Buscar

REDAÇÃO MÉTODOS QUANTITATIVOS 07/06/2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação I – Redação
Métodos Quantitativos – 07/06/2018
QUESTÃO:
Uma determinada rede de lojas de departamentos de vestuário conta com 112 lojas distribuídas em todo o país e mais de 13 milhões de clientes. Seguindo uma tendência do mercado, esta varejista, que reportou receita líquida da ordem de quase R$ 2 bilhões em 2008, passou também a disponibilizar produtos financeiros aos consumidores como facilidades para o pagamento das compras e créditos ao consumidor como vendas financiadas, empréstimos pessoais, títulos de capitalização e seguros através de parcerias com outros setores. No quarto trimestre de 2008, o resultado da área de Serviços Financeiros foi de R$ 16,5 milhões, montante 342,9% maior do que o mesmo período do ano anterior.
Ela iniciou a utilização de um sistema em 2008. A implantação da ferramenta na empresa começou com uma análise geral do negócio, o sistema foi utilizado em cerca de 100 campanhas de marketing direto. Após a utilização, conseguiram desenvolver modelos produtivos que ajudaram a definir as campanhas de marketing, respondendo a questões como: para quem ofertar? por qual canal? O que ofertar? e como abordar? Entretanto, para chegar aos modelos desejados, o software analisa uma enorme quantidade de características dos clientes, atitudes, preferências e comportamentos.
Uma campanha de empréstimo pessoal leve um retorno de 4 pontos percentuais a mais para clientes selecionados por meio de modelagem estatística com relação a clientes apontados sem o recurso. Para uma campanha de vendas de seguros de empréstimo pessoal, foi realizado um teste com os 15 mil clientes mais propensos a responder positivamente. Comparando o teste com outra campanha realizada sem a utilização da modelagem estatística, o resultado foi 28% melhor. De acordo com o estudo de caso citado, escreva uma redação com o tema: COMO A ESTATÍSTICA PODE MELHORAR UMA REDE VAREJISTA.
FONTE: Adaptado de: . Acesso em: 18 jul. 2014.
RESPOSTA ESPERADA:
A estatística é uma ferramenta essencial para análise de mercado, podendo ser utilizada em diversos setores pela empresa, seja no administrativo, financeiro, logístico, marketing e até mesmo no desenvolvimento de seu planejamento estratégico. As pesquisas estatísticas podem ser direcionadas para a análise do mercado ou do negócio, podendo identificar possíveis clientes, ou nichos de mercado. Com relação ao produto, pode verificar quais os locais que o possível cliente pode vir adquirir o produto ou serviço, desde a faixa etária e classe social. Além de proporcionar uma visão mais detalhada do cenário estudado, a estatística oferece medidas de posição que podem esclarecer o tipo de investimento ou produto mais procurado, entre outras variáveis.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes