Buscar

adm de novos negocios

Prévia do material em texto

administração de novos negócios
1a Questão
Todas as reportagens afirmam que a crise no Brasil não para de piorar. As previsões dos especialistas são pessimistas para o PIB de 2015 e com mais previsões de recessão em 2016. Assinale a alternativa que apresenta o cenário do macroambiente destacado nesta afirmação:
 Errado	Cenário social.
	Cenário ecológico.
 Certo	Cenário econômico.
	Cenário sindical.
	Cenário cultural.
Explicação:
O Macroambiente é composto de diferentes cenários, e o que analisa o comportamento do PIB é o econômico.
 
Ref.: 201409121134	
 Código de referência da questão.2a Questão
As organizações, em seus contextos de atuação, interagem com o macroambiente e com o microambiente. É fundamental que todo bom gestor esteja sempre atento às relações de sua organização com os diversos componentes destes dois ambientes mencionados. Estas relações demandam análises e estratégias diferenciadas que variam de acordo com as mais diversas contingências. Diante do exposto, podemos afirmar que fazem parte do microambiente:
 Errado	fornecedores; variáveis tecnológicas; clientes/consumidores; agências reguladoras.
 Certo	concorrentes; clientes/consumidores; fornecedores; agências reguladoras.
	fornecedores; variáveis tecnológicas; variáveis sociais; agências reguladoras.
	variáveis sociais; variáveis tecnológicas; variáveis culturais; agências reguladoras.
	concorrentes; variáveis culturais; fornecedores; variáveis sociais.
Explicação:
O microambiente é composto pelas forças e agentes que estão próximos à empresa e podem afetar o seu desempenho no mercado. Fazem parte do microambiente de uma organização: política interna da empresa, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes, consumidor final e etc.
 
 
Ref.: 201408657274	
 Código de referência da questão.3a Questão
Organizações não existem no vácuo; elas estão inseridas em ambientes; Ambiente é o universo que envolve a organização; Por não estarem isoladas e não serem autossuficientes, elas precisam trocar com os elementos do ambiente em que estão inseridas. A esse processo chamamos de: Marque a ÚNICA alternativa CORRETA.
 Certo	Sistemas Abertos
	Ambiente corporativo
	Ambiente competitivo
	Sistemas fechados
	Visão sistêmica
Explicação:
As empresas caracterizam-se como um sistema aberto e dinâmico formado por elementos interdependentes que, interagem entre si, com determinados objetivos e efetuam determinadas funções. De acordo com Pereira In: Catelli (1999) ...como um sistema aberto, a empresa encontra-se permanentemente interagindo com seu ambiente. Como sistema dinâmico, realiza uma atividade ou um conjunto de atividades, que a mantém em constante mutação e requerem seja constantemente orientadas ou reorientadas para uma finalidade principal.
 
Ref.: 201408993390	
 Código de referência da questão.4a Questão
Com a Globalização associada à Tecnologia da informação são eliminadas as barreiras entre os países, diminuindo os espaços entre as nações. No entanto, os concorrentes de outras nações parecem vir de nenhum lugar e abocanham participação de mercado. Baseado no entendimento sobre Globalização assinale a alternativa INCORRETA:
 Certo	A globalização gera uma competição cada vez menos acirrada.
	A globalização gerou uma maior diversidade de produtos e serviços.
	A globalização gerou a queda das barreiras entre os países.
	A globalização exige um diferencial competitivo das empresas.
	A globalização gera margens de lucros menores em função do aumento da concorrência.
Explicação:
A reposta é incorreta porque a globalização acirra ainda mais a competição, já que hoje as empresas e consumidores finais conseguem comprar produtos de fornecedores espalhados por todo mundo, de forma rápida e prática. Hoje a concorrência chega de todos os lados.
 
 
Ref.: 201408465874	
 Código de referência da questão.5a Questão
Pedro Casemiro e Antonio Pereira, amigos de longa data que praticavam o surfe, um esporte marítimo considerado radical, e após acidente sofrido por Pedro e a sua recuperação, mas impedido de praticar o seu esporte preferido, resolveram abrir uma loja de material esportivo, com ênfase em prancha de surfe e outros materiais associados a esse esporte. Essa ideia de abrir um negócio de material esportivo, fruto do seu vasto conhecimento nessa área, e seu círculo de conhecimento de praticante desse esporte, formado ao longo do tempo, constitui:
 Errado	Novo negócio com base em conceito existente.
	Necessidade dos consumidores
 Certo	Exploração de hobbies.
	Novos negócios com base em novo conceito.
	Aperfeiçoamento de negócio.
Explicação:
É preciso analisar o texto e, como o texto explicita, Pedro e o amigo praticavam o surfe como hobbie e, por conta do acidente de Pedro, ele não pôde mais praticá-lo. Sendo assim, resolveu abrir um negócio, baseado no seu conhecimento sobre o esporte, como praticante que o era. Desta forma esta foi a ORIGEM DA SUA IDÉIA.
Opção correta - negócio baseado na exploração de hobbies.
Novos negócios com base em novo conceito. INCORRETA – não é um novo conceito, pois existem lojas similares no mercado.
Novo negócio com base em conceito existente. INCORRETA – esta não foi a origem da idéia.
Necessidade dos consumidores – INCORRETA – em nenhum momento isto foi citado no enunciado e não é algo novo.
Aperfeiçoamento de negócio. - INCORRETA – ele não tinha nenhum negócio
 
Ref.: 201408460509	
 Código de referência da questão.6a Questão
Os princípios, em que se baseiam a organização do trabalho, a estrutura de relações de dependência hierárquica e o estilo de gestão que, ainda hoje, influenciam grande parte de nossas empresas, foram herdados da:
 Errado	Primeira gerra mundial
 Certo	Revolução Industrial
	Unificação do Mercosul
	Segunda guerra mundial
	Descoberta do Brasil
Explicação:
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. Como um processo de grandes transformações econômico-sociais, trouxe consigo o aparecimento das empresas formais¿ e, consequentemente, com o decorrer do tempo, os conceitos de organização do trabalho, estrutura de relações de dependência hierárquica e o estilo de gestão, foram evoluindo.
 
Ref.: 201408686942	
 Código de referência da questão.7a Questão
No ambiente interno da empresa encontram-se os seguintes fatores, exceto:
 Errado	fornecedores
	stakeholders
 Certo	políticos
	clientes
	concorrentes
Explicação:
Organizações não existem no vácuo; elas estão inseridas em ambientes.
Ambiente é o universo que envolve a organização.
O ambiente interno envolve tudo que é necessário para que a organização realize suas operações. Então, clientes (sem os quais a empresa não tem razão de existir), fornecedores (sem os quais não há matéria prima), concorrência (que determina as linhas de ação) e stakesholders (grupos interessados na organização), com certeza, fazem parte do ambiente interno da organização, uma vez que são fatores intimamente ligados ao próprio funcionamento de uma empresa. No entanto, os políticos, embora possam indiretamente interferir nas operações empresariais, no que se refere à legislação, podem ser responsáveis por alterações nos processos empresariais, mas como uma influência EXTERNA. Sendo assim, como o enunciado pede para apontar a exceção, a opção correta é ¿políticos¿.
 
Ref.: 201408661685	
 Código de referência da questão.8a Questão
Com a Globalização associada à Tecnologia da informação são eliminadas as barreiras entre os países, diminuindo os espaços entre as nações. No entanto, os concorrentes de outras nações parecem vir de nenhum lugar e abocanham participação de mercado. Baseado no entendimento sobre Globalização assinale a alternativa INCORRETA:
 Certo	A globalização gerou uma menor diversidade de produtos e serviços.
	A globalização exige um diferencial competitivo das empresas.A globalização gera margens de lucros menores em função do aumento da concorrência.
	A globalização gera uma competição cada vez mais acirrada.
	A globalização gerou a queda das barreiras entre os países.
Explicação:
A alternativa está incorreta porque a globalização foi potencializada pela tecnologia e a internet, que rompeu a barreira do tempo e do espaço, sendo assim, é possível comprar produtos e serviços de vários países do mundo. Como exemplo, empresas de desenvolvimento de software na India, que atendem vários clientes pelo mundo de forma remota. 
1a Questão
Um dos tópicos mais abordados nos dias atuais é a Globalização, que significa o aumento da competição internacional e do livre comércio entre os países, gerando um cliente cada vez mais exigente. Assinale a alternativa que apresenta uma característica deste novo consumidor:
 Errado	Redução do poder de compra.
 Certo	O cliente quer encontrar o que deseja e ser bem atendido.
	Não pesquisa antes de comprar.
	Não valoriza o bom atendimento.
	Pouca informação sobre tudo.
Explicação:
Hoje o cliente é crítico e informado. É atuante no processo de consumo, interagindo com marcas, outros clientes e até participa do processo de concepção de produtos e serviços. Sendo assim, é importante que as empresas se dediquem a oferecer produtos de qualidade superior, com serviços agregados e atendimento de qualidade superior.
 
Ref.: 201409126791	
 Código de referência da questão.2a Questão
O padrão e a qualidade de vida na sociedade contemporânea atual dependem dos esforços conjuntos das pessoas, das empresas, do governo e das organizações de um modo geral. Toda realização humana surgiu inicialmente na mente de alguém que teve atitude e vontade suficientes a fim de colocar aquilo em prática, identificando alguma oportunidade no ambiente. Essas pessoas são conhecidas como:
 Errado	Gestores.
 Certo	Empreendedores.
	Autônomos.
	Especialistas.
	Aventureiros.
Explicação:
O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que enxerga novas oportunidades, é viosionário e ao mesmo tempo realizador. Está sempre pensando em novas soluções para atender diferentes demandas. O empreendedor busca a autorrealização, assim como o reconhecimento da Sociedade. Na maioria das vezes o empreendedor é um líder que está sempre em busca do seu autodesenvolvimento.
 
