comportamento ele é dito dependente quando é excessivo , compulsivo fora do controle e psicológica ou fisicamente destrutivo.
O comportamento dependente costuma envolver o uso excessivo de drogas estimulantes como o álcool , a heroína , a cocaína ,a maconha , a nicotina e mesmo a cafeína. A partir dos anos 70 , os problemas associados com o abuso das drogas começaram a receber uma atenção cada vez maior.
Um dos fatores que incrementaram o vício neste tempo foi o uso inadequado da morfina.
 Entretanto atualmente não há modo de saber com antecedência quem terá problemas com álcool ou outras drogas . Os pesquisadores que se interessam por descobrir as características da personalidade pré dependente trabalham retroativamente quando o vício já se estabeleceu ou estudam grandes grupos durante muitos anos , começando antes do inicio dos problemas do vício , registrando a dependência no momento em que ela surge e então retraçando o caminho que para achar em sua personalidade os traços que se levaram ao vício. Os dados dos pré alcoólatras e de seus colegas compunham perfis normais , não indicando nemhum desajuste ou problema psicológicos.
 Os sentimentos de todos mudam com o tempo e de situação para situação . Algumas porem sentem –se da mesma maneira duranre a maior parte do tempo independentemente do que aconteça em suas vidas. Os pré alcoólatras mostram poucos sinais de baixa auto estima.Pelo contrario eles demonstram autoconfiança , indenpendência e despreocupação com o que os outros pensam ao seu respeito. No entanto sua auto estima muda considera-velmente quando seus problemas com a bebida tornan-se graves o bastante para obriga-los a tratar-se.
 Uma das mais surpreendentes características dos alcoólatras que se submetem a tratamento e a intensidade do seu sentimento de desvalia.
Os alcoólatras angustiados e neuróticos parecem beber excessivamente para suportar sua angustia pessoal e desconforto psicológico .Muitos encaram o álcool e outras drogas psicotrópicas como forma de automedicação acreditando erroneamente que ficam alegres ou ligadas os ajudará a suportar a depressão , a angústia e outras emoções negativas. 
 	
 	 
. 
 Muitos alcoólatras por mais que se sintam mal persistem em negar que a bebida se tornou a causa de seu infortúnio ou tinha consequências negativas . Muitos deles se arruinaram , perderam casa, emprego,casamento, amigos e ainda assim recusam –se a parar de beber. 
 A maioria das pessoas das pessoas tem em relação as drogas uma atitude ambivalente ,mostra-se ,por um lado horrorizada enquanto , por outro esta absolutamente fascinada . Quando o uso das drogas torna-se imperioso a ponto de o usuário ter a sensação de que não pode passar sem ela e orientar sua vida para a aquisição do produto a preço que for, moral ou monetário pode-se falar em dependência , fisiiologica ou psiquica

Outros materiais