Buscar

PROVA 2 NOÇÕES DE DIREITO 6818592

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação II – Objetiva
Noções de Direito
Prova: 6818592
1-Os princípios são os alicerces do ordenamento jurídico, devendo ser observados sempre na prolação das sentenças. A administração pública age sob o comando de princípios estabelecidos pela Constituição Federal em seu art. 37. Com relação a estes princípios, analise as sentenças a seguir:
I-Pelo principio da impessoalidade, impõe-se uma igualdade de tratamento entre os particulares, focando-se os atos administrativos no interesse público.
II-Pelo principio da moralidade, o administrador deve praticar os atos administrativos com economia do dinheiro público e resultados mais efetivos.
III-Pelo principio da publicidade, os atos administrativos devem ser praticados com base na probidade.
IV-Pelo principio da eficiência, os atos devem ser praticados com transparência, permitindo o seu conhecimento por todos.
2- A Constituição da República de 1988 adota em seu art. 5º diversos princípios que garantem os direitos fundamentais. Um destes princípios que garantem os direitos fundamentais. Um deste princípios é o da “liberdade”, que abrange, entre outras, a liberdade de pensamento. Sobre a liberdade de pensamento, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Não existirá censura prévia.
( ) É a possibilidade de ser eleito.
( ) É o mesmo que liberdade de ir e vir.
( ) É a garantia de reconhecimento dos direitos sociais.
3- Ouvimos sempre nos noticiários vários relatos de crimes praticados contra a vida humana. Nos crimes e contravenções penais, existe a distinção entre uma conduta dolosa e uma conduta culposa. Numa conduta dolosa, está presente a prática em um ato com:
( ) Negligência.
( ) Imperícia.
( ) Imprudência.
( X ) Propósito/intenção.
4- A Constituição Federal de 1988, que tutela o direito à liberdade e o toma como princípio, também estabeleceu medidas específicas para a sua garantia. Uma dessas medidas é o Mandado de Segurança. O que esse mandado visa a garantir?
( ) O direito líquido e certo.
( ) O direito ao patrimônio.
( ) O direito de ir e vir.
( ) O direito de acesso a informações.
5- Configurado o crime e a culpabilidade do agente, será aplicada a pena respectiva a este crime, conforme a sua gravidade. Dentre as penas existentes, há as restritivas de liberdade. Sobre essa pena, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Reclusão e medida de segurança.
( X ) Detenção e reclusão.
( ) Internação e detenção.
( ) Detenção e multa.
6- Antes da promulgação da Constituição federal de 1988, os doutrinadores em suas obras tentavam orientar os administradores públicos a tomarem alguns cuidados frente às decisões tomadas na função pública. A Constituição Federal contemplou no art. 37 os princípios nos quais o administrador público deve agir. Quanto aos princípios que regem a administração pública, analise as opções a seguir:
I-Legalidade, imputabilidade, moralidade, publicidade, eficiência. ERRADA
II-Legalidade, impessoalidade, culpabilidade, publicidade, eficácia. ERRADA
III-Legalidade, imputabilidade, moralidade, publicidade, eficácia. ERRADA
IV-Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência. CORRETA
7- O princípio do Estado de Inocência, também conhecido como Presunção de Inocência, ou Presunção da não culpabilidade, é consagrado por diversos diplomas internacionais e foi positivado no Direito Brasileiro com a Constituição de 1988. Tal direito garante ao acusado todos os meios cabíveis para a sua defesa (ampla defesa). Sobre a previsão deste princípio, analise as sentenças a seguir:
I-Ninguém poderá ser considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. CORRETA
III-Prevê que ninguém será considerado culpado até a sentença penal condenatória. ERRADA
II-Será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. ERRADA
IV-Ninguém será considerado inocente até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. ERRADA
8- O Código de Defesa do Consumidor trouxe significativo avanço nas relações consumeristas, pois contempla subsídios que diminuem a desigualdade do consumidor frente às grandes empresas. No que se refere à relação consumerista, o Código de Defesa do Consumidor estabelece regras específicas para regular essa relação. Desta forma, classifique V ou F:
( V ) As cláusulas contratuais serão interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor.
( V ) A publicidade é enganosa também quando, por omissão, deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.
( F ) É abusiva, dentre outras, a modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário inteira ou parcialmente falsa.
( F ) É enganosa, dentre outras, a publicidade discriminatória, que incite a violência, explore o medo ou a superstição.
9- O Direito Penal visa a proteger os bens jurídicos vitais para a sociedade e, normalmente, entende-se que o direito penal garante os direitos da pessoa humana frente ao poder punitivo do Estado. Ainda que se duvide dessa função garantista, deve ela ser levada em conta na formulação das normas penais, a fim de poder evitar que o Estado de Polícia se manifeste e se sobreponha ao Estado de Polícia se manifeste e se sobreponha ao Estado de Direito. Neste contexto, classifique V ou F:
( V ) Direito Penas, também chamado de Direito Criminal é o ramo do Direito Público que compreende as normas que têm por finalidade a repressão ao crime e/ou delito, como também visa a preservar a vida e a ordem em sociedade.
( V ) Crime no sentido formal é uma violação da lei penal, a qual prevê as condutas criminosas. No conceito material, crime é uma ação ou omissão que é proibida e se procura evitar, pois pode causar um dano ou um perigo a um bem jurídico individual e/ou coletivo, o crime é coibido através da previsão de penalidades.
( F ) As espécies de pena (restritiva de liberdade, privativa de direitos e multa.
( F ) O Direito Penas é o ramo do Direito Privado que tem por objeto o estudo das obrigações entre o agente infrator e o Estado.
10-Após um longo período sob o regime da ditadura, o Brasil, já em um processo de redemocratização, promulgou no ano de 1988 uma Constituição democrática, conhecida como a carta cidadã. No que diz respeito às características da Constituição da República Federativa do Brasil (1988), analise as opções quanto à sua classificação:
I-Formal, escrita, dogmática, outorgada, flexível, analítica.
II- Formal, escrita, dogmática, promulgada, rígida, analítica.
III-Formal, não escrita, histórica, promulgada, rígida, analítica.
IV-Formal, escrita, histórica, outorgada, rígida, analítica.

Outros materiais