prova ojetiva metodologia cientifica passei direto
3 pág.

prova ojetiva metodologia cientifica passei direto


DisciplinaSistema de Ensino e Políticas Educacionais450 materiais6.295 seguidores
Pré-visualização3 páginas
números das páginas, na mesma ordem e grafia dos conteúdos nele concebidos [...] (p. 39-40)
A afirmativa II é FALSA: [...] (p. 40). Ele fornece uma visão geral da estrutura do trabalho e facilita a localização de suas respectivas partes. Não devemos confundir sumário com:
índice: uma lista de palavras ou frases ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete às informações contidas no texto;
A afirmativa III é VERDADEIRA: A apresentação gráfica se dá da seguinte forma: o título \u2014 SUMÁRIO \u2014 deve ser escrito em caixa-alta (letras maiúsculas), centralizado e em negrito; [...] (p. 40)

	
	E
	F \u2013 V \u2013 V.

Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
As citações são elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura de documentação e que se revelaram úteis para corroborar as idéias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio: podem ser transcrições literais ou, então, apenas alguma síntese da passagem. Em ambos os casos, é necessário citar a fonte.
 
RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2005.  (p. 88)
 
A partir do conteúdo apresentado nas aulas e no livro-base da disciplina,  sobre \u201ccitações\u201d, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
I \u2013 (  ) São chamadas de citações as informações extraídas dos textos estudados, e que vão fundamentar o trabalho acadêmico.
II \u2013 (  ) A citação indireta, na qual se explicita as ideias dos autores nas próprias palavras podem ser classificadas como curtas ou longas.
III \u2013 (  ) As citações diretas caracterizam-se pelo uso do apud, e deve conter aspas no início e término, identificando-a no texto.
 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	V \u2013 V \u2013 F.

	
	B
	F \u2013 F \u2013 V.

	
	C
	V \u2013 F \u2013 V.

	
	D
	F \u2013 V \u2013 V.

	
	E
	V \u2013 F \u2013 F.
Você acertou!
A afirmativa I é VERDADEIRA: As informações do texto extraídas de fontes de consulta para a elaboração do texto são chamadas de citações. De acordo com Severino (citado por MÜLLER; CORNELSEN, 2003, p. 31), são elementos extraídos dos documentos dos autores pesquisados durante o processo de leitura da documentação. As citações são relevantes, pois corroboram as ideias do autor. Portanto, devem ser bem selecionadas, de modo a enriquecer o assunto. (p. 56)
A afirmativa II é FALSA, já que esta classificação refere-se à citação \u201cdireta\u201d: 1.4.1.1 Citação direta: A explicitação de conceitos e ideias de outros autores por meio de citação direta pode efetuar-se mediante citação curta ou citação longa. Segue a descrição das principais características dessas modalidades. (p. 57)
A afirmativa III é FALSA, uma vez que o apud caracteriza a citação da citação: Na impossibilidade de encontrarmos a fonte original da citação, podemos usar o que chamamos de citação de citação, que é a menção a um documento que se utiliza de uma informação pertencente a outro trabalho. A expressão latina apud (citado por) é usada para indicar a obra da qual foi retirada a citação. (p. 61).

Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Estudo de caso
É a pesquisa sobre um determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade para examinar aspectos variados de sua vida.
A prática do estudo de caso está ligada à psicoterapia, caracterizada pela reconstrução da história do indivíduo, bem como ao trabalho dos assistentes sociais junto a indivíduos, grupos e comunidades. RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2005. (p. 55)
 
