Buscar

AVALIACAO 1.rtfd

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIACAO 1.rtfd/TXT.rtf
PERGUNTA 1
Leia o trecho e as afirmações a seguir. Depois, escolha a alternativa correta.
“[...] Aí, paravam. A filha – a moça – tinha pegado a cantar, levantando os braços, a cantiga não vigorava certa, nem no tom nem no se-dizer das palavras – o nenhum. A moça punha os olhos no alto, que nem os santos e os espantados, vinha enfeitada de disparates, num aspecto de admiração. Assim com panos e papéis, de diversas cores, uma carapuça em cima dos espalhados cabelos, e enfunada em tantas roupas ainda de mais misturas, tiras e faixas, dependuradas – virundangas: matéria de maluco. A velha só estava de preto, com um fichu preto, ela batia com a cabeça, nos docementes. Sem tanto que diferentes, elas se assemelhavam.
Sorôco estava dando o braço a elas, uma de cada lado. Em mentira, parecia entrada em igreja, num casório. Era uma tristeza. Parecia enterro. Todos ficavam de parte, a chusma de gente não querendo afirmar as vistas, por causa daqueles transmodos e despropósitos, de fazer risos, e por conta de Sorôco - para não parecer pouco caso. Ele hoje estava calçado de botinas, e de paletó, com chapéu grande, botara sua roupa melhor, os maltrapos. E estava reportado e atalhado, humildoso. Todos diziam a ele seus respeitos, de dó. Ele respondia: – ‘Deus vos pague essa despesa...’
O que os outros se diziam: que Sorôco tinha tido muita paciência. Sendo que não ia sentir falta dessas transtornadas pobrezinhas, era até um alívio. Isso não tinha cura, elas não iam voltar, nunca mais. De antes, Sorôco aguentara de repassar tantas desgraças, de morar com as duas, pelejava. Daí, com os anos, elas pioraram, ele não dava mais conta, teve de chamar ajuda, que foi preciso. Tiveram que olhar em socorro dele, determinar de dar as providências de mercê. Quem pagava tudo era o Governo, que tinha mandado o carro. Por forma que, por força disso, agora iam remir com as duas, em hospícios. O se seguir. [...]”
In: ROSA, João Guimarães. Sorôco, sua mãe, sua filha, in: Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001. Páginas 63-64.
I. A leitura do trecho acima é um exemplo de que o discurso literário está a serviço da criação artística a fim de representar realidades físicas, sociais e emocionais.
II. O sentido que o texto revela pode não reproduzir uma realidade imediata, mas transforma-se em um símbolo e ganha significação para além da realidade que representa.
III. O texto é bastante racional e, por isso, permite uma única interpretação: Sorôco decidiu internar sua mãe e sua filha porque eram loucas e ele não conseguia mais dar conta delas.
IV. O trecho acima demonstra que um texto literário pode romper com a tradição linguística, isto é, não há gramática normativa para um texto literário. Como exemplo, é possível citar: “De antes, Sorôco aguentara de repassar tantas desgraças...”, “O se seguir”, e até mesmo palavras criadas pelo autor, tais como: transmodos, virundangas, docementes, humildoso.

		a.
		Apenas I e II estão corretas.
		b.
		Apenas II está correta.

		c.
		Apenas III e IV estão corretas.

		d.
		Apenas I, II e IV estão corretas.
		e.
		Todas estão corretas.
		

1 pontos   
PERGUNTA 2
Leia o seguinte diálogo:
Mãe: Fio! Não fica estudando sem óclus. Assim acaba cego!
Filho: Bobage, mãe. Minha visão é boa.
Em “fio”, “óclus” e “bobage” temos três fenômenos de variação linguística. São eles, respectivamente:

		a.
		vocalização, síncope e apócope.
		b.
		epêntese, vocalização e síncope.
		c.
		síncope, supressão e vocalização.
		d.
		supressão, síncope e apócope.
		e.
		vocalização, síncope e síncope.
		

1 pontos   
PERGUNTA 3
Sobre a linguagem do poema a seguir, não se pode afirmar que:
Os Poemas
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti…
                                             Mario Quintana
In: www.revistabula.com (Acesso em 27/09/2014)

		a.
		é metafórica: compara os poemas aos pássaros na intenção de declarar que os poemas são entidades vivas e livres.
		b.
		é referencial, isto é, direta e objetiva: as palavras estão empregadas em seu sentido denotativo.
		c.
		valoriza o poder das imagens e afirma que a poesia já existe em estado latente no leitor, e é justamente o leitor que construirá o sentido do poema.
		d.
		é uma metalinguagem, isto é, o poema tem por tema o próprio poema, convidando o leitor a uma reflexão sobre a criação poética.
		e.
		poeticamente, redimensiona o conceito de criação, afirmando que o poema está a espera da leitura que lhe dará sentido.
		

1 pontos   
PERGUNTA 4
Leia atentamente o diálogo a seguir e escolha a alternativa que responde corretamente a seguinte pergunta:
Sob a perspectiva de qual gramática a palavra em negrito e sublinhada no diálogo abaixo não é considerada erro?
Mãe: Filho, leve este pedaço de pizza para o papai.
O filho (4 anos), leva o pedaço de pizza, mas o traz de volta e o entrega para a sua mãe.
Mãe: Por que você voltou com a pizza, filho?
Filho: Porque o papai não quereu.

		a.
		Gramática Normativa.
		b.
		Gramática Descritiva.
		c.
		Gramática Internalizada.
		d.
		Gramática Gerativa.


		e.
		Gramática Social.
		

1 pontos   
PERGUNTA 5


		a.
		A charge indica que na era da tecnologia é urgente uma mudança na relação aluno-professor e nas metodologias de ensino-aprendizagem.
		b.
		Na charge, o professor parece ainda não ter se dado conta de que as novas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) demandam novas práticas pedagógicas.
		c.
		Considerando que tanto o professor quanto os alunos são sujeitos da atividade educacional, as novas tecnologias se colocam como instrumentos que exigem mudanças na forma como a atividade de sala de aula acontece.
		d.
		Os alunos agiram mal ao fotografar a lousa em vez de copiar, conforme foram orientados, pois o professor é quem deve decidir qual é a melhor maneira de conduzir sua aula. Além disso, ao copiar, os alunos têm maior possibilidade de apreensão do conteúdo.


		e.
		Este é um fenômeno comum atualmente e ilustra o gap entre aquele que não é nativo digital (neste caso, representado pelo professor) e aquele que já nasceu na era da tecnologia (neste caso, representado pelos alunos da sala). O conflito pode ser produtivo se suscitar entre os sujeitos envolvidos no evento comunicativo (neste caso, a aula) uma discussão reflexiva acerca das TICs e de seu papel na sala de aula.
		

1 pontos   
PERGUNTA 6
Leia a frase abaixo:
Visa recuperar vozes, dar espaço para diferentes discursos, falar e escrever para compreender o mundo e intervir sobre ele. O objetivo não é a compartimentarização das práticas de linguagem. Prioriza a centralização do ensino nas práticas de leitura de textos, de produção de textos e de análise linguística, aí incluído o estudo da gramática. Tais práticas, se tomadas de maneira estanque, não se justificam, uma vez que a gramática da língua permeia as atividades de leitura e de produção de textos e estas, por sua vez, necessitam de um suporte gramatical mesmo que não explicitado.
In: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0115421_03_cap_07.pdf (Acesso em 30/09/2014)
Este é o conceito de:

		a.
		Gramática Normativa.
		b.
		Gramática Internalizada.

		c.
		Letramento Digital.
		d.
		Inclusão Digital.
		e.
		Educação Linguística.
		

1 pontos   
PERGUNTA 7
O que não se pode afirmar a respeito da literatura é que:

		a.
		a literatura se manifesta por meio da língua e, justamente por isso, o uso da língua padrão é o mais recomendável, assim todos os leitores terão acesso ao sentido da obra.
		b.
		as obras literárias
trazem ideologias que se apoiam na língua e quase sempre suscitam reflexões acerca das questões socioculturais.

		c.
		para entender o discurso literário e, assim, possibilitar que ele se torne uma prática social, é preciso que o leitor acesse seu repertório cultural e com ele dialogue.
		d.
		as obras literárias podem ser interpretadas de diferentes maneiras, pois os elementos fônicos, sintáticos, morfológicos e semânticos da língua (co)relacionam-se para expressar uma realidade potencializada que só pode ser interpretada de acordo com a ideologia de cada um.
		e.
		não se pode pensar em literatura que não esteja vinculada à língua e à cultura.
		

1 pontos   
PERGUNTA 8
Das afirmações abaixo, qual não corresponde ao conceito de inclusão digital e seus desdobramentos?

		a.
		Inclusão digital é a tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso às TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), independentemente de classe social.
		b.
		Considerando que há, em todo o mundo, uma forte tendência a disponibilizar cada vez mais serviços pela internet, a pessoa incluída digitalmente tende a melhorar sua qualidade de vida, pois terá acesso a, entre outros: operações bancárias, compras em lojas virtuais, inclusão e participação nas redes sociais, serviços públicos, cursos on-line e educação a distância.
		c.
		A inclusão digital resulta em inclusão social e está, entre outros fatores, relacionada à questão da acessibilidade, uma vez que facilita as condições de acesso virtual a diversos locais, inclusive instituições de ensino.
		d.
		A democratização das tecnologias é considerada inclusão digital e deve compreender a capacitação ao uso das TICs de forma que sejam úteis para melhorar o quadro social dos incluídos.
		e.
		A venda de computadores a preços de custo, assim como o envio de computadores para as escolas públicas, são ações governamentais que possibilitaram e ainda possibilitam a efetiva inclusão digital, pois os alunos podem usar os computadores em suas escolas e em suas casas.
		

1 pontos   
PERGUNTA 9
Leia as definições, nomeie o conhecimento ao qual se referem e escolha a alternativa correta:
I. Abrange o conhecimento gramatical e lexical. Baseado nesse tipo de conhecimento, o leitor pode compreender a organização do material linguístico na superfície textual, assim como o uso dos elementos coesivos. ____________________________
II. Refere-se aos conhecimentos obtidos por meio de experiências concretas, vivências pessoais ou por meio de observação do meio e dos
comportamentos e atitudes das pessoas com as quais convivemos. ____________________________
III. Diz respeito aos conhecimentos que adquirimos formalmente, por meio de leituras, aulas, palestras etc. ____________________________
IV. Refere-se às formas de interação por meio da linguagem e engloba os conhecimentos ilocucional, comunicacional, metacomunicativo e superestrutural.  ____________________________

		a.
		I. linguístico      II. interacional        III. enciclopédico    IV. de mundo

		b.
		I. interacional    II. enciclopédico    III. de mundo          IV. linguístico

		c.
		I. linguístico      II. de mundo           III. enciclopédico    IV. interacional

		d.
		I. interacional    II. de mundo          III. linguístico          IV. enciclopédico
		e.
		I. textual            II. intertextual        III. de gêneros        IV. contextual
		

1 pontos   
PERGUNTA 10
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação incorreta com relação à leitura/texto/contexto:

		a.
		A leitura é uma tarefa que compreende produção de sentido. Para tal, o leitor deve tomar por base os elementos linguísticos presentes na superfície textual e na própria forma de organização do texto, mas precisa também mobilizar o seu conjunto de saberes.
		b.
		O contexto deve ser levado em conta no ato de produção de sentido de uma leitura. Isso porque o sentido de um texto não existe a priori, mas é constituído na interação sujeito-texto.
		c.
		Para explicar o contexto, alguns autores citam a metáfora do texto como um iceberg, ou seja, a totalidade de sentido de um texto não é apenas o visível e o concreto.

		d.
		O contexto cognitivo dos interlocutores compreende: conhecimento linguístico, conhecimento enciclopédico, conhecimento interacional e conhecimento de mundo. Crenças, princípios e valores morais, no entanto, não devem ser levados em consideração.
		e.
		Na concepção discursiva da leitura, há de se levar em conta um autor e um leitor que são historicamente determinados e ideologicamente constituídos, e é exatamente por isso que há múltiplas leituras possíveis.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais