Buscar

Relação interpessoal no ambiente institucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A escola contribui para o desenvolvimento social e intelectual dos alunos, por isso precisa ser um local cujo relacionamento seja saudável, para todos que interagem dentro desse ambiente, o resultado final é refletido no aluno, por isso existe a necessidade de se respeitar e desenvolver uma comunicação sadia.
Saber se relacionar com o grupo de trabalho, com a direção, funcionários e com os alunos é fundamental para que o trabalho seja completo.
Não podemos escolher com quem trabalhamos, porem independentemente do grau de afinidade que temos com as pessoas precisamos nos unir para alcançarmos os objetivos propostos.
É preciso entender que dentro de um grupo de pessoas existem indivíduos cuja personalidade é distinta, formas diferentes de trabalhar, cada um teve uma vivencia, uma experiencia que pode ser agregada para o bom funcionamento da instituição escolar.
Uma das ações para tornar a instituição mais harmonioso é estabelecer um ambiente democrático deixando que todos participem, estudantes, professores e funcionários e a comunidade. Esse ambiente de ensino coloca os alunos como atores centrais do processo educacional, os educadores participam facilitando as atividades de acordo com os interesses dos estudantes.
Dar autonomia para que todos possam expressar suas ideias, projetos, dando espaço para que as ideias sejam expostas, dando vez e voz para todos independente de quem seja.
 A escola é feita por todos, ninguém trabalha sozinho, se não houver comunicação, as relações se tornam embaraçosas.
Tendo este pensamento, professores, pais, funcionários e alunos devem focar suas energias na construção de pilares consistentes nos valores morais dentro das escolas e das comunidades em que estão inseridos. Nós adultos somos exemplos para as crianças.

Outros materiais