AVALIAÇÃO I, II e III  METODOS QUANTITATIVOS
14 pág.

AVALIAÇÃO I, II e III METODOS QUANTITATIVOS


DisciplinaMétodos Quantitativos4.341 materiais33.126 seguidores
Pré-visualização4 páginas
I AVALIAÇÃO METODOS QUANTITATIVOS MODALIDADE FLEX 
	1.
	No mundo contemporâneo, existe uma grande importância para o profissional da área de administração ter o domínio das ferramentas estatísticas, pois é por meio delas que podemos direcionar ações diversas para melhorar desempenhos e até economizar nos processos de gestão. Os profissionais em administração devem buscar o conhecimento e o estudo dos mecanismos quantitativos de análises, pois, com eles, aliados à experiência do gestor, tornam-se ferramentas poderosas em qualquer gestão de empresas. É necessário que o gestor compreenda a importância da aplicação dos principais mecanismos proporcionados pela estatística e utilize para tomada de decisões que são cada dia mais carentes de velocidade e precisão. Sobre as áreas de estudo que a estatística pode ser dividida, analise as opções a seguir:
I- Estatística descritiva.
II- Probabilidade.
III- Inferência estatística.
IV- Fonética estatística.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e III estão corretas.
	2.
	Arredondamentos são de fundamental importância para nossos estudos, principalmente ao calcular valores que têm muitas casas decimais. Muitas vezes, é conveniente suprimir unidades inferiores às de determinada ordem. Esta técnica é denominada arredondamento de dados ou valores. Muitas vezes é muito mais fácil e mais compreensível usarmos valores arredondados para melhor entendimento do público que terá acesso à informação. De acordo com as regras de arredondamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O número 43,24, quando utilizamos a regra de arredondamento para uma casa após da vírgula vamos obter o número 43,3.
(    ) O número 52,25, ao utilizar a regra de arredondamento para obter uma casa decimal após a vírgula vamos obter o número 52,2, pois não há algarismos após o 5 e o que antecede a ele é par.
(    ) O número 103,15 ao utilizar a regra de arredondamento para obter uma casa após a vírgula, vamos obter o número 103,2, pois o número que antecede o algarismo 5 é ímpar e não há algarismos após ao número a ser descartado.
(    ) O número 2,68, ao utilizar a regra de arredondamento, vamos obter o número 2,6, devido ao algarismo a ser descartado for superior a 5.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	O erro amostral existe em toda pesquisa, uma vez que não se está entrevistando todo o universo. Como se trabalha com amostras, existe um erro amostral conhecido e calculado. Esse erro é calculado em função do tamanho da amostra e dos resultados obtidos na pesquisa. Em uma situação eleitoral, quando dizemos que a porcentagem esperada (entre todos os votantes e não somente entre aqueles selecionados na amostra) de votos favoráveis a um determinado candidato com margem de erro de 2 pontos percentuais, queremos dizer que temos grande confiança que essa porcentagem populacional deve estar entre um determinado valor, podendo variar para mais ou para menos dentro da margem definida. Observe a tabela, em seguida, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao analisar os dados, podemos verificar que o Candidato X pode oscilar entre 40 e 44 por cento nas intenções de votos.
(    ) Por meio dos dados obtidos na pesquisa, os candidatos Y e Z estão tecnicamente empatados levando em consideração a margem de erro.
(    ) O Candidato X pode chegar a 46%, levando em conta a margem de erro amostral.
(    ) Os Candidatos X e Z estão empatados por meio dos dados obtidos na pesquisa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA :
	
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	A estatística é uma área de estudos que se propõe a estudar eventos e experimentos, em qualquer área do conhecimento, como, por exemplo, a administração. Magalhães e Lima (2010, p. 1) definem a estatística como um "conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos, realizados em qualquer área do conhecimento". Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma pesquisa estatística:
FONTE: MAGALHÃES, Marcos Nascimento; LIMA, Antonio Carlos Pedroso de. Noções de probabilidade e estatística. São Paulo: EDUSP, 2010.
	 a)
	Uma empresa faz uma pesquisa de mercado para saber a preferência dos consumidores de uma comunidade com relação a determinado produto.
	 b)
	Um analista de recursos humanos verificou o histórico profissional de um determinado colaborador.
	 c)
	Um telejornal apresenta alguns textos com informações históricas referentes ao surgimento de uma pesquisa de \u201cboca de urna\u201d dos candidatos para eleição a vereador.
	 d)
	Um aluno do curso de Ciências Sociais resolveu pesquisar a vida e as obras de Guimarães Rosa.
	5.
	Toda e qualquer ação estatística deve estar centrada em objetivos claros. Estando estes objetivos definidos, buscam-se os dados que os satisfaçam, sejam eles primários ou secundários. Dados primários são aqueles que foram prospectados sem que tenha havido um estudo preliminar acerca da amostra em específico, ou seja, são dados originais. Dados secundários são aqueles que estão a nossa disposição, oriundos de outros estudos. São fontes de dados secundários: Internet, bancos de dados, cadastros, jornais, revistas, filmes, entre outros. Com relação às maneiras para se obter os dados de uma pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Direta ou transposta.
	 b)
	Simples ou composta.
	 c)
	Discreta ou indiscreta.
	 d)
	Direta ou indireta.
	6.
	Uma das primeiras etapas necessárias em Estatística é observar como vamos obter os dados depois de definido cuidadosamente o problema. Para isso, existem duas maneiras: usar dados secundários ou coletar os próprios dados. Com relação à coleta de dados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A coleta é indireta quando é inferida de elementos conhecidos e/ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados com o fenômeno estudado.
(    ) A coleta é direta quando obtida diretamente da fonte.
(    ) A coleta direta de dados pode ser classificada com relação ao fator tempo, como: contínua, periódica ou ocasional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	F - F - F.
	7.
	Usamos o método estatístico quando é impossível fazer o uso do método experimental, visto que nem sempre temos controle dos fatores envolvidos para fixar seus valores. As fases do método estatístico são: coleta de dados, crítica dos dados, apuração dos dados, apresentação dos dados e análise dos resultados. Com relação a essas fases, analise as sentenças a seguir:
I- A crítica dos dados pode ser de origem externa ou interna.
II- A apuração dos dados nada mais é do que a soma e o processamento dos dados obtidos e a sua disposição mediante critérios de classificação.
III- A coleta direta de dados pode ser classificada com relação ao fator tempo, como: contínua, periódica, ocasional.
IV- A última fase do trabalho estatístico é a apuração dos dados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	8.
	As séries estatísticas são todas tabelas que apresentam a distribuição de um conjunto de dados quantitativos em função da época, do local ou da espécie. Com elas, podemos apresentar dados de forma sintética e compreensível. Sabe-se também que podemos classificá-las
Samara
Samara fez um comentário
ananha mando vc ainda quer
0 aprovações
Samara
Samara fez um comentário
oi
0 aprovações
Aline
Aline fez um comentário
Oi
0 aprovações
Carregar mais