Buscar

TANATOLOGIA.AV1eAV2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TANATOLOGIA – AV1 e AV2 2018.1
1) Durante as várias fases da vida, vivenciamos as chamadas mortes simbólicas. Estas mortes são consideradas:
R: Importantes para aceitação da realidade, além proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas
2) Dentre os aspectos psicológicos da morte e do morrer, está a construção da identidade que não se caracteriza por:
R: Percepção de si no contexto social, não há necessidade de percepção do outro. 
3) Sobre as divisões didáticas da morte. Assinale a alternativa que corresponde a descrição. 1. Parece que a pessoa está morta, são quadros diversos que aparentam ou simulam a morte; era o estado conhecido como catalepsia, atualmente, com os aparelhos existentes, consegue-se detectar este estado e raramente acontece a catalepsia. 2. Parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa, pode ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro). 3. Desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo). A sequência correta é: 
R: Morte aparente, morte relativa e morte absoluta
4) O paciente terminal é aquele em que todos os esforços diagnósticos e terapêuticos foram realizados e não houve resposta favorável. É nesta realidade que surgem os cuidados paliativos como opção digna e ética para estes pacientes sem possibilidades terapêuticas. Considerando os paradigmas dos cuidados paliativos, analise os itens: I. Os cuidados paliativos aumentam a qualidade de vida de pacientes que enfrentam uma doença terminal e seus familiares, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. II. Os limites do curar são mais amplos que o do cuidar. III. Dar suporte psicológico, social e o espiritual ao doente terminal e seus familiares não se constitui cuidado paliativo. IV. Para o paciente terminal, o cuidado de enfermagem abrange uma visão humanística que considera não somente a dimensão física, mas também as preocupações psicológicas, espirituais e sociais do paciente. Leia as alternativas acima e escolha a opção correta:
R: Os itens I e IV estão corretos.
5) No que se refere à visão de morte na sociedade capitalista ¿ Ocidental, é correto afirmar que: I) Com os progressos da terapêutica e cirurgia, sabe-se cada vez menos quando uma doença grave será mortal ou não. II) A morte vem quase em surdina com uma cumplicidade dos amigos e familiares que, por amarem o doente e não querendo vê-lo partir, negam-lhe a morte. III) Os profissionais de saúde, obstinados pela cura, estão sempre lançando mão de suas onipotências e de uma ¿última medida terapêutica eficaz¿ para prolongar a vida - o médico é o profissional que define a questão da vida e da morte. IV) Muitas vezes o paciente não sabe como morrer, e o profissional de saúde é incapaz de lhe explicar o sentido da morte; V) Há uma mudança radical na visão da morte: a ilusão da eternidade dá ao homem a sensação de poder dominar e controlar as coisas, as pessoas e conservar o que tem. Assim, a possibilidade de morte é afastada. Estão corretas as seguintes afirmativas: 
R: I, II, III, IV, V
6) Um paciente que apresente ausência total e irreversível das funções do córtex e do tronco cerebral é considerado como apresentando:
R: Morte cerebral 
7) Leia este caso e responda a questão: Um paciente com metástase cerebral, pulmonar e intestinal, evoluiu para os ossos e a dor era "violenta". Foi internado na UTI e foram iniciadas medidas terapêuticas, tais como drogas vasoativas em alta dosagem, diálise (hemodiofiltração), ventilação mecânica. Após uma PCR foram iniciadas manobras de RCP sem êxito. Que nome é dado à morte no caso da ressuscitação cardiorrespiratória sem êxito?
R: Morte clínica;
8) Para alguns autores, o homem ocidental capitalista recusa-se a encarar situações angustiantes, dentre elas, a morte. Isto fica evidenciado nas seguintes situações: I) Esconder de um doente sua doença fatal o máximo de tempo possível. II) Pensar que a ideia de morte está relacionada ao outro e não a si. III) Se conformar em viver menos para não morrer tanto. 
R: as afirmativas são todas incorretas; 
9) No que diz respeito às mortes simbólicas é correto afirmar que: I) preparam o homem para vivenciar frustrações. II) quanto melhor for a capacidade do sujeito em lidar com a frustração mais saudável é a pessoa. III) quanto mais criativas forem as respostas para os problemas que a vida, mais saudável será a pessoa. IV) a vivência das mortes simbólicas prepara para a vivência da morte real, além de proporcionar melhor qualidade de vida.
R: Não há afirmativas erradas;
10) Leia as alternativas abaixo e responda: I. A vivência das mortes simbólicas nos prepara para a vivência da morte de um ente querido, além de nos proporcionar melhor qualidade de vida e consciência de nossas reais possibilidades. II. A morte simbólica pode ser representada pela perda de um paciente querido, pois apesar de não ser da família é como se fosse. III. Só existe luto quando existe vínculo com a pessoa que foi perdido. IV. O luto antecipatório acontece quando a morte acontece entre as pessoas de risco, exemplo: piloto de corrida ou de avião. V. A morte simbólica pode ser representada pela perda de um emprego . De acordo com as proposições supracitadas marque a alternativa CORRETA:
R: Estão corretas as proposições I, III e V;
11) São características da etapa conhecida como Morte do Outro, segundo Philippe Ariès:
R: Ofícios fúnebres 
12) Suicídio é considerado como uma autoeliminação consciente, voluntária e intencional. Num sentido mais amplo, o suicídio inclui processos autodestrutivos inconscientes, lentos e crônicos, com base nesta informação as causas que levam uma pessoa a cometer suicídio são:
R: Desemprego, problemas no trabalho, fim de relacionamento afetivo , conflitos familiares; 
13) Durante a nossa existência, lidamos com várias mortes (etapas da vida, relacionamentos, emprego, etc). Saber viver estas mortes é importante por que: 
R: Prepara para a vivência da morte real
14) Para os Ocidentais o enfrentamento da morte:
R: tem como reação à morte revela procedimentos de ocultamento, vergonha, raiva, temor. 
15) Suicídio é considerado como uma autoeliminação consciente, voluntária e intencional. Num sentido mais amplo, 
o suicídio inclui processos autodestrutivos inconscientes, lentos e crônicos, com base nesta informação as causas que levam uma pessoa a cometer suicídio são:
R: Desemprego, problemas no trabalho, fim de relacionamento afetivo, conflitos familiares 
16) Durante a vida, o ser humano passa por perdas naturais do desenvolvimento, que o preparam para a vivência de perda e finitude. Desta forma, a criança que é poupada de frustrações terá mais dificuldade de viver perdas, lutos e a morte propriamente dita. O tema da morte deve ser abordado porque?
R: Lidar com a morte é lidar com a noção do limite, de plenitude, de imortalidade. Nesse sentido o homem se angustia com a certeza da finitude e busca defender-se desse mal-estar projetando idéias de imortalidade: através de sua descendência, de suas obras, de grandes feitos
17) Marque a alternativa correta sobre as afirmações de Erich Fromm: I) O homem moderno se separou da natureza e das outras pessoas na busca de uma liberdade que o deixa desamparado e isolado. II) A morte é vista hoje como um acontecimento genérico, longínquo e impalpável. III) O homem moderno recusa em admitir a morte como um acontecimento que o atinge pessoalmente:
R: as três afirmativas são corretas 
18) De acordo com Santos e Bueno (2011), no seu estudo Educação para morte a docentes e discentes de enfermagem: revisão documental da literatura científica
R: Os docentes vivenciam sentimentos de desamparo, temor e insegurança sobre como expressarão o sentimento de morte aos alunos e aos familiares do paciente.
19) D.R.S., 5 anos, masculino, é encaminhado de hospital do interior do estado para UTI pediátri ca da capital, por desidratação e sepse, após quadro de gastroenterite aguda. Apresenta parada cardiorrespiratória durante o
transporte, sendo socorrido _ após 40 minutos _ no hospital mais próximo . É recebido na UTI da capital em mau estado geral, necessitando de suporte cardiocirculatório, ventilação mecânica e, posteriormente, hemodiálise. O quadro infeccioso evoluiu com meningite. Após 3 meses ficou estável hemodinamicamente, mas dependente de ventilação mecânica. No caso acontece a PCR que é revertida, como pode ser chamada a morte? Marque a alternativa correta:
R: Morte relativa 
20) Qual a diferença da morte no Ocidente e Oriente 
R: No Oriente a morte surge como um estado de transição e no Ocidente como fracasso 
21) É função a tanatologia:
R: Irá analisar os fenômenos cadavéricos e sinais tanatológicos, 
22) Entende-se por "Morte Simbólica
R: Morte de um relacionamento
23) Considere as seguintes afirmativas sobre as características presentes nas pessoas que tentam suicídio: Quando as pessoas são suicidas, seus pensamentos, sentimentos e ações são constritos. Elas pensam rígida e drasticamente. Isto quer dizer que seus desejos de viver e morrer trabalham numa gangorra, há um desejo de sair da dor de viver e um desejo de viver.
R: As duas afirmativas estão corretas, mas não se complementam. A primeira se refere a característica da rigidez no suicida e a segunda se refere a característica da ambivalência
24) No atendimento de um paciente que tentou o suicídio, o enfermeiro deve entender que este ato é um pedido de ajuda. Tal pedido não é manifesto de forma verbal previamente por que o paciente: I) Tem receio da reação das outras pessoas II) Tem medo de ser excluído da sociedade pelas questões culturais III) Vive sob dogmas religiosos vigentes na sociedade IV) Tem medo de ser privado de sua liberdade:
R: Todas as afirmativas são verdadeiras 
25) Houve uma mudança de cultura a cerca de onde o paciente terminal deveria permanecer até o óbito. Antes o paciente morria em casa e agora no hospital. O nome dado a essa representação de morte é :
R: Morte invertida
26) De acordo com dados estatísticos encontrado em alguns países, estima-se que o número de tentativas de suicídios é até vinte vezes maior do que os casos consumados(OMS, 2011). Por isso é importante observar que existem sintomas e causas desses suicídios. Marque a alternativa que indique causas
R: A buso físico ou sexual, história familiar de violência ou suicídio
27) Suicídio é um problema complexo para o qual não existe uma única causa ou uma única razão. Ele resulta de uma complexa interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais. Contudo a maioria dos suicídios pode ser prevenida. Suicídio é uma questão de Saúde Pública em todos os países. (OMS, 2000)Sabendo disso, marque a alternativa CORRETA sobre o suicídio
R: O profissional deve ouvir, mostrar empatia, e ficar calmo; ser afetuoso e dar apoio; Levar a situação a sério e verifique o grau de risco; Perguntar sobre tentativas anteriores; Explorar as outras saídas, além do suicídio; 
(Adaptado: OMS, 2000) 
28) Em algumas sociedades primitivas, a morte era vista:
R:Não como uma dissolução, mas como uma passagem à comunidade dos mortos 
29) O desafio ético é considerar a questão da dignidade no adeus á vida, para além da dimensão fisico- biológica e para além do contexto médico hospitalar, ampliando o horizonte e integrando a dimensão sócio relacional. Neste sentido a ortotanasia é definida como sendo: Marque a alternativa correta.
R: Morte ao seu tempo. Morte digna, sem abreviações desnecessárias e sem sofrimentos adicionais; morte no tempo certo, natural e humana. A pessoa recebe cuidados de forma digna, humana e respeitosa, é assistida de maneira mais natural possível na sua morte.
30) Os profissionais de saúde não gostam de pensar na morte dos pacientes que cuidam. Segundo Cassorla, esta situação se dá por que: I) Tais profissionais não sabem lidar com suas emoções pessoais. II) Na maioria das vezes não sabem lidar com os aspectos emocionais dos seus pacientes.III) Não pensam na morte porque é uma situação vivenciada no dia-a-dia, e deve ser encarada como uma vivência natural, sem muito envolvimento.
R: São corretas as afirmativas I e II
31) Assim como o nascer, a morte faz parte do processo de vida do ser humano. Em relação à morte e ao processo de morrer, cada sociedade tem comportamentos, hábitos, crenças e atitudes, que oferecem aos indivíduos uma orientação de como devem se comportar, refletindo a cultura de cada região. Nesta perspectiva, escolha a assertiva errada quanto ao significado da morte para a sociedade oriental e ocidental.
R: No Oriente, no início, o corpo era costurado em uma mortalha, depois passou a ser ocultado em um cercueil (caixão).
32) No que diz respeito às mortes simbólicas é correto afirmar que: I) preparam o homem para vivenciar frustrações. II) quanto melhor for a capacidade do sujeito em lidar com a frustração mais saudável é a pessoa. III) quanto mais criativas forem as respostas para os problemas que a vida, mais saudável será a pessoa. IV) a vivência das mortes simbólicas prepara para a vivência da morte real, além de proporcionar melhor qualidade de vida.
R: Não há afirmativas erradas. 
33) Na legislação brasileira, a eutanásia é vista como homicídio, com base em uma definição de óbito, qualquer que seja ela. Marque a questão que define o termo Eutánasia.
R: EUTANÁSIA: (termo do grego - boa morte ou morte apropriada). Morte sem dor ou sofrimento. Ato de pôr fim à vida de uma pessoa enferma, que sofre terrivelmente. Provoca-se a morte de um doente com o fim de cessarem os sofrimentos intoleráveis e inúteis. (Oguisso & Zoboli)
34) No que diz respeito à ética na assistência ao paciente terminal, podemos afirmar que:
R: Dentro dos hospitais é comum falar de doenças e não de pessoas. Muitos profissionais da área de saúde têm receio de formar qualquer tipo de vínculo com o paciente por medo de sofrer com a perda deste.
35) Segundo Kübler-Ross: I - A barganha é o terceiro estágio pelo qual passa o paciente terminal. II - Neste estágio, o paciente almeja um prolongamento da vida, ou mais alguns dias sem dor ou males físicos. III - Neste estágio, a maioria das barganhas são feitas com Deus.
R: Todas as afirmativas são corretas 
36) A RESOLUÇÃO do Conselho Federal de Medicina (CFM) Nº 1.826/2007 dispõe sobre a legalidade e o caráter ético da suspensão dos procedimentos de suportes terapêuticos quando da determinação de morte encefálica. Com relação a esta Resolução marque a alternativa verdadeira:
R: Após o fechamento do Protocolo de Morte Encefálica, o médico responsável pelo paciente pode esperar a família chegar ao hospital para retirada do suporte terapêutico, neste caso a hora e data registradas na Declaração de Óbito serão as mesmas da determinação de morte encefálica.
37) Lidar com um paciente terminal implica lidar com uma família com dúvidas, aflições e angústias. 
R: A Equipe de Saúde deve compreender a dor vivenciada pelos familiares diante da possibilidade de uma separação definitiva que os levará a uma desestruturação e, por conseguinte a uma necessidade de adaptação à nova realidade.
38) Os profissionais de enfermagem frente ao paciente que tentou o suicídio. Marque a sentença verdadeira. I. O profissional de enfermagem não é importante durante o processo de terapêutico. Sendo responsabilidade exclusiva do médico. II O profissional de enfermagem deve estabelecer um relacionamento terapêutico com o paciente e uma relação de confiança e empatia. III. O profissional da enfermagem para cuidar de paciente com ideia suicida não é necessário qualificação e tao pouco preparo para esse tipo de abordagem. IV O paciente durante o relacionamento interpessoal com o profissional de enfermagem, tende a se desarmar, revelando fatos que não havia dito a outros profissionais. Isso acontece pelo contato distante que se estabelece com o paciente.
R: F, V, F, F
39) Durante a vida, o ser humano passa por perdas naturais do desenvolvimento, que o prepara para a vivencia
de perda e finitude. Desta forma, o indivíduo que é poupado de frustrações terá mais dificuldade de viver perdas, lutos e a morte propriamente dita. O tema da morte deve ser abordado por quê?
R: lidar com a morte é lidar com a noção do limite, de plenitude, de imortalidade. Nesse sentido o homem se angustia com a certeza da finitude e busca defender-se desse mal estar projetando ideias de imortalidades: através de sua descendência, de suas obras, de grandes feitos.
40) Kübler-Ross foi a pioneira em descrever as atitudes e raçoes emocionais suscitadas pela aproximação da morte em pacientes terminais, reações humanas que não dependem de um aprendizado só cultural. Seus trabalhos descrevem a identificação dos cinco estágios que um paciente pode vivenciar durante sua terminalidade, que são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Aponte a alternativa correta:
R: a negação pode ser uma defesa temporária ou, em alguns, casos pode sustentar-se ate o fim. O paciente desconfia de troca de exames ou competência da equipe de saúde. Geralmente o pensamento que traduz essa defesa é: ‘‘não, eu não, é verdade”.
41) Sobre a concepção de morte, estão corretas as afirmativas:
II a morte acompanha todas as pessoas desde a pré-história, o homem desenvolveu sistemas de se relacionar com esse aspecto, mesmo assim, ainda hoje é sinal de espanto para muitos. II o homem o único ser vivo que tem consciência da sua própria morte. Com os avanços e a luta da medicina preconizam garantir longevidade e qualidade e vida. III a morte é somente um evento final e biológico, as ciências como Sociologia, Filosofia, Antropologia, Psicologia, Pedagogia, entre outras não se preocupam com a finitude. Aspectos sobre o conceito de morte e o que ocorre quando morremos não são questões centrais para as pessoas de todas as culturas.
R: as afirmativas I e II são corretas
42) Marque a alternativa que melhor define o conceito de tanatologia:
R: é o estudo da morte e dos processos emocionais e psicológicos que envolvem a relação à morte, incluindo o luto e a perda.
43) Sobre o suicídio é correto afirmar:
I geralmente os homens tentam mais o suicídio, quanto que as mulheres essa tentativa culmina, na maioria das vezes , em morte. Isto ocorre porque os homens procuram meios mais lentos para a tentativa do suicídio como armas de fogo, enforcamento, uso de armas brancas, ingestão de substâncias nocivas, enquanto as mulheres comentem as tentativas por intoxicação exógenas e outros meios mais eficazes. II entre os principais determinantes de tentativa de suicídio: é a ocorrência de tentativa anterior, histórico de suicídio na família e em pessoas mais próximas e ser portadora de transtornos mentias, mais especificamente a depressão. III para a organização mundia da saude (OMS), suicídio constitui-se um ato coletivo iniciado e levado a cabo por um grupo de pessoas com pleno conhecimentoou expectativa de um resultado fatal.
R: as afirmativas I e III são incorretas.
45) No artigo ‘‘CUIDADO DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE ENFRENTAMENTO DE PERDA E LUTO’’, são apresentados conceitos de luto, marque a opção incorreta:
R: com o passar dos tempos, as formas de luto dos diversos grupos sócias começaram a sofrer mudanças, e continuam mudando, da mesma forma compreendemos que seus valores e práticas permaneceram com as mesmas características ao longo da historia, as famílias buscaram não reagir à morte.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais