Buscar

Questão 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 5/5 - Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o fragmento de texto a seguir:
“É no diálogo real que esta alternância dos sujeitos falantes é observada de modo mais direto e evidente; os enunciados dos interlocutores (parceiros do diálogo), a que chamamos de réplicas, alternam-se regularmente nele”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 294.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, alguns fatores que interferem na comunicação entre os falantes: ritmo de fala; altura tom de voz e entonação vocal; segurança; adequação ao interlocutor e ao contexto; linguagem corporal. A que se refere a adequação ao interlocutor e ao contexto?
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	
	A
	a adequação ao interlocutor e ao contexto ocorre quando o falante sabe com quem está falando e utiliza de uma variedade de língua adequada ao ouvinte e à situação de fala.
	
	B
	a adequação ao interlocutor e ao contexto diz respeito ao ritmo e a voz do falante que demonstram o quanto ele está seguro e também a qualidade do conteúdo da fala.
	
	C
	a adequação ao interlocutor e ao contexto está relacionada com a qualidade da voz e da vibração da emissão das palavras.
	
	D
	a adequação ao interlocutor e ao contexto relaciona-se com a velocidade que o falante imprime à sua fala.
	
	E
	a adequação ao interlocutor e ao contexto relaciona-se à mensagem corporal transmitida no momento da enunciação, bem como à maneira como a mensagem é recebida.
	RESPOSTA CERTA: LETRA A

Outros materiais