Buscar

metodo unidade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PÁG 16.
1-) A observação é um instrumento de coleta de dados que permite a socialização e consequentemente a avaliaçãodo trabalho do cientista. Através da observação sistemática do comportamento dos organismos, em situação natural ou de laboratório, os pesquisadores têm conseguindo identificar algumas das relações existentes entre o comportamento e certas circunstâncias ambientais.
2-) Observação e relato de ocorrência podem ser feitos de diferentes maneiras. para ciência, cujo o objetivo é predizer e controlar os eventos da natureza, um fato só adquire importância e significado se é comunicado a outros fazendo o uso de uma linguagem que obedece a certas características.
3-) a) Na clínica o psicólogo usa a observação para investigar queixas do cliente, como por exemplo, identificar o que vem a ser “agressividade”, “nervosismo”, “dificuldades de aprendizagem”.
b) O psicólogo escolar pode usar a observação para identificar dificuldades de socialização, deficiências de aprendizagem, deficiências de ensino.
c) O psicólogo organizacional usa a observação para identificar necessidades de treinamento, dinâmica de grupos, análise de função.
d) O psicólogo clínico pode acompanhar o desenvolvimento do seu paciente através da observação.
4- ) Diagnóstico: Diagnosticar a situação-problema
Atuação: Escolher técnicas e procedimentos a empregar
Análise: Avaliar a eficácia das técnicas e procedimentos
5-) O tipo de dados a ser coletados depende do objetivo para o qual a observação está sendo realizada, ou seja o objetivo da observação determina quais serão os dados a serem coletados. Por exemplo se a observação t~em por objetivo identificar o repertório de comportamento de um sujeito, o psicólogo registrará todos os comportamentos que o sujueito apresenta durante a observação. Na observação são coletados dados acerca do comportamento e circunstâncias ambientais.
6-) Após determinar o objetivo da observação é necessário planejar a observação afim de coletar os dados específicos para o objetivo.
7-) É uma observação sistemática e objetiva. Sistemática pelo fato de serplanejada e conduzida em função de um objetivo anteriormente definido. Objetiva pois tem por objetivo ater-se aos fatos efetivamente observados.
8-Observação sistemática é planejada e conduzida em função de um objetivo determinado anteriormente.
9- Observação objetiva se atém aos fatos efetivamente observados, isto é, que podem ser percebidos pelos sentidos, excluindo impressões e interpretações pessoais do observador.
10- É necessário treinamento específico para atender as características de uma observação científica, que é usada pelo psicólogo como instrumento para coletar dados. O curso de observação fornece treinamento no uso da observação científica, que sendo objetiva e sistemática, requer adoção de procedimentos específicos de coleta e registro de dados.

Outros materiais