Buscar

discursiva legislação trabalhista e previdenciaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (409861) - Legislação Trabalhista e Previdenciária (RHU04)
1. A trajetória do direito do trabalho no Brasil vem evoluindo desde a abolição da escravatura até a atual democracia. O Direito do Trabalho, além de outras particularidades, possui uma divisão identificada em Direito do Trabalho Individual e Direito do Trabalho Coletivo. Descreva o Direito do Trabalho Individual e o Direito do Trabalho Coletivo, de forma que seja possível identificar claramente a característica que pressupõe esta divisão.
RESPOSTA ESPERADA:
O Direito Individual do Trabalho trata da relação de emprego entre empregado e empregador, normalmente sem interferência de outro órgão. Tem o pressuposto de ser tratado individualmente.O Direito do Trabalho Coletivo trata dos dispositivos legais que envolvem os contratos originados da negociação dos contratos individuais de trabalho intermediados pelo sindicato, abrangendo as negociações coletivas, a possibilidade do regramento do direito à greve e garantindo a representatividade dos trabalhadores enquanto hipossuficientes com relação ao empregador.
2. José sofreu acidente de trabalho ao manusear uma máquina empilhadeira na empresa onde labora. A fim de que pudesse se recuperar completamente, ficou afastado do labor por 6 meses. No mês passado, retornou ao trabalho, e, após 30 dias, foi demitido. José ficou surpreso, pois não havia sido comunicado anteriormente sobre a demissão. Com base em seus estudos, responda os seguintes questionamentos: José poderia ter sido demitido? O fato de não ter sido notificado previamente sobre a demissão gera algum direito? O período em que José ficou afastado é causa de interrupção ou suspensão do contrato de trabalho? Justifique sua resposta.
RESPOSTA ESPERADA:
José não poderia ter sido demitido, pois possuía estabilidade no emprego de no mínimo 12 meses após seu retorno ao trabalho. Caso não tivesse direito à estabilidade, teria direito à indenização relativa ao aviso prévio. Os primeiros 15 dias em que José ficou afastado é causa de interrupção, pois ele recebe salário da empresa, embora não preste os serviços. Passados os 15 dias, é causa de suspensão, pois quem paga seu salário é o INSS, e não mais a empresa.

Outros materiais

Outros materiais