Buscar

Aula_6_Ciclo_celular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Ciclo Celular
Mitose e Meiose
Prof. Dr. Andreas Köhler
2º Semestre de 2012
Universidade de Santa Cruz do Sul
Departamento de Biologia e Farmácia
*
Ciclo Celular, Mitose, Meiose
 O ciclo da divisão celular ou, mais abreviadamente, ciclo celular, constitui o processo básico da gênese de novas células. O ciclo celular compreende os processos que ocorrem desde a formação de uma célula até sua própria divisão em duas células-filhas. 
O estudo da divisão celular mostrou duas amplas etapas no ciclo celular: de um lado, aquela em que a célula se divide originando duas células descentes e que é caracterizada pela divisão do núcleo ou mitose e a divisão do citoplasma ou citocinese. A segunda etapa, em que a célula não apresenta evidentes mudanças morfológicas nucleares, é compreendida no espaço entre duas mitoses sucessivas e foi denominada interfase.
*
Mitose é o processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células filhas geneticamente idênticas. Este processo dura, em geral, 90 a 120 minutos e é dividido em quatro etapas: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.
*
A divisão celular foi chamada de mitose (mitos = filamento) devido ao aparecimento de filamentos que se coram intensamente e que foram denominados cromossomos (croma = cor; e soma = corpo). 
Na mitose, as células-filhas apresentam o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe. Na formação dos gametas isto não ocorre, já que os gametas só apresentam metade do número de cromossomos encontrado nas espécies. 
O processo que reduz à metade o número de cromossomos recebeu o nome de meiose. A meiose e o processo que origina as células germinativas ou gametas. Esta redução do número de cromossomos é acompanhada por dois ciclos seqüenciais de divisão nuclear e celular (chamados de meiose I e meiose II), com um único ciclo de replicação de DNA.
*
*
Meiose é o nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade. Por este processo são formados gametas e esporos.
*
Replicação
MEIOSE
Replicação
MITOSE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais