Buscar

TOPOGRAFIA RESUMO PROVA (REV.1)

Prévia do material em texto

TOPOGRAFIA: É a ciência que se ocupa da descrição do relevo de uma localidade, ou ainda a arte de representar graficamente o relevo e as características desta localidade.
Objetivo principal é efetuar o levantamento (executar medições de ângulos, distâncias e desníveis) que permita representar uma porção da superfície terrestre em uma escala adequada.
Área de Atuação: Projeto de locação de obra, projeto de fundação, projeto estrutural, projeto de instalação, projeto de estrada, trabalho de terraplanagem, reflorestamento, irrigação e drenagem.
Planta Topográfica Planimétrica: Estudo ou técnica da medição das superfícies planas, medição com planímetro, representação em mapa ou planta topográfica sem ter em conta o relevo e parte da geometria que estuda as figuras planas, ou seja, determinar a posição planimétrica dos pontos (coordenada X e Y).
Planta Topográfica Altimétrica: Estudo ou técnica da medição de altitudes e representação das altitudes em mapas ou plantas topográficas, ou seja, tem o objetivo de determinar a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z).
EQUIPAMENTOS
Nível de cantoneira: equipamento que permite ao auxiliar segurar a baliza na posição vertical sobre o alimento a medir.
Distaciômetro;
Estação Total: instrumento eletrônico utilizado na medida de ângulos e distancias capaz de inclusive armazenar os dados recolhido e executar alguns cálculos.
Tripé;
Baliza: utilizada para manter o alinhamento, na medição entre pontos, quando há necessidade de se executar vários lances.
Prisma;
Prisma e Baliza;
Mira: é umas escala métrica vista de longe com auxilio de uma luneta.
Teodolito: instrumento óptico de medida utilizado para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais.
Piquetes: necessário para marcar convenientemente os extremos do alinhamento a ser medido.
Estaca testemunha: utilizado para facilitar a localização dos piquetes, indicando sua posição.
GPS RTK: o seu posicionamento é baseado na solução da portadora dos sinais transmitidos pelos sistemas globais de navegação por satélites GPS, Glonass e Galileo.
TOPOMETRIA: Estuda os processos clássicos de medição de distâncias, ângulos e desníveis cujo objetivo é a determinação de posições relativas de pontos.
TOPOLOGIA: É uma subdivisão da topografia, parte que trata da interpretação dos dados colhidos através da topometria.
CARTOGRAFIA: É a ciência que trata dos estudos e operações tanto científicas e técnicas, quanto artísticas, relacionadas à elaboração e utilização das cartas (ou mapas) de acordo com determinados sistemas de projeção e uma determinada escala.
COORDENADAS UTM: O Sistema UTM é dividido em 60 fusos de 6 graus de amplitude em longitude. Cada fuso também é chamado de Zona UTM que é numerada, iniciando em "1" da esquerda para a direita em relação à longitude 180 graus oeste. 
Latitudes: É à distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, o principal dos paralelos terrestres. Os paralelos, por sua vez, são as linhas imaginárias traçadas horizontalmente ao eixo principal da Terra, no sentido leste-oeste ou oeste-leste. 
Longitudes: É à distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich, uma linha imaginária que, por convenção, separa os hemisférios ocidental e oriental. Os meridianos são as linhas traçadas verticalmente no sentido norte-sul ou sul-norte.
NBR 13133 – EXECUÇÃO DE LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO: Esta norma tem como objetivo fixa as condições exigíveis para a execução de levantamento topográfico destinado a obter:
a) conhecimento geral do terreno: relevo, limites, confrontantes, área, localização, amarração e posicionamento; 
b) informações sobre o terreno destinadas a estudos preliminares de projetos; 
c) informações sobre o terreno destinadas a anteprojetos ou projetos básicos; 
d) informações sobre o terreno destinadas a projetos executivos.
As condições exigíveis para a execução de um levantamento topográfico devem compatibilizar medidas angulares, medidas lineares, medidas de desníveis e as respectivas tolerâncias em função dos erros, selecionando métodos, processos e instrumentos para a obtenção de resultados compatíveis com a destinação do levantamento, assegurando que a propagação de erros não exceda os limites de segurança inerentes a esta destinação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes