Buscar

Resumo Art 37 Da CF

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Artigo 37 da Constituição Federal-Pontos Principais
O artigo trata do funcionamento da administração pública presente na constituição federal.
Administração Pública em sentido material: abrange as atividades que costumam ser próprias da função administrativa que são: Serviço Público
Polícia Administrativa
Fomento
Intervenção
Administração Pública em sentido formal: é o conjunto de órgãos e pessoas jurídicas e agentes que integram a administração pública. Da administração direta: União, Estados, DF, Municípios
Da administração indireta: Autarquia, fundação, empresa pública e sociedade de economia mista, entidades paraestatais, consórcios públicos (lei n 11.107/05) e agências reguladoras.
A administração pública deve obedecer aos principios de Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Legalidade: para o particular significa autonomia de vontade. Para a administração pública significa vontade legal. O agente só faz o que é permitido por lei. Fora isso ele é inerte.
Impessoalidade: pode ser verificada em duas vertentes. Em relação a administração publica os atos e provimentos administrativos são imputados, ou seja, atribuidos ao órgão ou entidade a que se vincula o agente publico, e não a ele próprio. Em relação aos administrados, esta relacionada ao principio da finalidade onde impõe ao administrador publico que só prtaique o ato para seu fim legal. O objetivo é sempre o interesse publico, e ao principio da isonomia que impõe a administração publica tratar igualmente a todos que estejam na mesma situação fática e juridica
Moralidade: trata da moral juridica (objetiva), e não da moral comum (subjetiva). É um conjunto de regras de conduta tiradas da disciplina anterior da administração publica.
Publicidade: Em regra geral os atos e provimentos da administração publica devem ser publicos.
Em exceção pode ocorrer sigilo de determinados atos, desde que legalmente previstos e que atenda ao interesse publico, como nos casos de segurança nacional e investigação criminal. A publicidade é requisito de eficacia de atos administrativos que produzam efeitos externos ou que implequem onus ao patrimonio publico.
Eficiencia: esta vinculado a noção de administração gerencial, é a maximização dos resulatdos da ação da administração publica.
Da organização da administração federal: Normas
Competencia do congresso nacional: criação,transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas e é exercida mediante lei.
Iniciativa de lei do Presidente da República quando se tratar de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autarquica
Extinção de cargos e funções publicas vagos: competencia privativa do presidente da republica mediante decreto autonomo (CF, art 84 Inc.VI, “b”)
Criação e extinção de òrgãos da administração pública: Competencia do congresso nacional mediante lei, iniciativa de lei do Presidente da República.
Organização e funcionamento da administração publica quando não implicar em aumento de despesa, criação e extinção de órgãos publicos é competencia privativa do presidente da republica por meio de decreto autonomo
Da administração indireta: pode ser dividida em pessoa juridica de direito publico e de direito privado.
Pessoa Juridica de Direito Público: Temos a Autarquia e a Fundação Pública de direito público e é criada mediante lei especificia. A lei e somente ela cria esse tipo de pessoa juridica.
Pessoa Juridica de Direito Privado: Temos a fundação publica de direito privado, empresas publicas e as sociedades de economia mista. As formas de criação dessas pessoas é autorizada por lei ( cf art 37 inc XIX) essa criação ocorre com a inscrição do ato constitutivo no registro publico competente(codigo civil , art 45). A criação de subsidiarias e por meio de autorização legislativa em carater gerenerico e tambem esta condicionada ao CC art 45 
Serviços Publicos- Acesso
Cargo, emprego e função publica: Deve preencher os resquisitos estabelecidos na lei e é uma regra de eficacia contida.
Para Brasileiros: os requisito para acesso em cargos e empregos publicos devem ser previstos em lei e observar o principio da razoablidade estando relacionados a natureza das atribuições do cargo ou emprego e devem pautar em criterios objetivos.
OBS.: Edital não pode estabelecer requisitos ou restrições ao acesso.
Estrangeiros: Na forma que a lei estabelecer, norma constitucional de eficacia limitada esta presente no art 37 inciso I da CF
Cargos Privativos para brasileiro nato:Presidente da Republica e o Vice
Presidente da Cama e do Senado 
Ministro do Supremo Tribunal Federal
Ministro de Estado de Defesa
Oficial das forças armadas
Carreira Diplomatica 
Concurso Publico: Obrigatorio para cargo publico efetivo e emprego publico. Cargo em comissão é de livre nomeação e exoneração e não precisa de concurso.
Prazo de validade: até 2 anos prorrogavel 1 vez por igual periodo. Durante o prazo improrrogavel o aprovado sera convocado com prioridade sobre novos concursados.
Serviço Pulico -Estabilidade
A estabilidade é uma garantia de ordem constitucional, é conferida a ocupantes de cargo efetivo e visa assegurar sua permanencia no cargo,enquanto atendidos os requisitos legais.
Requisitos:Aprovação em concurso público, 3 anos de efetivo exercicio,avaliação especial de desempenho por comissao instituida para essa finalidade.
Hipoteses para perda do cargo publico aós estabilidade: Sentença judicial transitada em julgado
Processo administrativo assegurada ampla defesa.
Procedimento de avaliação de desempenho ( Eficacia limitada, na forma de lei complementar)
Cumprimento dos limites com a despesa com pessoal ativo e inativo(Eficacia limitada)
Seviço publico Acumulação
É vedada acumulação remunerada de cargos, empregos ou funções ( CF art 37, XVI e XVII)
Exceto se houver compatilidade de horarios em : 2 cargos de professor
2 cargos privativos da area de saude
Mandato de vereador
Permissão para juizes e membros do MP exercerem magisterio.
É vedada também a acumulação de remuneração com proventos de aposentadoria do RPPS dos servidores com remuneração de cargo, emprego ou função
Exceto para cargos acumulaveis na forma que a constituição explica, cargos eletivos, cargos em comissão.
Serviço Publico - Direito a associação sindical.
Ao servidor publico civil é garantido o direito a livre associação sindical. Norma constitucional de eficacia plena. A fixação dos vencimentos dos servidores publicos não pode ser objeto de convenção coletiva.(Sumula STF 679)
Do subsidio: modalidade de remuneração conferida a certos cargos, fixada em parcela única.
É vedado o acrescimo de gratificação, adicional,abono, premio, verba de representação ou outra especie remuneratoria.
O subsidio é obrigatorio para: Chefes do poder executivo
Ministros de estado
Secretarios estaduais e municipais
Membros do pode legislativo,judiciario,MP e tribunais de contas
os servidores publicos organizados em carreira podem adotar o subsidio.
Vencimentos: é a retribuição pecuniaria pelo exercicio do cargo publico é aplicado a servidores estatutarios.
Composição: Vencimentos= Vencimento basico+Vantagens pecuniarias permanentes
no cargo efetivo o vencimento acrescido das vantagens permanentes é irredutivel.
Salario:contraprestação pecuniaria paga aos empregados publicos
Limites: da União: é o teto geral para todos os poderes em todas as esferas. Subisidio do Ministro do STF fixada por lei de iniciativa do STF.
Dos Estados e DF: Poder executivo- Subsidio do governador
Poder Legislativo-Subsidios dos deputados estaduais e distritais
Poder judiciario: limite é aplicado aos membros do MP, Procuradores, Defensores publicos
OBS.: é facultado aso estados e ao DF fixar como limite único, O subsidio dos desembargadores do TJ, mediante emenda constitucional estadual. Não se aplica o limite ao subsidio dos deputados estaduais/distritais e dos vereadores.
Do Municipio: Subsidio do prefeito.
Salario dos empregados públicos: aplicalibilidade do teto somente as estatais que receberem recurso de ente politico para pagamento de despesa de pessoal ou de custeio em geral.
Parcelas de carater indenizatorio não são computadas na aplicação do teto.
Ao militar é expressamente proibida a sindicalização e a greve.
Servidores Publicos – Direito a greve
exercido nos termos e nos limites definidos em lei especifica, norma constitucional de eficacia limitada. Segundo STF aplicação , enquanto não editada a lei que regulamenta o inciso VII do art 37 da CF, no que couber, da lei de greve vigente no setor privado.
Abrangencia: aos servidores publicos titulares de cargo efetivo. Não se aplica ao ocupante de cargo em comissão, emprego publico, cargo temporario. ( a esses se aplica o regime geral de previdencia social.)
Caracteristicas: em regime contributivo para concessão de aposentadoria o que importa é o tempo de contribuição e não o tempo de serviço.
Proventos de Aposentadoria: calculados a partir das remunerações utilizadas como base para contribuição do servidor na forma da lei.
Respresentou o fim das aposentadorias com proventos integrais para os servidores que ingressaram no serviço publico depois da EC 41/03
A EC 41/03 suprimiu a regra que assegurava paridade entre os proventos de aposentadoria e pensão e a remuneração dos servidores ativos.
Hipoteses de aposentadoria: Invalidez Permanente, compulsoria e voluntaria.
Invalidez permantente: proventos proporcionais ao tempo de contribuição. Exceto a acidente em serviço,molestia profissional,doença grave,contagiosa ou incuravel exceto servidores aposentados por invalidez que tenham ingressado no serviço publico ate 31/12/03 EC 70/12. os proventos serão calculados com base no valor da remuneração do cargo efetivo em que se der a aposentadoria.
Compulsória: proventos proporcionais ao tempo de contribuição. 70 anos
Voluntária: Requisito de tempo minimo para os dois casos: 10 anos de efetivo exercicio no serviço público, 5 anos no cargo efetivo em que se dara a aposentadoria.
Proventos calculados a partir das remunerações utilizadas como base para as contribuições do servidor. Os não proporcionais ao tempo de contribuição são necessarios para homem ter idade minima de 60 anos e tempo de contribuição de 35 anos. Para mulher ter 55 anos e 30 anos de contribuição.
OBS.: para professor exclusivo da educação infantil, e do ensino fundamental e medio o tempo de contribuição e idade são reduzidos em 5 anos.
Para contagem de proventos proporcionais ao tempo de contribuição o homem deve ter idade minima de 65 anos e a mulher de 60 anos.
Abono permanencia: beneficio concedido a servidor que permanece trabalhando após ter cumprido todos os requisitos para aposentadoria voluntaria não proporcional ao tempo de contribuição. Servidor fica dispensado do pagamento da contribuição previdenciaria ate completar as exiegencias para a aposentadoria compulsoria.
Servidor público em mandato eletivo
servidores da administração direta,autarquica e fundacional se aplicam as normas:
mandato eletivo federal,estadual ou distrital: ficara afastado de seu cargo, emprego, ou função.
Em mandato de prefeito: sera afastado do cargo,empregou ou função sendo facultado optar pela remuneração
em mandato de vereador: havendo compatibilidade de hororarios recebera as vantagens de seu cargo, empregou ou função sem prejuizo da remuneração do cargo eletivo. Não havendo essa compatibilidade sera aplicada a norma do prefeito.
Em qualquer caso que exja o afastamento para exercicio de mandato eletivo , o tempo de serviço sera contado para todos os efeitos legais, exceto em promoção por merecimento. Para efeito de beneficio previdenciario , no caso de afastamento, os valores serão determinados como se o servidor estivesse em exercicio.
Normas de eficacia Plena: Possui todos os efeitos no momento da promulgação da CF
Normas de eficacia limitada: não possui efeitos completos ate que norma ifraconstitucional a regulamente.
Norma de eficacia contida: possui todos os efeitos no momento da promulgação da CF, mas lei posterior pode restringir os efeitos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais