Buscar

TG PEDAGOGIA 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Como um professor pode fazer a diferença diante de uma dificuldade de aprendizagem? Qual a importância das reflexões do professor, a partir da sua percepção dos aspectos do desenvolvimento e do percurso de vida escolar dos alunos?  
O ato de ensinar requer transformação de vida dos alunos, existem dificuldades em todas as fazes do aprendizado e alguns professores não conseguem dominar suas práticas , o professor deve trabalhar sua forma individual, coletiva e organizacional ,fazendo um trabalho que possibilite a interação entre os conteúdos .
Professores atentos, sensíveis, amorosos, estudiosos, éticos, que amam ensinar e aprender têm condições de perceber comportamentos e sinais dos problemas de aprendizagem. Muitas vezes, é na escola que a criança apresenta algum sintoma relativo conflitos e falhas ou no modo de ensinar e intervir –, professores e demais profissionais da educação deveriam ser formados para identificá-los e resolvê-los. No entanto, quando há hipóteses de causas individuais e familiares, que precisa de olhar especial. Contudo, os professores são importantíssimos no processo interventivo, independentemente do problema. Seu olhar, sua postura, sua afetividade fazem toda a diferença.
Ressaltamos, entretanto, a importância de cautela por parte dos educadores ao “diagnosticar”. É preciso cuidado com a tendência de atribuir a causas os problemas e dificuldades de aprendizagem apresentados pelos alunos. Consideramos, muito válido o trabalho coletivo da escola. O estudo de situações, a ajuda e o apoio de outros profissionais das área das saúde.

Outros materiais