Ref.: 201408686944	
 Código de referência da questão.3a Questão
No ambiente externo à empresa encontram-se os seguintes fatores, exceto:
 Errado	econômicos
	sindicais
 Certo	colaboradores
	sociais
	demográficos
Explicação:
Uma vez que o que está sendo questionado é o que não faz parte do ambiente EXTERNO, a única alternativa cabível é que menciona os colaboradores, que fazem parte integrante do ambiente INTERNO da empresa. Todas as outras opções dizem respeito a fatores de fora da organização (externos).
 
Ref.: 201409133180	
 Código de referência da questão.4a Questão
Identificar os principais concorrentes e seus diferenciais, avaliar a ameaça de entrada de novos competidores e pressão de produtos substitutos são ações de analise do:
 Certo	Ambiente de tarefa.
	Ambiente interno.
	Macroambiente.
	Ambiente geral.
	Ambiente maior.
Explicação:
O ambiente de tarefas é formado pelos clientes, concorrentes, fornecedores, agências reguladoras e parceiros estratégicos. O ambiente de tarefas é aquele mais imediato, no qual uma organização deve operar. Por isso a análise dos principais concorrentes e seus diferenciais, assim como a avaliação de possíveis ameaças de novos competidores e pressão de produtos substitutos são ações próprias do ambiente de tarefa.
 
Ref.: 201409133173	
 Código de referência da questão.5a Questão
A Globalização aumenta a competição entre as organizações e surgem oportunidades e ameaças. Baseado nas consequências da Globalização assinale a alternativa INCORRETA.
 Errado	Maior diversidade de produtos e serviços.
	Margens de lucros mais apertadas.
	Necessidade de busca de diferencial competitivo.
 Certo	Mercados menos exigentes.
	Menor espaço para erros.
Explicação:
A globalização significa o rompimento das barreiras entre países, facilitando o tráfego de mercadorias, serviços, tecnologias e cultura entre os países. Desta forma, os clientes (Mercado) ficam mais exigentes, pois terão mais acesso a novos produtos, serviços e muitas informações.
 
Ref.: 201408686949	
 Código de referência da questão.6a Questão
dos fatos listados abaixo, qual é aquele que não tem relação com a globalização?
 Errado	maior diversidade de serviços
	Rompimento das barreiras entre países
	ampliação de mercados e produtos
 Certo	diminuição da oferta de produtos
	maior competição entre as empresas
Explicação:
Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.
O processo de globalização se constitui pelo modo como os mercados de diferentes países e regiões interagem entre si, aproximando mercadorias e pessoas.
Sendo assim, se há o rompimento de barreiras, maior competição, maior diversidade e ampliação de mercados e de produtos, a alternativa que destoa, ou seja, a que NÃO tem relação com a globalização é ¿diminuição da oferta de produtos¿.
 
Ref.: 201409043863	
 Código de referência da questão.7a Questão
Toda empresa recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Desta forma, ela precisa monitorar o ambiente constantemente e se antecipar às oportunidades e ameaças. Baseado nesta informação pode-se afirmar que os clientes, fornecedores e concorrentes fazem parte do:
 Errado	Ambiente interno.
 Certo	Ambiente de Tarefa.
	Ambiente maior.
	Ambiente Geral.
	Macro-ambiente.
Explicação:
O ambiente de tarefas é formado pelos clientes, concorrentes, fornecedores, agências reguladoras e parceiros estratégicos. O ambiente de tarefas é aquele mais imediato, no qual uma organização deve operar. Por isso a análise dos principais concorrentes e seus diferenciais, assim como a avaliação de possíveis ameaças de novos competidores e pressão de produtos substitutos são ações próprias do ambiente de tarefa.
 
Ref.: 201409126825	
 Código de referência da questão.8a Questão
Os resultados de uma organização destinam-se não apenas ao consumidor, mas a muitas partes interessadas, chamadas de:
 Errado	Analistas de mercado.
 Certo	Stakeholders.
	Mercado de câmbio.
	Bolsa de valores.
	Acionistas.
Explicação:
Os resultados de uma organização destinam-se não apenas ao consumidor, mas a muitas partes interessadas, ou seja, seus stakeholders. Stakeholder é um grupo estratégico para empresa, inclui aqueles indivíduos, grupos e outras organizações que têm interesse nas ações de uma empresa e que têm habilidade para influenciá-la (Savage, Nix, Whitehead, & Blair, 1991). São eles: funcionários, fornecedores, acionistas, clientes, sindicatos e etc.
1a Questão
Pedro Casemiro e Antonio Pereira, amigos de longa data que praticavam o surfe, um esporte marítimo considerado radical, e após acidente sofrido por Pedro e a sua recuperação, mas impedido de praticar o seu esporte preferido, resolveram abrir uma loja de material esportivo, com ênfase em prancha de surfe e outros materiais associados a esse esporte. Essa ideia de abrir um negócio de material esportivo, fruto do seu vasto conhecimento nessa área, e seu círculo de conhecimento de praticante desse esporte, formado ao longo do tempo, constitui:
 Errado	Necessidade dos consumidores
	Aperfeiçoamento de negócio.
	Novo negócio com base em conceito existente.
	Novos negócios com base em novo conceito.
 Certo	Exploração de hobbies.
Explicação:
É preciso analisar o texto e, como o texto explicita, Pedro e o amigo praticavam o surfe como hobbie e, por conta do acidente de Pedro, ele não pôde mais praticá-lo. Sendo assim, resolveu abrir um negócio, baseado no seu conhecimentosobre o esporte, como praticante que o era. Desta forma esta foi a ORIGEM DA SUA IDÉIA.
Opção correta - negócio baseado na exploração de hobbies.
Novos negócios com base em novo conceito. INCORRETA – não é um novo conceito, pois existem lojas similares no mercado.
Novo negócio com base em conceito existente. INCORRETA – esta não foi a origem da idéia.
Necessidade dos consumidores – INCORRETA – em nenhum momento isto foi citado no enunciado e não é algo novo.
Aperfeiçoamento de negócio. - INCORRETA – ele não tinha nenhum negócio
 
Ref.: 201409121134	
 Código de referência da questão.2a Questão
As organizações, em seus contextos de atuação, interagem com o macroambiente e com o microambiente. É fundamental que todo bom gestor esteja sempre atento às relações de sua organização com os diversos componentes destes dois ambientes mencionados. Estas relações demandam análises e estratégias diferenciadas que variam de acordo com as mais diversas contingências. Diante do exposto, podemos afirmar que fazem parte do microambiente:
 Errado	fornecedores; variáveis tecnológicas; clientes/consumidores; agências reguladoras.
	variáveis sociais; variáveis tecnológicas; variáveis culturais; agências reguladoras.
	fornecedores; variáveis tecnológicas; variáveis sociais; agências reguladoras.
 Certo	concorrentes; clientes/consumidores; fornecedores; agências reguladoras.
	concorrentes; variáveis culturais; fornecedores; variáveis sociais.
Explicação:
O microambiente é composto pelas forças e agentes que estão próximos à empresa e podem afetar o seu desempenho no mercado. Fazem parte do microambiente de uma organização: política interna da empresa, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes, consumidor final e etc.
 
 
Ref.: 201408686942	
 Código de referência da questão.3a Questão
No ambiente interno da empresa encontram-se os seguintes fatores, exceto:
 Errado	clientes
	stakeholders
	concorrentes
	fornecedores
 Certo	políticos
Explicação:
Organizações não existem no vácuo; elas estão inseridas em ambientes.
Ambiente é o universo que envolve a organização.
O ambiente interno envolve tudo que é necessário para que a organização realize suas operações. Então, clientes (sem os quais a empresa não tem razão de existir), fornecedores (sem os quais não há matéria prima), concorrência (que determina as linhas de ação) e stakesholders (grupos interessados na organização), com certeza, fazem parte do ambiente interno da organização, uma vez que são fatores intimamente ligados ao próprio funcionamento de uma empresa. No entanto, os políticos, embora possam indiretamente interferir nas operações empresariais, no que se refere à legislação, podem ser responsáveis por alterações nos processos empresariais, mas como uma influência EXTERNA. Sendo assim, como o enunciado pede para apontar a exceção, a opção correta é ¿políticos¿.
 
Ref.: 201408661685	
 Código de referência da questão.4a Questão
Com a Globalização associada à Tecnologia da informação são eliminadas as barreiras entre os países, diminuindo os espaços entre as nações. No entanto, os concorrentes de outras nações parecem vir de nenhum lugar e abocanham participação de mercado. Baseado no entendimento sobre Globalização assinale a alternativa INCORRETA:
 Certo	A globalização gerou uma menor diversidade de produtos e serviços.
	A globalização gera margens de lucros menores em função do aumento da concorrência.
	A globalização gerou a queda das barreiras entre os países.
	A globalização gera uma competição cada vez mais acirrada.
	A globalização exige um diferencial competitivo das empresas.
Explicação:
A alternativa está incorreta porque a globalização foi potencializada pela tecnologia e a internet, que rompeu a barreira do tempo e do espaço, sendo assim, é possível comprar produtos e serviços de vários países do mundo. Como exemplo, empresas de desenvolvimento de software na India, que atendem vários clientes pelo mundo de forma remota. 
 
Ref.: 201408460509	
 Código de referência da questão.5a Questão
Os princípios, em que se baseiam a organização do trabalho, a estrutura de relações de dependência hierárquica e o estilo de gestão que, ainda hoje, influenciam grande parte de nossas empresas, foram herdados da:
 Errado	Unificação do Mercosul
	Segunda guerra mundial
 Certo	Revolução Industrial
	Descoberta do Brasil
	Primeira gerra mundial
Explicação:
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. Como um processo de grandes transformações econômico-sociais, trouxe consigo o aparecimento das empresas formais¿ e, consequentemente, com o decorrer do tempo, os conceitos de organização do trabalho, estrutura de relações de dependência hierárquica e o estilo de gestão, foram evoluindo.
 
Ref.: 201409133171	
 Código de referência da questão.6a Questão
Todas as reportagens afirmam que a crise no Brasil não para de piorar. As previsões dos especialistas são pessimistas para o PIB de 2015 e com mais previsões de recessão em 2016. Assinale a alternativa que apresenta o cenário do macroambiente destacado nesta afirmação:
 Errado	Cenário social.
	Cenário cultural.
	Cenário sindical.
	Cenário ecológico.
 Certo	Cenário econômico.
Explicação:
O Macroambiente é composto de diferentes cenários, e o que analisa o comportamento do PIB é o econômico.
 
Ref.: 201408657274	
 Código de referência da questão.7a Questão
Organizações não existem no vácuo; elas estão inseridas em ambientes; Ambiente é o universo que envolve a organização; Por não estarem isoladas e não serem autossuficientes, elas precisam trocar com os elementos do ambiente em que estão inseridas. A esse processo chamamos de: Marque a ÚNICA alternativa CORRETA.
 Errado	Ambiente competitivo
	Sistemas fechados
 Certo	Sistemas Abertos
	Ambiente corporativo
	Visão sistêmica
Explicação:
As empresas caracterizam-se como um sistema aberto e dinâmico formado por elementos interdependentes que, interagem entre si, com determinados objetivos e efetuam determinadas funções. De acordo com Pereira In: Catelli (1999) ...como um sistema aberto, a empresa encontra-se permanentemente interagindo com seu ambiente. Como sistema dinâmico, realiza uma atividade ou um conjunto de atividades, que a mantém em constante mutação e requerem seja constantemente orientadas ou reorientadas para uma finalidade principal.
 
Ref.: 201408993390	
 Código de referência da questão.8a Questão
Com a Globalização associada à Tecnologia da informação são eliminadas as barreiras entre os países, diminuindo os espaços entre as nações. No entanto, os concorrentes de outras nações parecem vir de nenhum lugar e abocanham participação de mercado. Baseado no entendimento sobre Globalização assinale a alternativa INCORRETA:
 Errado	A globalização gera margens de lucros menores em função do aumento da concorrência.
	A globalização gerou a queda das barreiras entre os países.
	A globalização exige um diferencial competitivo das empresas.
 Certo	A globalização gera uma competição cada vez menos acirrada.
	A globalização gerou uma maior diversidade de produtos e serviços.
Explicação:
A reposta é incorreta porque a globalização acirra ainda mais a competição, já que hoje as empresas e consumidores finais conseguem comprar produtos de fornecedores espalhados por todo mundo, de forma rápida e prática. Hoje a concorrência chega de todos os lados.
1a Questão
A Globalização aumenta a competição entre as organizações e surgem oportunidades e ameaças. Baseado nas consequências da Globalização assinale a alternativa INCORRETA.
 Errado	Maior diversidade de produtos e serviços.
	Necessidade de busca de diferencial competitivo.
	Menor espaço para erros.
	Margens de lucros mais apertadas.
 Certo	Mercados menos exigentes.
Explicação:
A globalização significa o rompimento das barreiras entrepaíses, facilitando o tráfego de mercadorias, serviços, tecnologias e cultura entre os países. Desta forma, os clientes (Mercado) ficam mais exigentes, pois terão mais acesso a novos produtos, serviços e muitas informações.
 
Ref.: 201408686944	
 Código de referência da questão.2a Questão
No ambiente externo à empresa encontram-se os seguintes fatores, exceto:
 Errado	econômicos
	sindicais
 Certo	colaboradores
	sociais
	demográficos
Explicação:
Uma vez que o que está sendo questionado é o que não faz parte do ambiente EXTERNO, a única alternativa cabível é que menciona os colaboradores, que fazem parte integrante do ambiente INTERNO da empresa. Todas as outras opções dizem respeito a fatores de fora da organização (externos).
 
Ref.: 201409133180	
 Código de referência da questão.3a Questão
Identificar os principais concorrentes e seus diferenciais, avaliar a ameaça de entrada de novos competidores e pressão de produtos substitutos são ações de analise do:
 Errado	Ambiente interno.
	Macroambiente.
	Ambiente geral.
	Ambiente maior.
 Certo	Ambiente de tarefa.
Explicação:
O ambiente de tarefas é formado pelos clientes, concorrentes, fornecedores, agências reguladoras e parceiros estratégicos. O ambiente de tarefas é aquele mais imediato, no qual uma organização deve operar. Por isso a análise dos principais concorrentes e seus diferenciais, assim como a avaliação de possíveis ameaças de novos competidores e pressão de produtos substitutos são ações próprias do ambiente de tarefa.
 
Ref.: 201408686949	
 Código de referência da questão.4a Questão
dos fatos listados abaixo, qual é aquele que não tem relação com a globalização?
 Errado	ampliação de mercados e produtos
 Certo	diminuição da oferta de produtos
	maior diversidade de serviços
	Rompimento das barreiras entre países
	maior competição entre as empresas
Explicação:
Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.
O processo de globalização se constitui pelo modo como os mercados de diferentes países e regiões interagem entre si, aproximando mercadorias e pessoas.
Sendo assim, se há o rompimento de barreiras, maior competição, maior diversidade e ampliação de mercados e de produtos, a alternativa que destoa, ou seja, a que NÃO tem relação com a globalização é ¿diminuição da oferta de produtos¿.
 
Ref.: 201409043863	
 Código de referência da questão.5a Questão
Toda empresa recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Desta forma, ela precisa monitorar o ambiente constantemente e se antecipar às oportunidades e ameaças. Baseado nesta informação pode-se afirmar que os clientes, fornecedores e concorrentes fazem parte do:
 Errado	Macro-ambiente.
 Certo	Ambiente de Tarefa.
	Ambiente Geral.
	Ambiente maior.
	Ambiente interno.
Explicação:
O ambiente de tarefas é formado pelos clientes, concorrentes, fornecedores, agências reguladoras e parceiros estratégicos. O ambiente de tarefas é aquele mais imediato, no qual uma organização deve operar. Por isso a análise dos principais concorrentes e seus diferenciais, assim como a avaliação de possíveis ameaças de novos competidores e pressão de produtos substitutos são ações próprias do ambiente de tarefa.
 
Ref.: 201409126825	
 Código de referência da questão.6a Questão
Os resultados de uma organização destinam-se não apenas ao consumidor, mas a muitas partes interessadas, chamadas de:
 Certo	Stakeholders.
	Analistas de mercado.
	Bolsa de valores.
	Mercado de câmbio.
	Acionistas.
Explicação:
Os resultados de uma organização destinam-se não apenas ao consumidor, mas a muitas partes interessadas, ou seja, seus stakeholders. Stakeholder é um grupo estratégico para empresa, inclui aqueles indivíduos, grupos e outras organizações que têm interesse nas ações de uma empresa e que têm habilidade para influenciá-la (Savage, Nix, Whitehead, & Blair, 1991). São eles: funcionários, fornecedores, acionistas, clientes, sindicatos e etc.
 
Ref.: 201409133176	
 Código de referência da questão.7a Questão
Um dos tópicos mais abordados nos dias atuais é a Globalização, que significa o aumento da competição internacional e do livre comércio entre os países, gerando um cliente cada vez mais exigente. Assinale a alternativa que apresenta uma característica deste novo consumidor:
 Errado	Não pesquisa antes de comprar.
 Certo	O cliente quer encontrar o que deseja e ser bem atendido.
	Pouca informação sobre tudo.
	Não valoriza o bom atendimento.
	Redução do poder de compra.
Explicação:
Hoje o cliente é crítico e informado. É atuante no processo de consumo, interagindo com marcas, outros clientes e até participa do processo de concepção de produtos e serviços. Sendo assim, é importante que as empresas se dediquem a oferecer produtos de qualidade superior, com serviços agregados e atendimento de qualidade superior.
 
