Buscar

SIMULADO AV1 PSICOPATOLOGIA I

Prévia do material em texto

PSICOPATOLOGIA I
	1a Questão (Ref.: 201301350770)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A observação psicopatológica registra uma série de estados alterados da consciência nos quais se tem alteração parcial ou focal do campo da consciência; uma certa parte do campo da consciência permanece normal enquanto outra encontra-se alterada; dentre estes estados encontram-se os estados de transe que se caracterizam por:
		
	 
	Um estado dissociativo que se assemelha a um sonho acordado, mas dele difere pela presença de atividade motora automática e estereotipada, acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários.
	
	Um estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido por uma outra pessoa.
	
	Um estreitamento transitório do campo da consciência, um afunilamento, com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos automatismos.
	
	Uma fragmentação ou divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano.
	
	Um direcionamento da consciência com a escolha de um pequeno número de estímulos ambientais que serão processados pelo sujeito.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301350747)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O termo consciência possui várias definições possíveis, indique, dentre as opções abaixo, a definição ético filosófica para o mesmo.
		
	 
	Capacidade de tomar ciência dos deveres éticos e assumir as responsabilidades, os direitos e deveres concernentes a essa ética.
	
	Ausência de reação à estimulação ambiental caracterizando um baixo nível de atividade neuronal.
	
	Estado vigil do paciente, que de certa forma iguala a consciência ao grau de clareza sensória do mesmo. Entende-se por consciência o sujeito estar desperto, vigil e lúcido.
	
	Estado alterado no qual o sujeito pode apresentar perturbações momentâneas de sua forma habitual de ser.
	
	Soma total das experiência conscientes de um indivíduo em um detemrinado momento. É a dimensão subjetiva da atividade psíquica do sujeito que se volta para a realidade
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301350751)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sono, um estado alterado da consciência, considerado normal e determinado fisiologicamente dividido em diversas fases complementares entre si. Indique, dentre as opções abaixo a fase de ocorrência dos sonhos nítidos.
		
	 
	Sono REM
	
	Fase 2 do sono NREM
	
	Fase 4 do sono NREM
	
	Fase 1 do sono NREM
	
	Fase 3 do sono NREM
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301350753)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para Freud o inconsciente é bem mais do que um simples estado mental fora da consciência. Ele é, embora obscuro, a estrutura mental mais importante do psiquismo humano. Em sua opinião, o sistema inconsciente funciona regido por princípios específicos dentre os quais se destaca a atemporalidade. Indique, dentre as opções abaixo, as características deste princípio.
		
	 
	No inconsciente não existe tempo real. Os processos inconscientes não são ordenados temporalmente, não se alteram com a passagem do tempo, não tem qualquer referência ao mesmo. Não existe no mesmo passado, presente ou futuro.
	
	As cargas energéticas acopladas às representações psíquicas ¿ idéias ¿ são totalmente móveis. Uma idéia pode ceder à outra toda a sua cota de energia.
	
	No sistema inconsciente não há lugar para negação ou dúvida, ou graus diversos de certeza ou incerteza. Tudo é absolutamente certo, afirmativo.
	
	As cargas energéticas acopladas às representações psíquicas ¿ idéias ¿ são totalmente móveis. Uma idéia pode ceder apropriar-se da energia de várias outras idéias.
	
	O funcionamento inconsciente não segue as ordens da realidade, submete-se apenas às suas próprias necessidades priorizando a descarga das excitações do aparelho psíquico.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301812336)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dentre os critérios abaixo, aponte aquele que NÃO é utilizado para definir ou classificar um transtorno mental
		
	 
	desvio estatístico;
	
	desvio cultural;
	 
	desvio criminal;
	
	desvio comportamental;
	
	desvio clínico.

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes