Buscar

QUESTÕES DISCURSIVAS

Prévia do material em texto

1- Por que o Princípio da Continuidade e da Entidade também são conhecidos como Axiomas? R: Axiomas são verdades que são consideradas indiscutíveis, assim, dentro da Contabilidade a diferenciação da pessoa física e da jurídica (Entidade) e a constituição das empresas baseadas no preceitos de Continuidade são verdades que não podem ser discutidas ou mudadas.
2- Escolha o que se encaixa no enunciado: O Princípio da Competência determina quando as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuição no patrimônio líquido, estabelecendo diretrizes para classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância do Princípio da Oportunidade.
3- Alguns ativos, apesar de considerados como intangíveis, possuem matéria, como por exemplo, os softwares (apresentados por meio de um CD). Qual seria o tratamento destes na contabilidade? R: Em casos em que os ativos misturam características corpóreas e não corpóreas é preciso que a empresa utilize um critério próprio para determinar se este será tratado como tangível ou intangível.
4- A reserva legal, instituida com a finalidade de garantir a integridade do Capital Social, é definida no artigo 193 da Lei 6.404/76 e deve ser constituida à base de 5% do lucro líquido do exercício, antes de qualquer outra destinação.
5- A Teoria Normativa se distingue da Teoria Positiva em que aspecto? R: A Teoria Normativa procura de forma prescritiva, demonstrar como a contabilidade deveria ser, em função de seus objetivos e postulados. A Teoria Positiva procura explorar o caminho inverso, ou seja, descrever como a contabilidade é, entender por que é assim e procura, também, prever comportamentos.
6- A Reserva de Lucros a Realizar é uma reserva de lucros que a empresa tem a opção de constituir com que finalidade? R: Com a finalidade de acomodar a parcela do dividendo obrigatório não realizada. Art 197 da Lei 6.404/76.
7- A teoria contábil pode ser encarada sob várias abordagens. Enumere três delas. R: Abordagem ética, abordagem comportamental, abordagem macroeconômica.
8- Embora sejam parte integrante dos demonstrativos contábeis, as notas explicativas não se caracterizam como uma demonstração... Qual é o objetivo básico das notas explicativas? R: É explicar com detalhes os métodos de cálculo utilizados na composição dos valores, os critérios adotados, os eventuais modelos e fórmulas utilizados e demais conceitos considerados e que facilitam o entendimento dos caminhos utilizados pela empresa na composição dos demonstrativos contábeis.
9- Uma sociedade pagou, em 30.4.2009, o prêmio correspondente a uma apólice de seguro contra incêndio de suas instalações com cobertura para o período de 1º.5.2009 a 30.4.2010. O valor pago de R$30.000,00 foi indevidamente registrado como despesa operacional do exercício de 2009...o lançamento de ajuste, feito em 31.12.2009 provocou, no resultado do exercício de 2009. R: Um aumento de R$ 10.000,00.
10- De acordo com a Lei Societária 6.404/76, no seu Art. 200, as reservas de capital somente poderão ser utilizadas para. R: 1- absorção de prejuízos que ultrapassarem os lucros acumulados e as reservas de lucros; 2- resgate, reembolso ou compra de ações; 3- resgate de partes beneficiárias; 4- incorporação ao capital social; 5- pagamento de dividendo a ações preferênciais, quando essa vantagem lhes for assegurada.
11- O Ativo Não Circulante, principalmente em seus subgrupos Imobilizado e Intangível, atualmente pode sofrer reduções contábeis em seus valores por meio de. R: 1) Depreciações; 2) Amortizações; 3) Exaustões.
12- O objetivo da Demonstração dos Fluxos de Caixa é. R: Evidenciar as alterações ocorridas no caixa e equivalentes de caixa, permitindo aos usuários avaliarem a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades de liquidez.
13- Atualmente, como devem ser classificados os gastos com pesquisa dentro da contabilidade das entidades? R: Serão contabilizados diretamente no resultado do exercício, debitando as contas de resultado.
14- Sergio de Iudicibus (2010) ensina que "os postulados são premissas ou constatações básicas... Do que consiste o Postulado da Continuidade? R: O postulado da continuidade está relacionado de que a entidade continuará suas atividades por período indeterminado.
15- Os contadores brasileiros passam por profundas transformações profissionais e comportamentais para serem inseridos no mercado internacional de Contabilidade... Descreva a luz dos estudos na disciplina Teoria da Contabilidade as mudanças legais introduzidas na LSA, principalmente aquelas que mais impactam as novas Demonstrações Contábeis. R: Uma das principais alterações da LSA é a forma de cálculo do patrimônio das companhias. As empresas de capital aberto ainda terão de expor a divisão das riquezas produzidas por elas. Os balanços terão de incluir os bens intangíveis, como marca e localização de um imóvel. Os ativos das companhias serão contabilizados não mais pelo valor pago na época da aquisição, mas pelo preço de mercado.
16- Qual é o princípio que determina que o uso da moeda do país, na tradução do valor dos componentes patrimoniais, constitui imperativo de homogeneização quantitativa dos mesmos? R: Do Valor Original.
17- De acordo com a norma vigente, o que é o valor recuperável de um ativo? R: Pode ser considerado o maior valor justo do ativo, deduzido de todos os custos para vendê-lo e o valor em uso deste ativo.
18- Um postulado contábil pode ser definido como uma proposição ou observação de certa realidade que pode ser considerada não sujeita a verificação, ou axiomática.
19- O processo de harmonização em curso promovido por alguns dos organismos reguladores em matéria contabilística... Descreva a luz das considerações sobre a formação do Edifício Contábil, seu entendimento sobre princípios, axiomas, postulados, convenções contábeis. R: É dispensável grandes conhecimentos de engenharia para afirmarmos aquilo que o senso comum, impresso fortemente na sabedoria popular, já sabe desde há muito: uma casa não se constrói pelo telhado. Quando assistimos a tamanha profusão de novas normas, ou ainda a sucessivas revisões destas, por parte de organismos internacionais condutores do processo de harmonização contabilística internacional, nomeadamente do International Accounting Standards Board (IASB), basta que nos valhamos daquele ensinamento empírico para encontrarmos de imediato as razões para essa prodigalidade.
20- A classificação dos elementos que compõe o capital intelectual está dividida em dois tópicos, quais são eles, como estão compostos? R: Capital humano - composto por conhecimentos, capacidades e valores humanos; Capital Estrutural - composto por hardware, software, marcas, patentes, clientes.
21- Para elaboração do balanço em que contas devem ser efetuados os vários ajustes e reclassificações. R: contas patrimoniais, como estoques, empréstimos, etc.
22- Quando a atualização monetária não representa nova avaliação, mas, tão-somente, o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores, ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período. A que princípio contábil refere-se a afirmativa? R: O Princípio da Atualização Monetária.
23- As reservas de lucros representam as parcelas dos lucros obtidos pela empresa em suas atividades e retidas para uma finalidade específica. Cite exemplos dessas reservas. R: Reserva Legal, Reservas Estatutárias, Reservas para Contingências, Reservas de Incentivos Fiscais, Reservas de lucros a realizar e Reservas de lucro para expansão.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes