Buscar

Exercícios diversos tópicos interdisciplinares

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercício: CCJ0101_EX_A1_201301705551_V1 
	18/05/2018 11:03:00 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1
	Disciplina: CCJ0101 - TÓPICOS INTERDISCIPLINARES 
	201301705551
	 
	Ref.: 201302852619
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	"É entendida como o produto material e imaterial de toda a atividade humana, que foi se acumulando desde nossas origens, quando passamos a viver em grupo. Ao mesmo tempo, é por meio dela que se dá a identificação entre os indivíduos e seu meio social e/ou o reconhecimento dos grupos e sociedades distintos." O excerto acima traz a definição de:
		
	
	Identidade
	
	Ser humano
	
	Religião
	 
	Cultura
	 
	Sociedade
	
Explicação: Cultura é tudo aquilo produzido pelo homem. Segundo Dias (2010), a cultura deve ser compreendida como algo inerente aos seres hu¬manos. Não há cultura fora dos humanos. O conceito de cultura, portanto, contrapõem-se a uma existência não cultural, natural, em que prevalecem os instintos básicos do ser humano como animal. Toda criação humana material ou não-material, é cultura; onde não há criação ou intervenção humana, temos somente a natureza e não cultura. Em decorrência disso, podemos falar em meio ambiente natural e cultural.
	
	 
	Ref.: 201304621219
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	É uma maneira inventiva de como a humanidade manifesta suas emoções, sua história e sua cultura por meio de alguns valores estéticos, como encanto, conformidade, sensatez, equilíbrio, beleza. Esse tipo de leitura da realidade se revela por meio de um sem número de possibilidades formais, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre tantas outras existentes e que podem vir a ser criadas. Nesse caso, o texto refere-se à:
		
	
	Religião
	 
	Arte
	
	Ciência
	
	Teologia
	
	Filosofia
	
Explicação:
Desde que o mundo é mundo, o ser humano constrói seus próprios objetos, suas ideias, suas representações etc., assim, a arte, a maior invenção humana, é uma das formas de leitura sobre o real que mais fascina por conta de invetividade que faculta e permite a criação de novas realidades.  
	
	 
	Ref.: 201302847330
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Filosofia surgiu pela necessidade de explicação racional da realidade em oposição à interpretação mítica, isto é, uma explicação coerente, justificada por argumentos lógicos e não contraditórios, formando pensamentos, ideias e conceitos. Assim, a Filosofia é a formação:
		
	
	Do pensamento sistemático, matemático e coerente.
	 
	Do pensamento crítico, justificado e sistemático.
	
	Do pensamento rigoroso, organizado e sistemático.
	
	Do pensamento coerente, matemático e científico.
	 
	Do pensamento crítico, místico e científico.
	
Explicação: A Filosofia surgiu pela necessidade de um outro tipo de explicação para a ordem do mundo que fosse além da explicação mística ― uma explicação racional. Ou seja, uma explicação coerente, justificada por argumentos (lógicos e não contraditórios), formando Pensamentos, Ideias e Conceitos. Assim, a atividade filosófica ou proposta da Filosofia é a formação do pensamento crítico, justificado, sistemático.
	
	 
	Ref.: 201302847369
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A palavra ciência vem do latim scientia que significa conhecimento. Refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido estrito, Ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento pesquisando, mas baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimentos conseguidos através de tais pesquisas. Em outras palavras, Ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano sobre a natureza, o universo etc. Por fim Ciência refere-se à investigação racional de tudo direcionado à descoberta da verdade e/ou realidade universais. Tal investigação é metódica e compulsoriamente realizado em acordo com o método científico. É por isso que o conhecimento científico se distingue:
		
	
	Do cientificismo.
	
	Da arte.
	 
	Do Senso comum.
	
	Da matemática.
	
	Da religião.
	
Explicação: A palavra ciência vem do latim scientia, traduzido como ¿conhecimento¿. Refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido estrito, Ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento pesquisando, mas baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimentos conseguidos através de tais pesquisas. Em outras palavras, Ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona. Refere-se à investigação ou ao estudo racional de tudo no Universo, direcionados à descoberta da verdade e/ou realidade universais. Tal estudo ou investigação é metódico e compulsoriamente realizado em acordo com o método científico. É por isso que o conhecimento científico se distingue do conhecimento adquirido através do senso comum.
	
	 
	Ref.: 201302808468
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente. (Disponível em: http://www.significados.com.br.) Da afirmativa anterior subentende‐se que a arte possui, EXCETO:
		
	 
	GLOBALIZAÇÃO
	
	INTENCIONALIDADE
	
	IDENTIDADE
	
	HUMANIDADE
	
	ESTÉTICA
	
	 
	Ref.: 201304621230
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Concepção antropológica que defende o entendimento de que o valor das culturas não pode ser julgado moralmente por indivíduos de outras formas culturais. Os defensores desta concepção antropológica alegam que o bem e o mal são relativos a cada cultura e que só quem é daquela cultura é quem pode dizer o que lhe é bom ou mau. São contra a imposição dos valores ocidentais aos demais povos, afirmando que isso seria uma prática imperialista. Esta corrente dentro da antropologia é chamada de:
		
	
	Etnocentrismo
	
	Policulturismo
	 
	Diversidade Cultural
	
	Multiculturalismo
	 
	Relativismo Cultura.
	
Explicação:
Relativismo cultural é um conceito antropológico que se opõe ao etnocentrismo, isso por entender que não existe cultura superior à outra, muito menos a possibilidade de julgamentos morais realizados por indivíduos estranhos aos seus parâmetros morais e costumeiros.
	
	 
	Ref.: 201304621207
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As diferenças culturais entre as pessoas e os diferentes povos, as diferentes línguas, usos, costumes, tradições, bem como as formas de organização das sociedades, seus valores morais e religiosos etc., é um fenômeno denominado de:
		
	 
	Diversidade Cultura
	
	Complexo Cultural
	
	Educação Social
	
	Socialização de Condutas
	
	Padrões de Conduta
	
Explicação:
Diversidade cultural é o fato de que cada sociedade é marcada por um conjunto de costumes, valores etc., ou seja, é um universo cultural. A ideia de diversidade cultural implica na amultiplicidade de visões de mundo, muito embora cada sociedade também seja marcada por inúmeras culturas. 
	
	 
	Ref.: 201302808421
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia os seguintes tópicos: I- Revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências artísticas do século XX. II- Os artistas registravam em suas telas as constantes alterações provocadas pelas cores presentes na paisagem natural. III- As figuras não apresentam contornos nítidos e os contrastes de luz e sombras são obtidos de acordo com as regras das cores complementares. As descrições acima se referem à História da Arte, cujo movimento e respectivo representante é:
Impressionismo ¿ Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir
	 
	Cubismo - Miró e Picasso
	
	Expressionismo ¿ Vicent Van Gogh e Edvard Munch
	
	Divisionismo ¿ Edgar Degas e Édouard Manet
	
	Pontilhismo ¿ Paul Signat e Georges Seurat
	
	
 
		
	 
	Exercício: CCJ0101_EX_A2_201301705551_V1 
	07/06/2018 09:51:21 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1
	Disciplina: CCJ0101 - TÓPICOS INTERDISCIPLINARES 
	201301705551
	 
	Ref.: 201304674798
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A ética investiga aqueles valores que a sociedade elegeu para serem seguidos e serve para que haja uma harmonia e bom funcionamento social, possibilitando uma ordem social. Nesse sentido, tais valores são:
		
	
	Sociais
	 
	Morais
	 
	Políticos
	
	Econômicos
 
	
	Civis
	
Explicação:
Valores morais são aqueles válidos e necessários ao convívio social, exigências por conta da respeitabilidade entre os sujeitos de direitos e obrigações. 
	
	 
	Ref.: 201302848104
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	"A ética aborda, centralmente, nossa vida concreta, nossa prática cotidiana. Mesmo teorias éticas muito abstratas, como as de Platão e Kant, tiveram como ponto de partida o momento histórico em que esses filósofos viveram e buscaram dar respostas a questões e desafios que enfrentaram." Nesse sentido, o esforço teórico faz parte da:
		
	
	Investigação teológica.
	 
	Reflexão metafísica.
	
	Investigação científica.
	
	Reflexão ontológica.
	 
	Reflexão filosófica.
	
Explicação: É a reflexão filosófica a responsável pela investigação sobre os problemas da ética.
	
	 
	Ref.: 201302853035
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre o conceito de Ética, assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	Nem toda sociedade ou grupo possuem códigos de ética.
	
	Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
	 
	Embora Ética não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social que aquela determinada sociedade elege como verdadeiro.
	
	A ética serve para que haja equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
	
	Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
	
Explicação: Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Porém, a ética não pode ser vista fora da realidade sociocultural concreta. Os valores éticos de uma comunidade variam de acordo com o ponto de vista histórico daquele grupo social e dependem de circunstâncias determinadas. Ex.: poligamia, concubinato, sacrifícios humanos.
	
	 
	Ref.: 201302898540
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Quanto ao Comitê de Diretores Humanos instituído com base no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a norma determina que:
		
	 
	é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
	
	será integrado por nacionais dos Estados¿parte do Pacto, os quais deverão ser representados por pessoas de elevada reputação moral e reconhecida competência, com um mandato de dois anos.
	 
	não é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
	
	poderá cada Estado¿parte indicar duas pessoas, sendo que essas pessoas deverão ser nacionais do Estado que as indicou, e a mesma pessoa não poderá ser indicada mais de uma vez.
	
	será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	 
	Ref.: 201304674800
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O sociólogo inglês  Thomas Marshall fez um estudo histórico do desenvolvimento da cidadania moderna, dividindo-a em três partes. Assinale, corretamente, as três fases da cidadania moderna.
		
	
	Econômica, trabalhista e política
	
	Social, trabalhista e mora
 
	
	Civil, econômica e moral
	 
	Civil, política e social
	
	Política, social e econômica
	
Explicação:
Thomas Marshall fez um histórico do desenvolvimento da cidadania moderna a partir do universo europeu, especificamente inglês, dividindo-a em três partes, a saber: civil, política e social.
	
	 
	Ref.: 201302898520
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre o aspecto internacional dos direitos humanos e seus tratados, está correto afirmar que:
		
	
	não contém aspecto ideológico e político acentuado.
	 
	os direitos humanos pertencem a jurisdição doméstica e ao domínio reservado dos estados.
	
	as sanções aplicadas pela Organização das Nações Unidas podem violar os direitos humanos em caso de rompimento da paz.
	 
	o direito internacional dos direitos humanos não está sujeito ao princípio da reciprocidade que domina o direito internacional público.
	
	é um direito de proteção que visa proteger os estados.
	
	 
	Ref.: 201302808426
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	(TJ-AL)Nos termos do regime constitucional brasileiro destinado à ciência, tecnologia e inovação,
		
	
	a pesquisa científica básica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.
	
	fica vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros nas atividades de ciência, pesquisa, tecnologia e inovação desenvolvidas no país, ressalvados os casos previstos em lei complementar.
	
	o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação − SNCTI será estruturado em lei federal, bem como organizado em regime de colaboração entre instituições públicas federais, estaduais, distritais e municipais, com vistas a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação.
	 
	a lei apoiará e estimulará as empresas que invistam em pesquisa, criação de tecnologia adequada ao país, formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remuneração que assegurem ao empregado, desvinculada do salário, participação nos ganhos econômicos resultantes da produtividade de seu trabalho.
	
	fica vedada a concessão de meios e condições especiais de trabalho àqueles que desenvolvam atividades de extensão tecnológica, assegurando-se condições e parâmetros similares de trabalho aos que se dediquem com exclusividade à ciência, tecnologia e inovação.
	
	 
	Ref.: 201302850017
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Como podemos diferenciar "moral" e "ética"?
		
	
	Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia.
	 
	Ética é sinônimo de ¿moral aplicada¿.
	
	Moral é sinônimo de "ética aplicada".
	
	Não podemos diferenciar, são palavras sinônimas.
	 
	Moral é um conjunto de valores, e Ética é a reflexão sobre esses valores.
	
Explicação: A palavra "ética" vem do grego éthikos e significa modos de ser. A ética pode ser entendida como a reflexão sobre o comportamento moral. Se existir um país onde usar guarda-chuva seja considerado imoral, compete à ética pensar a origem dessa norma e os pontos negativos de não se usar guarda-chuva, por exemplo.
	
	
 
		
 
	Exercício: CCJ0101_EX_A3_201301705551_V1 
	07/06/2018 09:52:18 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1
	Disciplina: CCJ0101 - TÓPICOS INTERDISCIPLINARES 
	201301705551
	 
	Ref.: 201304676778
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	É importante demarcar que o termo ¿globalização¿ vai começar a ser utilizado no final da década de 1980, designando não somente esse processo de internacionalização da economia, mas também um outro processo
que vai se dar em paralelo e que diz respeito ao intercâmbio cultural e a interdependência social e política ao nível mundial. Razão pela qual se chega à conclusão de que a globalização é um verdadeiro processo:
 
		
	 
	Político-cultural dos Estados
	 
	Geopolítico de integração dos países
	
	Econômico de mundialização dos mercados
 
	
	Sócio-político das nações
	
	Internacional dos trabalhadores
	
Explicação:
É importante demarcar que o termo ¿globalização¿ vai começar a ser utilizado no final da década de 1980, designando não somente esse processo de internacionalização da economia, mas também um outro processo que vai se dar em paralelo e que diz respeito ao intercâmbio cultural e a interdependência social e política ao nível mundial. Razão pela qual se chega à conclusão de que a globalização é um verdadeiro processo geopolítico de integração dos países.
	
	 
	Ref.: 201302808430
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Qual o significado de Cidadania?
		
	
	cidadania é o mesmo que pertencer a um grupo moral.
	 
	cidadania significa somente que o indivíduo tem direito a um trabalho garantido.
	
	cidadania significa a atitude e o comportamento do indivíduo na sociedade.
	
	falar que uma pessoa é cidadã é o mesmo que dizer que ela pode ter lazer nos finais de semana.
	 
	cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo se relaciona com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, ¿civitas" que quer dizer ¿cidade".
	
	 
	Ref.: 201302808429
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O que é ética?
		
	
	Ética é o nome dado a pessoa que entra para a política.
	
	Ética é o esforço em conseguir vencer a qualquer custo.
	
	Ética compreende o ramo da história dedicado aos assuntos dos nossos ancestrais.
	 
	Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego ethos, e significa aquilo que pertence ao caráter.
	
	Ética significa o trabalho e a posição que o indivíduo ocupa na sociedade.
	
	 
	Ref.: 201302808428
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O povo não exerce seu poder de modo imediato, mas pelos seus representantes, eleitos periodicamente, a quem são delegadas as funções de governo. A definição acima refere-se à:
		
	 
	DITADURA DIRETA
	 
	DEMOCRACIA INDIRETA
	
	DITADURA INDIRETA
	
	DEMOCRACIA DIREITA
	
	MONARQUIA DIRETA
	
	 
	Ref.: 201302808440
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em 2014, o Brasil completou 50 anos do golpe militar de 1964, que causou drásticas mudanças no cenário político e econômico, deixando grandes sequelas sociais, devido aos atos de tortura e violência praticados por este regime de exceção, que marcaram milhares de famílias brasileiras. Para apuração de graves violações aos direitos humanos, ocorridas inclusive durante o período da ditadura militar, foi criada especificamente a Comissão
		
	
	de Ética
	
	da Constituição e Justiça e da Cidadania.
	
	Parlamentar de Inquérito.
	 
	dos Direitos Humanos e Minorias.
	 
	Nacional da Verdade.
	
	 
	Ref.: 201304676775
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	É uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países, usando como parâmetros principais as informações geográficas. Esse ramo da Geografia chama-se;
		
	
	Politicologia
 
	
	Geocentrismo
	 
	Geopolítica
	
	Gegrafia Econômica
	
	Ciência Políticao
	
Explicação:
A geopolítica  é uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países usando como parâmetros principais as informações geográficas.
A geopolítica visa também compreender e explicar os conflitos internacionais da atualidade e as principais questões políticas da atualidade.
Os principais temas estudados pela geopolítica na atualidade são:
¿ Globalização;
¿ Conflito árabe-israelense;
¿ Influência dos Estados Unidos no mundo atual;
¿ Nova Ordem Mundial;
¿ Uuso dos recursos energéticos no mundo.
	
	 
	Ref.: 201304678534
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O mundo de hoje ficou bem mais estreito que o de alguns anos atrás, as distâncias foram encurtadas por meios de transporte mais rápidos e eficientes, tudo ficou bem mais perto em relação a época de Tiradentes, por exemplo. Contudo, a ideia de mundo como aldeia global deve-se ao fato da interação ser concretizada pela:
		
	
	Radiodifusão
	 
	Comunicação
	
	Escola
	
	Televisão
 
	 
	Divulgação
	
Explicação:
O avanço das tecnologias no campo da comunicação é decisivo para o estreitamento do mundo e a rápida conexão entre as pessoas. De fato, a comunicação torna o mundo uma "aldeia global".
	
	 
	Ref.: 201302852621
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	(UFMA) São características da Globalização:
		
	 
	A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.
	
	A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
	
	A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
	 
	O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
	
	A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
	
Explicação: a) Falso ¿ No processo de produção globalizado não há a adoção do modelo Toyotista de produção, nem a restrição dos mercados. b) Falso ¿ Não ocorre o aumento do controle estatal na economia. c) Falso ¿ Os índices de robotização na economia globalizada são elevadíssimos, pois intensificam a produção e são mais viáveis economicamente. d) Falso ¿ As políticas sociais e direitos trabalhistas não são características da economia globalizada. e) Verdadeiro ¿ As formações de blocos econômicos facilitam a circulação de mercadorias, proporcionando maiores mercados consumidores e investimentos de capital financeiro numa escala global.
	
	
 
		
 
	Exercício: CCJ0101_EX_A4_201301705551_V1 
	07/06/2018 09:53:33 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1
	Disciplina: CCJ0101 - TÓPICOS INTERDISCIPLINARES 
	201301705551
	 
	Ref.: 201304694204
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Conforme entendimento de Elenaldo Celso Teixeira, as ações dos poderes públicos são aquelas pautadas em diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público; regras e procedimentos para as relações entre poder público e sociedade, mediações entre atores da sociedade e do Estado. Portanto, tais ações do Estado traduzem, no seu processo de elaboração e implantação e, sobretudo, em seus resultados, formas de exercício do poder político, envolvendo a distribuição e redistribuição de poder, o papel do conflito social nos processos de decisão, a repartição de custos e benefícios sociais. Nesse sentido, tais ações por parte dos poderes públicos são denominadas de:
 
		
	 
	Políticas de Segurança
	
	Políticas SociaisA
	
	Ações Públicas
	
	Direitos Sociais
 
 
	 
	Políticas Públicas
	
Explicação:
As políticas públicas traduzem, no seu processo de elaboração e implantação e, sobretudo, em seus resultados, formas de exercício do poder político, envolvendo a distribuição e redistribuição de poder, o papel do conflito social nos processos de decisão, a repartição de custos e benefícios sociais. Logo, políticas públicas são ações do Estado sempre visando um interesse comum, um bem público.
Ref.: 201302808452
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Considerando a distinção conceitual entre grupos vulneráveis e minorias, assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, no Estado Brasileiro, um componente de grupo vulnerável e outro de uma minoria.
		
	
	Crianças e pessoas com deficiência física ou sofrimento mental.
	 
	Ciganos e praticantes do candomblé.
	 
	População de rua e índios.
	
	Adolescentes e mulheres.
	
	Homossexuais e idosos.
	
	 
	Ref.: 201302808435
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre a pobreza e desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as opções estão corretas.
	 
	A pobreza atinge todos os países, sendo este um problema social.
	
	Só existe desigualdade social abaixo da linha do Equador.
	 
	A desigualdade social atinge somente países não desenvolvidos.
	
	A desigualdade social não está associada ao capitalismo e ao sistema político.
	
	 
	Ref.: 201302808496
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída por lei federal,
		
	 
	objetiva a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nas áreas urbanas.
	
	estabelece a obrigatoriedade da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana para todos os municípios obrigados ou não à elaboração do Plano Diretor Municipal.
	
	não inclui em suas disposições regramentos sobre o transporte privado coletivo e o transporte motorizado privado
	 
	prevê a possibilidade de superávit entre o valor monetário da tarifa de remuneração da prestação do serviço de transporte público de passageiros e a tarifa pública cobrada do usuário.
	
	estabelece que o preço público cobrado do usuário pelo uso do transporte público coletivo deve cobrir os reais custos do serviço prestado pelo operador público ou privado, além da remuneração do prestador.
	
	 
	Ref.: 201304694213
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Lei 11.340/2006, cria mecanismos para conter-se a violência doméstica contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher. Dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências. Esta lei é socialmente reconhecida como
 
		
	 
	Lei Maria da Penha
	 
	Lei Ângela Dinis.
	
	Lei Marta Rocha
	
	Lei Mariele de Oliveira
 
	
	Lei Ruth Cardoso
	
Explicação:
"O caso nº 12.051/OEA, de Maria da Penha Maia Fernandes, foi o caso homenagem à lei 11.340. Maria da Penha era casada com Marco Antônio Heredia Viveros, que cometeu violência doméstica durante 23 anos de casamento. Em 1983, o marido por duas vezes, tentou assassiná-la. Na primeira vez, com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda, por eletrocussão e afogamento. Após essa tentativa de homicídio ela tomou coragem, o denunciou, pôde sair de casa devido a uma ordem judicial e iniciou a batalha para que seu então marido fosse condenado. Entretanto, o caso foi julgado duas vezes e, devido alegações da defesa de que haveria irregularidades, o processo continuou em aberto por alguns anos.
Em razão desse fato, o Centro pela Justiça pelo Direito Internacional (CEJIL) e o Comitê Latino - Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM), juntamente com a vítima, formalizaram uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, ocasião em que o país foi condenado[1] por não dispor de mecanismos suficientes e eficientes para proibir a prática de violência doméstica contra a mulher, sendo acusado de negligência, omissão e tolerância. Além disso, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos recomendou a finalização do processo penal do agressor de Maria da Penha, a realização de investigações sobre as irregularidades e os atrasos no processo, a reparação simbólica e material à vítima pela falha do Estado em oferecer um recurso adequado para a vítima e, por fim, mas não menos importante, a adoção de políticas públicas voltadas à prevenção, punição e erradicação da violência contra a mulher.
Assim, o governo brasileiro se viu obrigado a criar aprovar um novo dispositivo legal que trouxesse maior eficácia na prevenção e punição da violência doméstica e familiar no Brasil.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Maria_da_Penha
	
	 
	Ref.: 201304694210
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Para os estudiosos, o crescimento econômico não conduz automaticamente à igualdade nem à justiça sociais, pois não leva em consideração nenhum outro aspecto da qualidade de vida a não ser o acúmulo de riquezas, que se faz nas mãos apenas de alguns indivíduos da população. Por outro lado, quando se efetiva a geração de riquezas e sua justa distribuição com o intento de melhorar a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração, portanto, a qualidade ambiental do planeta etc., avistamos o fenômeno sócio-econômico denominado:
 
		
	 
	Desenvolvimento Econômico
	 
	Capitalismo Renano
	
	Crescimento sustentável
	
	Responsabilidade Social
	
	Socialismo Democrático
 
 
	
Explicação:
A ideia de desenvolvimento econômico parte da premissa que `o crescimento econômico¿ de um país não pode ficar restrito a um grupo de indivíduos, mas ser distribuído ao conjunto da sociedade porque ela tem natureza cooperativa. Sociedade justa é aquela em que as riquezas produzidas contemplam a todos, sem exceção.  
	
	 
	Ref.: 201302849989
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Entende-se por políticas públicas todas aquelas obrigações que delegamos à Administração Pública, para ela que realize ações, em nome do interesse público, com a grana que recolhe através dos tributos (impostos e demais taxas) que pagamos, para que possamos ter uma vida melhor em nossas cidades, nossos estados, nosso país. Diante desse contexto, podemos afirmar que constituem políticas públicas:
		
	
	O Saneamento, o acesso á educação e o direito ao entretenimento privado.
	 
	A saúde, o saneamento e a educação.
	 
	A saúde, o direito ao ócio e o direito de acesso ás empresas privadas.
	
	Os transportes, a cultura e o direito de acesso aos jogos eletrônicos.
	
	A cultura, a gameficação da vida e a saúde.
	
Explicação: Gameficação, jogos eletrônicos, acessa á empresas privadas não fazem parte de políticas públicas.
	
	
		
 
	Exercício: CCJ0101_EX_A5_201301705551_V1 
	07/06/2018 09:53:52 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1
	Disciplina: CCJ0101 - TÓPICOS INTERDISCIPLINARES 
	201301705551
	 
	Ref.: 201304611952
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sobre as teorias que tentam explicar a natureza jurídica da relação de emprego, assinale a alternativa incorreta:
 
		
	
	A Teoria do Institucionalismo impuro admite que exista ato volitivo do empregado, limitando-se contudo ao ingresso ou adesão à empresa que lhe impõe um estatuto legal previamente elaborado.
	
	A Teoria do Contrato-Realidade afirma que a relação jurídica de trabalho é representado pela vontade das partes, através de um contrato expresso ou pelo fato, representado pelo trabalho efetivo, mesmo que não tenho sido convencionado.
	 
	A Teoria da Relação de Trabalho despreza o ato volitivo como condição para a existência da relação de trabalho, bastando que haja inserção objetiva do empregado na empresa com a correspondente prestação de serviços.
	 
	É possível dizer que a Consolidação das Leis do Trabalho adotou a Teoria Contratualista,
que é aquela que despreza a vontade das partes uma vez que as normas contratuais devem respeitar os limites legais mínimos estabelecidos pelo Estado e irrenunciáveis pelas partes.
	
	A Teoria Institucionalista Pura prega que o interesse exclusivo da instituição empregadora deve prevalecer sobre os interesses individuais que nela ingressa.
	
Explicação:
Conforme definição do artigo 442 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é o acordo tácito ou expresso correspondente à relação de emprego. Nele contrata-se atividade e não resultado. É aquele pelo qual a pessoa natural obriga-se em troca de remuneração, prestar serviço ao empregador, em regime de subordinação a esta, pessoalmente e com continuidade.
Existem duas teorias que tentam explicar a natureza do contrato de trabalho:
A contratualista considera que a relação entre empregado e empregador um contrato, porque depende da vontade das partes.
A anticontratualista entende que o empregado apenas incorpora as atividades do empregador, não há autonomia para discutir os termos do contrato de trabalho. O empregador dita as regras, cabe ao empregado cumpri-las.
A maioria da doutrina adota a teoria contratualista. Outros entendem que a definição constante do artigo 442 da CLT adotou a teoria mista.
 
GABARITO: É possível dizer que a Consolidação das Leis do Trabalho adotou a Teoria Contratualista, que é aquela que despreza a vontade das partes uma vez que as normas contratuais devem respeitar os limites legais mínimos estabelecidos pelo Estado e irrenunciáveis pelas partes.
	
	 
	Ref.: 201302808465
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	É formada por espécies vivas que compreende plantas, animais e micro-organismos, que povoam desde as profundezas dos oceanos até as mais altas montanhas. É composta por uma enorme diversidade de espécies compreendidas como indivíduos semelhantes, com capacidade para se reproduzir entre si e naturalmente. Este conceito é dado a:
		
	
	É o que define os múltiplos usos no ecossistema.
	
	Não é um conceito usual para as ciências naturais.
	 
	Biodiversidade.
	
	Ecologia humana.
	
	Megassistema social.
	
	 
	Ref.: 201304611956
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A pessoa física que presta serviços esporádicos a uma ou mais empresas, sem, contudo, manter relação de emprego com qualquer delas, é considerada trabalhador
		
	
	avulso.
	 
	temporário.
	
	comissionado.
	
	autônomo.
	 
	eventual.
	
Explicação:
GABARITO - eventual.
TRABALHADOR EVENTUAL
     Há prestação de serviços de forma ocasional, esporádica. Há atuação em atividades não permanentes na empresa.
	
	 
	Ref.: 201304611935
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A relação de emprego tem como principal característica a presença do empregado, parte mais fraca da relação jurídica. O direito do trabalho foi pensado e criado exatamente para proteger a figura desse trabalhador. Portanto, é imprescindível que o operador do direito do trabalho (advogado, professor, procurador, juiz do trabalho, candidatos a cargos públicos etc.) saiba diferenciar o trabalhador em sentido amplo e o trabalhador com vínculo empregatício. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
		
	 
	O empregado é contratado em razão de suas qualidades pessoais (eficiência, lealdade, conhecimentos técnicos, moral etc.). Diante disso, não se pode fazer substituir por um terceiro.
	
	Presentes os quatro requisitos (pessoalidade, onerosidade, eventualidade e subordinação) será declarado o vínculo, independentemente da nomenclatura que seja utilizada para identificar o trabalhador (funcionário, colaborador, ajudante etc.).
	
	A subordinação do empregado decorre de lei, alcança a vida pessoal do trabalhador. O empregado fica sujeito às orientações dadas pelo empregador, como horário de trabalho, utilização de maquinário etc.
	
	O empregado é pessoa física ou jurídica (empresa, associação, cooperativa etc.). A lei trabalhista foi criada para protegê-lo. Assim, excluem-se da figura do empregado a prestação de serviços por animais.
	
	Presentes os sete requisitos .
	
Explicação:
Gabarito: O empregado é contratado em razão de suas qualidades pessoais (eficiência, lealdade, conhecimentos técnicos, moral etc.). Diante disso, não se pode fazer substituir por um terceiro.
CLT, Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
Requisitos do empregado:
1 - Pessoalidade
2 - Não eventualidade
3 - Subordinação
4 - Onerosidade
OBS. Há correntes doutrinárias que incluem a Alteridade como requisito para ser considerado empregado.
	
	 
	Ref.: 201302808454
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Ciência de grande importância no mundo contemporâneo, porque estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem:
		
	
	ECONOMIA
	 
	ECOLOGIA
	 
	GEOPOLÍTICA
	
	METEREOLOGIA
	
	AGRONOMIA
	
	
		
 
	Exercício: CCJ0101_EX_A6_201301705551_V1 
	07/06/2018 09:54:06 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1
	Disciplina: CCJ0101 - TÓPICOS INTERDISCIPLINARES 
	201301705551
	 
	Ref.: 201302808481
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	(SGA-AC) O caráter globalizado da economia contemporânea traz conseqüências que não se restringem ao sistema produtivo propriamente dito. Entre outros aspectos relevantes, pode-se afirmar que a globalização altera o papel e a forma de atuação dos Estados nacionais, modifica significativamente o mundo do trabalho, incentiva o contínuo desenvolvimento científico e tecnológico, subordina às leis do mercado atividades esportivas e artístico-culturais, e agiliza, sobremaneira, a circulação de bens e de capitais. Contudo, ao mesmo tempo em que faz avançar o turismo mundial, impõe barreiras à imigração, sobretudo quando se trata de egressos de áreas pobres que partem em busca de melhores condições de vida nos países mais ricos. Além disso, cada vez mais, condiciona as relações internacionais aos interesses econômicos. Entre as opções abaixo, assinale a que não corresponde a característica da globalização contemporânea.
		
	
	O aumento da capacidade de produção, assentada na tecnologia e voltada para um mercado extremamente competitivo.
	
	A formação de blocos regionais e continentais com o objetivo de melhor inserção na economia mundial.
	 
	A grande mobilidade financeira, com os capitais ¿ produtivos ou especulativos ¿ circulando com facilidade pelos mercados mundiais.
	
	Profunda desigualdade social entre as nações desenvolvidas e as não desenvolvidas do globo.
	 
	A ampliação dos mercados em decorrência da eliminação de políticas protecionistas por parte dos países economicamente mais poderosos.
	
Explicação:
Questão de acordo com a respectiva aula.
	
	 
	Ref.: 201302830528
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A responsabilidade social é uma atividade empresarial importante para a Administração. Dessa forma, quando um gerente precisa monitorar e avaliar o desempenho da responsabilidade social da empresa, ele lança mão de um(a):
		
	 
	Auditoria social
	
	Balanço social
	
	Contabilidade social
	 
	Gestão social
	
	Estratégia social
	
	 
	Ref.: 201302830537
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	São dificuldades que envolvem a responsabilidade social efetiva, EXCETO:
		
	
	Mensuração do retorno dos projetos sociais em termos de bem-estar social para as comunidades.
	
	Acompanhamento e avaliação da sociedade organizada em relação às ações sociais realizadas pelas empresas.
	 
	Uso de metodologias eficientes.
	 
	Participação ativa das comunidades do entorno das empresas.
	
	Identificação de
problemas sociais realmente prioritários pelos interessados.
	
	 
	Ref.: 201302830520
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	É uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos:
		
	 
	Rede Social
	
	Capital social
	
	Rede capital
	
	Capital mental
	
	Rede mental
	
	 
	Ref.: 201302830557
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Estamos tratando de uma dimensão relacionada à gestão dos recursos da economia voltados para o bem de todos, para o interesse comum:
		
	
	Setor privilegiado
	
	Setor terciário
	
	Setor privado
	 
	Setor público
	
	Setor responsável
	
	 
	Ref.: 201302808472
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	(SEDUC-PA) A globalização econômica dos dias atuais
		
	
	é um processo que já se encontra esgotado mundialmente.
	 
	não encontra apoio na nova ordem política internacional em gestação.
	 
	inclui-se na evolução complexa das formas de produzir e consumir que se desdobra da Terceira Revolução Industrial.
	
	é um processo sem raízes na história do capitalismo.
	
	está relacionada à ampla socialização e distribuição equitativa dos bens da produção.
	
	 
	Ref.: 201302808476
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	(PRODEB) ¿Dois conceitos muito discutidos nos dias atuais: __________________ é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo, de modo que as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta; enquanto __________________ é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
		
	
	neoliberalismo/socialismo
	 
	globalização / neoliberalismo
	 
	liberalismo econômico / socialismo
	
	socialismo / liberalismo econômico
	
	neoliberalismo / globalização
	
	 
	Ref.: 201302830558
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As novas tecnologias permitiram o estabelecimento de uma comunicação em rede e a emergência do ciberespaço. Nesse novo ambiente, surge a cibercultura, definida por Pierre Lévy como:
		
	
	Conjunto de redes digitais (computadores e HDTV) que pela interação entre os indivíduos desenvolve valores e novas potencialidades da inteligência coletiva.
	
	Manifestações socioeconômicas proporcionadas pela comunicação via internet e guiadas pelos princípios da globalização.
	 
	Conjunto de pensamentos e produtos intelectuais (blogs e e-books) que se caracterizam pela preponderância do imaginário frente às referencialidades reais.
	 
	Conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço.
	
	Espaço digital de alta conectividade para onde concorrem sujeitos simbólicos e suas manifestações culturais.
	
	
		
 
	Exercício: CCJ0101_EX_A7_201301705551_V1 
	07/06/2018 09:54:26 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1
	Disciplina: CCJ0101 - TÓPICOS INTERDISCIPLINARES 
	201301705551
	 
	Ref.: 201304719349
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa abaixo que corresponda, corretamente, ao significado de Welfare State:
 
		
	
	Estado paternalista
 
 
	 
	Estado Social
	
	Estado socialista
	 
	Estado de bem-estar social
	
	Estado regulador
	
Explicação:
Na língua portuguesa a expressão Welfare State tem o significado de Estado de Bem-Estar Social, isto é, estrutura política-institucional que busca estabelecer medidas de proteção aos cidadãos por meio de serviços públicos e condições econômicas que viabilizem uma vida digna.  
	
	 
	Ref.: 201302808486
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	(CGU) Sobre políticas públicas, assinale a única opção correta.
		
	 
	A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração, entre outras, das ações do poder público que promovam a democratização do acesso aos bens da cultura.
	
	Os Estados poderão vincular a fundo estadual de fomento à cultura percentual, definido na Constituição Federal, de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, incluindo-se entre os gastos a serem cobertos com esses recursos despesas com pessoal e encargos sociais, desde que diretamente decorrentes de ações ligadas aos programas e projetos culturais.
	 
	Entre as diretrizes constitucionais para o cumprimento pelo Estado de seu dever de fomentar práticas desportivas formais, encontra-se a vedação de destinação de recursos para o desporto de alto rendimento.
	
	O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade aos ensinos médio e superior.
	
	A União organizará e financiará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, e prestará assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória.
	
Explicação:
O Plano Nacional de Cultura (PNC) foi criado pela Lei n° 12.343, de 2 de dezembro de 2010 e representa um conjunto de princípios , objetivos, diretrizes, estratégias e metas que devem orientar o poder público na formulação de políticas culturais. Seu objetivo é orientar o desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente no Brasil.
	
	 
	Ref.: 201304719420
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os antropólogos elaboraram dois conceitos fundamentais à compreensão da cultura como um fenômeno complexo de viés histórico. O primeiro diz respeito ao etnocentrismo que vale dizer que, equivocadamente, se julga e condena os valores de uma cultura a partir da cultura do julgador; o segundo, diz respeito ao fato de que não existem culturas superiores umas às outras, mas relativas em suas complexidades valorativas, portanto somente diferentes. Nesse caso, assinale a alternativa correta que corresponda à ideia de inexistência de cultura superior versus cultura inferior.
 
		
	
	Multiculturalismo crítico
 
 
	
	Vanguardismo cultural
	 
	Diversidade cultural
	
	Multiculturalismo
	 
	Relativismo cultural
	
Explicação:
Relativismo Cultural refere-se ao fato de que não existem culturas superiores umas às outras, mas relativas em suas complexidades valorativas, portanto, somente diferentes.
	
	 
	Ref.: 201304654336
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre a setorização da estrutura da sociedade brasileira, assinale a resposta incorreta:
		
	
	O segundo setor, também denominado ¿setor privado ou particular¿ corresponde ao capital privado, com a aplicação dos recursos voltada ao benefício próprio.
	
