Buscar

Atividade Diagnostica 3 Homem Cultura e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A mercantilização das relações sociais que vivemos na globalização é chamada por alguns autores de “mercado-rede”: uma entidade reguladora das ações políticas e econômicas da sociedade que agora atua em nível internacional. Observe como uma nova mercadoria se firma no mundo como sendo a principal fonte de valor que circula pelas redes de comunicação: a (1) ________________. De forma simples, podemos dizer que a (2) ________________ é todo dado que carrega algum significado, que tem algum valor para uma pessoa ou para um grupo de pessoas que estão dispostos a pagar por ela. A alternativa que apresenta os conceitos que completam corretamente as duas lacunas é:
Alternativas:
a) (1) – informação; (2)  - globalização.
b) (1) -  globalização; (2)  - informação.
c) (1) -  informação; (2) – informação.
d) (1) -  tecnologia; (2) – tecnologia.
e) (1) – globalização; (2) – tecnologia.
2)É um mundo ao mesmo tempo plural e singular, exigindo um novo olhar geográfico nas diferenças e semelhanças das diversas regiões do espaço mundial.
(MOREIRA, Rui. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e um novo olhar geográfico sobre o mundo. Revista Eletrônica de Ciências Humanas e Sociais e outras coisas, v. 1, n. 3, jun. 2007. Disponível em: <http://www.uff.br/etc/UPLOADs/etc%202007_1_3.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2015. Adaptado.)
O texto aborda os seguintes aspectos:
I. A ordem multipolar do início do século XX e a ordem atual apresentam as mesmas características. Ambas são dicotômicas, dualistas.
II. Neste início de século XXI, há o fortalecimento do conteúdo de um novo mundo globalizado, com novas formas de organização das sociedades contemporâneas. Trata-se de um mundo plural e singular ao mesmo tempo.
III. Cada território, dentro dos limites de suas fronteiras, apresenta características geográficas semelhantes, já que a globalização estabelece uma Nova Ordem Mundial.
Está correto o que se afirma:
Alternativas:
a) Apenas em III.
b) Apenas em II.
c) Apenas em I e II.
d) Apenas em II e III.
e) Em I, II e III.
3)
(UFC – Adaptada) O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial.
De acordo com o exposto, a seguir indique V para as afirmações verdadeiras ou F para as falsas.
(    ) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.
(    ) O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.
(    ) O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais.
(    ) As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
(    ) Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formar alianças para defender a autonomia política dos países membros.
A alternativa com a sequência correta de indicações, de cima para baixo, é:
Alternativas:
a) F – V – F – F – F.
b) V – V – F – F –V.
c) F – V – F – V – V.
d) F – V – V – F – F.
e) V – V – V – V – V.
4)
(UNIPAM) – adaptada) O consumismo, uma forte tendência da sociedade contemporânea, é fruto do capitalismo e da globalização. Em relação a essa prática, é correto afirmar que:
I. O estilo de vida consumista influenciou o comportamento social em países capitalistas desenvolvidos, como também na classe média de vários países em desenvolvimento. A indústria norte-americana do entretenimento, por meio de suas produções cinematográficas e televisivas, acabou por interferir no modo de vida da população mundial, representado na maneira de vestir, na língua, nos hábitos alimentares e tecnológicos.
II. O desenvolvimento das forças produtivas, propiciado pela globalização, disponibiliza, cada vez mais, no mercado mundial, bens e serviços colocados à disposição dos consumidores em qualquer lugar no planeta, independentemente da renda de cada indivíduo.
III. No sistema capitalista, a produção destina-se à comercialização. Dessa forma, as grandes estruturas comerciais, como, por exemplo, as magazines e os shopping centers , se "estampam" de forte apelo e valor simbólico para fascinar a população de modo geral, instigando-nos a consumir cada vez mais.
Assinale a alternativa que indica apenas as afirmações verdadeiras:
Alternativas:
a) I e II.
b) Apenas a I.
c) Apenas a III.
d) II e III.
e) I e III.

Outros materiais