Buscar

Uso do Ultrassom

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uso do Ultrassom na Endodontia
Toda vez que uma massa (corpo) ou uma energia (voz) se propaga em linha reta no ambiente atmosférico promove neste mesmo ambiente um outro movimento chamado movimento ondulado. Essa onda tem ascendência (subir e voltar para linha reta) e descência (descer e voltar para linha reta), que formam um ciclo de ondas. Esse ciclo de ondas é medido numa unidade chamada Hertz. 1 hertz, é um ciclo por segundo. A onda pode ter de 1 hertz ate milhões de hertz. 
A onda de 20 hertz a 20.00 hertz, é a onda sônica. Acima de 20.00 hertz são ondas ultrassonicas, provocam calor. 
Transdutor é um instrumento que gera o som para ser percebido a partir de uma corrente elétrica, tornando energia elétrica em energia mecânica sônica ou ultrassonica. Cada ultrassom tem um transdutor diferente que pode ser de dois tipos: magneto-estrutivo e piezoeletrico (é o mais usado e é feito de quartzo).
O ultrassom pode ser usado para: limpeza periodontal, limpeza de instrumental, na remoção de núcleos intra-canais.
Remoção de Nucleos: para conseguir a remoção do núcleo temos que prepara-los. O núcleo normalmente é cônico, tendo que torna-lo primeiro cilíndrico para conseguir a sua remoção. Tem que limpar o Maximo possível do cimento que restou. 
Prova: passo a passo de como tirar um núcleo fundido, pino rosqueavel e fibra de vidro. 
Primeiro com a broca cilindrica iremos desgastar o núcleo com bastante refrigeração, segundo com uma broca LN desgasta o ombro do núcleo, depois com inserto ultrassonico fino (TU) retira o Maximo possível do cimento, após isso com um inserto 5AE (forma de martelo) vibra o núcleo para que ele vibrando na raiz se solte, tendo o cuidado de não apertar pq apertando vc diminui a vibração. 
Dicas: todo ultrassom serve para tudo, o que muda é saber trabalhar na variação da amplitude de ondas. Quanto mais delicado for o tratamento, menor a amplitude de ondas. 
Pino de fibra de vidro: a olho nu ele se confunde com a dentina, por isso sua remoção so é possível com o uso de um microscópio pois possibilita determinar sua localização. Com inserto TU desgasta o pino sem o uso da irrigação pois a mesma atrapalha sua visualização, faz-se o uso dos jatos de ar para remover o pó oriundo do desgaste. 
Qual o tamanho da parte ativa do inserto ultrassonico cirúrgico? 3mm, pq de acordo com a literatura e principal os trabalhos de Walter Hess, a grande maioria dos canais laterais se encontram até 6mm do forame apical, como não se pode fazer a apicectomia em 6mm para não deixar a raiz muito curta se faz uma apicectomia de 3mm e depois reinstrumenta mais 3mm e obtura com MTA. 
Na reinstrumentação em casos cirúrgicos utiliza-se água destilada. Todo aparelho ultrassonico tem no seu interior uma serpentina de cobre de 6 a 8 mt por onde passa a água que vai receber uma descarga elétrica grande, deixando a mesma deionizada , tensioativa e esterilizada. 
O ultrassom serve também para limpar o soalho da camara. Quem trabalha com rotatórios reciprocantes tem que potencializar a irrigação e uma das maneiras é usando a cavitação ultrassonica com um inserto chamado irrisonic.
O ultrassom cria 4 efeitos físico químicos importantes para potencializar a irrigação:
1- térmicos: Quando aquece o hipoclorito libera mais cloro ativo e O2 nascente;
2- mecânico refletido: é a quantidade de vezes que o ultrassom movimenta o liquido fazendo ele tocar na parede do canal destruindo por exemplo o biofilme bacteriano;
3- químico: quando aquecido o hipoclorito melhora/potencializa esta substancia transformando-a em acido hipocloroso e hidróxido de sódio;
4- fenômeno da cavitação: quando a pressão atmosférica sobre o liquido é maior que a pressão que esse liquido exerce na parede que esta contido, começa a aparecer nesse liquido micro-cavidades que diminuem e depois crescem implodindo formando o fenômeno da cavitação.
Vapor Lock é uma bolha de O2 resultante da pressão do liquido no interior do canal radicular que se forma no terço apical. A presença desse vapor impede o alcance dos últimos milímetros do canal, sua remoção é feita agitando o liquido com o uso do ultrassom ou por meio da cavitação passiva ultra sônica. 
Pq as vezes o ultrassom não limpa o terço apical com a mesma eficiência que limpa os terços médio e cervical? Por causa do vapor lock que impede a limpeza. 
A cavitação passiva ultra sonica para pontecializar a irrigação normalmente se faz com EDTA e usa-se um inserto liso. Após isso faz a irrigação com hipoclorito para poder penetrar melhor na parede do canal. Essa potencialização da irrigação serve para remover o vapor lock. Não pode tocar na parede do canal na cavitação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes