Buscar

QUESTOES DE CIRCULAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Exercício de CMI II
Na circulação sistêmica o sangue oxigenado é bombeado pelas artérias pelo ventrículo esquerdo. Musculo do corpo onde seus nutrientes e gases são trocados nos capilares. O que é o triângulo perigoso da face? E porque recebe esse nome? Quais as estruturas envolvidas?
O triângulo perigoso da face é uma região da cabeça que vai da ponte do nariz até os cantos da boca e abrange todo o nariz e lábios superiores e inferiores.
O nome é dado devido ao grande perigo que essa região apresenta, por conta da grande quantidade de vasos presente nessa área que se comunica com toda a face e uma simples espinha que for espremida nessa área pode causar complicações sérias como infecções agudas que serão transportadas ao cérebro pela corrente sanguínea, causando abcessos cerebrais, trombose do seio cavernoso, podendo levar o paciente a óbito.
Dentre as estruturas envolvidas estão a cavidade oral como um todo, nariz, músculos faciais (orbicular da boca, depressor do ângulo da boca, depressor do lábio inferior etc), ossos (maxila, nasal, conchas nasais, vômer etc), veias e artérias (labial inferior e superior, angular, dorsal do nariz), além de toda a pele e mucosa.

Outros materiais