Buscar

av aprendizado 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ECONOMIA EMPRESARIAL
	Avaliando Aprend.: GST1528_SM_201708356746 V.1  
	Desemp.: 0,2 de 0,5
	30/05/2018 12:05:13 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201710740226)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Assinale a opção que completa a frase abaixo com o correto tipo de estrutura de mercado: Em ___________________________ as empresas deste mercado são caracterizadas pela existência de um grande número de vendedores e compradores no mercado; os produtos transacionados por estas empresas são homogêneos, sendo os compradores indiferentes quanto a empresa que adquirem seus produtos.
		
	
	Monopólio 
	
	Concorrência perfeita 
	
	Duopólio
	
	Oligopólio 
	
	Monopsônio
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201710740537)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Leia com atenção os trechos da reportagem seguinte, publicada no caderno Economia do jornal O Estado de S. Paulo: Consumo dos pobres cai 2% no trimestre, diz Ibope Segundo levantamento, o volume médio de compras por domicílio encolheu 2% no trimestre. (...) Os produtos básicos mantém espaço nas compras, mas os supérfluos vão desaparecendo. (...) As quedas mais expressivas, em comparação com o trimestre passado, foram nos itens (...) achocolatados (11%) e ceras para assoalho (10%). Supondo que a renda dos consumidores considerados na reportagem reduziu na mesma proporção da queda no consumo (2%), pode-se afirmar, quanto a achocolatados e ceras para assoalho, que:
		
	
	Ambos são bens que têm procura inelástica 
	
	Ambos são bens inferiores
	
	Ambos são bens de Giffen.
	
	Ambos são bens superiores
	
	Ambos têm procura elástica em relação à renda.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201710740540)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Leia atentamente as considerações a seguir.
Calcular o lucro econômico e o lucro contábil é de extrema importância para qualquer empresa.  Estes dois conceitos fornecem informações vitais para os gestores tomarem melhores decisões. Isso porque o lucro contábil explica o resultado da empresa de maneira estritamente matemática, com a fórmula básica: receita total ¿ custos explícitos. Já o lucro econômico une aos números algumas questões mais subjetivas, relacionadas às escolhas que precisam ser feitas, ao tipo de negócio, ou, ainda, ao gestor responsável.
O lucro contábil, mais disseminado entre as empresas, tem como principal função fornecer informações a públicos externos, como os órgãos responsáveis pelos recolhimentos dos tributos. Trata-se de uma visão objetiva, que olha o resultado passado e presente.
O lucro econômico enxerga o presente e oferece uma visão de futuro dos números, fornecendo informações essenciais ao público externo e, principalmente, ao interno.
Dadas as informações acima, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Somente II é verdadeira
	
	I, II e III são falsas.
	
	Somente I é verdadeira
	
	Somente I e II são falsas
	
	I, II e III são verdadeiras
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201710740354)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Compreendemos ppela estrutura de mercado de Monopólio:
		
	
	um mercado onde só existe um único produtor ou fornecedor de um bem ou serviço;
	
	um mercado onde só existe produtos similares para a demanda de um bem ou serviço externo;
	
	um mercado onde só existe vários produtores ou fornecedores de um bem ou serviço.
	
	um mercado onde só existe no paralelo um consumidor ou fornecedor de um bem ou serviço;
	
	um mercado onde só existe um consumidor do produto de um bem ou serviço;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201710741158)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Analise as questões abaixo relativas aos aspectos das estruturas de mercados sob o ponto de vista microeconômico e marque a única opção verdadeira:
		
	
	Quando há a fusão ou incorporação de empresas em diferentes estágios da cadeia produtiva, como por exemplo, uma empresa fabricante de derivados de leite que compre uma fazenda produtora de leite, a tal conduta dá-se o nome de concentração horizontal.
	
	A formação de cartéis é uma prática considerada legal onde ofertantes de um determinado produto combinam preços, dividem territórios e mercados consumidores, manipulam processos licitatórios entre outras práticas, com o objetivo de cobrar preços abusivos e ampliar seu lucro.
	
	Economias de escala ocorrem quando os custos caem devido a, por exemplo, um aumento no volume de produção, ou devido a um aumento da planta (empresa) que possa gerar ganhos de eficiência. Tal prática, no entanto, é pouco influenciada pela questão da produtividade.
	
	No Brasil, a lei de defesa da concorrência passou a existir a partir da década de 60, mas um maior avanço da legislação sobre esse assunto só foi dado com a Lei nº 8.884, de 1994 (atual Lei 12.529/2011), que também deu maior poder de decisão ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão público de defesa da concorrência. A aprovação dessa lei foi uma resposta às mudanças estruturais da economia e à abertura comercial a partir de 1991.
	
	Um dos aspectos que caracterizam as estruturas de mercado é a quantidade de agentes. Nesse sentido, as estruturas de mercado de concorrência perfeita, ou pura, e de concorrência monopolística possuem um pequeno número de vendedores, enquanto a estrutura de mercado de oligopólio possui um grande número de vendedores.

Outros materiais