Buscar

Sociologia Juridica entrega

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociologia Juridica
Identificar os efeitos produzidos pelas normas jurídicas e apresentar efeitos distintos no texto.
Os efeitos produzidos pelas normas jurídicas são: EFICÁCIA, VALIDADE E VIGÊNCIA. Ex: Norma que estabelece o rodízio de carros em São Paulo, quando as pessoas sabem que a desobediência a uma lei é punida na prática, eles tendem a respeitá-la.
Como ocorre o misoneismo?
É o termo que designa o medo irracional expresso sob forma de preconceito e resistência ao novo.  Pode corresponder a um simples comodismo, a uma exagerada preocupação com o abuso. Interesses políticos, econômicos e religiosos costumam acioná-lo.
Como identificar a tênue fronteira entre discriminação e misoneismo?
Como o misoneísmo é o medo irracional sob forma de preconceito, quando este se mistura a moral e bons costumes, nasce um comportamento discriminatório. Tudo fica muito pior quando existe um contexto social, histórico ou geopolítico que venha a corroborar racionalmente, ainda que de forma falaciosa, este sentimento primitivo e selvagem que emerge a partir do misoneísmo.
Como evitar a degeneração do instinto natural humano?
Para evitar a degeneração do instinto natual humano, deve-se evitar ultrapassar o limite de misoneismo/preconceito, tendo em vista aspectos comportamentais que possam a ser considerados discriminatórios, citando como exemplo, o Nazismo que se auto considerava superior aos demais, causando milhões de mortes judaicas na Segunda Guerra Mundial.

Outros materiais

Outros materiais