Buscar

CASO CONCRETO 11ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso Concreto 11
Tema: Totalitarismo - Fascismo
Leia os  textos a seguir:
a) O Estado, segundo o Mein Kampf, não é evidentemente o Estado liberal, vazio de conteúdo moral, desprovido de todo imperativo, de todo absoluto, entregue aos apetites de múltiplos partidos, que por sua vez encobrem interesses particulares. É um Estado que possui uma missão um Estado ético, que depende de um Absoluto. É um Estado antiliberal, antiparlamentar, antipartidos, um Estado fundado sobre  o princípio e a mística do Chefe, do Condutor (Fuhrer) e cujo motor é um Partido único, intermediário entre  as massas e o Chefe. É um Estado radicalmente antimarxista (embora afirmando-se, antiburguês), anti-igualitário, hierárquico e corporativo, obstinado, enfim, em nacionalizar, em tornar não grosseiramente nacionais, mas agressivamente ¨nacionalistas¨ as massas que o marxismo judeu queria desnacionalizar, internacionalizar.¨ (As grandes obras políticas de Maquiavel aos nossos dias, Jean-Jacques Chevallier)
b) A doutrina fascista recusa a concepção do Estado agnóstico, privado de substância própria, com objetivos particulares e alheios à vida dos cidadãos. Ao contrário do Estado democrático, o Estado fascista não pode permitir que as forças sociais sejam abandonadas a si mesmas. O fascismo compreendeu que as massas que, por tão prolongado tempo, permaneceram estranhas e hostis ao Estado deviam ser unidas e enquadradas no Estado... É por essa razão que o Estado fascista é não somente um Estado de autoridade, mas, além disso, um Estado popular, como nenhum outro jamais o foi. Não é um Estado democrático, no sentido antigo dessa expressão, porque não dá a soberania ao povo, mas é um Estado eminentemente democrático, no sentido de que adere estreitamente ao povo, de que está em constante contato com ele, de que penetra a massa por mil caminhos, guia-a espiritualmente, sente-lhe as necessidades, vive-lhe a vida, coordena-lhe a atividade... Segundo a concepção totalitária do fascismo, o Estado deve presidir e dirigir a atividade nacional em todos os seus setores. Nenhuma organização quer política, quer moral, quer econômica, pode subsistir fora do Estado...? (ROCCO. A transformação do Estado In BURON, Thirry&GAUCHON, Paschoal. Os fascismos) .
Este texto foi escrito por um adepto do fascismo italiano em 1931 e expressa a concepção fascista do Estado, que incorpora em si todas as instituições e sufoca os indivíduos e as entidades sociais autônomas. Como afirmava o líder do Partido Fascista Italiano, Benito Mussolini: ?para o fascista, tudo está no Estado, e nada de humano nem de espiritual... existe fora do Estado?.
A leitura dos textos acima sugere alguns fundamentos essenciais do fascismo em suas manifestações na Alemanha e na Itália. Identifique-os.
R= Devoção ao chefe e respeito incondicional ao líder
- Totalitarismo, controle sobre os direitos das pessoas em proveito da razão de Estado.
- Entusiasmo da coletividade nacional
-Nacionalismo, uma ideologia e movimento político, baseados na consciência da nação e o desejo de modelá-las politicamente.
- Soberania absoluta do Estado
- Autoritarismo, sistema autoritário, despotismo.
-Exaltação da guerra como uma força purificadora e revigoradora para um povo alcançar o poder
- Militarismo, hierarquia, disciplina e superação de limite.
- Monopólio da representação política por um único partido de massas
- Uni partidarismo.
- Desconsideração ao individualismo liberal
- Voluntarismo, é a tese que podemos adotar crenças e outras atitudes proposicionais de acordo com nossa vontade.
- Valorização da fé mística, do herói que morre pela pátria.
.- Corporativismo, Corporativismo é a ação em que prevalece a defesa dos interesses ou privilégios de um setor organizado da sociedade, em detrimento do interesse público.

Outros materiais