A respeito da pesquisa embasada na metodologia de \u201cestudo de caso\u201d, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
I \u2013 (  ) No estudo de caso o pesquisador propõe, ao término da pesquisa, uma ação diante da realidade encontrada e dados analisados.
II \u2013 (  ) O estudo de caso caracteriza-se como uma pesquisa teórica, que se utiliza de documentos oficiais e não oficias como embasamento.
III \u2013 (  ) a compreensão de um fenômeno é o que caracteriza um estudo de caso, a partir do qual se pretende levantar algumas hipóteses.
 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	F \u2013 F \u2013 V.
A afirmativa I é FALSA, e refere-se à pesquisa participante: Participante \u2014 tem como base um pesquisador que faz parte do local pesquisado (funcionário ou estudante do local, morador da comunidade, entre outros), participando de forma estreita do objeto pesquisado. É muito semelhante à pesquisa-ação, porém não propõe uma ação diante dos dados observados e analisados. (p. 124)
A afirmativa II é FALSA, e se refere à pesquisa documental: Documental - é uma pesquisa de cunho teórico. Como o nome já sugere, realiza-se por meio de documentos, os quais geralmente são conservados por órgãos públicos e privados. Os tipos de documentos mais utilizados como fontes de pesquisa são: particulares (cartas e diários), oficiais, jurídicas, publicações parlamentares e administrativas, fontes estatísticas (censos) e iconográficas. (p. 124)
A afirmativa III é verdadeira: De estudo de caso \u2014 refere-se a uma pesquisa cujo objetivo é o estudo de uma unidade que deve ser analisada profunda e intensamente. Pode ser, por exemplo, o estudo de uma organização, a fim de entender dado fenômeno como um todo e levantar hipóteses sobre o assunto pesquisado. (p. 124)

	
	B
	V \u2013 F \u2013 F.

	
	C
	F \u2013 V \u2013 F.

	
	D
	V \u2013 F \u2013 V.

	
	E
	V \u2013 V \u2013 F.

Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
As notas de rodapé existem para possibilitar ao pesquisador incluir elementos. como a conceituação de determinados termos jurídicos, os quais não podem estar no corpo do texto por prejudicar sua lógica e coerência.
Também podem ser utilizadas para indicar a referência bibliográfica de uma citação, seja direta ou indireta.

Existem dois tipos de notas de rodapé: as explicativas e as de referência.
 
BONAT, Débora. Metodologia da pesquisa. 3 ed. Curitiba: IESDE, 2009.  (p. 108)
 
As notas de rodapé são elementos de apoio ao texto acadêmico, e estas podem ainda ser de dois tipos: notas explicativas ou de referências. 

Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:
 
I \u2013 As notas de rodapé caracterizam-se como indicações ou aditamentos, inseridos pelo próprio autor na elaboração do trabalho acadêmico.
II \u2013 O texto da nota de rodapé deve sempre terminar na mesma página em que foi iniciada, se sempre colocada na mesma página que foi indicada.
III \u2013 As notas de referências, além de breves, são caracterizada como informações complementares, que não podem constar no texto.
IV \u2013 As notas explicativas são aquelas nas quais se inserem maiores informações a respeito das obras e autores consultados e citados.
 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e IV apenas.

	
	B
	II e III apenas.

	
	C
	I e II apenas.
A afirmativa I é correta: São indicações, observações ou aditamentos inseridos no texto, feitos pelo autor, tradutor ou editor (ABNT, 2002b, p. 2). (p. 62).

A afirmativa II é correta: O texto da nota de rodapé começa e termina na página em que ela foi inserida e deve constar ao pé da página em que foi indicada. (p. 62).

A afirmativa III é equivocada, pois refere-se às notas explicativas; De acordo com Vieira (2002, p. 59), as notas explicativas são usadas para a apresentação de comentários, esclarecimentos ou considerações complementares que não possam ser incluídas no texto. Elas devem ser breves, sucintas e claras. (p. 62).

A afirmativa IV é, também, equivocada por referir-se às notas de referência: Conforme a NBR 10520 (ABNT, 2002b, p. 5), as notas de referência são usadas para indicar as fontes consultadas ou remeter a outras partes da obra nas quais o assunto do trabalho foi abordado. Elas devem ter \u201cnumeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página\u201d. (p. 63).

	
	D
	III e IV apenas.

	
	E
	I e III apenas.

Questão 8/10
Leia o