Ref.: 201409126791	
 Código de referência da questão.8a Questão
O padrão e a qualidade de vida na sociedade contemporânea atual dependem dos esforços conjuntos das pessoas, das empresas, do governo e das organizações de um modo geral. Toda realização humana surgiu inicialmente na mente de alguém que teve atitude e vontade suficientes a fim de colocar aquilo em prática, identificando alguma oportunidade no ambiente. Essas pessoas são conhecidas como:
 Errado	Especialistas.
	Gestores.
	Aventureiros.
 Certo	Empreendedores.
	Autônomos.
Explicação:
O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que enxerga novas oportunidades, é viosionário e ao mesmo tempo realizador. Está sempre pensando em novas soluções para atender diferentes demandas. O empreendedor busca a autorrealização, assim como o reconhecimento da Sociedade. Na maioria das vezes o empreendedor é um líder que está sempre em busca do seu autodesenvolvimento.
Ref.: 201409437421	
 Código de referência da questão.1a Questão
O ambiente econômico compreende basicamente três condições: Conjuntura econômica, conjuntura do mercado e conjuntura global. Há três fatores macroeconômicos que afetam o desempenho de qualquer negócio:
 Errado	crescimento econômico, crescimento demográfico e violência.
 Certo	crescimento econômico, inflação ou deflação e taxa de juros.
	crescimento econômico, crescimento demográfico e poluição.
	Crescimento demográfico, inflação ou deflação e taxa de investimento.
	crescimento econômico, inflação ou deflação e taxa de investimento.
Explicação:
Macroeconomia é uma área de estudo das Ciências Econômicas, responsável por analisar fatores do sistema econômico de determinada região ou país. A análise feita pela macroeconomia é global, desconsiderado as particularidades ou os comportamentos individuais.
Como o enunciado faz menção aos fatores MACROECONOMICOS que afetam o desempenho de QUALQUER EMPRESA, vamos à análise das opções:
 - crescimento econômico, inflação ou deflação e taxa de juros. CORRETA ¿ todos os 3 fatores macroeconômicos citados, afetam diretamente às empresas, independentemente do ramo que atuam.
 crescimento econômico, inflação ou deflação e taxa de investimento. INCORRETA ¿ a taxa de investimento além de não ser um fator macroeconômico (é o valor estipulado pelos investidores, para remunerar o valor investido), varia de acordo com cada investimento.
Crescimento demográfico, inflação ou deflação e taxa de investimento. INCORRETA ¿ crescimento demográfico e taxa de investimento não são fatores macroeconômicos. 
crescimento econômico, crescimento demográfico e violência. INCORRETA ¿ Crescimento demográfico e violência não são fatores macroeconômicos.
crescimento econômico, crescimento demográfico e poluição. INCORRETA ¿ Crescimento demográfico e poluição não são fatores macroeconômicos.
Sendo assim, a opção correta é: crescimento econômico, inflação ou deflação e taxa de juros.Ref.: 201409019660	
 Código de referência da questão.2a Questão
Quando a inovação dos produtos, serviços ou processos tradicionais apresenta significativas melhorarias, sem substituí-los. Assinale a alternativa que demonstra o resultado com base no exemplo abaixo: Processo - fabricação de açúcar: nos antigos engenhos, a moenda era movida por bois e sobrava muito caldo nos talos de cana. Hoje, as usinas produzem toneladas de açúcar por dia e o bagaço da cana sai do processo com praticamente zero de umidade. Produto - aparelho de barbear: os aparelhos de hoje, com três lâminas paralelas, não têm quase nada dos primeiros aparelhos, com uma lâmina que cortava dos dois lados. Serviço- compensação de cheques: há não muitos anos, a compensação de um cheque de outro estado chegava a demorar mais de um mês. O cheque tinha que viajar até a agência do correntista para se verificar se havia saldo e para conferência da assinatura. Com o uso da informática, hoje em dia a compensação demora no máximo 48 horas.
 Certo	Apresentam mais eficiência.
	É uma necessidade de mudança visual.
	Ficaram mais caros e não melhoraram.
	É melhor para a empresa e não para os clientes.
	São mais baratos.
 
Ref.: 201408467989	
 Código de referência da questão.3a Questão
Para a teoria econômica, há quatro níveis de concorrência: concorrência perfeita, concorrência monopolística, oligopólio e o monopólio. Considerando os diferentes níveis de concorrência, no caso do Sr. João Santos da Silva, que cultiva diferentes variedades de verduras e comercializa suas mercadorias em uma feira-livre do município onde reside, ele atua em um mercado de:
 Certo	Concorrência perfeita.
	Monopólio, pois ele é o maior produtor individual de verdura da região.
	Oligopólio, pois ele é o único produtor que vende os produtos na feira, apesar de existirem outros vendedores de verdura que compram e revendem esse produto.
	Concorrência imperfeita, pois o Sr. João Santos da Silva produz e vende diretamente os seus produtos.
	Concorrência monopolística, pois ele produz as melhores verduras da região.
Explicação:
Para a teoria econômica, há quatro níveis de concorrências:
- Concorrência perfeita: Ocorre quando os bens oferecidos são iguais e os compradores e vendedores são numerosos a ponto de não influenciarem os preços individualmente, como os produtos agrícolas.
- Concorrência monopolística: Ocorre no mercado em que existem muitos consumidores e um número reduzido de produtores ou vendedores, que oferecem produtos semelhantes. Por causa disso, os produtores ou vendedores podem determinar os preços de seus produtos, como indústrias automobilísticas.
- Oligopólio: Ocorre quando há poucos vendedores que não têm intenção de concorrer entre si, como a indústria de cigarros.
- Monopólio: Ocorre quando apenas um produtor ou prestador de serviços controla os preços, como as companhias de energia elétrica.
Como o enunciado descreve a situação de um produtor/ vendendor de legumes em uma feira-vivre, então estamos falando sobre concorrência perfeita.
 
Ref.: 201411338140	
 Código de referência da questão.4a Questão
Quanto à empresa e seu ambiente externo, devemos considerar sempre o ambiente da tarefa (microambiente) e o ambiente geral (macroambiente). Considerando os elementos/variáveis que compõem esses ambiente, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta:
I- Variáveis demográficas e tecnológicas estão no macroambiente.
II - Clientes e fornecedores devem ser considerados em uma análise do macroambiente.
III - As variáveis legislação e tributos possuem pouca importância em uma análise de macroambiente.
 Certo	Apenas a afirmativa I está correta
	Apenas a afirmativa III está correta.
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
Explicação:
Vamos à análise das afirmativas:
I ¿ As variáveis demográficas e tecnológicas fazem parte do macroambiente. CORRETA ¿ são variáveis que se apresentam em um ambiente maior, no qual estão inseridas todas as empresas e todas são influenciadas por ele.
II - Clientes e fornecedores devem ser considerados em uma análise do macroambiente. INCORRETA ¿ clientes e fornecedores devem ser considerados na análise do microambiente, uma vez que dizem respeito a uma empresa especificamente.
III - As variáveis legislação e tributos possuem pouca importância em uma análise de macroambiente. INCORRETA ¿ dependendo da legislação e dos tributos, alguns produtos podem até se tornarem inviáveis.
Sendo assim, a opção correta é : Apenas a afirmativa I está correta.
 
Ref.: 201408662614	
 Código de referência da questão.5a Questão
Em um ambiente econômico saudável não podemos encontrar:
 Errado	Estabilidade legal
	Estímulo ao empreendedorismo
 Certo	Carga tributária muito elevada
	Juros baixos
	Combate a corrupção
Explicação:
Carga Tributária - Coleta de Tributação (cobrança de impostos realizada pelo Governo) - para pagamento dos gastos nacionais (suas contas) - que podem ser avaliados (seu crescimento) e impacto comparando ao Produto Interno Bruto - (PIB) do país.
 
 
 
Ref.: 201409142988	
 Código de referência da questão.6a Questão
Existem diferentes critérios utilizados na formação do preço de venda. A partir das opções apresentadas, identifique o método que não deve ser adotado.
 Errado	Basear-se em parâmetros externos, efeitos tributários sobre as vendas e sobre a margem de lucro líquida desejada de tributos sobre o lucro.
 Certo	Utilizar-se de referências internas, em observância a que a empresa pretende atingir dentro de determinado prazo.
	Analisar os preços que estão sendo praticados no mercado.
	Cálculo do mark-up.
	Basear-se no retorno dos investimentos.
 
Ref.: 201409126856	
 Código de referência da questão.7a Questão
O governo brasileiro pode diminuir os riscos dos novos negócios por meio da redução da carga tributária, gerando impostos mais compatíveis com o mercado. O excesso de tributos estrangula e afugenta os empreendedores, que procuram as condições mais favoráveis para o retorno do investimento. A carga tributária muito elevada deixa pouca margem para o reinvestimento das empresas, que passam a crescer em ritmo ----------------e ainda deixa um retorno para os investidores que não é compatível, ao contrário de outros países.
 Errado	Vigoroso.
	Frenético.
	Acelerado.
	Normal.
 Certo	Lento.
 
Ref.: 201408654357	
 Código de referência da questão.8a Questão
O empreendedor não deve se preocupar ao fazer novos investimentos em um novo mercado com:
 Certo	O plano de cargos e salários de sua empresa
	O comportamento do PIB
	O ambiente político institucional
	Estabilidade legal
	A carga tributária
Explicação:
Uma empresa é uma iniciativa que tem o objetivo de fornecer produtos e serviços para atender as necessidades de pessoas e obter o lucro. Para tal, o empreendedor precisa adquirir recursos, estruturar um sistema de operações e assumir um compromisso com a satisfação do cliente. Desta forma, o empreendedor, ao fazer novos investimentos em um novo mercado, deve se preocupar SIM, com o ambiente político institucional, com a carga tributária, com o comportamento do PIB e com a estabilidade legal, pois são fatores importantes a serem analisados, por influenciarem diretamente na análise da viabilidade do empreendimento. Como o enunciado pede que seja identificada a opção que NÃO está associada a esta preocupação inicial, a opção a ser assinalada é - O plano de cargos e salários de sua empresa-, pois, isto deve ser sim uma preocupação, mas em uma outra etapa, com a empresa já constituída e operando no mercado.
1a Questão
Analisando sua ocupação, e seu grau de sucesso ou insucesso, o empreendedor poderá desenvolver produtos e serviços nos quais suas experiências e seus conhecimentos são aproveitados. Qual dessas fontes para novos negócios representa este conceito?
 Errado	Exploração de hobbies.
	Observação de tendências.
	Necessidade dos consumidores.Aperfeiçoamento do negócio.
 Certo	Derivação de ocupação.
 
Ref.: 201409142578	
 Código de referência da questão.2a Questão
A etapa que representa um extrato competente e motivador do Plano de Negócios, onde deve ser dada uma visão geral sobre a empresa, o empreendedor, o produto ou o serviço a ser oferecido, o mercado e os elementos de diferenciação, e o que se espera do negócio sobre o ponto de vista financeiro, é:
 Errado	A Estratégio do Negócio.
	A Descrição dos Produtos ou Serviços.
	O Planejamento Financeiro.
 Certo	O Sumário Executivo.
	A Análise de Mercado.
 
Ref.: 201408654299	
 Código de referência da questão.3a Questão
Quando um empreendedor tem um produto inovador, mas não é empresário, não dispõe de recursos para montar uma empresa, deve em primeiro lugar:
 Errado	Vender o produto
	Divulgar a terceiros o produto
	Procurar financiamento
	Arranjar sócios
 Certo	Licenciar o produto
 
Ref.: 201409024207	
 Código de referência da questão.4a Questão
Sobre as características de um empreendedor marque a alternativa INCORRETA:
 Errado	Capacidade de trabalho em equipe: o empreendedor cria equipe, delega, acredita nos outros e obtém resultados por meio de outros indivíduos.
 Certo	Autoconfiança: o empreendedor não tem autoconfiança, acredita em seus colaborados apenas. Se acreditasse mais em sí seria melhor para tomar a iniciativa. A crença em si mesmo faz o indivíduo arriscar menos, ousar, oferecer-se para realizar tarefas desafiadoras, enfim, torna-o mais empreendedor.
	Aceitação do risco: o empreendedor aceita riscos, ainda que muitas vezes seja cauteloso e precavido contra ele.
	Automotivação e entusiasmo: pessoas empreendedoras são capazes de auto motivação relacionada com desafios e tarefas em que acreditam. Não necessita de prêmios externos, como compensação financeira. A sua motivação permite entusiasmarem-se com suas idéias e projetos.
	Ambição: o empreendedor procura fazer sempre mais e melhor, nunca se contentando com o que já atingiu. Não tentar progredir significa estagnar e um empreendedor deve ter a ambição de chegar um pouco mais além do que da última vez.
 
Ref.: 201409286332	
 Código de referência da questão.5a Questão
É o sistema pelo qual se adquire o direito de uso de uma marca ou patente, associado ao direito de comercialização exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. Assim define-se o negócio de:
 Certo	franquia
	cooperativa
	empresa familiar
	empresa tradicional
	representação comercial
Explicação:
Este é conceito de franquia.
O franqueador é o detentor da marca e do método de trabalho licenciado de terceiros. É o agente que idealiza e formata a franquia do negócio ao franqueado. E o franqueado é a pessoa jurídica ou física que adquire o direito de uso da marca e/ou método de trabalho, por meio de um pagamento inicial ou mensal. Ao aderir à rede de franquias, o franqueado passa a operar com a marca do franqueador, seguindo todos os padrões estabelecidos e supervisionados por este.
 
Ref.: 201409079166	
 Código de referência da questão.6a Questão
Essa prática também pode originar-se da avaliação contínua do negócio atual. Pessoas observadoras e curiosas criam o hábito de buscar informações sobre como funciona cada setor, identificando os pontos onde há possibilidade de realizar melhorias. Qual dessas fontes para novos negócios representa este conceito?
 Errado	Exploração de hobbies.
	Derivação de ocupação.
 Certo	Aperfeiçoamento do negócio.
	Observação de tendências.
	Necessidade dos consumidores.
 
Ref.: 201409142580	
 Código de referência da questão.7a Questão
Assinale a alternativa que revela uma assertiva incorreta, no que se refere às características que compõem a etapa do Resumo da Empresa no Plano de Negócios:
 Certo	Esta etapa deve apresentar um conteúdo acerca da estrutura da empresa, mais conciso e objetivo do que o exposto no Sumário Executivo.
	Esta etapa deve apresentar, ademais, a forma jurídica, sob que tipo de sociedade ela será constituída.
	Esta etapa deve apresentar, ademais, a oportunidade vislumbrada, diante das pesquisas realizadas, à receptividade do negócio no mercado em que irá atuar.
	Esta etapa deve apresentar um conteúdo acerca da estrutura da empresa, mais abrangente e detalhado do que o exposto no Sumário Executivo.
	Esta etapa deve apresentar, ademais, a apresentação da empresa, descrevendo a atividade fim, como ela irá atuar no mercado.
 
Ref.: 201409180155	
 Código de referência da questão.8a Questão
O tipo de sociedade cujo capital é dividido em cotas e seus sócios tem responsabilidade limitada e solidária é denominada:
 Certo	Sociedade Limitada
	Sociedade Anônima
	Sociedade em Nome Coletivo
	Sociedade Comandita por Ações
	Sociedade Comandita Simples
Ref.: 201408466644	
 Código de referência da questão.1a Questão
Qualquer negócio está sujeito a riscos, nenhuma ideia ou oportunidade é garantia de sucesso comercial, mas na avaliação de novos negócios, deve-se considerar, segundo Maximiano (2006), os seguintes aspectos: Viabilidade de mercado; concorrência; viabilidade de produção; controle governamental e investimento inicial e retorno. Quando se questiona os seguintes pontos: I - Como os clientes estão distribuídos geograficamente? II - Qual preço seria aceito pelos clientes? III - Qual o custo de montar infraestrutura para fornecer o produto (bem ou o serviço)? Esses questionamentos estão relacionados aos seguintes aspectos:
 Certo	Viabilidade de mercado e viabilidade de produção.
	Viabilidade de mercado e controle governamental.
	Viabilidade de mercado e investimento inicial e retorno.
	Viabilidade de mercado e controle governamental.
	Viabilidade de mercado e concorrência.
 
Ref.: 201409142579	
 Código de referência da questão.2a Questão
Aponte a opção que expõe os pontos importantes que deverão ser considerados em todas as etapas do projeto (Plano de Negócios):
 Errado	Dinamismo e banco de dados.
 Certo	Pesquisa e atualização.
	Pesquisa e a estática do mercado.
	Estática do mercado e dinamismo.
	Atuação e atualização.
 
Ref.: 201409106124	
 Código de referência da questão.3a Questão
"Senti que era agora ou nunca o momento de começar um novo empreendimento quando me aproximei dos 30 anos", disse um empreendedor pesquisado. Sobre tal afirmação, podemos dizer que:
 Errado	Um empreendedor precisa de experiência e apoio financeiro, mas não de um alto nível de energia para lançar e administrar um novo empreendimento com sucesso, o que torna a idade de 45 anos como a ideal para criação de um novo negócio.
 Certo	Um empreendedor precisa de experiência, apoio financeiro e alto nível de energia para lançar e administrar um novo empreendimento com sucesso e, por volta dos 30 anos, tais condições podem ter sido construídas.
	Um empreendedor não precisa de experiência e nem apoio financeiro, para lançar e administrar um novo empreendimento com sucesso, o que torna a idade de 20 anos como a ideal para criação de um novo negócio.
	Um empreendedor não precisa de experiência, mas somente de apoio financeiro e alto nível de energia para lançar e administrar um novo empreendimento com sucesso e isso independe da faixa etária.
	Um empreendedor não precisa nem de experiência, nem de apoio financeiro, muito menos de um alto nível de energia para lançar e administrar um novo empreendimento com sucesso, o que torna a idade um fator irrelevante na criação de um novo negócio.
 
Ref.: 201411335668	
 Código de referência da questão.4a Questão
Leia com atenção as afirmativas propostas:
I. Uma empresa é considerada competitiva quando consegue se diferenciar em um determinado mercado, aumentando a sua participação e conquistando mais e melhores resultados.
II. No mundo dos negócios, é vital que a empresa saiba como obter retorno e lucratividade.
III. Os mercados se diferem de várias formas, podendo ser segmentados de várias formas, por isso o processo de segmentação requer que sejam identificados os fatores que afetam as decisões de comprados consumidores.
Podem-se considerar corretas as afirmativas:
 Errado	
Apenas II e III.
	
Apenas I e III.
 Certo	I, II e III.
	
Apenas a III.
	
Apenas a I.
Explicação:
Vamos às análises das opções:
I. Uma empresa é considerada competitiva quando consegue se diferenciar em um determinado mercado, aumentando a sua participação e conquistando mais e melhores resultados.CORRETA- ter um diferencial aumenta a parcela de mercado, tornando a empresa mais competitiva, aumentando assim o mercado, o que , consequentemente, gera melhores resuldados. 
II. No mundo dos negócios, é vital que a empresa saiba como obter retorno e lucratividade. CORRETA- caso contrário a empresa não sobrevive.
III. Os mercados se diferem de várias formas, podendo ser segmentados de várias formas, por isso o processo de segmentação requer que sejam identificados os fatores que afetam as decisões de compra dos consumidores. CORRETA - incçusive, na derterminação do público alvo, recomenda-se que sejam mesclados vários critérios de segmentação de mercado.
Sendo assim, a opção correta é: I, II e III.
 
Ref.: 201409017558	
 Código de referência da questão.5a Questão
Assinale a opção correta acerca das características do comportamento empreendedor.
 Errado	O empreendedor clássico não constrói um negócio a partir de um produto ou ideia.
	O empreendedor sonha, realiza e executa tarefas associadas a controle e o monitoramento cabe ao gestor da empresa.
 Certo	Apesar de não estarem subordinados a exigências de formação em gestão, os empreendedores adotam ações de planejamento ao estabelecerem metas e objetivos para seus negócios.
	O empreendedor preocupa-se com a realização de suas projeções para o negócio. Questões relacionadas a qualidade, eficiência e eficácia não cabem nesse papel.
	Um empreendedor, quando dono de seu negócio, deve ocupar a posição de chefe e garantir que seus empregados cuidem de tarefas operacionais.
 
