Buscar

LISTA DE EXERCÍCIO_Respondido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIO UNIDADE I
Cite quatro características do vapor d´água como agente transportador de energia. 
*Matéria prima (água) de baixo custo; *Quantidade da matéria prima abundante; *Alto poder de armazenamento de energia sob a forma de calor; *Fácil distribuição e controle.
O vapor gerado pode ser classificado em dois tipos, conforme o grau de aquecimento a dada pressão. Quais são os dois tipos, em quais aplicações são mais indicados e por quê? 
*Vapor Saturado – Mais utilizado para uso em aquecimento, pois permite troca de calor a temperatura constante; *Vapor Superaquecido – Mais utilizado quando se deseja a obtenção de trabalho mecânico (movimentações de turbinas, bombas), pois aproveita-se sua alta pressão.
As caldeiras podem ser classificadas de diversas formas. Cite três exemplos e suas classificações. 
*Quanto à disposição da água em relação aos gases – Aquatubular e Flamotubular;
*Quanto à circulação da água – Natural ou forçada;
*Quanto ao sistema de tiragem – Natural, forçada ou balanceada.
De acordo com a figura abaixo, identifique e descreva os princípios de funcionamentos dos componentes clássicos de uma caldeira Aquatubular complexa. (Eficiência energética).
Cite três vantagens e três desvantagens de uma caldeira Aquatubular e de uma Flamotubular. 
Aquatubular: V-> *Atinge a temperatura de trabalho rapidamente;*Suporta altas pressões de trabalho;*Maiores gerações de vapor. D->*Necessidade de um tratamento de água mais rigoroso;*Dificuldades de Limpeza e Manutenção, devido aos tubos compridos e de pequenos diâmetros;*Necessidade de Mão de Obra especializada.
Flamotubular: V-> *Fácil limpeza e manutenção;*Fácil construção com baixo custo;*Possui uma maior variedade de combustível. D-> Partida lenta, devido ao alto volume de água;*Menores pressões de trabalho;*Menor capacidade de geração de vapor.
Considerando os elementos listados abaixo, descreva as vantagens e desvantagens das caldeiras flamotubular e aquatubular.
Grau de combustão e vaporização específica
As caldeiras aquatubular podem desenvolver um grau de combustão bem maior, uma vez que a fornalha não faz parte integral da caldeira. As aquatubulares possuem uma maior vaporização, conseguindo um elevada capacidade com caldeiras de pouco peso e volume
Peso e volume
Para uma igual capacidade, uma caldeira aquatubular irá ocupar um menor volume e terá um menor peso. Isso devido a grande quantidade de água presente nas caldeiras flamotubulares.
Tempo necessário para atingir a pressão de operação
Por possuir uma grande quantidade de água em seu interior, as caldeiras flamotubulares irá levar um maior tempo para atingir sua pressão de trabalho. Para uma caldeira de grande dimensão, ao passo que a flamotubular passa 24h, uma aquatubular passa 4h.
Qualidade da água de alimentação
Ambas possuem a necessidade de um tratamento de água eficaz, buscando fazer com que a água atinja o máximo ponto de pureza. Porém pela água ficar sempre dentro de tubos mais finos, as Aquatubulares necessita de cuidados maiores.
Quais as consequências da utilização da água de alimentação de uma caldeira sem tratamento (in natura) para sua estrutura e funcionamento?
A água in natura é água proveniente da natureza, porém ela não é pura, existem diversos componentes dissolvidos. Desta forma, no momento da sua utilização (evaporação) a sua parte líquida irá vaporizar, mas os outros componentes irão reagir e de diversas formas.Essas reações irão gerar gases dissolvidos, que irão precipitar na forma de lodo ou poderão se incorporar (incrustações) as partes metálicas.
Cite cinco métodos simplificados utilizados para determinar a qualidade da água de alimentação de uma caldeira, com seus respectivos significados.
*Dureza;*Alcalinidade;*Gases Dissolvidos;*Fosfatos;Ph.
Quais são os objetivos gerais do tratamento de água?
Evitar os inconvenientes causados pelos diversos componentes presentes na composição da água, sendo: *Eliminar os gases dissolvidos presente na água;*Evitar a formação de espuma;*Evitar incrustações.
Qual a finalidade da desaeração da água de alimentação da caldeira e por quê? 
Tem como finalidade eliminar os gases dissolvidos presente na água (líquida), pois estes são corrosivos para as paredes metálicas (oxigênio, nitrogênio, entre outros).
Qual é a inconveniência na utilização do vapor saturado e como evitá-la?
O inconveniente é a formação do condensado. É praticamente impossível evitar a formação do condensado, uma vez que qualquer troca de calor do vapor saturado irá forma o condensado. Desta forma a solução para o inconveniente é a instalação de um bom sistema de drenagem na linha de vapor e nos equipamentos.
Quais os requisitos para um combustível ser considerado industrial?
*Alta disponibilidade;*Baixo custo de operação;*Razoável poder calorífico
 Cite cinco principais propriedades de um combustível líquido, com seus significados e suas importâncias.
*Ponto de Fluidez – é a mais baixa temperatura que óleo consegue fluir nas condições normais; *Viscosidade – é a capacidade que o líquido apresenta de resistir ao escoamento, sendo importante por determinar a facilidade de movimentação; *Poder Calorífico – é a quantidade de calor liberado durante a queima total de uma unidade de combustível; *Ponto de Fulgor – é a mais baixa temperatura que o combustível permite a formação vapor inflamável.
 O que é o número de Wobbe e qual a sua importância para os combustíveis gasosos? 
É a quantidade de calor desenvolvida por um queimador de gás em um dado tempo, sendo determinado por: *Tamanho do orifício que limita a saída do gás; *Pressão inicial através do orifício; *Poder Calorífico; - Densidade Relativa.
Qual é a importância da massa específica (densidade) de um gás combustível numa aplicação industrial?
É importante, pois a uma pressão constante, é a densidade que irá determinar se o gás irá fluir mais ou menos. Nesse caso, uma baixa densidade gera uma maior fluidez que irá resultar em uma maior liberação de calor pelo queimador. 
Quais as propriedades dos combustíveis gasosos necessárias para viabilizar o intercambio desses combustíveis? 
*Temperatura da chama; *Quantidade de calor fornecido; *Número de Woobe; *Velocidade da chama.
Quais os três fatores, que combinados, influenciam diretamente na eficiência da combustão? 
*Temperatura suficiente para ignição; *Tempo necessário para a combustão completa; *Turbulência (mistura combustível/ar).
Na prática, qual é a consequência do excesso de ar demasiado na combustão? E é aconselhável trabalhar com excesso de ar um pouco acima da estequiometria, por quê?
O excesso de ar demasiado pode causar uma perda de desempenho do calo específico, resultando em uma diminuição da eficiência, isso por que o ar além do oxigênio, sempre traz consigo uma massa elevada de nitrogênio e outros gases que arrastam o calor gerado na reação. Sim, é aconselhável para que não apareça combustível sem queimar, que causaram implicações econômicas e ambientais.
Considerando um combustível gasoso contendo 70 % de CH4 , 20 % de CO, 5 % de O2 e 5 % de N2, em base molar, sendo queimada completamente a 1 atm e com 20 % de excesso de ar. Apresente a reação química balanceada dessa combustão e a relação ar\combustível em base molar e mássica. OBS: Lembre-se que numa reação completa com excesso de ar aparecerá nos produtos o elemento oxigênio.R.: A\C molar =8,28 e A\C massa = 12,06.
Apresente a reação química balanceada da combustão do álcool etílico anidro (C2H5OH) com o ar (reação estequiométrica), bem como a relação ar\combustível em base molar e mássica. R.: A\C massa = 9.

Outros materiais