Buscar

ATIVIDADE 2 GEO PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO AGRÁRIO URBANO 2018B

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
O Brasil, inicialmente, foi organizado com base no sistema de Capitanias Hereditárias, que dividiram o território brasileiro em faixas de terras entregues a nobres portugueses. Com exceção das capitanias de São Vicente e Pernambuco, as demais não obtiveram êxito. Dessa forma, para auxiliar no processo de exploração da terra foi implantado o sistema de
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
Parceria.
Alternativa 2:
Colonato.
Alternativa 3:
Sesmarias.
Alternativa 4:
Arrendamento.
Alternativa 5:
Livre Posse de Terras Devolutas.
Parte inferior do formulário
QUESTÃO 2
No que diz respeito aos tipos de propriedades rurais distribuídas pelo território brasileiro, é necessário destacar a dificuldade na definição do tamanho das mesmas. Acerca do tamanho das propriedades rurais, considere as afirmações:
I – Devido a uma série de fatores, entre eles a fertilidade do solo, não é possível definir uma pequena, média ou grande propriedade apenas pelo número de hectares que as constitui.
II – Os latifúndios podem ser grandes extensões de terras, exploradas ou não.
III – O minifúndio pode apresentar produções voltadas para o mercado externo.
IV – Uma empresa rural é aquela que explora 100% de sua área total.
É correto o que se afirma em:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 3
Durante os séculos XV e XVI predominava no país um sistema agrário caracterizado por sua realização em grandes propriedades monocultoras, que contavam com a mão de obra escrava e que destinavam a produção à metrópole. A afirmação se refere:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
à agrofloresta.
Alternativa 2:
ao sistema intensivo.
Alternativa 3:
ao sistema plantation.
Alternativa 4:
ao sistema extensivo.
Alternativa 5:
à agricultura comercial.
QUESTÃO 4
Sobre a produção de soja e trigo no Brasil, analise a tabela abaixo:
  
 
Com base nos dados apresentados pela tabela, é correto o que se afirma em:
 
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
A produção de soja apresentou maior crescimento por se tratar de uma cultura que onera menos custos ao produtor.
Alternativa 2:
O trigo obteve maior crescimento em relação a soja devido aos incentivos por parte do governo para que tal cultura fosse produzida e destinada ao comércio exterior.
Alternativa 3:
Tanto a soja quanto o trigo apresentaram crescimento por serem facilmente exportadas e não necessitarem da utilização de maquinários na produção.
Alternativa 4:
A produção de tais culturas obteve incentivo do governo, por meio de crédito rural, por serem realizadas em pequenas e médias propriedades, favorecendo a agricultura familiar.
Alternativa 5:
Tais culturas apresentaram expressivo crescimento a partir da década de 1950 devido ao processo de modernização da agricultura que se iniciava no país e por serem facilmente mecanizadas.
QUESTÃO 5
As raízes dos problemas fundiários no Brasil estão na construção histórica da formação da propriedade. Essa herança provem da própria dinâmica de funcionamento da colônia e das leis vigentes nesse período, as quais introduziram as disparidades na distribuição de terras e, posteriormente, na concepção mercadológica da terra.
FURTADO, C. Pequena introdução sobre o desenvolvimento. São Paulo: Nacional, 1989.
 
A concentração fundiária no Brasil data do período colonial. Neste sentido, sobre as causas desse problema, é correto o que se afirma em: 
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
Utilização de mão de obra escrava e exploração de minérios.
Alternativa 2:
Economia baseada na pecuária e expedições de bandeirantes.
Alternativa 3:
Exploração da mão de obra indígena e destruição da vegetação natural.
Alternativa 4:
Criação de Capitanias Hereditárias e cultivo baseado na cana-de-açúcar.
Alternativa 5:
Estabelecimento da Lei de Terras e organização da propriedade privada.
QUESTÃO 6
Nos últimos 20 anos, os níveis tecnológicos alcançados pelos produtores rurais brasileiros atingiram patamares expressivos que podem ser mensurados pelo aumento da produtividade no campo. A esse respeito, considere as asserções a seguir:
O ponto chave da implantação da frente pioneira é a propriedade privada da terra. Na frente pioneira, a terra não é ocupada, mas comprada. Desse modo, a renda da terra se impõe como mediação entre o homem e a sociedade. A terra passa a ser equivalente de capital e é através da mercadoria que o sujeito trava as suas relações sociais. Essas relações não se esgotam mais no âmbito do contato pessoal. O funcionamento do mercado é que passa a ser o regulador da riqueza e da pobreza (MARTINS, 1975).
PORQUE
O agronegócio pode ser definido como o conjunto de operações de produção, armazenamento, distribuição e comercialização de insumos e de produtos agropecuários e agroflorestais que incluem serviços de apoio e objetivam suprir o consumidor final de produtos de origem agropecuária e florestal (EMBRAPA, 1999).
 
MARTINS, J. de S. Capitalismo e tradicionalismo: estudos sobre as contradições da sociedade agrária no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1975.
EMBRAPA. Subsídios para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro: o Programa Automação Agropecuária, visão e estratégias. 1999.
 
Acerca dessas asserções, é correto o que se afirma em:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 7
“O Censo Agropecuário 2006 revelou que a concentração na distribuição de terras permaneceu praticamente inalterada nos últimos vinte anos, embora tenha diminuído em 2.360 municípios. Nos Censos Agropecuários de 1985, 1995 e 2006, os estabelecimentos com mais de 1.000 hectares ocupavam 43% da área total de estabelecimentos agropecuários no país, enquanto aqueles com menos de 10 hectares ocupavam, apenas, 2,7% da área total. Focalizando-se o número total de estabelecimentos, cerca de 47% tinham menos de 10 hectares, enquanto aqueles com mais de 1.000 hectares representavam em torno de 1% do total, nos censos analisados."
Disponível em:<https://goo.gl/UuFx03> Acesso em: 25 de abril de 2018.
Diante do exposto, verifica-se que a concentração fundiária no Brasil alcança níveis alarmantes. Sobre as consequências desse processo, é correto o que se afirma em:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
Preservação de áreas naturais e aumento do preço de alimentos.
Alternativa 2:
Alta oferta de alimentos e diminuição de movimentos sociais no campo.
Alternativa 3:
Grande diversificação da agricultura e manutenção de pequenos proprietários.
Alternativa 4:
Êxodo rural e transformação de pequenos proprietários em trabalhadores rurais volantes.
Alternativa 5:
Endividamento de pequenos proprietários e aumento de políticas públicas destinadas ao campo.
QUESTÃO 8
As cidades são definidas por diferentes classificações e isso acontece pelo papel que exercem em uma determinada região, baseado no nível de industrialização e a concentração populacional e, consequentemente, do destaque em âmbito nacional ou internacional. Considerando os diferentes tipos de classificações das cidades, analise as afirmações a seguir:
 
I. A metrópole é o aglomerado de várias megalópoles que formam a região metropolitana e onde encontram-se cidadescom grande influência cultural, econômica, social e ambiental.
II. Cidades consideradas grandes são definias pelo o número de habitantes que ultrapassa quinhentos mil, além de oferecerem serviços especializados, como universidades, centros de pesquisa, clínicas especializadas, serviços de alto padrão e outros. 
III. As megacidades concentram população superior a dez milhões de habitantes e não são necessariamente centros urbanos influentes. A tendência mundial é que cidades com essas características sejam encontradas em países pobres.
IV. Cidades globais exercem influência apenas na região metropolitana e estão restritas ao setor econômico e social, visto que setores como serviços, educação e lazer, são oferecidos nas cidades satélites.
 
É correto o que se afirma em:
 
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
Desde o período colonial, caracterizado pelo trabalho escravo, até os dias atuais, foram surgindo formas distintas de prestação de trabalho no campo, que incluíram desde a mão de obra imigrante até trabalhadores assalariados. Sobre as formas de trabalho no campo, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I - Os agricultores que não possuem terras, mas dispõem de equipamentos agrícolas, são classificados como arrendatários, uma vez que para produzir alugam terras de terceiros.
II - Aqueles trabalhadores rurais que ocupam terras do governo objetivando o desenvolvimento agropecuário, são chamados de posseiros.
III - O regime de parceria pode ser definido como um acordo entre proprietários de terras e trabalhadores rurais, onde os primeiros disponibilizam o espaço e os segundos sua força de trabalho, dividindo o lucro da produção.
IV - No colonato, a mão de obra empregada é composta por imigrantes. Tal regime de trabalho se assemelha ao arrendamento de terras.
V - Os assalariados permanentes não possuem respaldo legal na realização de suas atividades.
 As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, F, F e V.
Alternativa 2:
V, F, V, F e V.
Alternativa 3:
F, F, V, V e F.
Alternativa 4:
F, V, V, V e F.
Alternativa 5:
V, V, V, F e F.
QUESTÃO 10
Uma das primeiras demonstrações de força, por parte dos Sem Terra, ocorreu em 25 de julho de 1981, em um ato público com mais de quinze mil pessoas, noticiado pela imprensa de Porto Alegre como a maior manifestação realizada por trabalhadores rurais na história do Rio Grande do Sul. Em todo o país, novos focos de resistência à ditadura das armas e das terras surgiram posseiros, arrendatários, assalariados, meeiros, atingidos por barragens. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, estabelecido na década de 1980, se tornou um dos principais movimentos sociais do Brasil. Acerca da principal reivindicação do movimento e sua forma de atuação, é correto o que se afirma em:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
Auxílio financeiro do governo para a construção de mais escolas e hospitais públicos nas áreas rurais e atua principalmente por meio de protestos.
Alternativa 2:
Melhores condições nos assentamentos provisórios mantidos pelo governo e atua principalmente por meio da invasão de propriedades privadas.
Alternativa 3:
Realização da reforma agrária e condições para a prática da agricultura familiar e atua principalmente por meio da ocupação de propriedades rurais.
Alternativa 4:
Discussões por melhores condições de trabalho para os sem-terra empregados em grandes fazendas produtoras de alimentos e atua principalmente por meio de marchas de protesto.
Alternativa 5:
Acesso, para os pequenos proprietários rurais, a modernos sistemas agrícolas, bem como crédito para aquisição de maquinário, atuando, principalmente, por meio de ocupações de propriedades de diversas dimensões.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Outros materiais