	O primeiro setor, também chamado de ¿setor público¿ seria aquele no qual há origem e a destinação públicas dos recursos, corresponde às ações do Estado;
	
	O terceiro setor é representado por estruturas privadas e sem fins lucrativos voltadas a fins sociais. A geração de lucros ou excedentes financeiros deve ser reinvestida integralmente na organização. Estas entidades não
podem distribuir dividendos de lucros aos seus dirigentes.
	 
	O terceiro setor representa a esfera de atuação visando o bem comum mas sem origem estatal, formada a partir de iniciativas privadas, voluntárias, sem fins lucrativos.
	 
	O terceiro setor representa a prestação de determinados serviços a entes públicos ou privados por empresas privadas contratadas especificamente para determinada atividade. Terceiro setor é sinônimo de terceirização. 
	
Explicação:
O terceiro setor representa a esfera de atuação visando o bem comum mas sem origem estatal, formada a partir de iniciativas privadas, voluntárias, sem fins lucrativos. O terceiro setor representa um conjunto altamente diversificado de instituições, no qual se incluem organizações não governamentais, fundações e institutos empresariais, associações comunitárias, entidades assistenciais e filantrópicas, assim como várias outras instituições sem fins lucrativos. Não se confunde com a terceirização de serviços.
	
	 
	Ref.: 201302829921
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Guarda uma estreita vinculação com as etnias indígenas, que formam uma sociedade à parte na ¿chamada sociedade dominante¿: a do denominado ¿homem branco¿.
		
	
	Sociologia
	 
	Sociodiversidade
	
	Antropologia
	 
	Polaridade
	
	Multiplicidade
	
Explicação:
A sociodiversidade se apresenta como essa mistura de multiplas culturas dentro de uma mesma sociedade. Como acontece na sociedade brasileira, na qual temos a coexistência de diversas culturas como a indígena, do colonizador, dos imigrantes, etc. 
	
	 
	Ref.: 201302852626
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O termo _____________ se refere a uma pluralidade cultural que convive de forma harmônica. O termo costuma ser utilizado em alguns estudos antropológicos e sociológicos que tenta explicar como as sociedades que possuem um acervo cultural tão diferente convivem entre si. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
		
	
	Globalização.
	
	Identidade.
	
	Cultura de Massa.
	
	Indústria Cultural
	 
	Multiculturalismo.
	
Explicação: Multiculturalismo é a coexistência de várias culturas num mesmo território, país etc.
	
	 
	Ref.: 201304719414
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O terceiro setor representa a esfera de atuação pública não estatal, formado a partir de iniciativas privadas com gestão própria e visando o bem comum por meio:
 
		
	 
	Do trabalho voluntário e sem fins lucrativos
	
	Do amor ao próximo e sem fins pecuniários
	 
	Da ação revolucionária e consciente
	
	Da ação voluntária e com fins lucrativos
 
 
	
	Da caridade e ações filantrópicas
	
Explicação:
O Terceiro Setor representa um conjunto altamente diversificado de instituições, no qual se incluem organizações não governamentais, fundações e institutos empresariais, associações comunitárias, entidades assistenciais e filantrópicas, assim como várias outras instituições sem fins lucrativos, representando a esfera de atuação pública não estatal, formada a partir de iniciativas privadas, voluntárias, sem fins lucrativos, visando o bem comum.
	
	 
	Ref.: 201304722759
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A antropologia elaborou um conceito que retrata a pluralidade cultural que convive de forma harmônica. Esse conceito é utilizado pelos estudos antropológicos e sociológicos que tenta explicar como as sociedades que possuem um acervo cultural tão diferente convivem entre si. Então, é correto dizer que esse conceito que traduz a diversidade cultural é chamado de:
 
		
	 
	Antropologia cultural
	
	Liberalismo
	 
	Multiculturalismo
	
	Diversidade cultural
	
	Sociologia cultural
 
	
Explicação:
Multiculturalismo é o conceito antropológico segundo o qual as diversas culturas existem e interagem entre si, formando uma multiplicidade cultural em plena conexão.
 
	
	
 
		
 
	Exercício: CCJ0101_EX_A8_201301705551_V1 
	07/06/2018 09:54:46 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1
	Disciplina: CCJ0101 - TÓPICOS INTERDISCIPLINARES 
	201301705551
	 
	Ref.: 201304722806
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A comunicação virtual por meio do ciberespaço revela-se como fator fundamental de instrumentalidade para a inclusão do indivíduo em uma sociedade que cada vez mais se virtualiza digitalmente. Em sentido oposto, há uma exclusão digital que redunda numa exclusão social em virtude da falta de educação de boa parte do povo brasileiro. Nesse sentido, é correto dizer que a inclusão digital encaminha o indivíduo-cidadão ä:
 
		
	
	Política digital
	 
	Cidadania digital
	
	Ordem digital
	
	Organização digital
 
 
	
	Participação digital
	
Explicação:
A cidadania digital significa que o cidadão passa a participar dos benefícios que o mundo digital proporciona, visto que nossa era é permeada pela computação.  
	
	 
	Ref.: 201304722799
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Na medida em que se está tratando de uma tecnologia de ponta, com linguagem própria e que se modifica o tempo todo, é necessário se fazer investimentos também na educação (em nível pessoal e profissional), tendo em conta que os pressupostos relacionados às áreas sociais, culturais, políticas e econômicas compõem uma estrutura complexa, visando um tipo de bem traduzido pela equação entre interesses públicos e privados. Essa equação também pode ser entendida pela expressão:
 
		
	 
	Bem político
	 
	Bem comum
	
	Bem social
	
	Bem sindical
 
 
	
	Bem categorial
	
Explicação:
Bem comum significa uma expressão usada em Política cujo sentido significa favorecer a todos igualmente, sem nenhuma espécie de distinção.
	
	 
	Ref.: 201302830561
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Considere as duas afirmações abaixo: I - É inegável que a ¿internet¿ é hoje um dos meios de comunicação social mais necessários dentro do nosso contexto socioeconômico e tecnológico PORQUE II - Possibilita, por sua vez, a participação do cidadão na sociedade moderna, em razão da pluralidade de serviços e informações que contém. Agora indique a opção CORRETA:
		
	
	A primeira afirmativa está correta e a segunda está errada.
	 
	As duas afirmativas estão corretas e possuem relação entre si.
	
	As duas afirmativas estão erradas.
	 
	As duas afirmativas estão corretas, mas não possuem relação entre si.
	
	A primeira afirmativa está errada e a segunda está correta.
	
Explicação:
Com o processo de globalização e de inovação tecnológica o mundo está cada vez mais conectado em tempo real através da internet. Infelizmente, não são todos que têm acesso a essas tecnologias, seja por falta de infraestrutura, como, por exemplo, condições financeiras de comprar um celular ou computador, ou até mesmo acesso à luz elétrica ou linha telefônica. A falta desse acesso dificulta até o exercício da cidadania em seus diversos aspectos e, consequentemente, do mundo globalizado. Portanto, a internet é um importante meio de comunicação social para o mundo globalizado e, além disso, se constitui como meio de exercício da comunicação efetiva e participação social na sociedade moderna, estando essas duas questões intimamente ligadas.
	
	 
	Ref.: 201302830559
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O processo de globalização e de inovação tecnológica possibilitaram a interligação do mundo em tempo real, mas:
		
	
	Quase ninguém quer ter acesso a essas tecnologias.
	 
	Não são todos que têm acesso a essas tecnologias
	
	Todos estão com acesso a essas tecnologias.
	 
	Só tem acesso a essas tecnologias quem quer.
	
