Buscar

AV1 Metodologia do Ensino de História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AV1 Metodologia do Ensino de História
1E 2B 3A 4A 5D
1) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) produzidos nos anos 1990 têm como objetivo garantir a organização do sistema educacional brasileiro. 
Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História, coloque V para as frases verdadeiras e F para as falsas. 
(    ) O objetivo dos PCNs é formar um currículo homogêneo e impositivo para todas as regiões brasileiras.
(    ) A proposta dos PCNs é romper com algumas limitações da História Tradicional, que valoriza os grandes eventos e personagens, organizada em uma ordem linear.
(    ) De acordo com os PCNs é esperado dos alunos no final do quarto ciclo (8º e 9º anos) do ensino fundamental, "utilizar conceitos para explicar relações sociais, econômicas e políticas".
(     ) Os PCNs propõe que no terceiro ciclo (6º e 7º anos) seja estudado o eixo temático "nações, povos, lutas, guerras e revoluções".
Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
e)F – V – V – F Alternativa assinalada
2) Em relação à proposta do texto das Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA: 
b)Apresenta recomendações para a abordagem étnico-racial na educação infantil e no ensino fundamental, não apresentando orientações para outros níveis de ensino. Alternativa assinalada
3)Conhecer como se deu o ensino da história ao longo dos anos no Brasil contribui para uma maior reflexão sobre a presença dessa disciplina nos currículos escolares. 
Sobre o ensino da história, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I- A partir de 1970 a disciplina de Estudos Sociais foi inserida no currículo escolar despolitizando os conteúdos de História e Geografia e valorizando abordagens destinadas a legitimar o governo militar.
II – Entre 1970 e 1980 os profissionais da educação reivindicaram o retorno das disciplinas de História e Geografia aos currículos escolares, questionando os conhecimentos trabalhados nas escolas.
III- Na década de 1980 os professores enfatizaram a importância de se transmitir todo o conhecimento da humanidade em todos os tempos, utilizando para isso a memorização e reprodução de conteúdos.
a) apenas I e II Alternativa assinalada
4)O texto a seguir permite refletir sobre o tempo histórico: "[...] a especificidade da história, dentro das ciências humanas e sociais, é sua capacidade de distinguir e articular os diferentes tempos que se acham superpostos em cada momento histórico." (CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. 2 ed. BH: Autêntica, 2016. p. 65)
Sobre o trabalho com o tempo histórico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I – Um dos recursos didáticos mais utilizados pelos professores até os dias atuais são as linhas do tempo ou linhas cronológicas.
II – Para a História o tempo tem diferentes ritmos, momentos de avanço e retrocesso e é sentido e vivenciado pelos grupos humanos de diversas maneiras.
III – A partir da Revolução Industrial (século XVIII na Europa) as pessoas estabeleceram uma relação diferente com o tempo, surge o tempo social.
a) I, II e III Alternativa assinalada
5) A ................................................ é um planejamento e organização de atividades com etapas progressivas a fim de alcançar os objetivos de aprendizagem estabelecidos.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna na frase acima:
d) sequência didática Alternativa assinalada

Outros materiais