Buscar

ESTUDO DIRIGIDO GEOLOGIA 2014.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO DE GEOLOGIA 
Qual é a denominação dada ao fenômeno, que produzem ondas sísmicas no fundo dos oceanos, ao atingir a orla litorânea? Explique
Tsunami ou maremoto. Um tsunami pode ser gerado quando os limites de placas tectônicas convergentes ou destrutivas movem-se abruptamente e deslocam verticalmente a água sobrejacente. Ao se aproximar da orla marítima, o tsunami perde extensão e ganha altura e velocidade, causando muitas vezes grandes catástrofes.
Explique a razão do fato de ocorrerem graves e freqüentes terremotos na costa Pacífica da América (Chile, Peru, México, etc), enquanto o território brasileiro normalmente não é afetado por tais distúrbios?
A costa Pacífica da América se encontra no limite entre duas placas tectônicas, a Placa Sul-americana e a Placa de Nazca. Já o Brasil está no centro da Placa Sul-americana, o que torna improvável a ocorrência de terremotos.
Descreva o mecanismo pelo qual ocorre a geração e destruição da crosta oceânica, segundo a Teoria da Tectônica de Placas. Associe estes fenômenos aos tipos de margens existentes.
As placas tectônicas estão em contínua renovação: criando-se pelo acréscimo de material magmático nas dorsais oceânicas, migrando lateralmente e se destruindo nas zonas de subducção. Assim, elas se inter-relacionam de várias formas: separando-se, chocando-se ou deslizando lateralmente. Como consequência desse movimento relativo entre elas, produzem-se três tipos de bordas ou limites. Em cada tipo de limite desenvolvem-se processos. Nos limites divergentes as placas se separam o que permite o afloramento do material da astenosfera e, com ele, a contínua criação da crosta oceânica, formando as dorsais. Nos limites convergentes, uma placa se introduz por baixo de outra e, com isso, destrói-se parte da litosfera oceânica ao fundir-se a placa com o manto, onde as temperaturas são muito elevadas. É assim que se formam as fossas oceânicas ligadas à subducção. Se as placas que se chocam são continentais, produz-se a colisão. As orogêneses resultam do confronto de duas placas em uma fronteira convergente. Nos limites neutros ou em escorregamento (translação), as placas deslizam lateralmente sem se chocar nem destruir a litosfera, formando as falhas. Um exemplo é a falha de San Andréas, na Califórnia.
Para estabelecer o tempo geológico, os geólogos precisam de um relógio, que foi encontrado quando descobriram a radioatividade. Quais são os métodos de datação usados?
Datação relativa (Datação Estratigráfica, Seriação e Critérios Biológicos).
Datação Absoluta (Referências Históricas, Dendrocronologia, Método de Varvas, Métodos com Radioatividade, Datação Paleomagnética, Datação Química)
Discuta a seguinte afirmativa “O planeta Terra é uma esfera homogênea”. Esta afirmativa é verdadeira ou falsa? Justifique a sua resposta.
Sabe-se que a Terra, uma esfera ligeiramente achatada, não é homogênea. Nosso planeta é formado por três camadas de composição e propriedades diferentes, a crosta, o manto e o núcleo. Essas camadas, por sua vez, possuem algumas variações e são, por isso, subdivididas em outras: litosfera e astenosfera, manto superior e inferior, núcleo externo e interno.
O que são isótopos e qual a sua importância na Geologia?
Isótopos são variantes de um elemento químico particular. Enquanto todos os isótopos de um dado elemento compartilham o mesmo número de prótons, cada isótopo difere dos outros em seu número de nêutrons.
Um isótopo do carbono conhecido como "carbono 14" é usado na geologia para descobrir a idade de fósseis pré-históricos.
Como você explicaria a configuração atual dos continentes? Sempre foi assim? Exemplifique pelo menos 03 (três) evidências que serviram como base para a teoria
Há bilhões de anos atrás, todos os continentes eram unidos, formando um enorme e único continente, a Pangeia. Devido à movimentação das placas, a Pangeia foi se separando e o mundo se tornou o que é hoje.
1° A similaridade entre as linhas de costa da América do Sul e África.
2° A distribuição de fósseis e plantas entre a América do sul e África.
3° Grandes estruturas geológicas em diferentes continentes pareciam ter ligação. 
Faça um desenho esquemático das principais divisões internas da Terra e caracterize-as quanto a sua composição e características físicas.
A crosta é a camada mais externa que constitui a superfície da Terra. A crosta continental tem cerca de 40 km de profundidade, enquanto que a crosta oceânica tem cerca de 7 km de profundidade. É composta basicamente por silicatos de alumínio, sendo por isso também chamada de Sial.
O manto estende-se desde cerca de 30 km e por uma profundidade de 2900 km. É composto por substâncias ricas em ferro e magnésio. O material de que é composto o manto pode apresentar-se no estado sólido ou como uma pasta viscosa, em virtude das pressões elevadas. A viscosidade no manto superior (astenosfera) varia entre 1021 a 1024 pascal segundo, dependendo da profundidade. Portanto, o manto superior pode deslocar-se vagarosamente. As temperaturas do manto variam de 100 graus Celsius (na parte que faz interface com a crosta) até 3500 graus Celsius (na parte que faz interface com o núcleo).
O núcleo, a parte mais interna da Terra, é dividido em duas partes: o núcleo sólido, interno e com raio de cerca de 1.250 km, e o núcleo líquido, que envolve o primeiro. O núcleo sólido é composto, segundo se acredita, primariamente por ferro e um pouco de níquel. Alguns argumentam que o núcleo interno pode estar na forma de um único cristal de ferro. Já o núcleo líquido deve ser composto de ferro líquido e níquel líquido (a combinação é chamada NiFe), com traços de outros elementos.
A convecção desse núcleo líquido, associada a agitação causada pelo movimento de rotação da Terra, seria responsável por fazer aparecer o campo magnético terrestre, através de um processo conhecido como teoria do dínamo.
Quais são os tipos de margem que limitam as placas tectônicas e quais as principais feições geológicas dessas margens?
Limite transformante: Limites transformantes são zonas deformacionais onde as placas deslizam uma em relação as outras sem divergência ou convergência, e portanto, sem criação ou destruição da litosfera. Estes limites ocorrem ao longo de um tipo especial de falha tectônica, a falha transformante, que é simplesmente uma falha transcorrente entre as placas (isto é, o movimento ocorre horizontalmente em um plano paralelo a falha). Durante o movimento da falha, a crosta é fraturada e quebrada. Este faturamento produz terremotos superficiais que são característicos dos limites de placa transformantes. Entretanto, atividade vulcânica normalmente não é abundante nesses locais da crosta. Metamorfismo em zonas de falhas transformantes cria rochas com fábricas metamórficas fortemente orientadas e deformadas.
Limite convergente: são zonas onde placas litosféricas colidem entre si. São áreas de processos geológicos complicados, incluindo atividade ígnea, metamorfismo, deformação da crosta e construção de montanhas. Os processos específicos que são ativos ao longo de uma margem convergente dependem do tipo de crosta envolvida na colisão das placas em convergência. 
Limites divergentes: formam-se quando duas placas afastam-se devido a convecção do manto. No fundo do mar, o limite entre placas em separação é marcado por uma cordilheira oceânica que exibe vulcanismo basáltico ativo, terremotos superficiais e falhas normais provocados por forças tensionais criadas pela separação entre as duas placas. As Cordilheiras Meso-Atlântica e Meso-Pacífica são exemplos deste tipo de limite de placas no fundo mar.
Qual a relação entre Tectônica de Placas e a ocorrência de terremotos e vulcanismo?
Uma grande parte da atividade vulcânica e dos abalos sísmicos mais fortes (terremotos) estão localizados nas bordas das placas tectônicas. O atrito acumula um enorme esforço na borda das placas e quando a estrutura rochosa dessas áreas cede sob essas forças, libera energia sob forma de sismos. É comose um martelo gigante golpeasse essas regiões. A destruição nas bordas das placas faz com que material das profundezas atinja a superfície sob a forma de vulcanismo. Mas tanto sismo como vulcanismo podem ocorrer no interior de placas por outros processos envolvendo torções da placa.
Quais são as principais divisões da escala geológica do tempo?
Éon Hadeano - Dificilmente pode ser caracterizado em escala temporal, tendo somente como prova de sua existência as rochas lunares. O mais antigo éon, não possui subdivisão formal pela ICS.
Éon Arqueano ou Arcaico - entre 3,85 bilhões de anos e 2,5 bilhões de anos atrás, aproximadamente.
Era Eoarqueana
Era Paleoarqueana
Era Mesoarqueana
Era Neoarqueana
Éon Proterozóico (vida primitiva) - está compreendido entre 2,5 bilhões e 542 milhões de anos atrás.
Era Paleoproterozóica
Era Mesoproterozóica
Era Neoproterozóica
Éon Fanerozóico - 542 milhões de anos atrás até agora.
Era Paleozóica: vida antiga
Era Mesozóica: vida intermediária
Era Cenozóica: vida recente
Em que tempo geológico estamos vivendo? E os dinossauros?
Era Cenozóica é o tempo geológico em que vivemos.
Era Mesozóica é o tempo geológico em que viveram os dinossauros.
Diga quais os tipos de margem que limitam as placas tectônicas e suas características principais.
Limite oceânico-continental: Se uma placa contém um continente, a crosta continental mais leve sempre resiste a subducção, forçando assim a placa oceânica a subduzir. A compressão pode deformar a margem continental e um cinturão de montanhas sobre a margem da placa continental é formado. As raízes profundas destas montanhas sofrem intenso metamorfismo e magmatismo. Os Andes sul-americanos são um belíssimo exemplo deste tipo de colisão.
Limite continental-continental: Se ambas as placas convergentes contém crosta continental, nenhuma delas irá subduzir para o manto. Ambas as massas continentais são comprimidas, e os continentes são unidos em um único bloco continental, com um cinturão montanhoso marcando a linha da sutura. Os Himalaias são o melhor exemplo deste tipo de orogênese colisional.
Qual a relação entre Tectônica de Placas e a ocorrência de terremotos e vulcanismo
Igual a questão 10
Qual é a teoria que explica que na estrutura interna da Terra, existem camadas sólidas que se movem e provocam a alteração da paisagem superficial?
Teoria da tectônica de placas. A crosta terrestre é formada por várias placas que flutuam e se movimentam no substrato pastoso - astenosfera - e que possuem espessuras diferentes, de acordo com o material rochoso que as constitui. Em consequência desse movimento, ocorre a maior parte dos processos geológicos que se observam nas bordas das placas ou em zonas geologicamente mais frágeis.
Qual o principal objetivo da ciência Geologia?
Como ciência, procura decifrar a história geral da Terra, desde o momento em que se formaram as rochas até o presente.
Quais são as placas tectônicas envolvidas na formação do Himalaia, há milhões de anos? Explique
De acordo com a moderna teoria das placas tectônicas, sua formação é resultado de uma colisão continental, ou então, pelo processo de orogenia (isto é, processo de formação de montanhas) entre os limites convergentes entre as placas Indo-australiana e da Eurásia. 
Qual é a teoria que afirma que o presente seria a chave para o passado?
O uniformitarismo.
Explique a diferença básica entre a concepção da “Deriva Continental” e a Teoria da Tectônica de Placas.
A teoria da deriva continental foi proposta por Alfred Wegener em 1912. Ele propunha que todos os continentes já foram um só (Pangeia). Ele afirmava isso baseado especialmente na similaridade entre as linhas de costa da América do Sul e África, já notada e por evidências fornecidas por estruturas geológicas presentes nos dois continentes, e pela distribuição de fósseis e plantas em ambos os continentes. Porém A pergunta fundamental que Wegener não conseguiu responder foi: “que tipo força conseguiria mover tão grandes massas a tão grandes distâncias?”. 
A teoria de Wegener foi muito contestada nos anos seguintes à sua morte, mas no início da década de 1950, porém, as ideias de Wegener foram retomadas, em face de novas observações e descobertas científicas, ligadas especialmente aos oceanos. Um novo debate surgiu sobre as provocativas ideias de Wegener e suas implicações.
A hipótese da deriva continental tornou-se parte de uma teoria maior, a teoria da tectônica de placas. 
O princípio chave da tectónica de placas é a existência de uma litosfera constituída por placas tectónicas separadas e distintas, que flutuam sobre a astenosfera. A relativa fluidez da astenosfera permite que as placas tectónicas se movimentem em diferentes direções. As placas contactam umas com as outras ao longo dos limites de placa, estando estes comumente associados a eventos geológicos como terramotos e a criação de elementos topográficos como cadeias montanhosas, vulcões e fossas oceânicas.

Outros materiais