Ref.: 201409093241	
 Código de referência da questão.6a Questão
Para a teoria econômica, há quatro níveis de concorrência. Considerando estes níveis, assinale a alternativa que corresponde ao conceito de concorrência perfeita:
 Errado	Ocorre quando apenas um produtor ou prestador de serviços controla os preços.
 Certo	Ocorre quando os bens oferecidos são iguais e os compradores e vendedores são numerosos, a ponto de não influenciarem os preços individualmente.
	Ocorre quando há muitos vendedores que não têm intenção de concorrer entre si.
	Ocorre no mercado em que existem muitos consumidores e um número reduzido de produtores, que oferecem produtos semelhantes.
	Ocorre quando há poucos vendedores que não têm intenção de concorrer entre si.
 
Ref.: 201408467761	
 Código de referência da questão.7a Questão
As principais possibilidades para o início de um negócio para empreendedores são: empresa tradicional, empresa familiar, franquia, escritório doméstico e cooperativa. Para um profissional da área de consultoria empresarial, com larga experiência em área tributária, mas sem clientela formada e pouca experiência na arte de vender os seus serviços, a alternativa mais recomendável para o a atuação profissional é:
 Errado	Criar um escritório doméstico.
	Associar-se a uma franquia, caso exista.
 Certo	Formar uma cooperativa de trabalho ou associar-se a uma já existente.
	Formalizar como empresa familiar
	Criar uma empresa tradicional.
 
Ref.: 201411338196	
 Código de referência da questão.8a Questão
Ao realizar análise do ambiente de negócios, são identificados alguns fatores úteis como:
I. Criar consciência empresarial em relação aos aspectos do macroambiente que são desfavoráveis ou imutáveis, bem como aqueles em que a empresa atuará.
II. Compreender os aspectos favoráveis e não favoráveis à introdução ou manutenção de um produto ou serviço em um determinado macroambiente.
III. Proporcionar mais qualidade como apoio visual.
IV. Aumentar os negócios por meio do desenvolvimento de novos mercados para seus produtos..
Analise as afirmativas e assinale a opção correta: 
 Errado	
Apenas I e IV estão corretas
	
Apenas II e IV estão corretas
	
Apenas I e III estão corretas
	
Apenas II e III estão corretas
 Certo	
Apenas I e II estão corretas
Explicação:
Vamos à análise das afirmativas:
I. Criar consciência empresarial em relação aos aspectos do macroambiente que são desfavoráveis ou imutáveis, bem como aqueles em que a empresa atuará. CORRETA ¿ se não há como mudar, ou são desfavoráveis, é preciso estar atento, pois isto pode até mesmo inviabilizar o empreendimento. 
II. Compreender os aspectos favoráveis e não favoráveis à introdução ou manutenção de um produto ou serviço em um determinado macroambiente. CORRETA ¿ para saber se o produto é viável, é preciso levar em consideração todos os aspectos do macroambiente.
III. Proporcionar mais qualidade como apoio visual. INCORRETA ¿ o apoio visual não necessariamente institui qualidade.
IV. Aumentar os negócios por meio do desenvolvimento de novos mercados para seus produtos. INCORRETA ¿ mercados não são desenvolvidos, são conquistados através do atendimento as necessidades do público. 
Sendo assim, a opção correta é: Apenas I e II estão corretas.
1a Questão
A primeira impressão do Plano de Negócios será revelada ____________________________, etapa considerada fundamental quando se pretende comercializar um projeto. Marque a opção que completa adequadamente o trecho descrito.
 Certo	no Sumário Executivo.
	na Análise de Mercado.
	na Estratégio do Negócio.
	na Descrição dos Produtos ou Serviços.
	no Planejamento Financeiro.
 
Ref.: 201409093234	
 Código de referência da questão.2a Questão
Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de empresa tradicional.
 Errado	É o trabalho profissional realizado em casa.
 Certo	É uma entidade que possui como objetivo o lucro utilizando para tal transformação e fornecimento de bens e serviços.
	É a sociedade de pessoas com forma e natureza jurídica própria, de natureza civil, não sujeita a falência, constituída para prestar serviços a seus associados.
	É o sistema pelo qual um franqueador cede a um franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de comercialização exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.
	É uma iniciativa que tem por objetivo melhorar a condição socioeconômica de uma família.
 
Ref.: 201409017555	
 Código de referência da questão.3a Questão
O "mapeamento" de concorrentes serve para:
 Certo	Entender suas forças/fraquezas e ganhar vantagem competitiva.
	Reduzir os desperdícios.
	Guardar mercadoria em locais seguros.
	Obter resultados a curto prazo.
	Relacionar a quantidade vendida com o preço de venda.
 
Ref.: 201408466763	
 Código de referência da questão.4a Questão
As principais possibilidades para o início de um negócio para empreendedores são: empresa tradicional, empresa familiar, franquia, escritório doméstico e cooperativa. Para um profissional da área tributária, com larga experiência, que pretenda continuar atuando individualmente nessa área, a alternativa mais recomendável para o tipo de empresa é:
 Errado	Empresa tradicional.
	Empresa familiar.
	Cooperativa
	Franquia
 Certo	Escritório doméstico.
Explicação:
O Advogado Tributarista cuida de maneira especializada nos litígios oriundos de tributos fiscais, além de atuar de maneira preventiva na me melhor forma de pagamento desses tributos, fornece também serviços de consultoria e planejamento fiscal. O especialista em Direito Tributário é o profissional responsável pelo cálculo e análise dos impostos cabíveis a uma empresa, bem como pela legislação que rege sobre eles.
Apenas grandes empresas possuem um Departamento Jurídico e/ou terceirizam a área, fazendo uso de grandes escritórios de Advocacia. Entretanto, todas as empresas devem pagar tributos e procuram profissionais desta área. No caso, home office (escritório doméstico) é o mais indicado, pois não gera custo extra e o atendimento ao cliente pode ser realizado coma mesma eficiência.
 
Ref.: 201409142571	
 Código de referência da questão.5a Questão
Plano de Negócios é um documento que contém a caracterização do negócio. A partir deste conceito, pede-se para identificar entre as opções abaixo, aquela que não representa uma característica deste trabalho.
 Errado	Projetar as despesas, receitas e resultados financeiros.
	Implementar a estrutura de pessoal.
	Propagar credibilidade aos investidores.
	Criar estratégias de ação que envolva todas os interessados no negócio, afim de que alcancem os objetivos.
 Certo	Estabelecer as metas e aguardar o retorno do mercado consumidor para que se atinjam os objetivos.
 
Ref.: 201408466749	
 Código de referência da questão.6a Questão
A Cia. de Bebidas Guararapes - CBG, fabricante de refrigerante bastante popular, com rede de distribuição já estabelecida e consolidada em praticamente todos os estados importantes em consumo, pretende lançar um novo refrigerante com sabor de cupuaçu, uma fruta da região Amazônica, com sabor bem característico. Tendo-se como base os fatores críticos para o sucesso de novos produtos, expostos por Maximiano (2006), que são: I - Pesquisa adequada de marketing. II - Atendimento de uma necessidade. III - Grande vantagem do produto. IV - Qualidade e preço adequado no lançamento. V - Escolha dos canais corretos de distribuição. Para a Cia. de Bebidas Guararapes, são fundamentais levar em consideração os seguintes fatores críticos:
 Errado	I, III e V.
 Certo	I, III, IV.
	I, IV e V.
	I, II, V.
	II, IV e V.
 
Ref.: 201411335655	
 Código de referência da questão.7a Questão
De acordo com MAXIMIANO (2006, p. 22) - Oportunidades de negócio podem ser encontradas por toda parte e sob as mais diversas formas-. Para identificá-las, o empreendedor precisa ter predisposição e criatividade. Além disso, precisa conhecer os negócios e o estilo de vida de seus clientes. Com relação ao empreendedorismo, avalie as afirmações.
I. Todo negócio deve atender às necessidades de clientes, mediante a oferta de algum produto ou serviço, pelo qual eles estão dispostos a pagar.
II. O caminho principal para identificar oportunidades de negócio é pesquisar sobre as necessidades de potenciais clientes que não estão sendo satisfeitas e desenvolver produtos ou serviços para satisfazêlas a um custo compatível com o valor que os clientes estejam dispostos a pagar.
III. O levantamento de oportunidades que já foram atendidas é o caminho mais usado pelos empreendedores e normalmente gera boas oportunidades de negócios.
IV. O candidato a empreendedor bem-sucedido é aquele que não se cansa de observar os negócios ao seu redor, na constante procura de novas ideias e oportunidades. É correto apenas o que se afirma em
 Errado	c) III e IV.
	a) I e III.
 Certo	d) I, II e IV.
	e) I, II e III.
	b) II e IV.
Explicação:
Com relação ao empreendedorismo, AS OPÇÕES APRESENTADAS FORAM. 
I. Todo negócio deve atender às necessidades de clientes, mediante a oferta de algum produto ou serviço, pelo qual eles estão dispostos a pagar. CORRETA, POIS SATISFAZER ÀS NECESSIDADES DOS CLIENTES É QUE MANTEM A EMPRESA OPERANDO
II. II. O caminho principal para identificar oportunidades de negócio é pesquisar sobre as necessidades de potenciais clientes que não estão sendo satisfeitas e desenvolver produtos ou serviços para satisfazê-las a um custo compatível com o valor que os clientes estejam dispostos a pagar. CORRETA , POIS NÃO ADIANTA SATISFAZER AS NECESSIDADES COM PRODUTOS QUE TÊM UM CUSTO ALTO E OS CLIENTES NÃO PODEM PAGAR.
III. O levantamento de oportunidades que já foram atendidas é o caminho mais usado pelos empreendedores e normalmente gera boas oportunidades de negócios. FALSA, SE AS NECESSIDADES JÁ FORAM ATENTIDAS, NÃO ADIANTA MAIS, UMA VEZ QUE A CONCORRÊNCIA É FORTE.
IV. O candidato a empreendedor bem-sucedido é aquele que não se cansa de observar os negócios ao seu redor, na constante procura de novas ideias e oportunidades. CORRETA, POIS É PRECISO FICAR ATENTO SEMPRE.
Sendo assim a opçaõ correta é: I, II e IV
 
Ref.: 201409043879	
 Código de referência da questão.8a Questão
Baseado nos tipos de empresas, assinale a alternativa que representa a sociedade de pessoas com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeita a falência e constituída para prestar serviços às pessoas que se associam a ela. É uma empresa com dupla natureza, que privilegia o lado econômico e social de quem se associa.
 Errado	Empresa Tradicional.
 Certo	Cooperativa.
	Empresa familiar.
	Franquia.
	Home office.
1a Questão
O ambiente econômico compreende basicamente três condições: Conjuntura econômica, conjuntura do mercado e conjuntura global. Há três fatores macroeconômicos que afetam o desempenho de qualquer negócio:
 Errado	crescimento econômico, crescimento demográfico e violência.
 Certo	crescimento econômico, inflação ou deflação e taxa de juros.
	crescimento econômico, crescimento demográfico e poluição.
	Crescimento demográfico, inflação ou deflação e taxa de investimento.
	crescimento econômico, inflação ou deflação e taxa de investimento.
Explicação:
Macroeconomia é uma área de estudo das Ciências Econômicas, responsável por analisar fatores do sistema econômico de determinada região ou país. A análise feita pela macroeconomia é global, desconsiderado as particularidades ou os comportamentos individuais.
Como o enunciado faz menção aos fatores MACROECONOMICOS que afetam o desempenho de QUALQUER EMPRESA, vamos à análise das opções:
 - crescimento econômico, inflação ou deflação e taxa de juros. CORRETA ¿ todos os 3 fatores macroeconômicos citados, afetam diretamente às empresas, independentemente do ramo que atuam.
 crescimento econômico, inflação ou deflação e taxa de investimento. INCORRETA ¿ a taxa de investimento além de não ser um fator macroeconômico (é o valor estipulado pelos investidores, para remunerar o valor investido), varia de acordo com cada investimento.
Crescimento demográfico, inflação ou deflação e taxa de investimento. INCORRETA ¿ crescimento demográfico e taxa de investimento não são fatores macroeconômicos. 
crescimento econômico, crescimento demográfico e violência. INCORRETA ¿ Crescimento demográfico e violência não são fatores macroeconômicos.
crescimento econômico, crescimento demográfico e poluição. INCORRETA ¿ Crescimento demográfico e poluição não são fatores macroeconômicos.
Sendo assim, a opção correta é: crescimento econômico, inflação ou deflação e taxa de juros.
 
Ref.: 201409019660	
 Código de referência da questão.2a Questão
Quando a inovação dos produtos, serviços ou processos tradicionais apresenta significativas melhorarias, sem substituí-los. Assinale a alternativa que demonstra o resultado com base no exemplo abaixo: Processo - fabricação de açúcar: nos antigos engenhos, a moenda era movida por bois e sobrava muito caldo nos talos de cana. Hoje, as usinas produzem toneladas de açúcar por dia e o bagaço da cana sai do processo com praticamente zero de umidade. Produto - aparelho de barbear: os aparelhos de hoje, com três lâminas paralelas, não têm quase nada dos primeiros aparelhos, com uma lâmina que cortava dos dois lados. Serviço- compensação de cheques: há não muitos anos, a compensação de um cheque de outro estado chegava a demorar mais de um mês. O cheque tinha que viajar até a agência do correntista para se verificar se havia saldo e para conferência da assinatura. Com o uso da informática, hoje em dia a compensação demora no máximo 48 horas.
 Certo	Apresentam mais eficiência.
	É uma necessidade de mudança visual.
	Ficaram mais caros e não melhoraram.
	É melhor para a empresa e não para os clientes.
	São mais baratos.
 
Ref.: 201408467989	
 Código de referência da questão.3a Questão
Para a teoria econômica, há quatro níveis de concorrência: concorrência perfeita, concorrência monopolística, oligopólio e o monopólio. Considerando os diferentes níveis de concorrência, no caso do Sr. João Santos da Silva, que cultivadiferentes variedades de verduras e comercializa suas mercadorias em uma feira-livre do município onde reside, ele atua em um mercado de:
 Certo	Concorrência perfeita.
	Monopólio, pois ele é o maior produtor individual de verdura da região.
	Oligopólio, pois ele é o único produtor que vende os produtos na feira, apesar de existirem outros vendedores de verdura que compram e revendem esse produto.
	Concorrência imperfeita, pois o Sr. João Santos da Silva produz e vende diretamente os seus produtos.
	Concorrência monopolística, pois ele produz as melhores verduras da região.
Explicação:
Para a teoria econômica, há quatro níveis de concorrências:
- Concorrência perfeita: Ocorre quando os bens oferecidos são iguais e os compradores e vendedores são numerosos a ponto de não influenciarem os preços individualmente, como os produtos agrícolas.
- Concorrência monopolística: Ocorre no mercado em que existem muitos consumidores e um número reduzido de produtores ou vendedores, que oferecem produtos semelhantes. Por causa disso, os produtores ou vendedores podem determinar os preços de seus produtos, como indústrias automobilísticas.
- Oligopólio: Ocorre quando há poucos vendedores que não têm intenção de concorrer entre si, como a indústria de cigarros.
- Monopólio: Ocorre quando apenas um produtor ou prestador de serviços controla os preços, como as companhias de energia elétrica.
Como o enunciado descreve a situação de um produtor/ vendendor de legumes em uma feira-vivre, então estamos falando sobre concorrência perfeita.
 
Ref.: 201411338140	
 Código de referência da questão.4a Questão
Quanto à empresa e seu ambiente externo, devemos considerar sempre o ambiente da tarefa (microambiente) e o ambiente geral (macroambiente). Considerando os elementos/variáveis que compõem esses ambiente, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta:
I- Variáveis demográficas e tecnológicas estão no macroambiente.
II - Clientes e fornecedores devem ser considerados em uma análise do macroambiente.
III - As variáveis legislação e tributos possuem pouca importância em uma análise de macroambiente.
 Certo	Apenas a afirmativa I está correta
	Apenas a afirmativa III está correta.
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
Explicação:
Vamos à análise das afirmativas:
I ¿ As variáveis demográficas e tecnológicas fazem parte do macroambiente. CORRETA ¿ são variáveis que se apresentam em um ambiente maior, no qual estão inseridas todas as empresas e todas são influenciadas por ele.
II - Clientes e fornecedores devem ser considerados em uma análise do macroambiente. INCORRETA ¿ clientes e fornecedores devem ser considerados na análise do microambiente, uma vez que dizem respeito a uma empresa especificamente.
III - As variáveis legislação e tributos possuem pouca importância em uma análise de macroambiente. INCORRETA ¿ dependendo da legislação e dos tributos, alguns produtos podem até se tornarem inviáveis.
Sendo assim, a opção correta é : Apenas a afirmativa I está correta.
 
Ref.: 201408662614	
 Código de referência da questão.5a Questão
Em um ambiente econômico saudável não podemos encontrar:
 Errado	Estabilidade legal
	Estímulo ao empreendedorismo
 Certo	Carga tributária muito elevada
	Juros baixos
	Combate a corrupção
Explicação:
Carga Tributária - Coleta de Tributação (cobrança de impostos realizada pelo Governo) - para pagamento dos gastos nacionais (suas contas) - que podem ser avaliados (seu crescimento) e impacto comparando ao Produto Interno Bruto - (PIB) do país.
 
 
 
Ref.: 201409142988	
 Código de referência da questão.6a Questão
Existem diferentes critérios utilizados na formação do preço de venda. A partir das opções apresentadas, identifique o método que não deve ser adotado.
 Errado	Basear-se em parâmetros externos, efeitos tributários sobre as vendas e sobre a margem de lucro líquida desejada de tributos sobre o lucro.
 Certo	Utilizar-se de referências internas, em observância a que a empresa pretende atingir dentro de determinado prazo.
	Analisar os preços que estão sendo praticados no mercado.
	Cálculo do mark-up.
	Basear-se no retorno dos investimentos.
 
Ref.: 201409126856	
 Código de referência da questão.7a Questão
O governo brasileiro pode diminuir os riscos dos novos negócios por meio da redução da carga tributária, gerando impostos mais compatíveis com o mercado. O excesso de tributos estrangula e afugenta os empreendedores, que procuram as condições mais favoráveis para o retorno do investimento. A carga tributária muito elevada deixa pouca margem para o reinvestimento das empresas, que passam a crescer em ritmo ----------------e ainda deixa um retorno para os investidores que não é compatível, ao contrário de outros países.
 Errado	Vigoroso.
	Frenético.
	Acelerado.
	Normal.
 Certo	Lento.
 
Ref.: 201408654357	
 Código de referência da questão.8a Questão
O empreendedor não deve se preocupar ao fazer novos investimentos em um novo mercado com:
 Certo	O plano de cargos e salários de sua empresa
	O comportamento do PIB
	O ambiente político institucional
	Estabilidade legal
	A carga tributária
Explicação:
Uma empresa é uma iniciativa que tem o objetivo de fornecer produtos e serviços para atender as necessidades de pessoas e obter o lucro. Para tal, o empreendedor precisa adquirir recursos, estruturar um sistema de operações e assumir um compromisso com a satisfação do cliente. Desta forma, o empreendedor, ao fazer novos investimentos em um novo mercado, deve se preocupar SIM, com o ambiente político institucional, com a carga tributária, com o comportamento do PIB e com a estabilidade legal, pois são fatores importantes a serem analisados, por influenciarem diretamente na análise da viabilidade do empreendimento. Como o enunciado pede que seja identificada a opção que NÃO está associada a esta preocupação inicial, a opção a ser assinalada é - O plano de cargos e salários de sua empresa-, pois, isto deve ser sim uma preocupação, mas em uma outra etapa, com a empresa já constituída e operando no mercado.
ef.: 201408468538	
 Código de referência da questão.1a Questão
Os fatores macroeconômicos que afetam o desempenho de qualquer negócio são: crescimento econômico, inflação ou deflação e a taxa de juros. É correto afirmar que os empreendedores:
 Certo	Devem estar atentos para os índices de crescimento econômico (PIB), a inflação e a taxa de juros.
	Não precisam se preocupar no início dos negócios com esses três fatores, pois não afetam as atividades da empresa, pois o capital é próprio.
	Devem estar atentos para os índices de crescimento econômico (PIB), mas a inflação e a taxa de juros não afetam seus negócios.
	Devem estar atentos para os índices de crescimento econômico (PIB) e para a inflação, mas a taxa de juros não afeta os empreendedores.
	Não precisam se preocupar com os índices de crescimento econômico (PIB), nem com a inflação ou a taxa de juros, pois isso afeta apenas as grandes empresas.
Explicação:
Uma empresa é um sistema aberto, isto é, recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Desta forma, para que a empresa possa sobreviver e se desenvolver, ela precisa monitorar o ambiente externo constantemente e se antecipar aos acontecimentos, utilizando um processo de previsão do futuro. Sendo assim, vamos analisar as opções:
Devem estar atentos para os índices de crescimento econômico (PIB), a inflação e a taxa de juros. CORRETA – pois este fatores afetam diretamente à empresa e seus resultados.
Não precisam se preocupar no início dos negócios com esses três fatores, pois não afetam as atividades da empresa, pois o capital é próprio. INCORRETA – precisam SEMPRE estar atentos ao que acontece no ambiente externo, no que diz respeito aos 3 fatores.
Devem estar atentos para os índices de crescimento econômico (PIB), mas a inflação e a taxa de juros não afetam seus negócios. INCORRETA– precisam SEMPRE estar atentas ao que acontece no ambiente externo, no que diz respeito aos 3 fatores.
Não precisam se preocupar com os índices de crescimento econômico (PIB), nem com a inflação ou a taxa de juros, pois isso afeta apenas as grandes empresas. INCORRETA – precisam SEMPRE estar atentas ao que acontece no ambiente externo e a estes 3 fatores, independentemente do “tamanho”.
Devem estar atentos para os índices de crescimento econômico (PIB) e para a inflação, mas a taxa de juros não afeta os empreendedores. INCORRETA – precisam SEMPRE estar atentas ao que acontece no ambiente externo, no que diz respeito aos 3 fatores.
 
Ref.: 201409126846	
 Código de referência da questão.2a Questão
O fator risco deve fazer parte da vida dos empreendedores, e pode ser avaliado e muitas vezes ser reduzido, contornado ou eliminado. Quando o risco se mostra muito grande e não há como atuar sobre ele, é possível que o empreendedor desista de realizar o empreendimento ou mude completamente o modo pelo qual vai viabilizá-lo, para evitar correr um risco considerado excessivo. Nesse contexto, um ambiente econômico deve ser saudável e possuir condições básicas para estimular investimentos na criação de empresas. Marque a opção que NÃO condiz com um ambiente adequado para o empreendedorismo.
 Errado	Redução de impostos.
	Economia em crescimento.
 Certo	Taxa SELIC Alta.
	Cultura que favoreça o empreendedorismo.
	Estímulos por parte do governo.
 
Ref.: 201409133185	
 Código de referência da questão.3a Questão
Um dos principais fatores econômicos que influenciam o desempenho das empresas é o crescimento econômico ou a mudança no nível geral da atividade econômica. A forma mais comum de medir o crescimento da economia é o (a):
 Errado	Inflação.
	Deflação.
 Certo	PIB.
	Taxa de juros.
	Aumento do dólar.
Explicação:
A forma mais comum de medir o crescimento da economia é o PIB (Produto Interno Bruto), que é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em dado período de tempo. Uma medida alternativa que indica o crescimento econômico é a queda no nível de desemprego no país. Quando o crescimento econômico é negativo por dois trimestres consecutivos, o período é chamado de recessão.
 
Ref.: 201409043886	
 Código de referência da questão.4a Questão
Uma parte importante para a criação de um ambiente econômico saudável para os empreendedores são as condições criadas pelo Governo. Assinale uma condição negativa criada pelo Governo:
 Errado	Facilidade de obtenção de crédito.
	Redução nos juros.
	Burocracia inteligente.
	Estabilidade legal.
 Certo	Carga tributária injusta.
 
Ref.: 201408468506	
 Código de referência da questão.5a Questão
A conjuntura do mercado é composta dos seguintes fatores:
 Errado	Demanda de produtos (bens e serviços); governo; tributação e burocracia.
 Certo	Demanda de produtos (bens e serviços); competição do mercado; mercado de trabalho e regulamentação governamental.
	Demanda de produtos (bens e serviços); consumidores; fornecedores e tributação.
	Demanda de produtos (bens e serviços); conjuntura internacional, mercado fornecedor e mercado consumidor.
	Demanda de produtos (bens e serviços); conjuntura nacional; mercado fornecedor e mercado consumidor.
 
Ref.: 201408467948	
 Código de referência da questão.6a Questão
Um ambiente econômico saudável é condição básica para estimular investimento e criação de empresas. Maximiano (2006) destaca, como importante na percepção de condições ambientais, os seguintes fatores: carga tributária justa; corrupção; estabilidade legal e atitude positiva em relação ao empreendedorismo. As seguintes afirmativas estão corretas:
 Certo	O excesso de carga tributária afugenta os empreendedores e a estabilidade legal é uma das condições para um ambiente econômico saudável.
	A carga tributária não é fator importante, pois é igual em todo o Brasil, mas a atitude positiva em relação ao empreendedorismo é fundamental para os novos negócios.
	A estabilidade legal e o excesso da carga tributária não são fatores importantes para iniciar um negócio.
	A carga tributária e a corrupção não são importantes para o empreendedorismo, já que existem em todos os países.
	A corrupção não é um fator importante para o empreendedorismo, pois atinge apenas as grandes empresas, mas a estabilidade legal é fundamental para o sucesso de negócios.
 
Ref.: 201408468018	
 Código de referência da questão.7a Questão
A demanda caracteriza e sofre influências do comportamento dos compradores. Entre os principais fatores que influenciam a demanda são: preço, renda, preço de bens relacionados e gosto. O preço é uma variável que mais influencia a quantidade demandada e compõe o que é denominada pelos economistas Lei da Demanda, segundo a qual os consumidores comprarão mais se o preço diminuir e menos se o preço aumentar. Considerando os fatores preço, renda e o gosto, está correta a afirmativa:
 Errado	A quantidade vendida será maior se houver um aumento de preços e a renda da população cair e ainda se o produto for de gosto satisfatório.
	A quantidade vendida será menor, se houver um aumento de preços e a renda da população aumentar e o produto for de gosto satisfatório.
 Certo	A quantidade vendida será maior se houver redução nos preços, bem como se a renda da população aumentar ou mantiver estável e se o produto for de gosto satisfatório.
	A quantidade vendida será maior se o houver aumento de preços, pois assim irá faturar mais, bem como se a renda da população aumentar ou mantiver estável e, ainda, se o produto for de gosto satisfatório.
	A quantidade vendida será menor se houver redução de preços, bem como se a renda da população aumentar ou mantiver estável e, ainda, se o produto for de gosto satisfatório.
Explicação:
No enunciado é definida a chamada "lei da demanda" e cabe interpretá-la da maneira correta, além de relacioná-la aos fatores em questão: preço, renda e o gosto. 
Sendo assim, a alternativa correta é a: 
¿A quantidade vendida será maior se houver redução nos preços, bem como se a renda da população aumentar ou mantiver estável e se o produto for de gosto satisfatório.¿
Uma vez que:
 quantidade vendida será maior se o houver aumento de preços, ... (não é isto que a lei estabelece) 
A quantidade vendida será menor se houver redução de preços, .... (não é isto que a lei estabelece)
A quantidade vendida será maior se houver um aumento de preços e a renda da população cair e ainda se o produto for de gosto satisfatório. (não é isto que a lei estabelece).
A quantidade vendida será menor, se houver um aumento de preços e a renda da população aumentar e o produto for de gosto satisfatório. (não é isto que a lei estabelece)
 
 
Ref.: 201408657286	
 Código de referência da questão.8a Questão
Um ambiente econômico saudável é condição básica para estimular investimentos na criação de empresas. O ambiente econômico é saudável quando há incentivo para a iniciativa privada e os empreendedores potenciais percebem que vale a pena correr riscos, pois há uma chance razoável de recuperar seu investimento com lucro. Uma parte importante para a criação de um ambiente econômico saudável para os empreendedores são as condições criadas pelo governo. Este tem o papel de capitalizar ações que favoreçam a criação de novos empreendimentos e a percepção pelo empreendedor que possui o apoio para o sucesso de seus negócios. Assinale na relação abaixo o item que mais prejudica a iniciativa de criação de um novo empreendimento no Brasil:
 Errado	Pouca qualificação profissional
	Espaço físico para a criação do negócio
	Instabilidade Social
 Certo	Carga Tributária Elevada
	Risco Brasil
Ref.: 201409142587	
 Código de referência da questão.1a Questão
________________________ é a ferramenta utilizada para examinar uma empresa e os fatores que afetam seu funcionamento, sendo este o primeiro estágio de planejamento. Assinale a opção que completa a assertiva apresentada.
 Errado	A Estratégia do Negócio

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes