Buscar

Currículo e Multiculturalismo na Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Currículo no nosso idioma refere-se à vida profissional e seus êxitos por outro lado o currículo tem o sentido de construir a carreira do estudante e da maneira mais concreta o conteúdo desse percurso, sobretudo sua organização, aquilo que o aluno irá aprender e superar e em que ordem deverá fazê-lo. Podemos entender que o currículo é um instrumento que organiza e orienta as praticas educativa. Multiculturalismo implica basicamente na transição de uma cultura comum ou homogênea para culturas, visando a inclusão de diversos segmentos sociais visto como: minorias, excluídos, inferiorizados, diferentes e a educação multicultural corresponde a uma ideia de uma educação liberta de preconceitos e é a promotora da diversidade cultural, étnicos, sexuais, construindo para mudanças estruturais e institucionais.
Tendências liberais: Crítica, não crítica:
Crítica: Tendências liberais: pedagogia liberal e Tecnicista. Renovada: Progressiva e não direta Tendência progressiva: violência simbólica: Arbitrária da cultura, reprodução das desigualdades sociais Aparelhamento ideológico do Estado (a escola reproduz as relações capitalistas e culturais), Escola Dualística (Burgueses “trabalho intelectual” e o proletariado “trabalho manual”) Teorias criticas Emancipatórias: Pedagogia libertária: expostas, mas não exigidas, vivencia grupal, anti autoritária, aprender em grupo. Pedagogia Libertadora.Conscientização da realidade para transformação social. Teoria Crítico social dos conteúdos: socializar o saber, culturas relacionadas à prática social, diálogo, construção coletiva do conhecimento de respeito mútuo, interativa e dialógica. Teoria Pós-critica: estudo voltado as necessidades contemporâneas, educação, sexualidade, direitos humanos, antropologia cultural e multiculturalismo.
Currículo refere-se na vida profissional e seus êxitos, por outro lado o currículo tem o sentido de construir a carreira do estudante e da maneira mais concreta o conteúdo desse percurso, sobretudo sua organização, aquilo que o aluno irá aprender e superar e em que ordem deverá fazê-lo, podemos entender que é um instrumento que organiza e orienta as praticas educativa.
Multiculturalismo implica basicamente na transição de uma cultura comum ou homogênea para culturas, visando à inclusão de diversos segmentos sociais vistos como: minorias, excluídos, inferiorizados, diferentes, e a educação libertam preconceitos e promove a diversidade cultural, étnicos, sexuais, construindo mudanças estruturais e institucionais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes