Buscar

Prova Online Gestão estratégica e organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1-A lean manufacturing ou manufatura enxuta é considerada uma ferramenta bastante utilizada no sistemas de produção, que visa a otimização dos recursos produtivos. Sobre a manufatura enxuta, é possível afirmar que? Essa ferramenta tem como objetivo eliminar os desperdícios, produzindo mais com menos recursos, padronizando os produtos, aumentando a qualidade dos produtos e redução do tempo entre o pedido do cliente a entrega 
d) busca a melhoria contínua na utilização dos recursos de produção atender os clientes.
a) visa a eliminação de desperdícios, padronizando os produtos ao produzir mais com menos recursos.
c) estabelece o local, a quantidade e o tempo exato a serem utilizados os recursos.
b) delimita o tempo de espera entre o pedido do cliente e a entrega do produto ao cliente.
2. Cada vez mais as organizações em busca de atender as exigências do mercado, passam a desenvolver ações que incentivam as pessoas a se manterem satisfeitas no ambiente de trabalho e na sociedade. Sobre a definição dessas ações, assinale a afirmativa correta.
d) a gestão de pessoas é o modo de integrar e incentivar as pessoas na organização.
b) a motivação é considerada um comportamento incentivado pelo gestor que estimula as pessoas na organização a se manterem satisfeitas. 
a) a liderança organizacional é modo de satisfazer as necessidades individuais e coletivas na organização.
c) a autorrealização é a forma de satisfazer as necessidades básicas do indivíduo.
3. A contabilidade gerencial é um ramo da Contabilidade que é necessária para que se desenvolva uma boa administração nas organizações. Sobre o objetivo da contabilidade gerencial, assinale a afirmativa correta.
b) gerar informações internas da organização como auxílio para as decisões do gestor.
c) controlar as informações para que elas não sejam divulgadas para agentes externos a organização.
d) orientar os gestores nas tomadas de decisões se baseando em eventos passados.
a) fornecer informações externas da organização para a tomada de decisão do gestor.
4. O Sistema Toyota de Produção foi criado pelo Tahiichi Ohno, que utiliza o modo de produção puxada, ou seja, que produz apenas para atender os pedidos solicitados pelos clientes. Esse sistema desenvolveu a filosofia just in time. Sobre o just in time, analise as afirmativas a seguir, e assinale V para verdadeiro e F para falso: 
( ) a filosofia just in time significa colocar o componente em quantidade certa, no local e no tempo certo. - O just in time, significa em significa “no tempo certo”, no “momento certo”. Nesse sentido, a produção que atende a essa filosofia, visa colocar o componente certo, no lugar certo e no tempo certo, eliminando os desperdícios no processo produtivo.
 ( ) o objetivo da filosofia just in time é eliminar os desperdícios no chão de fábrica. 
( ) o just in time é considerado a redução no tempo de espera entre o pedido do cliente e a entrega do produto.
 ( ) o just in time desenvolveu o kanban, baseado na utilização do sistema de cartões para controle da produção. Assinale a alternativa correta:
d) V, V, F, V.
b) V, V, V, F.
a) F, F, V, V.
c) V, F, V, V.
5. O Processo de Desenvolvimento de um Produto (PDP) é considerado um conjunto de atividades, por meio das quais buscam-se identificar as necessidades do mercado e tecnológicas para se desenvolver um produto. O PDP abrange três fases de desenvolvimento. Sobre essas três fases, assinale a afirmativa correta:
b) Informacional, conceitual e preliminar.
a) Pré-desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento.
d) Preliminar, detalhada e desenvolvida
c) Inicio, desenvolvimento e conclusão.
6. Henri Fayol (1841-1925) desenvolveu a Teoria Geral da Administração. Com ênfase nas estruturas, ele criou as cincos funções da administração, criou também os 14 princípios a serem seguidos a fim de organizar as empresas para que tenham uma boa administração. Sobre as cinco funções da administração, assinale a afirmativa a seguir: Henri Fayol (1841-1925) desenvolveu a Teoria Geral da Administração. Com ênfase nas estruturas, ele criou as cincos funções da administração, criou também os 14 princípios a serem seguidos a fim de organizar as empresas para que tenham uma boa administração. Sobre as cinco funções da administração, assinale a afirmativa a seguir:
b) organização, responsabilidade, disciplina, ordem e equidade.
d) autoridade, iniciativa, comando, espírito de equipe e centralização.
a) planejar, dirigir, organizar, controlar e comandar.
c) prever, planejar, organizar, coordenar e controlar.
prever, planejar, organizar, coordenar e controlar a organização a
7. O processo de lean manufacturing ou manufatura enxuta utiliza algumas ferramentas para que a produção seja realizada da forma mais otimizada o possível. Dessa forma, uma dessas ferramentas visa manter próxima as máquinas e equipamentos na linha de montagem dos produtos para facilitar e agilizar o sistema de produção. Sobre essa ferramenta, assinale a afirmativa correta a seguir:
c) filosofia Poka-Yoke - (à prova de erros) que tem por finalidade eliminar os erros operacionais, através de medidas de prevenção, gerando uma maior confiabilidade nos processos produtivos e melhorando a qualidade produto acabado.
a) fluxo contínuo - é realizado devido à localização próxima das máquinas e equipamentos numa linha de montagem que a produção seja realizada de forma contínua, sem interrupções.
d) filosofia do 5S - (seiri, seilton, seiso, seiktsun e shitsuke). O seiri significa verificar o material, ferramentas e equipamentos estão guardados no local certo. O seiton significa organizar todo o material, ferramentas, o espaço, etc. O seiso significa a limpeza da área de trabalho, equipamentos e máquinas visando tornar tudo limpo e visível. O seiketsu é normalizar a produção, através da disposição das ferramentas de trabalho para o alcance do trabalho. O Shitsuke significa manter a organização da linha de produção,a padronização dos postos e métodos de trabalho.
b) redução do setup - é realizada através da separação do tempo de setup interno (de máquina) e o externo (tempo utilizado na busca de ferramentas, carga e descarga de matérias, etc.).
8. O Sistema Toyota de Produção, no Japão, desenvolveu o sistema Kanban, que em português significa cartão. Esse sistema de cartões é utilizado na produção para controlar as informações sobre os pedidos, a reposição de peças na linha de montagem, entre outras funções. Existem três tipos de Kanban. Sobre esses três tipos, analise as afirmativas a seguir:
 I.O kanban de movimentação que controla o tipo e a quantidade de produtos fabricados. - controla o tipo e a quantidade de pedidos a serem fabricados no processo de produção;
 II. O kanban fornecedor que tem como função enviar para fornecedores externos as informações dos produtos. - é utilizado para enviar um material para fornecedores externos.
III. O kanban de produção que tem como função sinalizar a produção para ser iniciada ou terminada. é um sinalizador que tem como função disparar a produção.
A opção que apresenta somente as alternativas corretas é:
b) II e III.
a) I, II e III.
c) I
d) I e II.
9. É considerada uma das teorias organizacionais que tem ênfase no ambiente organizacional. Essa teoria aborda que um conjunto de um todo organizacional é a soma de todas as partes. Sobre essa teoria organizacional, assinale a afirmativa correta.
b) Teoria do Desenvolvimento Organizacional
c) Teoria dos Sistemas - A Teoria Geral de Sistemas, surgiu nas décadas 1950 a 1968, por meio de Ludwig von Bertalanffy, que abordava o sistema como um conjunto de um todo, em que as somas das partes formam um todo organizacional. Essa teoria teve como ênfase no ambiente organizacional.
d) Teoria Comportamental
a) Teoria Contingencial
10. A Teoria da motivação da Hierarquia das Necessidades Humanas foi elaborada por Abraham Maslow em 1943. Ela foi desenvolvida para estudar o comportamento das pessoas dentro e fora da organização, a partir de cinco necessidades:fisiológicas, segurança, sociais, autoestima e autorrealização. Sobres essas cinco necessidades, analise as afirmativas a seguir:
 I. As necessidades fisiológicas e as de segurança são consideradas as necessidades primárias ou básicas de um indivíduo. 
As necessidades primárias são as necessidades fisiológicas e as de segurança. • Fisiológicas são as necessidades básicas para a sobrevivência do homem, tais como alimento, roupa, abrigo, limpeza, sexo, higiene, saúde; e no ambiente de trabalho, o descanso, horário de trabalho razoável, local de trabalho adequado, etc. 
II. As necessidades sociais são aquelas que devem ser atendidas para que as pessoas se sintam aceitas na sociedade. Sociais são as necessidades que devem ser atendidas para que as pessoas se sintam aceitas na sociedade
III. As necessidades de auto-realização e autoestima são consideradas as necessidades secundárias de um indivíduo. 
As necessidades secundárias são três: sociais, auto estima e auto realização. •. Como por exemplo, no ambiente de trabalho, nos grupos de amigos, familiares, na igreja, na universidade, relacionamentos, etc. • Auto estima é a necessidade do ind buscar aceitar a si e aos outros. Como por exemplo, o status social, ascensão na carreira, responsabilidade nos resultados, entre outros. 
IV. As necessidades de auto-realização são aquelas que devem ser atendidas para que o indivíduo se aceite e aceite os outros na sociedade. Assinale a afirmativa correta:
I e III.
I e II.
III e IV.
II e IV.
_1589888013.unknown
_1589888023.unknown
_1589888027.unknown
_1589888030.unknown
_1589920435.unknown
_1589920436.unknown
_1589888031.unknown
_1589892111.unknown
_1589888028.unknown
_1589888025.unknown
_1589888026.unknown
_1589888024.unknown
_1589888018.unknown
_1589888020.unknown
_1589888021.unknown
_1589888019.unknown
_1589888016.unknown
_1589888017.unknown
_1589888014.unknown
_1589888004.unknown
_1589888008.unknown
_1589888011.unknown
_1589888012.unknown
_1589888010.unknown
_1589888006.unknown
_1589888007.unknown
_1589888005.unknown
_1589887999.unknown
_1589888002.unknown
_1589888003.unknown
_1589888000.unknown
_1589887991.unknown
_1589887993.unknown
_1589887998.unknown
_1589887992.unknown
_1589887989.unknown
_1589887990.unknown
_1589887986.unknown
_1589887988.unknown
_1589887984.unknown

Outros materiais