	Ninguém precisa ter acesso a essas tecnologias.
Explicação:
A utilização em massa das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) ligadas à modernização do setor produtivo e das atividades estatais promoveu o surgimento de uma nova classe de excluídos socialmente: os analfabetos digitais ou excluídos digitais. Trata-se de cidadãos e cidadãs que, quando vão à procura de emprego, por exemplo, não têm e-mail para fornecer em uma entrevista ou colocar no currículo; que precisam de uma certidão negativa da administração pública municipal, estadual ou federal, mas não fazem ideia de que pode ser obtida fora do ambiente físico da repartição pública; que não foram “alfabetizados” digitalmente, ou seja, não conseguem sequer entender o que significa o termo “mouse”; nunca estiveram diante de um computador e não têm acesso à Internet.
	
	 
	Ref.: 201304722791
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O ¿caput¿ do art. 5º de nossa Constituição Federal dispõe que ¿Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.¿ Assim, dentre os valores fundamentais elencados nesse artigo, encontra-se o direito/garantia à liberdade, que se revela a matriz para a compreensão da necessidade da democratização da inclusão digital em nosso país. Nesse caso, a inclusão digital como direito faz parte dos assim chamados:
 
		
	
	Direitos econômicos
	 
	Direitos humanos
	
	Direitos individuais
	 
	Direitos fundamentais
	
	Direitos ä informação
 
 
	
Explicação:
Assim sendo, é possível considerar que o direito à inclusão digital figura no rol dos direitos fundamentais, previstos na Constituição Federal de 1988, portanto é inegável que a ¿internet¿ é hoje um dos meios de comunicação social mais necessários dentro do nosso contexto socioeconômico e tecnológico e possibilita, por sua vez, a participação do cidadão na sociedade moderna, em razão da pluralidade de serviços e informações que contém, ou seja, a promessa realizada de um mundo sem fronteiras, permitindo a agilidade das comunicações, dos negócios, das transações econômicas e da própria circulação de informação.
	
	 
	Ref.: 201304722781
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	É inegável que hoje este meio de comunicação social mais necessários dentro do nosso contexto socioeconômico e tecnológico possibilita, por sua vez, a participação do cidadão na sociedade moderna, isso em razão da pluralidade de serviços e informações que contém, ou seja, a promessa realizada de um mundo sem fronteiras, permitindo a agilidade das comunicações, dos negócios, das transações econômicas e da própria circulação de informação. Esse meio de comunicação é chamado de:
 
		
	
	Faceboock
	 
	Twitter
 
 
	
	Youtube
	
	Google
	 
	Internet
	
Explicação:
A internet é o meio de comunicação que vem se tornando necessário porque não só estreita relações como facilita as trocas comerciais, busca de emprego, pagamentos de contas, educação etc.
	
	 
	Ref.: 201304680703
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A utilização em massa das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) ligadas à modernização do setor produtivo e das atividades estatais e da globalização das comunicações demandam uma nova habilidade aos que habitam a sociedade moderna. Essa habilidade de interagir por meios digitais e de utilizar a internet está dentro do conceito de:
		
	 
	Inclusão digital
	
	Analfabetismo funcional
	 
	Risco social
	
	Vício em tecnologia
	
	Exclusão social
	
Explicação:
Os incluídos digitais são cidadãos e cidadãs que têm acesso à internet, são capazes de interagir no mundo digital, possuem acesso a email e a computador. Tais pessoas foram "alfabetizadas" para utilizar o mundo digital e, com isso, estão preparadas para viver na sociedade moderna.
	
	 
	Ref.: 201302830560
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A utilização em massa das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) ligadas à modernização do setor produtivo e das atividades estatais promoveu o surgimento de uma nova classe de excluídos socialmente. São eles:
		
	
	Analfabetos comunicativos ou excluídos digitais.
	 
	Analfabetos digitais ou excluídos digitais.
	
	Analfabetos funcionais ou excluídos relativos.
	 
	Analfabetos relativos ou excluídos virtuais.
	
	Analfabetos funcionais ou excluídos funcionais.
	
Explicação:
Trata-se de cidadãos e cidadãs que, quando vão à procura de emprego, por exemplo, não têm e-mail para fornecer em uma entrevista ou colocar no currículo; que precisam de uma certidão negativa da administração pública municipal, estadual ou federal, mas não fazem ideia de que pode ser obtida fora do ambiente físico da repartição pública; que não foram “alfabetizados” digitalmente, ou seja, não conseguem sequer entender o que significa o termo “mouse”; nunca estiveram diante de um computador e não têm acesso à Internet.
	
	
		
 
	Exercício: CCJ0101_EX_A9_201301705551_V1 
	07/06/2018 09:55:06 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1
	Disciplina: CCJ0101 - TÓPICOS INTERDISCIPLINARES 
	201301705551
	 
	Ref.: 201302808501
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Desenvolvimento Sustentável (TRF 5a. Região)
		
	
	envolve iniciativas que concebem o meio ambiente de modo articulado com as questões sociais, tais como: saúde, habitação e educação, e que estimulem uma visão acrítica da população acerca das questões ambientais.
	 
	significa crescimento econômico com utilização dos recursos naturais, porém com respeito ao meio ambiente, à preservação das espécies e à dignidade humana, de modo a garantir a satisfação das necessidades das presentes e futuras gerações.
	
	significa crescimento da economia, demonstrado pelo aumento anual do Produto Nacional Bruto (PNB) combinado com melhorias tecnológicas e ganhos sociais relevantes.
	
	e crescimento econômico são sinônimos, significando atividades de incentivo ao desenvolvimento do país, seguindo modelos de avanço tecnológico e científico.
	
	pode ser alcançado somente através de políticas e diretrizes governamentais de estímulo à redução do crescimento populacional do país, tendo em vista que a dinâmica demográfica exerce forte impacto sobre o meio ambiente em geral e os recursos naturais em particular.
	
Explicação:
O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades.
	
	 
	Ref.: 201304719009
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta um fator ligado à constituição e expansão do processo de urbanização:
		
	
	industrialização
	 
	reforma agrária
	
	metropolização
	
	êxodo rural
	
	mecanização do campo
	
Explicação:
Os principais fatores que constituem ou intensificam a urbanização são: o processo de industrialização, com o aumento de empregos; e o êxodo rural, que ocorre por meio da mecanização do campo, da concentração fundiária, dos fatores atrativos das cidades, entre outros elementos. Além disso, a urbanização quase sempre acontece acompanhada de uma metropolização, a concentração da população em metrópoles.
	
	 
	Ref.: 201304723344
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Segundo a ONU, o verdadeiro desenvolvimento econômico é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades. Assim, esse desenvolvimento é denominado de:
 
		
	
	Desenvolvimento igualitário
 
	
	Desenvolvimento racional
	 
	Desenvolvimento
sustentável
	
	Desenvolvimento planetário
	
	Desenvolvimento multilateral
	
Explicação:
¿O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.¿
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/
	
	 
	Ref.: 201304685665
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Avalie as seguintes afirmativas: I - Em seu sentido mais amplo, a estratégia de desenvolvimento sustentável visa a promover a harmonia entre os seres humanos e a humanidade e a natureza; II - O desenvolvimento é considerado sustentável quando objetiva o aumento da produção a qualquer custo, independentemente dos impactos ambientais; III - O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades.
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
Explicação:
A afirmativa II está incorreta já que o desenvolvimento sustentável prega exatamente que a apmpliação da produção deve se dar com o menor impacto ambiental possível.
	
	 
	Ref.: 201304719025
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A urbanização dos países subdesenvolvidos constitui um fenômeno marcante da segunda metade do século XX. As características desse fenômeno, na América Latina, expressas na paisagem urbana das metrópoles, são decorrentes da:
		
	
	inovação tecnológica e do aumento da produtividade das indústrias de bens de consumo, para suprirem as necessidades da vida urbana.
	 
	industrialização tardia e da modernização das atividades agrícolas, conjugadas à concentração de pessoas nas grandes cidades.
	 
	 implementação de parque industrial e da regulação, por meio do planejamento governamental, de deslocamentos populacionais para as cidades.
	
	aglomeração humana e do aumento do poder aquisitivo da população, favorecidos pela expansão do capital financeiro na economia.
	
	instalação de indústrias de bens de produção nos arredores das pequenas cidades e próximas às fontes de matéria-prima.
	
Explicação:
Os países subdesenvolvidos saíram muito atrás no processo de industrialização, o que resultou em um processo de industrialização intensa em pouco espaço de tempo, aliada a uma falta de ordenamento das cidades. A mecanização do campo, através da revolução verde, foi, em muitos países, a porta de entrada para a industrialização efetiva destes países..
	
	 
	Ref.: 201304719013
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Cidade com uma grande quantidade de habitantes, concentrando em torno de si um amplo capital e representando uma centralidade financeira, possui, ainda, referência e um nível de influência internacional, abrigando sedes de grandes companhias multinacionais e de instituições financeiras importantes, tais como as bolsas de valores. O conceito acima faz referência:
		
	
	Às megalópoles
	
	Às megacidades
	
	Às metrópoles internacionais
	 
	Aos centros sociais financeiros
	 
	Às cidades globais
	
Explicação:
O enunciado do texto faz referência às cidades globais, grandes centros econômicos que se articulam com outras partes do mundo. Costumam abrigar sedes e centros administrativos de grandes empresas e possui uma representatividade em nível global.
	
	 
	Ref.: 201304723324
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Grande parte do produto do trabalho dos trabalhadores do campo vira mercadoria que irá para o mercado. Assim, é do campo que vem a alimentação de quem vive na cidade, mas, por outro lado, é a cidade quem fornece as ferramentas, os artigos industrializados e a tecnologia para essa produção de alimentos. Nesse caso, quem produz estas mercadorias para o mundo rural são:
 
		
	
	Os funcionários públicos
	 
	Os produtores agroindustriais
 
 
	 
	Os trabalhadores urbanos
	
	Os comerciantes
	
	Os financistas
	
Explicação:
Os trabalhadores urbanos são responsáveis pela produção de bens necessários à vida dos indivíduos que moram no campo.  
	
	 
	Ref.: 201304685668
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O movimento populacional denominado êxodo rural pode ser conceituado como:
		
	 
	O deslocamento de pessoas da zona rural (campo) para a zona urbana (cidades). Ele ocorre quando os habitantes do campo visam obter condições de vida melhor.
	
	A adoção dos costumes e estilo de vida da população das cidades pela população do campo.
	 
	O desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades.
	
	A adoção dos costumes e estilo de vida da população do campo pela população das cidades.
	
	O movimento de retorno da população para o campo.
	
Explicação:
O êxodo rural é o movimento de massas que se caracteriza pelo deslocamento de pessoas da zona rural (campo) para a zona urbana (cidades). Ele ocorre quando os habitantes do campo visam obter condições de vida melhor. O objetivo da questão é testar a compreensão do aluno com relação ao processo de urbanização da sociedade brasileira através do movimento populacional do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida.
 
	
	
 
		
	 
	Exercício: CCJ0101_EX_A10_201301705551_V1 
	07/06/2018 09:55:25 (Finalizada)
	Aluno(
	2018.1
	Disciplina: CCJ0101 - TÓPICOS INTERDISCIPLINARES 
	201301705551
	 
	Ref.: 201302808506
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	(TRT 15a. Região) No tocante à flexibilização e à desregulamentação trabalhistas,
		
	 
	flexibilização trabalhista é a possibilidade jurídica de diminuição da imperatividade das leis trabalhistas ou da amplitude de seus efeitos, em conformidade com autorização fixada por norma heterônoma estatal ou por norma coletiva negociada.
	 
	desregulamentação, também chamada de desregula- ção trabalhista, ocorre por meio de iniciativas legais, com o intuito de abrandar as leis trabalhistas e criar novas formas jurídicas de labor, mantendo-se, entretanto, o intervencionismo e o protecionismo das leis juslaboralistas.
	
	o Direito do Trabalho vem reconhecendo, em regra, as normas flexibilizadas como meio de privilegiar a negociação coletiva, citando, como exemplos, a extensão da jornada dos turnos ininterruptos de revezamento para oito horas diárias, a diminuição do intervalo intrajornada para meia hora para jornadas superiores a seis horas e o alargamento do prazo legal permitido para pagamento de salários após o quinto dia útil do mês.
	
	as fórmulas de flexibilização e de desregulamentação trabalhistas, na verdade surgiram no atual período histórico em que vive o Brasil, como forma de fomentar o emprego formal, buscando maior aproximação entre as novas relações laborais e as antigas leis trabalhistas que regem os contratos de emprego, sem, com isto, precarizar as condições de trabalho.
	
	flexibilização autônoma trabalhista se realiza através de negociação coletiva e encontra limites somente na Constituição Federal e nas leis trabalhistas nacionais, tendo em vista a autonomia da vontade das partes e a participação do sindicato profissional na negociação.
	
	 
	Ref.: 201302829918
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Marque a opção que NÃO está relacionada à Democracia, sistema (regime) de organização social:
		
	
	Sistema político cujas ações atendem aos interesses populares
	
	Sistema
político comprometido com a igualdade ou com a distribuição equitativa de poder entre todos os cidadãos
	 
	Governo no qual o povo toma as decisões importantes a respeito das políticas públicas
	
	Governo do povo; governo em que o povo exerce a soberania
	 
	Sistema político comprometido com a divindade e soberania do governante.
	
	 
	Ref.: 201302829926
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	(IBMEC) Em 2006, o grupo Hamas venceu as eleições na Palestina. Sobre esse grupo, é correto afirmar que:
		
	 
	Surgiu na segunda Intifada como um movimento de resistência islâmica para lutar contra a existência do Estado de Israel. Atentados suicidas foram cometidos pelo braço armado do grupo, as brigadas de Al-Aqsa.
	
	Surgiu como um grupo armado de resistência à ocupação israelense, mas abandonou os atentados suicidas após a retirada de colonos israelenses da Faixa de Gaza, voltando-se para a ação política.
	
	Surgiu em 1987, no início da primeira Intifada, com o objetivo de combater a ocupação israelense. Ao longo de sua história, cometeu uma série de atentados suicidas contra alvos israelenses, sendo considerado um grupo terrorista.
	 
	Foi grande fiador político dos Acordos de Oslo entre os palestinos. Seu fundador, o Sheikh Yassin, empenhou-se pelas conversações com Israel e Estados Unidos, opondo-se ao grupo Fatah.
	
	Foi criado por Yasser Arafat na primeira Intifada, sempre esteve dividido entre um braço político e outro armado. Enquanto, o braço armado foi responsável por atentados contra Israel, o braço político disputa eleições parlamentares.
	
	 
	Ref.: 201302853033
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	"__________ representa um sistema político no qual as pessoas de um país podem participar ativamente da vida política, ou seja, da vida da pólis (cidade, em grego)." Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
		
	 
	Democracia
	
	Ética
	
	Sociedade
	 
	Sociodiversidade
	
	Globalização
	
Explicação: Democracia representa um sistema político no qual as pessoas de um país podem participar ativamente da vida política, ou seja, da vida da pólis (cidade, em grego). O que caracteriza a democracia é exatamente a possibilidade real de as pessoas livremente expressarem suas opiniões sobre os assuntos que são do interesse geral da sociedade ou seja, liberdade de expressão e manifestação de opiniões.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais